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 fumaça preta « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Tokarski
MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 2:06 pm    Assunto: fumaça preta Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 4 de Janeiro de 2008
Mensagens: 10
Localização: Campinas

Moçada, saudações!

Bom, acabo de adquirir uma S10 CD 2.8 TDI! É minha 1a picape e meu 1o carro a diesel, portanto ainda não entendo nada desses motores. Sendo assim, conto com a ajuda dos Srs.

Queria saber como vcs fazem pra prender o estepe. Eu coloquei uma corrente, prendendo a roda à longarina esquerda. Está correto? Há algum risco nisso?

Hoje troquei o óleo. O parafuso do cárter estava suuuper apertado (além disso acho que passaram "trava-rosca") e a cabeça do parafuso estava completamente arredondada. Pra tirar, tive que levar o carro no mecânico, soldaram uma porca no parafuso pra conseguir soltar. Por sorte não explodiu! Agora coloquei parafuso e anel novos. Estranho é que o mecânico colocou só 6 litros, e não 7 (eu não troquei o filtro, só na próxima), mas disse que a vareta está no nível correto. O que vcs acham?

Outra coisa: na partida e nas acelerações está saindo fumaça do escapamento. Quais as causas disso? Será que é só trocar o filtro do diesel, ou será outra coisa? Ou algum problema na bomba injetora? Regulagem? Faz pouco tempo que estou com o carro, mas estou achando o consumo um pouco elevado...

Bom, por enquanto é isso, mas tenham certeza de que ainda incomodarei com muitas outras dúvidas.

Abraços.
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Marcus
MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 5:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Olha, na partida eh normal dar uma cartuchada de fumaça, eh certo acontecer isso.... Very Happy agora, nas acelerações, tem q ver o qto de fumaça esta saindo.... pq tem ateh um certo limite tolerado, principalmente qdo se aperta bem fundo o acelerador.... Very Happy

Abraços,

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Marcus V. Laurani
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Bianor
MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 8:44 pm    Assunto: Manutenção nela Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Ha ha ha eu já ví essa.
Pergunto se o colega já revisou os bicos injetores alguma vez na vida.
Custa uns R$90 num Bosch serviçe mais algumas peças uns R$150 no máximo.
Veja o tópico http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2311&start=15
Já regulou a folga das válvulas ?
Nunca né.
Veja o tópico http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1867&highlight=
Motor diesel é para quem entende, Bosch serviçe ou MWM Serviçe.
Na conscesionária GM cobram a revisão e nunca mexem nos bicos e bomba e te levam no bico.
Use a ferramenta de pesquisa.
Sds
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José A. Machado
MensagemEnviada: Qua Fev 13, 2008 9:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Olá Tokarski,

eu pouco entendo de S10, aliás não entendo nada, mas de motor diesel, já venho levando algumas lapadas; como dizem por aqui, desde 1989.

com relação a fumaça preta, juntamente com consumo um pouco elevado, com vc disse, pode ser que abriram o débito da bomba injetora em demasia ou a válvula que regula o débito está pifada.

outro detalhe, essa segunda ipótese só considere se a picape for turbo.

abraços

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José A. Machado

D20/1989.
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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 2:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Antes de tudo, se a fumaça for preta, verifique filtro de ar. Pode estar entupido.

Abs,
Paulo

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 8:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

A fumaça preta na partida se dá por causa da abertura maxima da bomba (débito maximo), superalimenta para facilitar a partida.

Fumaça nas acelerações podem ter muitas causas, partes delas comentadas anteriormente.

E também a pressão da turbina.

Qual a KM do carro?

Abraços

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Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 7:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006
Mensagens: 203
Localização: Atibaia - SP

Pode também ser algo muito simples: pé pesado rsrsrsrsrs
Motor diesel é diferente, se vc acelerar mais do que ele consegue consumir de diesel, é fumaça preta na certa.
abs

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Arnaldo
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jcarlos
MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 11:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Fevereiro de 2008
Mensagens: 66
Localização: São Paulo - SP

depois de levar 3 multas de fumaça preta totalizando 4800,00 levei minha camionete numa oficina, o cara levou menos de 5 minutos p/ fechar a bomba e parar de fumaçar... falta de conhecimento é uma mer... Mad
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Marcus
MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2008 12:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Nossa, multa por causa de fumaça preta ?!?! Então não passa caminhão por aih pelo jeito... ehehehhehhee essa eu nunca tinha ouvido falar..... Shocked
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Marcus V. Laurani
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 09, 2008 7:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

E o desempenho caiu?

Tem bombistas q faz ajustes que reduzem fumaça e aumenta desempenho do motor.

É o caso do Cicero Bombista de Itaquá

Abraços

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PauloRS
MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 6:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá Kiko,

Será que o teu bombista conhece algum equivalente aqui na minha cidade ? Senão vou ter que despachar o meu motor para SP, porque aqui ninguém fala em fazer regulagens desse tipo...

Abs,
Paulo

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 1:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Paulo

Pois é, mas o q vc tem q fazer é procurar bombistas antigos e não autorizadas Bosch nem Delphi, pois as autorizadas seguem a regra da fábrica.

Tanto como Cicero e Tonhão são oficinas independentes.

Mas como eles participam dos cursos de atualização na Bosch / CAV, ele pode conhecer alguem.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 1:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

É o mesmo caso dos alinhadores, os mais antigos conhecem os macetes para corrigir o alinhamento de uma suspensão como o caso de nossas picapes, o pessoal de agora só sabe seguir a tabela da máquina.


Agora o caso dos bombistas, tem aqueles q mal sabem seguir a tabela do fabricante e conseguem deixar o veiculo com desempenho inferior ao original.

Falando nisso, pude andar num caminhão que o Tonhão mexeu na bomba e realmente é fora do sério o resultado obtido. Em comparação com o meu original, da até vergonha.

Abraços

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Rodrigo
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adalberto
MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7498
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Rod, quem é Tonhão ???
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Adalberto
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Fala Adalberto, td bom?

O Tonhão é um bombista que fica na Vila Guilherme em SP.
Muito famoso aqui na região, a turma que possui caminhão Mercedes gosta de levar nele.

Diesel Nicoleti LTDA
Avenida Guilherme, 231/239 - Vila Guilherme - SP.
(11)6905-2405
6905-2376
Tonhão bombista.


Eles só mexem com bombas injetoras em linha.
(Não trabalham com as rotativas q equipam o Maxion s4t por exemplo)

Abraços

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Rodrigo
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