Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3
 Controlador de velocidade (piloto automático) Blazer « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Fev 19, 2008 11:06 am    Assunto: Responder com Citação

Maravilha Igor,
A minha esperança é que a luz do Air Bag seja uma coisa deste tipo, hehehehehe o problema é descobrir onde.
Abraços,
Sergio

Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Fev 19, 2008 11:20 am    Assunto: Responder com Citação

É. A da minha continua acendendo. Espero que seja só algum mal-contato.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Fev 22, 2008 9:55 am    Assunto: Responder com Citação

Olá a todos,

Considerando que este tópico é bastante acessado, resolvi postar os links abaixo para informações sobre kits de controladores de velocidade universais (para aqueles que possuem carros sem o dispositivo de fábrica).

Controlador acionado por vácuo, mais barato, porém menos preciso (este é o que eu já havia mencionado):
http://www.audiovox.com/webapp/wcs/stores/servlet/ProductDisplay?catalogId=10001&storeId=10001&productId=341067&langId=-1

Controladores com motor de passo, mais caros e precisos (este fabricante também tem kits a vácuo):
http://www.rostra.com/cruise-control.htm

Alguns kits podem controlar a velocidade a partir da rotação detectada a partir do alternador, portanto devem funcionar em veículos com motor a diesel com bomba injetora tradicional. Outros sinais são: Velocímetro, bobinas, etc.
Como são kits universais, há configurações de sensibilidade, para funcionamento correto em motores de maior ou menor potência; transmissão automática ou manual, sendo que na manual eles recomendam a instalação de um interruptor na embreagem para desativar o módulo quando esta for acionada.

Quem instalar algum controlador de velocidade, favor comentar.
Estes kits podem ser encontrados no eBay, custam entre U$85 e U$160 (sem frete e sem impostos de importação).

Ah! É muito bom poder usar o controlador de velocidade!
Valeu.

Igor_VDM
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 11:32 am    Assunto: Responder com Citação

Olá a todos,

Postei as instruções para uso do controlador de velocidade da S-10/Blazer V6 em outro tópico e achei melhor copiá-lo aqui:

Todos os comandos estão no conjunto da seta. O interruptor tem que estar na posição do meio. Quando estiver acima de 40km/h você aperta o botão da extremidade da alavanca. Pode soltar o acelerador.
Para aumentar a velocidade, segure o interruptor para a direita.
Para diminuir a velocidade, segure o botão da extremidade.
Obs. Se você der toques nos botões acima ela diminuirá ou aumentará a velocidade de 1 em 1 milha/hora (1,6km/h).
Se apertar o acelerador para uma ultrapassagem ou início de subida a velocidade aumentará e não desativará o controlador de velocidade, quando chegar na velocidade programada, o módulo assumirá o acelerador novamente.
Para retomar a velocidade programada. Dê um toque no interruptor para a direita.
Para desligar o PA, basta pisar no freio.
Se você colocar o interruptor para a esquerda ele também desliga, mas apaga a velocidade memorizada.
Todas as vezes que você desligar a ignição, a memória de velocidade será apagada.
Nas versões automáticas ela reduz as marchas conforme a necessidade, especialmente na faixa dos 80km/h em subidas íngremes.

MachadoSL
MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Igor,
Obrigado pela dica do controloador de velocidade para carros que não a possuem, eu realmente fico pensando em instalar um na S10, mas como o câmbio dela é manual não sabia se era possivel. Agora só vou precisar de tempo para poder comprar o kit e instalar.
Abraços,
Sergio

Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Seg Fev 02, 2009 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Sérgio,
Fique tranquilo que existe contralador de velocidade para carros com cambio convencional. Só para vc. ter uma idéia, o primeiro "piloto automático" que conhecí foi de um Alfa Romeo 2300 (não me lembro se a versão era TI ou a B). Isto foi nos idos de 78/79.
É lógico que de lá para cá, a coisa evoluiu, mas já existia naquela época.
Abraços,
Fernando
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 2:48 am    Assunto: Responder com Citação

Olá,

Acho que o Alfa 2300 não tinha piloto automático. O B foi até 77. mais ou menos; o TI foi quando a FIAT adquiriu o Alfa, ou um pouco antes.
Mas a opção de instalação desse dispositivo em qualquer carro, já existia aqui, nos anos 80.

Abs

Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 7:54 am    Assunto: Responder com Citação

Paulo,
Meu vizinho, nos idos de 78 ou 79, não me lembro, tinha um Alfa Romeu 2300 que possuia piloto automático. Não sei se era equipamento opcional, ou se foi ele quem instalou. Porém, fiz uma busca no Google e vi outras pessoas falando de Alfa 2300 com piloto automático. A Quatro-Rodas informou que o Alfa-Romeu 2300 chegou a ser exportado para a Alemanha (acreditem). Talvez, o equipamento tivesse saído nesta série, não sei.
Abraços,
Fernando
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 3:20 pm    Assunto: Responder com Citação

O controlador de velocidade é um equipamento relativamente simples, especialmente com o desenvolvimento da eletrônica e informática.
Vi alguns mais antigos que não eram mais do que travas no acelerador. Só funcionavam bem no plano.
Os mais modernos além de controlar o acelerador, controlam o freio. Se o carro começar a se aproximar do veículo da frente, ele desacelera e se necessário freia... Obviamente este é bem caro e só é instalado em carros (muito) caros.
O da Blazer e os universais que postei controlam apenas o acelerador. Ainda assim é muito bom, especialmente em lugares infestados por radares, mas cuidado pois em algumas descidas a velocidade pode passar do que foi programado. Nos carros equipados com câmbio automático, o câmbio passa as marchas quando usando o PA, simplesmente porque reage da mesma forma que se alguém estivesse pisando ou soltando o acelerador, inclusive nos carros sem acelerador eletrônico é meio esquisito ver o pedal acelerador se movimentando sozinho.

MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom saber destas coisas, agora só me falta tempo para comprar e principalmente instalar.
Abraços,
Sergio

PauloRS
MensagemEnviada: Qua Fev 04, 2009 3:19 am    Assunto: Responder com Citação

Fernando Alvaro escreveu:
Paulo,
Meu vizinho,...o AlfaRomeu 2300 chegou a ser exportado para a Alemanha (acreditem). Talvez, o equipamento tivesse saído nesta série, não sei.
Abraços,
Fernando

Fernando,

Quando tiver paciência vou dar uma olhada nas minhas velhas revistas. Mas é provável que tenha sido nos últimos TI, ou só para exportação . O 2300 foi considerado o carro mais sofistido da sua época. Tinha duplo comando de válvulas na cabeça acionado por correntes, 5 marchas, e as válvulas de escapamento eram resfriadas a sódio. Sonhei em ter um, principalmente o B, embora a taxa de compressão exigisse gasolina azul.

Em 1994 andei por uma semana em um Sentra, que tinha esse dispositivo. Só achei que ele ficava mais acelererado para a mesma rotação e gastava mais combustível. Não gosto desse automatismos, mas a idade tá começando a reclamar, após mais de 1 hora ao volante. Então...

Abs,

Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Qua Fev 04, 2009 7:38 am    Assunto: Responder com Citação

Caro Paulo,
Tente fazer uma busca na internet, e verá que outras pessoas citam este dispositivo. Porém, é verdade, na página "Best cars in te web", disponível em http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado2/alfa-2300-1.htm , não fizeram referência ao piloto automático.
Algumas coisas, a gente não possui na época certa, e vira uma espécie de tesão recolhido.
Sempre quis um Alfa 2300. O painel e os bancos eram muito além do seu tempo... Realmente, nem parecia carro feito no Brasil...
Outra coisa que sempre quis ter foi um Gurgel X-15. Sempre achei o máximo aquela torradeira sobre rodas.
Mas o tempo passou...
O Alfa tinha problemas de corrosão, e é difícil encontrar um em boas condições...
O Gurgel, além de raro, não atenderia minhas espectativas de hoje
Abraços,
Fernando
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 3 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.