|
| SOBRE O VORTEC E S10 E BLAZER |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
| Autor |
Mensagem
|
| JEAN MOREIRA BRITO |
Enviada: Qua Ago 26, 2009 1:15 pm Assunto: SOBRE O VORTEC E S10 E BLAZER |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009 Mensagens: 321 Localização: SAO PAULO
|
ESTOU PASSANDO ALGUNS MESES NO CANADA A TERRA DO VORTEC, APROVEITEI E FUI SABER ALGUMAS COISAS SOBRE O VORTEC.
REALMENTE O VORTEC EH MUITO FAMOSO POR AQUI, ALIAS BLAZER E S10 SERIAM COMO OS CARROS POPULARES NO BRASIL.
FUI EM ALGUNS MECANICOS POR AQUI ONDE MEUS AMIGOS LEVAM OS CARROS PARA MANUTENCAO E PERTUNTEI MUITAS COISAS.
VOU RESUMIR COM AS RESPOSTAS DAS PERGUNTAS QUE EU FIZ.
1 LUZ DE INJECAO ELETRONICA REALMENTE ASCENDE COM MUITA FACILIDADE POIS O MODULO EH MUITO AVANCAO E NAO TOLERA POR EX, PEQUENAS ENTRADAS DE AR, GASOLINA DE MA QUALIDADE, FULGA DE CORRENTE ELETRICA E SUJEIRA NOS INJETORS DE GASOLINA.
2 LUBRIFICANTES E FLUIDOS SEGUIR EXATAMENTE OS LUBRIFICANTES DO MANUAL DO PROPRIETARIO, A TEMPERATURA AQUI POR INCRIVEL QUE PARECA EH MUITO MAIS EXIJENTE QUE NO BRAZIL, NO CANADA A TEMPERATURA PODE IR DE -45C NO INVERNO A 45C NO VERAO E OS LUBRIFICANTES E FLUIDOS RECOMENDADOS SAO PARA TOLERAR COM FOLGA ESSAS TEMPERATURAS.
3 SUSPENSAO, A SUSPESAO E MUITO ROBUSTA, MAS REQUER LUBRIFICAO EM TRODAS AS TROCAS DE OLEO E AQUI AS PESSOAS NAO TROCAM AMORTECEDORES POIS AS ESTRADAS SAO MUITO BOAS E RARAMENTE NA VIDA UTIL DO CARRO SE TROCA AMORTECEDORES. MAS PODE ACONTECER DE UM MOTORISTA SUBIR EM CIMA DE UMA CALCADA EM ALTA VELOCIDADE E ARREBENTAR A SUSPENSAO E EM ALGUNS CASOS COMO ESSE, O CARRO TINHA 300.000KM COM AMORTECEDOR ORIGINAL DE FABRICA E QUE ESTAVAM EM BOM ESTADO E FUNCIONANDO NORMALMENTE.
O CAMBIO AUTOMATICO COSTUMA DURAR MAIS DE 250.000KM SEM PROBLEMAS FEITO A MANUTENCAO CONFORME O MANUAL. _________________ BLAZER DLX 4.3 V6 1997 |
|
|
 |
| MachadoSL |
Enviada: Qua Ago 26, 2009 4:52 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
|
Olá Jean,
Gostei de seus comentários, muito úteis e ao mesmo tempo, demonstram que nossas belas ruas, sem buracos e nossa gasolina, já naturalmente batizada pela Petrobrás e depois pelos donos de alguns postos só servem para estragar nossos carros.
Agora, os nossos carros de luxo, em geral nos paÃÂses que estive, exceto o México, lá são todos de classe média.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
| JEAN MOREIRA BRITO |
Enviada: Dom Set 06, 2009 1:51 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009 Mensagens: 321 Localização: SAO PAULO
|
PESSOAL,
ESTOU PRECISANDO TROCAR O CATALIZADOR DO MEU BLAZER 97 E TO ACHANDO O PRECO SALGADO R$420,00 SO O CATALIZADOR FORA A MAO DE OBRA.
OS AMERICANOS E CANADENSES ARRANCAM O CATALIZADOR FORA E DEIXAM UMA DESCARGA DIRETA OU COLOCAM UM CATALIZADOR DE ALTA PERFORMANCE.
EU COMO TO SEM GRANA TO PENSANDO EM DEIXA A DESCARGA DIRETA, MAS TENHO DUVIDAS.
O CATALIZADOR DA BLAZER TEM UMA SONDA LAMBDA QUE AJUDA A CONTROLAR A CENTRAL ELETRONICA E PORTANTO CONTROLA A MISTURA DE COMBUSTIVEL.
MAS E AI, SEM CATALIZADOR ELA GASTA MAIS GASOLINA OU MENOS E LUZ DE INJEÇAO ELETRONICA VAI FICAR ACESA SE EU DEIXAR A DESCARGA DIRETA.
ALGUEM JA FEZ ESSA, POR FAVOR ME DE UMA LUZ NO ASSUNTO! _________________ BLAZER DLX 4.3 V6 1997 |
|
|
 |
| ViniciusGrm |
Enviada: Dom Set 06, 2009 7:17 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2009 Mensagens: 90 Localização: São Paulo
|
Fala Jean, to com uma duvida, quais os sintomas de um catalizador ruim, ja que voçe citou que vai ter de trocar o da sua Blazer??
Em relação a retirar o catalizador, acredito que fique bem legal o som do Vortecão, de acordo com videos que já vi no youtube; agora se aumenta o desempenho??,sou leigo, mas acho que sim, uma vez que nao segura o fluxo de gases como no catalizador original. _________________ Blazer DLX 4.3 V6 |
|
|
 |
| JEAN MOREIRA BRITO |
Enviada: Seg Set 07, 2009 8:24 am Assunto: |
|
|

|
VINICIUS,
OS SINTOMAS SAO VARIOS MAS O QUE MAIS SE NOTA E O CARRO AMARRADO E UM CONSUMO ALTO DE COMBUSTIVEL.
NOS PIORES CASOS O MOTOR PODE SUPER AQUECER, QUEIMAR JUNTAS E ATE TRAVAR.
GERALMENTE SUA LUZ DE ALERTA NA INJEÇAO ELETRONICA DEVE ACENDER, MAS OS DOIS SENSORES DE OXIGENIO DEVEM ESTAR FUNCIONANDO PARA DETECTAR O PROBLEMA.
NA OFICINA O MECANICO DEVE FAZER UM TESTE NO CATALIZADOR ANTES DE TROCAR.
BOA SORTE! _________________ BLAZER DLX 4.3 V6 1997 |
|
|
 |
| ViniciusGrm |
Enviada: Seg Set 07, 2009 10:35 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2009 Mensagens: 90 Localização: São Paulo
|
Bom, amarrado sempre achei que o carro é, faz cerca de 1 ano que tenho a Blazer, porem a mesma é pesada. Agora consumo, acho que esta bom pois esta fazendo um media de 7,5/8. O meu carro, ultimamente acende a luz da injeçao apenas se acelerar forte, por. ex. esses dias, em 5ºmarcha, afundei o pé, a velocidade subiu bem até +- 170km/h, e quando chegou a isso, tive a impressao que ela parou de subir a velocidade e de repente ela acendeu a luz da injeçao. Todavia, creio que possa estar tambem com algum problema eletrico, pois tenho uma forte convicção que quando o carro esta com o farol ligado, ele fica meio amarrado quando voce pisa fundo, parecendo que nao chegara nunca em rotaçoes mais altas como 4500-5000 Rpm. Obs.: Ja andei a 175km/h certa vez e olha que estava com problema na bomba de combustivel naquela epoca, ou seja nao dava para pisar muito pois falhava feio e mesmo assim nao acendeu luz nenhuma. Vou dar uma olhada tambem no filtro de combustivel. Agora, esta vez dos 170Km/h o carro estava com o "farol apagado", ja que citei o problema dos farois acesos. e a Bomba troquei faz uns 6 meses e segundo mecanicos recentes, dizem que ela esta boa, assim como eletricistas em relaçao àalternador, bateria, etc... _________________ Blazer DLX 4.3 V6 |
|
|
 |
| ViniciusGrm |
Enviada: Seg Set 07, 2009 11:05 am Assunto: |
|
|

|
ah, ja ouvi em algum lugar nao sei se foi por aqui, ou se fou em algum outro forum, que esse problema dos farois poderia ser talvez a bitola da bateria e alternador, ou talvez ate o terra, dizendo que os fios utilizados pela GM seriam finos; agora sera que isso seria possivel diante de outras que acredito nao terem esse problema. Mas como ja levei em muitos lugares e todos disseram estar OK, so me resta conviver com esse enigma Diante da falta de tempo e $$$, pelo menos por enquanto _________________ Blazer DLX 4.3 V6 |
|
|
 |
| JEAN MOREIRA BRITO |
Enviada: Seg Set 07, 2009 1:26 pm Assunto: |
|
|

|
VINICIUS,
ACHO QUE ESSE PROBLEMA QUE VC TEM PODE SER A VALVULA EGR.
PROCURE PELO SITE. EU POSTEI UMA COISA SPBR ISSO A POUCO TEMPO.
BOA SORTE! _________________ BLAZER DLX 4.3 V6 1997 |
|
|
 |
| ViniciusGrm |
Enviada: Seg Set 07, 2009 3:35 pm Assunto: |
|
|

|
Blz, valeu JEAN, vou dar uma olhada nessa valvula EGR assim que puder. _________________ Blazer DLX 4.3 V6 |
|
|
 |
| FredericoFreire |
Enviada: Dom Set 20, 2009 10:32 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
|
Na minha, o sensor de O2 fica antes do catalizador. _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
|
|
 |
| ViniciusGrm |
Enviada: Qui Out 08, 2009 3:55 pm Assunto: |
|
|

|
JEAN,
Dei uma limpada na valvula EGR, todavia nao consegui testa-la ainda. E a parte eletrica continua a mesma coisa, levei a um eletricista até que bom por aqui, porem, apos testar diversas coisas, disse estar normal, inclusive ate deu uma limpeza e reforço nos "terras". Todavia o resultado ainda é: "farois ligados = Rendimento diminuido". Nao vou mais esquentar a cabeça com isso, estou com outras prioridades no momento, mesmo pq nao se descobre o que é. Mas pra gente que curte a barca, é ruim saber que nao está rodando 100%. _________________ Blazer DLX 4.3 V6 |
|
|
 |
| ViniciusGrm |
Enviada: Sex Out 30, 2009 8:42 pm Assunto: |
|
|

|
Bom, finalmente hoje resolvi o problema eletrico que estava tendo, aquele de que quando estava com o farol ligado a barca falhava e cortava a rotaçao quando exigida. Depois de muito tempo achei alguem que realmente colocou a mao na massa e cortou o mal pela raiz. Nao tinha pecebido o quao ruim estava, pois estou sem o tape de cd, mas quando ligava o ventilador, desembaçador traseiro, neblina,etc.. o carro ficava impossivel, mesmo em lenta, sem condiçoes de andar, aprecia carro antigo àalcool quando muito frio, ou pior ainda.
Ainda nao tive muito tempo para andar, pois estava indo pegar o Busao para faculdade, porem ao ligar tudo, mesmo assim, o carro nao falhou e tava bem firme, dando a impressao que estava mais forte do que a outra vez antes de ir ao eletricista (mesmo anteriormente quando farois e outros, desligado), e era mesmo para estar, pois o PROBLEMA era o fio da bomba que estava com mal contato, pois de acordo com o eletricista, o fio estava "mordido/prensado", o que estava gerando esse problema, Se nao me engano havia mais algum fio proximo ao da bomba que tbm estava na mesma situação. Bom, agora acho que a Blazer ta em ordem, pelo menos mecanica e eletricamente falando. Rodando liso. _________________ Blazer DLX 4.3 V6 |
|
|
 |
| ViniciusGrm |
Enviada: Sex Out 30, 2009 8:43 pm Assunto: |
|
|

|
Agora só felicidade nos roles noturnos e diarios tabm! _________________ Blazer DLX 4.3 V6 |
|
|
 |
| KleberGT |
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 5:22 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 26 de Outubro de 2006 Mensagens: 29 Localização: Rio de Janeiro
|
| ViniciusGrm escreveu: |
| Bom, amarrado sempre achei que o carro é, faz cerca de 1 ano que tenho a Blazer, porem a mesma é pesada. Agora consumo, acho que esta bom pois esta fazendo um media de 7,5/8. O meu carro, ultimamente acende a luz da injeçao apenas se acelerar forte, por. ex. esses dias, em 5ºmarcha, afundei o pé, a velocidade subiu bem até +- 170km/h, e quando chegou a isso, tive a impressao que ela parou de subir a velocidade e de repente ela acendeu a luz da injeçao. Todavia, creio que possa estar tambem com algum problema eletrico, pois tenho uma forte convicção que quando o carro esta com o farol ligado, ele fica meio amarrado quando voce pisa fundo, parecendo que nao chegara nunca em rotaçoes mais altas como 4500-5000 Rpm. Obs.: Ja andei a 175km/h certa vez e olha que estava com problema na bomba de combustivel naquela epoca, ou seja nao dava para pisar muito pois falhava feio e mesmo assim nao acendeu luz nenhuma. Vou dar uma olhada tambem no filtro de combustivel. Agora, esta vez dos 170Km/h o carro estava com o "farol apagado", ja que citei o problema dos farois acesos. e a Bomba troquei faz uns 6 meses e segundo mecanicos recentes, dizem que ela esta boa, assim como eletricistas em relaçao àalternador, bateria, etc... |
O sintoma que voce cita é nada mais nada menos que o limitador da injeção atuando para não passar de 100 milhas por hora.
A minha Sonoma 2.2 fazia a mesma coisa sempre em 95 mlhas por hora, seja de terceira, de quarta ou de quinta.
De quarta fica longe da faixa vermelha do contagiros e de quinta nemse fala.
A ranger tem um sensor de velocidade numa das rodas e quando se desconecta o fio, ela passa de 200 por hora, mas, a luz da injeção fica piscando direto.
Nunca ouviu falar nisto?
Todas as pickups americanas tem este limitador e as nossas nacionais também.
Pode ser que as argentinas não tenham, como nunca tive carro argentino, continuo com as americanas.
Um abraço,
Kleber _________________ In the End There Can Be only One!
The Highlander. |
|
|
 |
| JEAN MOREIRA BRITO |
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 6:03 pm Assunto: |
|
|

|
Kleber,
Eu nunca ouvi falar disso! A minha luz ascendia depois que eu pisava fundo por algum tempo, e ascendia mesmo antes dos 100kmh.
Eu nunca soube desse sistema atraves do manual, vou dar uma olhada depois! _________________ BLAZER DLX 4.3 V6 1997 |
|
|
 |
|
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 3 Ir à página 1, 2, 3 Próximo |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|