Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem
 Aferição Velocímetro/Hodômetro com GPS « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
leofs
MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 11:09 pm    Assunto: Aferição Velocímetro/Hodômetro com GPS Responder com Citação

Minha S10 não está com pneus originais, está com pneus maiores. Logo a velocidade e as distâncias mostradas pelo velocímetro/hodômetro não correspondem a real (mesmo que tivesse com os pneus originais não mostrariam devido aos erros do sistema).
Antes utilizava uma planilha de conversão pra saber qual percentual deveria ser usado pra corrigir e saber a velocidade/distância real, mas resolvi usar o GPS pra saber essa percentagem correta.
Desconfio que o pneu original da S10 CE DLX 97 seja o 225/75 R15 (ou quem sabe o 235). Pela planilha, se fosse o 225, eu deveria adicionar 6,1% e caso fosse o 235, 3,9%, já que meu pneu é o 30 x 9,5 x R15.

Pra cada 100km percorridos no hodômetro, o GPS marca 102,5km.
Ou seja, devo adicionar sempre 2,5% nas medidas do velocímetro/hodômetro.

Agora para cada reabastecida, o cálculo do consumo ficará muito próximo do real. (e menor do que costumava calcular anteriormente Crying or Very sad )

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 7:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá leofs
Acho que o sistema de triangulação utilizado pelo GPS só te daria uma leitura precisa caso você viajasse do ponto A ao ponto B sempre em linha reta.
A não ser que o seu GPS tenha alguma maneira de fazer medições parciais e depois totalizar...
Mas não tenho certeza, é apenas um palpite.
Outro ítem que interfere na medição é a pressão dos pneus.
abraços

leofs
MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2008 12:43 am    Assunto: Responder com Citação

Arnaldo,

O GPS nao precisa viajar sempre em linha reta para dar a distância precisa, a triangularização é por satélite (ou seja, pontos fora da Terra). Na verdade os GPS's modernos podem utilizar 12 ou mais satélites para fazer essas medições.
A precisão desses GPS é de + - 10m. Utilizo muito no mar, marcando lajes submersas e voltando nelas para mergulhar. Caso tenha um com DGPS/WAAS a precisão pode reduzir para + - 3m.
Sim, a pressão dos pneus podem variar na medição, mas sempre ando com eles calibrados.

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.