Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Duvidas sobre Bombas Injetoras e Turbinas « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Fev 04, 2009 2:23 am    Assunto: Duvidas sobre Bombas Injetoras e Turbinas Responder com Citação

Olá a todos,

Se alguém tiver alguma resposta, por favor se manifeste.

1. Determinada vez foi citado que as L200 usavam um sistema mecânico para diminuir a injeção de diesel em lenta. Voces acham que esse sistema é possivel de adaptar nas bombas VE ?

2. Quero fazer um flange/espaçador para pegar óleo do motor para a turbina, o que me parece algo simples e barato, mas os torneiros dizem que é difícil - depende da fresa - , e que o melhor é cortar o metal com laser, com alto custo, do que de outro modo. Alguém fez algo assim ?

3. Porque o fornecimento de óleo da turbina não é comumente feito de mangueira plástica como a do kits de manômetor de óleo mecânico ? Qual é o melhor, mais seguro e mais em conta de fazê-lo: em tubo de aço, em tubo de cobre, ou de aeroquip (tubo plástico com malha de aço), ?

4. Quanto custa uma LDA ?

5. A Waste Gate tem função semelhante à Popoff ? Ela é regulável e é usada para aliviar a pressão na admissão do ar, após o compressor. Os efeitos são os mesmos ? Pergunto, porque pelo que sei a turbina sem válvula não admite válvula WG posterior, mas Popoff sim ...

6. Compensa colocar um manovacuômetro ao invés de um manômetro simples para controlar o turbocompressor ?

Abs,

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Fev 04, 2009 4:33 am    Assunto: Responder com Citação

Olá

1. Determinada vez foi citado que as L200 usavam um sistema mecânico para diminuir a injeção de diesel em lenta. Voces acham que esse sistema é possivel de adaptar nas bombas VE ?
GOSTARIA DE SABER PARA QUE???, SE TODAS AS BOMBAS INJETAM APENAS O Q É NECESSÃRIO PARA AQUELA ROTAÇÃO. SEI Q MUITOS MOTORES TEM DISPOSITIVO PARA AUMENTAR A ROTAÇÃO DE BAIXA QUANDO SE LIGA O AR CONDICIONADO

2. Quero fazer um flange/espaçador para pegar óleo do motor para a turbina, o que me parece algo simples e barato, mas os torneiros dizem que é difícil - depende da fresa - , e que o melhor é cortar o metal com laser, com alto custo, do que de outro modo. Alguém fez algo assim ?
O CORTE A LASER TEM BAIXO CUSTO SE COMPARADOS A USINAGEM, MAS A PEÇA PODE SER FEITO COM SERRA E LIMA, MAS E MELHOR VER SE A PEÇA Q VC TEM NÃO SERVE NO AVESSO, QQ COISA É SÓ FAZER A ROSCA PASSANTE.

3. Porque o fornecimento de óleo da turbina não é comumente feito de mangueira plástica como a do kits de manômetor de óleo mecânico ? Qual é o melhor, mais seguro e mais em conta de fazê-lo: em tubo de aço, em tubo de cobre, ou de aeroquip (tubo plástico com malha de aço), ?
DEVIDO A PRESSÃO E A ALTA TEMPERATURA, O USO DE MANGUEIRA DE BORRACHA É PARA AGUENTAR TEMPERATURA E PRESSÃO, E É FLEXIVEL PARA FACILITAR A MONTAGEM4.

4-Quanto custa uma LDA ?
A LDA É PARTE INTEGRANTE DA BOMBA, A ADAPTAÇÃO EM UMA BOMBA Q NÃO POSSUI LDA É TÃO CARA QUANTO A BOMBA

5. A Waste Gate tem função semelhante à Popoff ? Ela é regulável e é usada para aliviar a pressão na admissão do ar, após o compressor. Os efeitos são os mesmos ? Pergunto, porque pelo que sei a turbina sem válvula não admite válvula WG posterior, mas Popoff sim ...
A WASTE GATE SERVE PARA LIMITAR A PRESSÃO MAXIMA PRODUZIDA PELA TURBINA, PRESSÃO CHEGANDO EM MAXIMA, DESVIA PARTE DOS GASES DE ESCAPE DIRETO PARA ESCAPE SEM PASSAR PELA TURBINA E É ACIONADO PELA PROPRIA PRESSÃO DA TURBINA.
AGORA AQUELA VALVULA COLOCADO NOS CARROS DE CICLO OTTO, LIMITA PRESSÃO MAS QUANDO OCORRE A DESACELERAÇÃO, Q NESTES MOTORES EXISTEM A BORBOLETA QUE FECHA O FLUXO DE AR PARA MOTOR, POR ISTO O USO DA VALVULA DE ALIVIO, PARA NÃO OCORRER UM CONTRAGOLPE NOS ROTORES DA TURBINA

6. Compensa colocar um manovacuômetro ao invés de um manômetro simples para controlar o turbocompressor ?
NÃO VEJO FUNÇÃO DE VACUOMETRO NA TUBULAÇÃO DE PRESSÃO, E SIM ENTRE O FILTRO DE AR E ENTRADA DA TURBINA, DESTA FORMA VC PODE MONITORAR ESTADO DO FILTRO DE AR.

Abraços

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Rasch Motoren
MensagemEnviada: Qua Fev 04, 2009 8:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulo RS

A lubrificação para o turbo pode ser anexada em qualquer ponto que tenha conexão com a galeria de óleo, e é claro que é mais seguro utilizar condutores de lubrificação próprios para resistir a óleo e temperatura (caso sejam flexíveis).

O mito do LDA : Esse dispositivo foi desenvolvido simplesmente porque o condutor (99%) não conseguem acelerar progressivamente.
Ex.: Imagine o curso total do acelerador em uma escala de 0 a 10 , sendo que dentro da bomba injetora (em seu conjunto de alavanca) o movimento total também se traduza de 0 a 10.
Pois bem, sem o LDA o pedal do acelerador estando em 10 , alavanca no interior da bomba também estará.
Equipado com LDA o acelerador estando em 10 , em tese a alavanca da bomba estará em 5 , limitada por um batente que será deslocado progressivamente mediante pressão crescente do turbo permitindo que chegue em 10.
Essa discussão entre WG e P. Off é o mesmo que reinventar a pólvora, pois nenhum turbo nessa aplicação de motor precisará de P. O. , agora se quiser utilizar WG em um turbo que não tenha , basta pegar uma caixa equipada com o dispositivo e verificar a compatibilidade física entre diâmetro do furo e eixo.
Embora exista no mercado opções já testadas e consagradas (TA31 , K16 , GT25) isso falando de motores diesel em torno de 4.0L e de 120 a 170 cvs .
Manovacuômetro ? ? ??, pra que ???
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Skype
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Fev 27, 2009 5:42 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Kiko e Maurício,

Desculpem não ter respondido...

Kiko:

1. Acho que foi você mesmo que citou que a L200 tinha esse dispositivo, que fazia a função da LDA...Acho que o meu motor fumaceia muito na lenta, e por isso o meu interesse, ainda mais se conseguir finalmente turbiná-lo.

2. A peça - o cabeçote de óleo - não serve do avesso, por isso preciso da flange/espaçador ou de uma mangueira/cano de aço de mais de 1 m para pegar o óleo do outro lado do motor. Não sei de outra tomada de óleo com pressão mais próximo do local onde ficará a turbina. Entendi que os torneiros não tem interesse em fazer só uma peça, daí o alto preço.

3. Já vi encanamentos longos, mas acho que ficam mais sujeitos a quebras. O meu manômetro de óleo usa mangueira plástica, por isso pensei nessa alternativa. Como o pessoal usa desde cano de cobre e de aço até mangueiras de borraçha ou com malha de aço, fico na dúvida de qual é o mais adequado para esse caso.

4. Falaram-me uma vez que uma LDA usada com garantia custaria uns R$ 350,00 e poderia ser instalada na minha Injetora. E como não quero saber de fumaça...

5. Embora eu saiba a diferença entre WG e PopOff, achei que o resultado seria o mesmo: limitar a pressão da turbina. A vantagem é que a Pop Off é muita mais barata e mais fácil de instalar do que a WG...

6. Imaginei que o manovacuometro seria útil para acusar a depressão quando a turbina estivesse restringindo a passagem do ar, nos casos de defeito, pouca aceleração ou desaceleração. Para colocar antes da turbina o melhor então é instalar um vacuômetro separado já que o manovac. é bem mais caro.

Maurício:

O melhor ponto de óleo é o mais próximo, como no caso da placa de óleo dos kits "normais" de D20. Mas como já informei antes, na minha esse ponto tem o cabecote de óleo com filtro "em pé". Desconheço outro ponto ou espera naquele lado (direito) do motor. Será que seria o caso de furar o bloco em algum ponto específico ?

Se a LDA for apenas isso (ela não ajuda também na alimentação da lenta ?), então só experimentando sem ela para ver como fica.

Se a função final da WG e PopOff fosse a mesma valeria a pena utilizar essa última, pela facilidade de instalação e pelo preço, você não acha ?

Uma vez você me sujeriu essas turbinas, mas acabou aparecendo uma Apl240 com kit a qual adquiri. Os problemas de adaptação do kit padrão para o meu motor não padrão é que estão atrapalhando. Já solucionei tudo, só falta agora a tomada de óleo que mencionei acima.

O manovacuômetro pode ser uma inutilidade nesse caso, mas imaginei que poderia ser útil.

Muito obrigado pela atenção de vocês,

Abs

Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Fev 28, 2009 9:06 am    Assunto: Responder com Citação

PauloRS escreveu:
Olá Kiko e Maurício,

Desculpem não ter respondido...

Kiko:

1. Acho que foi você mesmo que citou que a L200 tinha esse dispositivo, que fazia a função da LDA...Acho que o meu motor fumaceia muito na lenta, e por isso o meu interesse, ainda mais se conseguir finalmente turbiná-lo.

SIM, UM MECANISBO Q FAZIA GIRAR O PARAFUSO DO DÉBITO CONFORME ACERELAÇÃO. SE VC MONTAR UM CIRCUITO COM MOTOR DE PASSO PARA GIRAR O PARAFUSO DE DEBITO DE ACORDO COM A PRESSÃO DA TURBINA TB PODE FUNCIONAR, MAS NÃO SEI O Q SAI MAIS BARATO, MODIFICAR A BOMBA OU FAZER ADAPTAÇÕES

2. A peça - o cabeçote de óleo - não serve do avesso, por isso preciso da flange/espaçador ou de uma mangueira/cano de aço de mais de 1 m para pegar o óleo do outro lado do motor. Não sei de outra tomada de óleo com pressão mais próximo do local onde ficará a turbina. Entendi que os torneiros não tem interesse em fazer só uma peça, daí o alto preço.

3. Já vi encanamentos longos, mas acho que ficam mais sujeitos a quebras. O meu manômetro de óleo usa mangueira plástica, por isso pensei nessa alternativa. Como o pessoal usa desde cano de cobre e de aço até mangueiras de borraçha ou com malha de aço, fico na dúvida de qual é o mais adequado para esse caso.

NA MANGUEIRA DE MANOMETRO DE OLEO NÃO FLUI OLEO, E SIM MUITAS VEZES UM POUCO DE OLEO EMPURRA O AR Q ESTA NO TUBO, PORTANTO NÃO AQUECE.

4. Falaram-me uma vez que uma LDA usada com garantia custaria uns R$ 350,00 e poderia ser instalada na minha Injetora. E como não quero saber de fumaça...

EU NÃO SEI TE DIZER Q A MODIFICAÇÃO É SÓ A TROCA DA TAMPA SEM LDA C/ COM LDA, SEM MODIFICAÇÕES INTERNAS.

5. Embora eu saiba a diferença entre WG e PopOff, achei que o resultado seria o mesmo: limitar a pressão da turbina. A vantagem é que a Pop Off é muita mais barata e mais fácil de instalar do que a WG...

O CONTROLE NO PÉ É MUITO MAIS BARATA Q QUALQUER OUTRO TIPO DE LIMITADOR, E COM A DIFERENÇA DE VC TER O Q TIRAR (FORÇA EXTRA) QD PRECISAR.

6. Imaginei que o manovacuometro seria útil para acusar a depressão quando a turbina estivesse restringindo a passagem do ar, nos casos de defeito, pouca aceleração ou desaceleração. Para colocar antes da turbina o melhor então é instalar um vacuômetro separado já que o manovac. é bem mais caro.

SIM, MAS ENTRE O FILTRO DE AR E ENTRADA DE TURBINA (SABER SE O FILTRO ESTà OK), ENTRE TURBINA E COLETOR NÃO OCORRE PRESSÃO NEGATIVA, E QQ ANORMALIDADE VC VE PELA PRESSÃO DA TURBINA.

Maurício:

O melhor ponto de óleo é o mais próximo, como no caso da placa de óleo dos kits "normais" de D20. Mas como já informei antes, na minha esse ponto tem o cabecote de óleo com filtro "em pé". Desconheço outro ponto ou espera naquele lado (direito) do motor. Será que seria o caso de furar o bloco em algum ponto específico ?

Se a LDA for apenas isso (ela não ajuda também na alimentação da lenta ?), então só experimentando sem ela para ver como fica.

Se a função final da WG e PopOff fosse a mesma valeria a pena utilizar essa última, pela facilidade de instalação e pelo preço, você não acha ?

Uma vez você me sujeriu essas turbinas, mas acabou aparecendo uma Apl240 com kit a qual adquiri. Os problemas de adaptação do kit padrão para o meu motor não padrão é que estão atrapalhando. Já solucionei tudo, só falta agora a tomada de óleo que mencionei acima.

O manovacuômetro pode ser uma inutilidade nesse caso, mas imaginei que poderia ser útil.

Muito obrigado pela atenção de vocês,

Abs

Rasch Motoren
MensagemEnviada: Sáb Fev 28, 2009 9:59 am    Assunto: Responder com Citação

A lubrificação pode ser conseguida no mesmo ponto do sensor de pressão (cebolinha), ou se preferir remova o cabeçote do filtro lubrificante e faça um furo na mesma câmara.
A função do LDA nunca foi atuar em lenta.
A não ser que você esteja montando um "Dragster" , pois a popOff no seu caso é completamente inútil.

Abs

Mauricio
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Skype
PauloRS
MensagemEnviada: Dom Mar 01, 2009 4:40 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Mauricio,

Meu "Dragster" nunca passará dos 120 km/h... nas minhas mãos, é claro...
Comentei sobre o uso da tomada na "cebolinha" com os instaladores que IAM fazer o serviço para mim, e êles, além de desqualificarem meu kit e turbina, disseram que poderia não ter vazão suficiente naquele ponto. Como já tenho manômetro mecânico ali, seria bom fazer assim. Além do que comprimento de cano e altura seriam mais adequados. Aliás, sei que em motores Otto utilizam aquele ponto. A propósito, há um diâmetro mínimo aceitável de encanamento de óleo, menor que o do cano dos kits, e pode ser feito de cano de cobre, ao invés de aço ? Pergunto mais em função da resistência do cobre em relação à vibração do sistema.

A idéia do espaçador veio justamente porque o cabeçote do filtro é mais curto do que os "normais", de filtro deitado. É de ferro fundido e não de liga, e já me disseram que é de motor de empilhadeira ou de trator. Imagino que você o conheça. Teria, então, que furar a lateral do cabeçote, o que atrapalharia a fixação dos parafusos dele ao bloco. Mas vou retomar essa idéia...

Em anexo , fotos para maior clareza.

Sobre a LDA, devo ter lido alguma coisa que me deixou com essa falsa idéia.

Mais uma vez, obrigado pela sua atenção e presteza.

Abs,

Cabecote Oleo Vista Lateral.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  52.19 KB
 Visto:  47739

Descrição:

Descrição:

Cabecote Oleo D20 D Original e Arrefecedor .jpg
 Descrição:
 Tamanho:  109.29 KB

Descrição:

Descrição:

Cabecote Oleo D20 D Original e Arrefecedor.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  97.22 KB

Descrição:

Descrição:

PauloRS
MensagemEnviada: Dom Mar 01, 2009 4:54 am    Assunto: Responder com Citação

Mais uma foto...

Filtro e Arrefecedo de Oleo Vista Superior.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  81.57 KB
 Visto:  47738

Descrição:

Descrição:

PauloRS
MensagemEnviada: Dom Mar 01, 2009 5:27 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Kiko,

Nas perguntas que fiz a vocês, deve ter ficado claro que estou à procura de soluções para a instalação de óleo da turbina e do tradicional problema de fumaça na lenta do Q20b. Pior ainda se a fumaça aumentar com a instalação da turbina.

As adaptações são sempre complicadas, mas pode ser que a solução da L200 venha a servir. Na realidade, nem instalei a turbina ainda, e talvez nenhum dispositivo a mais seja necessário.

Mas pelos esclarecimentos de vocês, pelo menos para mim, essa discussão está sendo proveitosa.

Obrigado pela tua atenção.

Abs,

Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 01, 2009 6:56 am    Assunto: Responder com Citação

Olá

Este suporte de filtro não é das picapes da GM. 4236/Q20B/S4 sempre usaram na posição hotizontal.

Abraços

Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Mar 01, 2009 1:37 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:17 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 01, 2009 1:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá

Mas o bloco está preparada para poder optar o lado.

Abraços

Rasch Motoren
MensagemEnviada: Dom Mar 01, 2009 7:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulo RS

Contraditório , todo fluxo de óleo que abastece o motor passa por ali e no entanto eles "ACHAM" que o fluxo não dá. O local é mais que perfeito, e tem espaço suficiente para usinar e por a conexão.

Notei também que está equipado com trocador de calor (óleo / água), muito bom embora deixe o filtro mais alto dificultando assim a instalação do kit, porém há outra solução que deve ser considerada , como a utilizada no V6 (Blazer / S-10) que é a adoção de um suporte externo para o filtro, tendo no bloco apenas a tomada de óleo.

Utilize sempre tubos que tenham flexíveis com malha de aço para lubrificação.
PauloRS
MensagemEnviada: Dom Mar 01, 2009 11:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Pessoal,

Realmente, todos as D20 "normais", usaram cabeçote horizontal. A excessão são as 4x4 de fábrica, de 88 a 90. Deve ser pelo espaço apertado, ocupado pelo eixo dianteiro e cardã. Tiveram mesmo que recortar o cárter acima da "bola" do diferencial, sobrando pouco espaço interno. Também, a engenharia da época deve ter achado mais fácil adaptar um cabeçote assim, para instalar o arrefecedor de óleo, necessário a um veículo para condições mais difíceis. Se vocês olharem o manual de peças do Q20B, verão que existe a opção de filtro em pé naquele lado. Já vi também em fotos, filtro em pé, para baixo, no lado esquerdo, em 4236 agrícola. Mas ainda não descobri quais as outras aplicações para esse tipo de cabeçote.

Martinelli e kiko, não é só transferir o cabeçote para o outro lado, tem que transferir também o encanamento e talvez a bomba de óleo. E aí há o tal rebaixo na tampa do cárter...Depois de comprar outro cabeçote, pintá-lo e prepará-lo fui informado que sem as mudanças internas o motor "queimaria" em poucos segundos, por falha de lubrificação...Na dúvida, optei por não arriscar.

Maurício, já há uma conexão para o manômetro e um furo vago nela, com parafuso tampão. Por usinar você quer dizer aumentar o furo da "cebolinha" do óleo ? Para que medida ?

Tenho fotos de uma outra D20 igual, onde foi retirado o arrefecedor, porque o atrapalhava a troca do filtro. Pelo que medi, acho que mesmo com o arrefecedor dará certo. Aliás, nessa outra, havia uma mangueira de óleo de mais de 1,5 m, que vinha da placa de óleo do lado direito.

Quanto ao suporte, disseram-me que as S10 diesel também usam esse sistema. Mas a dica é boa, também vou procurar uma S10 V6 para comparar.

Também concordo, que os flexíveis devem ter malha. Mas já vi de tudo.

Desejo manter a originalidade do veículo e a simplicidade e robustez da instalação, por isso a preocupação com o detalhe.

Obrigado, mais uma vez pela ajuda.

Abs,

César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Mar 02, 2009 9:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite, você ja mediu para ver se o caracol da turbina cabe neste espaço? lembre que não é só o caracol entrar, a bomba auxiliar fica ali em baixo em caso de necessidade tem de ver se você consegue ter acesso a esta bomba, pelo qu observei tem radiador de óleo, será que não da para derivar destas mangueiras? se você mandasse mais fotos do motor visto de cima , para que verificasemos como esta a arrumação dos periféricos, derrepente surge alguma idéia com uma visão mais ampla do motor.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu