|
 |
|
história de uma D10 |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
FlavioD10 |
Enviada: Dom Fev 24, 2008 3:20 pm Assunto: história de uma D10 |
|
|
Registrado em: Domingo, 24 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 26 Localização: Interior de São Paulo
|
Conheço o fórum faz um bom tempo mas me registrei agora.
Tenho uma Veraneio 74 por 8 anos e uma D10 82 de 2 anos.
A D10 foi totalmente reformada de quando a comprei, e quero relatar o ótimo resultado mecânico e desempenho, guardado o limite da D10.
Quando comprada a caminhonete estava péssima, mal chegava em 100 km/h na reta, e não fazia nem 9 km/litro.
Aà começou uma recuperação de 1 ano e meio, funilaria, pintura, tapeçaria, mecânica geral, carroceria e pneus, etc. A única coisa que não foi aberta foi o motor.
O motor é o Perkins 4236 e está na meia vida, queima 1 litro de óleo a cada 1.300 km de estrada. O óleo usado é o Brutus T5, que melhorou muito o motor, creio que tenha permitido um melhor assentamento de anéis, pois antes era outro óleo com bardhal, e também limpou muito o motor, sendo a primeira troca com 100m km, a segunda com 3000 km e depois 5000 km.
Foi turbinada com um kit da Bodipasa, turbina Garret.
A bomba reformada e ajustada.
Foi instalado o câmbio da D20 cinco marchas com quinta 1:1.
Foi instalado o diferencial 15x39 da engrecom.
O desempenho hoje é ótimo para uma D10:
Anda a 105 km/h (real, foi aferido)na estrada plana com a turbina entre 0,3 e 0,4 kg, e giro em 2000 rpm, pode ir bem além, mas não é meu uso. Subidas na Anhanguera por exemplo, mantém 100 km/h com pressão 0,6 kg. Consumo entre 10,5 e 11 km/l na pista, na média de 100 km/h.
Comparada a D10 aspirada original como era, é outro veÃculo. Mais silenciosa, mais econômica, anda muito mais sem forçar e não tem o problema do 4236 de perder muito giro em subida.
Essa D10 não trabalha mais, apenas viaja para pescarias e passeios. Logo farei uma viagem de 2500 km para o MS, e depois passo o resultado de consumo.
Para uma D10, ficou ótima. _________________ D10 81/82 chassis longo c/ carroceria de madeira, hidráulica, 4236 turbo .42, câmbio 5 marchas, diferencial 15x39.
Veraneio 74 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
José A. Machado |
Enviada: Seg Fev 25, 2008 11:59 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007 Mensagens: 339 Localização: Goianésia-GO
|
Olá FlavioD10,
a sua D10 é Super Série ou não?
aguardo resposta.
um abraço _________________ José A. Machado
D20/1989. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
FlavioD10 |
Enviada: Ter Fev 26, 2008 3:39 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 24 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 26 Localização: Interior de São Paulo
|
Desculpe minha ignorância, mas quais eram os diferenciais da Super Série.
Quando comprei estava muito detonada, mas teoricamente original, exceto pela carroceria de madeira.
Tentei anexar uma foto do final da fase de recuperação.
Flávio _________________ D10 81/82 chassis longo c/ carroceria de madeira, hidráulica, 4236 turbo .42, câmbio 5 marchas, diferencial 15x39.
Veraneio 74 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
José A. Machado |
Enviada: Ter Fev 26, 2008 4:13 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007 Mensagens: 339 Localização: Goianésia-GO
|
Olá Flávio,
a diferença é que as super série tem duas cores, direção hidráulica, painel com contagiros, relógio de horas, marcador de temperatura, voltÃmetro.
abraços _________________ José A. Machado
D20/1989. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Tigues |
Enviada: Ter Fev 26, 2008 11:31 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 505 Localização: Sp - Zona Leste
|
E a Veraneio, num tem historinha naum, a propósito tb sou pescador, ja tive duas Vera e pequei muito com uma C-10 78, agora to com uma CD 80. _________________ Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
FlavioD10 |
Enviada: Qua Fev 27, 2008 12:24 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 24 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 26 Localização: Interior de São Paulo
|
A minha D10 não é super série não. Agora ela ficou 2 cores, azul profundo 74 GM na parte superior e branco nevasca(acho) VW 90 e pouco em baixo, mas fora das cores originais GM. E o painel é o simples, com manômetro de turbo apenas.
A Veraneio ainda está 100% original, com 3 marchas e motor 261. Mas na próxima semana vai para o mecânico instalar o câmbio 4 marchas que retirei da D10, mantendo o motor 261.
O diferencial já está longo 13x41, fica muito boa depois dos 90 km/h, mas na cidade não vai, que é o problema que espero resolver com o câmbio 4 marchas. Mas o consumo da Veraneio na gasolina é forte.
Flávio _________________ D10 81/82 chassis longo c/ carroceria de madeira, hidráulica, 4236 turbo .42, câmbio 5 marchas, diferencial 15x39.
Veraneio 74 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Tigues |
Enviada: Qua Fev 27, 2008 4:57 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 505 Localização: Sp - Zona Leste
|
A minha tá no gas, faz 8 por m3. _________________ Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
C.Henrique Jr |
Enviada: Qui Fev 28, 2008 11:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2007 Mensagens: 172 Localização: Rio de Janeiro
|
Não tem fotos ??
Um abraço,
Henrique  |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 1
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|