Autor |
Mensagem
|
Luiz A Alves |
Enviada: Qua Abr 09, 2008 3:38 pm Assunto: Consumo Q20b em Velocidades |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Julho de 2006 Mensagens: 26 Localização: Londrina
|
Pessoal, gostaria de saber se tem diferença de consumo no motor Q20B turbo em velocidade até 80KM/h e superior a isso... e outra pergunta é se tiver com ar condicionado ligado nas mesmas velocidades? e também qual consumo médio na cidade e cidade/estrada? Ah utilizo um câmbio eaton da silverado 5a driver e diferencial 13/41 da D20... o veÃculo é uma veraneio 88 modelo antigo..
Grato no momento...
Luiz A Alves |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Abr 10, 2008 6:30 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Estes parametros são dificeis de ser comparado.
Pois cada um tem o seu jeito de dirigir.
A maior vantagem de carro turbo é prazer de dirigir, sem passar raiva. (muita)
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Qui Abr 10, 2008 9:56 pm Assunto: |
|
|
|
Olá.
O consumo do Q20B com turbo (TB 4125) vai depender de como está a regulagem da bomba injetora, no meu caso está fazendo entre 7- 7,5 km/L, mas a bomba está com o débito praticamente no limite.
Bem regulado faz uns 8,5 Km/L, andando à 120Km/h. |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sex Abr 11, 2008 12:57 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá a todos,
Também tenho essa dúvida do Alves. Uma D20 com Q20B aspirado, entre 80 e 90 km/h, faz de 11,5 a 12,5 km/l, pela minha experiência. Com uma turbina correta, deve fazer pelo menos 1 km/l a mais, se bem ajustada, pela melhora na eficiência do motor.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Sex Abr 11, 2008 1:39 am Assunto: |
|
|
|
Olá.
Acho impossÃvel turbinar (pode ser qualquer modelo de turbo) um Q20B e ficar mais econômico.
Com a melhor opção de turbo, dando um rendimento favorável, e se fizer 10km/L pode levantar as mãos para o céu! |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sex Abr 11, 2008 2:05 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá Martinelli,
Ainda "no ar"?
Olha, nenhum instalador aposta em maior economia, porque a maioria quer ainda mais rápido. Mas o turbo extrai mais torque e potência do melhor enchimento dos cilindros e no aproveitamento do calor que no aspirado é jogado fora "de graça" pelo cano de descarga. Isso é um terço do calor do motor. Então, em teoria, fica mais econômico...Aliás, lembrei agora da 1.a F1000 turbinada de 1992, que era bem mais econômica que a aspirada (revista Oficina).
O ex-dono da minha primeira D20 1989 aspirada, segundo seus controles de consumo, fazia essa média de 8,5 km/l que você citou. Êle andava sempre "no mau tempo", porque comigo ela passou a fazer de 10 a 12 km/l, normalmente.
Por isso, têm razão quem afirma que é o consumo é muito variável...
Abs
|
|
 |
peembaixo |
Enviada: Sex Abr 11, 2008 4:03 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
|
Uma vez emprestei a C14 motor 4236 aqui de casa para um amigo ir de São Paulo até Limeira. Com ele a picape fez uma média de 11km/l. Comigo, quando fui para Londrina no Paraná, ela fez 8km/l. Na cidade faz 6km/l. Agora o porquê que comigo ela bebe mais eu não sei. Vai verela acha o meu amigo mais bonito! hehehehe! _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
|
|
 |
ALEXANDRE COSTA VALENTE |
Enviada: Sex Abr 11, 2008 5:31 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2007 Mensagens: 158 Localização: RIO DE JANEIRO - RJ
|
A minha é D20 CD Q 20B4 turbinada 87 e sempre ando no máximo a 100 km/h na estrada e faz em média 12/13 km/l e 10 km/l na cidade , mas sempre ando devagar , até porque o carro é pesado e dificil de freiar com o freio original . _________________ ALEXANDRE VALENTE - RJ
ADORO MINHA D20 |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Sex Abr 11, 2008 6:24 pm Assunto: |
|
|
|
Olá.
Os meus relatos é em velocidades de 120Km/h para mais, para andar à 80Km/h não precisa de turbo, o Q20B dá conta do recado. |
|
|
 |
ALEXANDRE COSTA VALENTE |
Enviada: Sex Abr 11, 2008 7:46 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2007 Mensagens: 158 Localização: RIO DE JANEIRO - RJ
|
Realmente , ao observar no manometro , nas descidas e no plano o turbo não entra , mas é nas subidas que se sente a diferença ao se manter a mesma velocidade , minha meta é segurança e economia e mesmo afuindando o pé não consigo passar de 125 km/h . _________________ ALEXANDRE VALENTE - RJ
ADORO MINHA D20 |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Abr 11, 2008 9:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
O turbo é para deixar o motor mais forte, Potencia = + Ar + Diesel.
Na epoca do racionamentos (veloc max nas rodovias 80 km/h) a minha D-10 turbo fazia uns 12 ~ 13.
Mas a 120 deve ficar na faixa de 8 ~10. velocidade constante (subidas tb a 120)
Mas vc tem q considerar tb o tempo da viagem.
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 4:24 am Assunto: |
|
|
|
Olá pessoal,
Martinelli, você mesmo diz que a sua bomba está bastante aberta e você anda rápido, logo não tem economia. Mesmo a 80 km/h, o turbo já dá diferença, mas a principal é nas subidas de serra, onde o aspirado é sofrÃvel. A literatura da década de 70, falava que os turbos acrescentavam de 0,25 a 0,50 kg, o que já era significativo...
Peembaixo, a explicação não está na beleza mas no no seu próprio apelido...
Alexandre, o meu propósito também é segurança e economia. Por isso, estou atrás de uma turbina "do tamanho do meu bolso" e pretendo colocar um manovacuômetro para indicar quando a turbina estiver ativando ou "segurando" o motor. Aliás, a turbina está escolhida a tempos, falta só aparecer alguma nova ou usada, com preço camarada.
Abs,
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 1:01 pm Assunto: |
|
|
|
Olá.
Paulo, eu já tive regulagem que o turbo pressurizava somente 0,5 kgcm2 à 2500 rpm o que era muito ruim, pois em quinta marcha precisava estar a 120Km/h para obter esta pressão, então ao turbinar escolha uma opção que gere os 0,5 kgcm2 em rpm´s mais baixos e pressões mais elevadas vc controla no pé. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 4:34 pm Assunto: |
|
|

|
Olá
Hoje temos as turbinas melhores, mas na epoca decada de 80 não existiam turbos espertos, só montrengos derivados de caminhão.
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Sáb Abr 12, 2008 5:31 pm Assunto: |
|
|
|
Pois é Kiko, lembro quando meu Vô comprou um Kit turbo para a D-10 (década de 80), só pressurizava 0,4 Kgcm2 isso no limite do giro do motor!
Interessante que na época o kit vinha com todo o conjunto de escape, todo em 3" e com silencioso do tipo "turbo". |
|
|
 |
|