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Eduvelo |
Enviada: Sex Nov 26, 2004 9:54 am Assunto: dúvida rpm |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Pessoal , consultando rpm nos motores Diesel aqui do Forum das Series 10 e 20 reparei que o mesmo Q20B tem 2 faixas de rpm para potencia e torque para Serie 10 e serie 20 , pq isso acontece ???
Meu Q20B não passa de 2400 rpm , é max. , grita muito pra chegar nisso , rodo a 2000 rpm a 100 km/h , conversando com um colega que tbm tem Q20b sem turbo como o meu ontem no Ibira , ele roda a 2500 rpm normal atingindo 110km/h .
Será que o dele é Série 10 e o meu é série 20 ???
[]s...
_________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Nov 26, 2004 11:41 am Assunto: RPM |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Edú,
Todos os motores Maxion ou Perkins, veÃcular a rotação máxima é 2800 RPM, e na D-10 ou D-20 (s/ Turbo) chega a 120 km/h, com um pouco de esforço, mas nada de motor gritar.
A velocidade final, depende da relação da Engesa.
Pode ser que a Engesa limitou a rotação do motor, para adequar ao veÃculo, como na Troller, o mesmo motor da S-10, tem se não me engano, 117 CV.
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
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Eduvelo |
Enviada: Sex Nov 26, 2004 11:55 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Blz , Kiko , então pq a diferença no " Técnica " aqui do Forum entre a Série 10 e 20 ???
O meu tem desempenho muito parecido com esse da Série 20 e o dele da Série 10 ...
Esses dados foram pegos aqui no Forum no Técnica :
MOTOR DIESEL PERKINS 4236/Q20B4 - SÉRIE 20
Potência máxima lÃquida (ABNT-NBR 5484) 79 CV a 2200 rpm
Momento de força (torque) máximo lÃquido (ABNT-NBR 5484) 26,1 kgf.m a 1400 rpm
DIESEL PERKINS 4236/Q20B4 - SÉRIE 10
Potência máxima lÃquida (ABNT-NBR 5484) 77 CV a 2800 rpm
Momento de força (torque) máx. lÃq. (ABNT-NBR 5484) 30,0 kgf.m a 1500 rpm
_________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Sex Nov 26, 2004 3:23 pm Assunto: Mensagem editada. |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Mensagem editada.
Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:59 pm, num total de 1 vez |
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Eduvelo |
Enviada: Sex Nov 26, 2004 5:39 pm Assunto: Re: Q20B |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Daniel Martinelli escreveu: |
Esses motores limitados em 2200 rpm eram usados em tratores, mas somente os 4236 é que tinham uso agricola. Os Q20B eram de uso exclusivo das D-20, e limitados a 2800 rpm, com potência de 86,? cv e 28,? Kgfm de torque. |
Então pq o Q20B do meu Engesa roda em 2200 rpm e tem que acelerar muito pra passar disso ???
[]s...
_________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
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tecnica |
Enviada: Sex Nov 26, 2004 6:56 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Edu,
Desconheço o histórico do motor, mas pode ser resultado de uma regulagem anterior malfeita, não ?
_________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Eduvelo |
Enviada: Sex Nov 26, 2004 8:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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tecnica escreveu: |
Edu, Desconheó o histórico do motor, mas pode ser resultado de uma regulagem anterior malfeita, não ? |
Ale , aonde vcs foram buscar a informação que está no " Tecnica " no inicio do site referente a séries 10 e 20 ????????????
Meu motor está batendo com a informação que vcs colocaram lá
MOTOR DIESEL PERKINS 4236/Q20B4 - SÉRIE 20
Potência máxima lÃquida (ABNT-NBR 5484) 79 CV a 2200 rpm
Momento de força (torque) máximo lÃquido (ABNT-NBR 5484) 26,1 kgf.m a 1400 rpm
Pode verificar ....
[]s...
_________________ Eduvelo S. Andre SP
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Daniel Martinelli |
Enviada: Sex Nov 26, 2004 9:37 pm Assunto: Mensagem editada. |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Mensagem editada.
Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:59 pm, num total de 1 vez |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Nov 27, 2004 4:49 am Assunto: Manual de Serviços Perkins |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
Este é a especificação extraÃda do manual de serviço da Perkins, 1ª edição de 10/1987
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_________________ Kiko (in-memorian)
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tecnica |
Enviada: Sáb Nov 27, 2004 7:28 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi pessoal,
As informações do site foram extraidas do manual da D10 publicado em 1981.
Mas, como a medida de potencia variou (norma DIN para ABNT 5484), eu vou colocar o que o Kiko passou.
Abraços,
_________________ Alexandre Piza
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Sekiya |
Enviada: Sáb Nov 27, 2004 11:08 pm Assunto: RPM |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Olá Pessoal,
Só para atualizar também, eu estou postando as especificações da série 20 retirado do manual de Abril/91
Ok?
_________________ Abraços
Eduardo |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Nov 28, 2004 5:09 am Assunto: Adaptações |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Eduvelo
Em alguns casos o motor é adaptado (amansado) à resistencia mecanica do sistema de transmissão do carro, como citei o exemplo do Troller, a F1000 4X4 também tinha uma valvula de corte para Valvula LDA (que faz com que o débito da bomba aumente na proporção do aumento da pressão na turbina), com 4X4 reduzida engatado, fecha o fluxo do ar do coletor para valvula, evitando o aumento do débito.
Mas nos nossos passeios como da Ilha Comprida, o Engesão andou bem na Regis.
Para aumentar a rotação, é só levar no Bombista, e fazer ajustes do D-20
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
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Eduvelo |
Enviada: Dom Nov 28, 2004 9:12 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Kiko , o Engesa anda bem , nunca senti problema de rpm , só que sempre fiquei com dúvida sobre isso , qdo consultei os dados aqui do site fiquei tranquilo , pensei que tinha 2 tipos de Q20B , só qdo conversei quinta no Ibira com o colega que tem motor igual ao meu que encuquei ...
A rotação é puxada de uma das pernas do extator do alternador , o CG é da série 20 GM .
Como esse motor saiu de fábrica no Engesa e não tinha contagiros , suponho que a polia do alternador não esteja calculada para passar a rotação correta .
[]s ...
_________________ Eduvelo S. Andre SP
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Nov 29, 2004 4:28 am Assunto: Conta giros |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Eduvelo
Eu acho que o que está errado é a marcação do conta giros, os originais dos D-20 com Q20B, eram com cabo mecanico, colocados no comando de valvulas, os A e C saÃam com eletronico (sinal do distribuÃdor) e os D-20, ficaram eletronicos com motor Maxion
Vc deve calcular a sua velocidade através do "Calculos de Marchas" e recelibrar o conta giros, que deve possuir um trim pot de ajuste.
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
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Eduvelo |
Enviada: Seg Nov 29, 2004 8:23 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Valeu Kiko ...
deve ter como mexer no range sim , vou providenciar isso ...
_________________ Eduvelo S. Andre SP
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