Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 15, 16, 17, 18, 19, 20  Próximo
 Adaptação/Troca de Câmbio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Abr 12, 2008 11:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Aparentemente os carros de hj os velocimetros não são tão corretos, até as D-20 eram bem certinhos, já a Silverado/GM marcam mais 10 %, eu passo a 130 em qq radar de 120 nunca fui multado.

Andando a 130 quase ninguem passa vc (rod. 120 km/h)

Andei a 120 em Gol 1000 td mundo passa vc vapt vupt, mesmo com GM Trakker este parece ser pior ainda, vc parece q está parado.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Dom Abr 13, 2008 12:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Realmente, os velocímetros das D20 são muito precisos. Não há porque se preocupar com um erro de até 5%, porque os radares e pardais toleram até 7%, se não me engano. Nesses 15 anos com D20, só fui multado uma vez com ela, quando passei a 70 km/h reais, onde o limite era 60 km/h. Estava irritado e não vi o pardal, meu velho conhecido. Pouco depois eliminaram aquele pardal.

Sekiya,
A minha picape também tinha 2 opções de pinhão, 18 e 19 dentes , se não me engano. Um para pneu 215 e outra para o 7.50. A minha veio com o pinhão para 7.50. Como uso os 215/16, também tenho um erro no velocímetro de 5%, que é exatamente o percentual de redução do diferencial em relação às D20 normais (3.31 para 3.15), donde concluo que o pneu certo deveria ter a mesma altura do 7.50x16, ou 787 mm.

O seu cálculo está certo, a diferença de redução é de 4,76%.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Abr 13, 2008 1:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Paulo, com o diferencial de 3,31:1 consegue-se chegar em 120Km/h?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JORGE56
MensagemEnviada: Seg Abr 14, 2008 7:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 8 de Julho de 2007
Mensagens: 2
Localização: PERNAMBUCO

Tenho uma D20 Cab dupla 4 portas 93, motor 4.1 S4 maxion, Cambio M47 Clarck CL 2615B, Eixo Braseixo 3,15:1. Semanalmente rodo 600 Km a uma velocidade média de 110 Km/h a 2700 RPM o que me propociona um consum o médio de 8,7 Km/l. Gostaria de saber o seguinte:
Qual é o Pinhão e Coroa da minha caminhonete?. Se eu trocasse esse conjunto por um 11 - 43, andaria na mesma velocidade, porém, com menos rotação o que propiciaria uma economia de combustível?. O que aconteceria nas subidas?. Finalizando gostaria de saber o que siguinifica 5,82:1 - 3,31:1 - 2,14:1 - 1,41:1 e 1,00:1, para as marcha 1ª a 5ª respectivamente.
Um grande abraço a todos.
Jorge Carlos Pereira - Carpina-PE
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
JORGE56
MensagemEnviada: Seg Abr 14, 2008 7:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 8 de Julho de 2007
Mensagens: 2
Localização: PERNAMBUCO

Falha nossa, faltou acrescentar uma coisa. Os pneus são do AT 31 x 10,5 x 15 - Brigstone.
Abraços,
Jorge
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Abr 14, 2008 10:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Jorge, se você trocasse pelo 11X43 (ou 3,91:1), a picape ficaria "amarrada" e praticamente sem condições de rodar em rodovias.

O original da sua picape é o 13x41 (3,15:1) e para diminuir a rotação teria que "alongar" a relação final: p.ex 2,90:1 ou qualquer número menor.

Esses número significam as relações de marchas, que nada mais é que a multiplicação de rotações.

Na primeira marcha p.ex. que é 5,82:1 significa que a cada rotação que sai da caixa de câmbio através do eixo cardan, o motor tem que girar 5,82 vezes. Mesma coisa o diferencial: a cada volta completo da roda/eixo, o eixo cardan gira 3,15 (no seu caso). É assim que se multiplica a força do motor.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 1:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Daniel Martinelli escreveu:
Olá.

Paulo, com o diferencial de 3,31:1 consegue-se chegar em 120Km/h?


Olá Martinelli,

Sim, tanto quanto com 3,15:1, mas com mais ruído.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Linx
MensagemEnviada: Qua Mai 14, 2008 9:51 pm    Assunto: acertos e ajustes Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 494
Localização: Rio de Janeiro

Prezados,

comprei o ZF de F 350 que o Eduardo estava vendendo, coloquei o sem fim, o pião e a tampa traseira original da D-20 e mandei colocar na Veraneio! mas ... decepção: não passei de 110 km/h em quarta e colando o acelerador no fundo do carro, em quinta, na reta, chego a 120km/h!!!!!! o velocímetro está marcando a mesma coisa que marcava com a clark 240v, só que mais solto...


por causa de uma pane no alternador estou sem conta giros e o manômetro da turbina insiste em marcar só até a posição " 15 para 3:00h"

Vou detalhar o conjunto para que possam me ajudar:

o motor é um S4Tplus zerado ( fiz recentemente devido a uma quebra de anel )
o cambio é o ZF original da F350
embreagem está com disco e platô de 12"
o intercooler é o da F-250 TD
a relação é 14x43 ( 3:07 )
os pneus são 265/75/16

será apenas um erro de leitura do velocímetro por causa da relação ?

ao fazer o motor não mandei fazer bomba nem bicos, pois estavam funcionando perfeitamente...poderia estar aí o problema?

esta relação é muito longa e o certo seria trabalhar com uma mais curta?

naturalmente perdi a forte redução que havia com o câmbio anterior (240v) ao tirar o pé do acelerador, era muito bem vinda nas curvas!! Mas senti o carro bem mais solto e o ruído tb diminuiu muito...


abc

Josiel

_________________
Frontier 2005 turbo diesel a venda


Editado pela última vez por Linx em Dom Mai 18, 2008 1:24 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Mai 14, 2008 11:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Com essa configuração você passa fácil dos 160km/h...

Mesmo se tiver problema na medição do velocímetro, no visual dá para perceber que a velocidade está muito acima da marcada.

Linx, você tem certeza que a relação do diferencial é essa mesmo? Por que se não for diferencial o problema está no motor.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
liinx
MensagemEnviada: Qui Mai 15, 2008 10:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 109
Localização: Rio de Janeiro

Sim , percebo que a velocidade está acima... mas será que a discrepância entre o velocímetro e a velocidade real pode ser tão grande? imaginava uns 10 ou 15%...
a relação é esta mesmo: 14x43...

Está acontecendo o que o Kiko relatou numa mensagem: não percebo a função da quinta over drive, nesta marcha percebo só um pequeno alívio no motor, mas só ganho velocidade se forçar muito...

é isto mesmo? tenho que atingir a velocidade desejada esticando a quarta e só usar a quinta para aliviar o motor?

vou mandar aferir o velocímetro...

abc

_________________
Josiel

Veraneiro M 95 S4T Plus
Ford Royalle 2.0i 94
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Mai 15, 2008 11:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Linx, pode ser que com a quinta-marcha over drive e esta relação de diferencial deixou o carro com uma configuração muito longa (xôxo).

Exemplo:

Câmbio ZF e 3,55:1 (configuração original da D-20 Turbo) em quarta-marcha não consegue passar de 120km/h e em quinta-marcha não passa de 160km/h (isso no painel).

Se for comparar, com 3,07:1 e ZF você chegaria a uns 200km/h (no painel)!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Emerson
MensagemEnviada: Sex Mai 16, 2008 7:44 pm    Assunto: pinhão velocímetro/câmbio clark 2205A Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 25 de Agosto de 2007
Mensagens: 6
Localização: Minas Gerais

Olá
Pessoal
Quanto ao assunto de pinhão de velocímetro...
Tebho um câmbio clark 2205A cuja procedência desconheço e que não tem pinhão, só a coroa do velocímetro.
Como para esse modelo existem duas (21 e 22 dentes)
Tem como saber o tamnho do pinhão pela coroa que ficou na caixa, como o diâmetro da coroa para cada um deles ou passo do semfim?
Obrigado a todos desde já.
Emerson
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Linx
MensagemEnviada: Dom Mai 18, 2008 1:09 am    Assunto: ZF no camburão Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 494
Localização: Rio de Janeiro

Daniel Martinelli escreveu:
Olá.

Linx, pode ser que com a quinta-marcha over drive e esta relação de diferencial deixou o carro com uma configuração muito longa (xôxo).

Exemplo:

Câmbio ZF e 3,55:1 (configuração original da D-20 Turbo) em quarta-marcha não consegue passar de 120km/h e em quinta-marcha não passa de 160km/h (isso no painel).

Se for comparar, com 3,07:1 e ZF você chegaria a uns 200km/h (no painel)!



Pois é, eu fui mais modesto e esperava pelo menos 160km...

acabei de comparar a velocidade do camburão
a do Corolla com velocímetro digital:

a 102km/h de vel. real, meu velocímetro só marca 80km/h e a diferença , a partir daí, aumenta desproporcionalmente...
Amanhã, enfim, vou testa-lo na estrada e na subida da serra de Teresópolis, pois até agora só consegui pista para chegar aos 140km...
Estou mais satisfeito... dá pra rodar a 100km/h em quinta com o giro lá embaixo! (2.000 rpm)

percebi hoje um "ronco" , muito baixo, quando o carro esta em marcha lenta desengranado , mas é só pisar na embreagem que pára.
escutei iqual numa F-250 com ZF e ouvi pior numa veraneio com ZF... será que é crônico?
Há uma acentuada melhora quando mudo a alavanca de posição...

o amigo sabe qual a coroa e piao da D-20 com S4TPlus e ZF ( 3,55:1) ? de repente vou tentar relação original ...

Obrigado.

_________________
Frontier 2005 turbo diesel a venda


Editado pela última vez por Linx em Qui Mai 22, 2008 7:35 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Mai 18, 2008 10:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

A relação original (3,55:1) com ZF é muito bem escalonada, se quiser um pouco mais longa que a original pode ser a 3,30:1, alguns utilizam a 3,15:1, mas pelo que li você está usando pneus aro 16 perfil 75 o que se soma alongando um pouco mais a relação final!

Não sei o número de dentes das relações.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mai 18, 2008 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Pode ser problema com velocimetro, pois o mesmo funciona com arraste viscoso.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 16 de 20
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 15, 16, 17, 18, 19, 20  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB