Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem
 Alteraçoes Necessarias na Instaçao de Turbo « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Cesco
MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 1:43 pm    Assunto: Alteraçoes Necessarias na Instaçao de Turbo Responder com Citação

Olá, sou novo no fórum mas ja andei lendo bastante o conteúdo daqui.
Também sou um apaixonado pelas picapes GM, em especial as do modelo antigo fabricadas até 85.
Mas o proposito do tópico é falar sobre as alterações internas que um turbinamento necessitaria. Meu pai teve um caminhão 1513 que mandou turbinar e ele disse que o bom seria "turbinar por dentro" alem de "turbinar por fora". Ele usa esses termos por conta de ser leigo no assunto, mas sabemos que isso confere. O "turbinamento por fora" seria a simples instalação de um kit turbo, e o "turbinamento por dentro" seria a realização das alterações necessárias para a nova condição de alimentação.
Isso normalmente quem faz são as retificadoras quando se pede, segundo o meu velho. Porem é ruim que eu vou sair acreditando no primeiro dono de retifica que me falar, hoje em dia nao é tao simples assim a coisa.
Então gostaria de propor esse tópico para que se discuta sobre que modificações são necessárias, o grau de importância, a viabilidade e o custo dessas alterações.
Alterações como: lubrificação, taxa de compressão, pistões e anéis se nao me engano, e varias outras.
É que a minha idéia é comprar uma D10 e o motor normalmente vem muito rodado. Por isso seria bom fazer uma retifica leve e ja efetuar as alterações do turbo, tudo numa "tacada" só.
Peço desculpas e que o tópico seja deletado caso já exista um, mas, eu andei pesquisando e nao achei nenhum especifico.
E acho que seria legal dar uma atenção especial pros motores mais velhinhos porque o projeto é mais antigo Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 7:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá

Na verdade não existe isto de turbinar por partes, se vc vai turbinar 4236, vai ser sempre um 4236 turbinado.

A não ser q vc monte nela peças do S4T ou S4T-plus, que irá custar mais q um motor novo.

Uma boa turbina e bom ajuste de bomba e bicos resolvem o problma.

Evidente, se algo estiver abrindo bico, vai abrir bico.

Abraços

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
pspassos
MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 8:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Cesco, eu te entendi....
esse upgradee das partes internas do motor eh muito sadio sim.... dependendo do motor se faz necessario muita coisa, outros pouca, outros ateh pode manter o miolo original, lógico, depende do motor, e depende do que será eigido na preparação turbo....

mas nada eh um grande misterio ou um bicho de sete cabeças nao, um bom preparador pode te ajudar em tudo e te indicar o caminho a seguir sem grandes problemas, claro, dentro do seu projeto...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
José A. Machado
MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 10:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Cesco,
seja bem-vindo.

Com relação turbinar um perkins 4236; se o motor estiver bom, monte o kit, abra o débito pra compensar o ar que obviamente vai aumentar com a turbina, substitua o óleo 40 por 15w40 pra melhor lubrificar o eixo da turbina (com certeza vai dar vazamento nos retentores) troque-os, coloque um escape com canos de 3" e silencioso da D20 turbo ou deixe direto, como achar melhor.
O perkins da minha D10 é turbinado só por fora mesmo.
lembrando que turbina pra veículos, não foi feita pra dar velocidade (esse trabalho é da transmissão)
ela é usada pra manter a força do motor em subidas, manter velocidade constante. Eu por exemplo, gosto de ultrapassar em subidas, a gente sente a ação da turbina.

faço viagens na velocidade de 80 a 100 km/h, as vezes chego a 110, e antes de turbinar era de 60 a 100, 110 km/h, vc vê que a diferença é na velocidade baixa, onde exirge mais do motor.

Eu particularmente gostei de ter turbinado minha picape, recentemente fiz uma viagem de 320 km, na ida, fui carregado com +- 1000kg e gastei 3h 45m, (média de 85,3km/h)na volta, já vazio gastei 3h 30m (91,4km/h), lembrando que o ponto de partida fica a 640m a nível do mar e o destino a 1.100m, ou seja, na ida além de pesado, era subida.
bom, não sei se deu pra vc entender!?

Aqui trocamos ideias sobre escapamento pra turbo:(talvez vc já até tenha visto) http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?p=34493&highlight=#34493

abraço

D20/1989.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Fev 15, 2009 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu acho que não tem como turbinar o perkins 4.236 por dentro, porque ele não saiu turbinado de fábrica. Me parece que tem um motor da International que é vendido até hoje como estacionário, que é muito parecido e é turbinado, pode ser uma alternativa, mas pode sair mais caro que colocar um motor mais moderno, ex Maxion S4T....

Para o perkinho turbinar por fora e deixar com uma pressão razoavel e sabendo controlar o pé(como diz o Kiko), não tem nada melhor na minha opinião. Para preparação ja deixa a desejar, mas pode ser feito(tem um tópico da Rasch com uma preparação).

[]'s

Thales

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
pspassos
MensagemEnviada: Dom Fev 15, 2009 2:17 pm    Assunto: Responder com Citação

se vc quer turbinar um carro, e vai ter que ficar "controlando o pé", bom, entao nao faz nada.....

Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Fev 15, 2009 2:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá

Eu não acho assim, mais pé mais consumo, as vezes mais q necessário.

Pelo menos para 50 tão como eu....

Abraços

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Rasch Motoren
MensagemEnviada: Dom Fev 15, 2009 3:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Cesco

Estou no ramo desde a pré história e ainda não assimilei este termo "turbinar por dentro".

A sugestão é a mesma de sempre, utilizar componentes próprios e originais para turbo existentes no mercado.
No bloco a dificuldade se dá pela ausência de jet cooler, que pode ser contornado com adição de intercooler e radiador de óleo, desde que não queira exigir alto rendimento.

E claro para preservação do conjunto deve-se adequar a transmissão (relação final).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Skype
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Fev 15, 2009 4:19 pm    Assunto: Responder com Citação

controlar o pé como o Machado falou manter a velocidade em subidas e ter mais folego, o que normalmente ocorre é o pessoal turbina e soca a bota, andando com velocidade superiores por longos periodos ai quando o motor funde diz q não presta.
MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Dom Fev 15, 2009 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Andreson Melo escreveu:
controlar o pé como o Machado falou manter a velocidade em subidas e ter mais folego, o que normalmente ocorre é o pessoal turbina e soca a bota, andando com velocidade superiores por longos periodos ai quando o motor funde diz q não presta.

anderson, um trabalho bem feito, sem economias porcas, eh feito para durar mesmo quando o pé é pesado como vcs dizem.... e nao necessariamente se turbina ou se ajusta para um maior rendimento um motor para se andar a velocidade absurdas, as vezes eh só pra chegar mais rapido na velocidade maxima prevista Wink

Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2009 10:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulo,

o problema é que o pessoal acostuma andar com o pé em baixo nesses motores quando eles estão N.A., para poder render, principalmente o perkinho. Aí põe turbo e continua andando com pé no fundo. Obviamente vc já tem uma redução na vida útil do motor por causa do turbo(nada demais, apenas uma coisa normal, pois força mais as peças) e o pessoal continua socando a bota mais ainda e muito tempo seguido, direto... aí reduz mais ainda a vida útil, sem contar que a maioria são motores com uma km já longa...

[]'s

Thales

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 3:33 am    Assunto: Responder com Citação

Onde eu assino Thales?
MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Sex Fev 27, 2009 4:28 am    Assunto: Responder com Citação

Olá,

Além dos cuidados básicos de um motor não turbinado, acho fundamental deixar o motor funcionar em lenta por 30 segundos antes de sair e antes de desligá-lo. O melhor ainda é instalar um manômetro de turbo, um de óleo e um termômetor de óleo, e ficar sempre atento a esses instrumentos. O que estraga máquinas é, além de abusar dos seus limites, não fornecer óleo, água ou o que for necessário para o seu funcionamento.

Abs,

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu