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Agua no Diesel |
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Eduvelo |
Enviada: Seg Jun 30, 2003 6:13 pm Assunto: Agua no Diesel |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Galera do Diesel , fiquem atentos á água que está vindo no diesel , isso é quase sem solução , apesar de esforços para evitar chegar diesel com água nos postos , os tanques de alguns deles não tem uma estanqueidade 100% podendo entrar água por infiltração em alguma ruptura no TQ .
Meu motor tem um decantador de vidro no filtro de comb. e posso acompanhar , estou tendo que drenar quase todo mes , abasteço sempre em postos de bandeira , mas não adianta , sempre aparece um pouquinho de água no decantador .
Essa água indo pra bomba centrÃfuga causa calço hidráulico por dif. de densidade e aà só uns R$ 1.000,00 pra resolver .
Quem tiver dreno de fundo no tq , dá uma drenada pra acompanhar , quem não tem , aconselho colocar decantador de vidro , ou fazer um dreno de fundo .
Obs. os aditivos não eliminam a água , apenas deixam mais pesada para facilitar adrenagem .
_________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Jun 30, 2003 9:04 pm Assunto: Ãgua no Diesel |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Edú,
Às vezes esta água não é do posto, e sim do próprio tanque que na maioria são de aço, e quando o tanque estiver com pouco combustÃvel, a umidade de ar que está dentro do tanque condensa nas paredes internas com a variação de temperatura, indo depositar no fundo, este fato quase não ocorre com tanques de plástico, eu troco filtro de comb. 1 vez por ano a cada 15 mil km mais ou menos, e quase não encontro água no fundo.
O mesmo acontece com pós de ferrugem que entope a telinha da bomba de alimentação, se não há água e ferro, não há ferrugem.
Quanto a Posto, escolha um apenas na sua cidade, pergunte ao seu mecânico diesel de confiança qual o melhor posto, e também vá para aquele posto que o preço está normal, mas tem muitos caminhões abastecendo. Em viagens sempre saia com tanque cheio. Só aventure em outro posto em casos de emergência.
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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ajccesar |
Enviada: Seg Jul 28, 2003 10:54 am Assunto: Agua x Ferrugem |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP
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Pessoal,
O Kiko comentou neste tópico, o problema do pó de ferrugem que entope o pré-filtro da bomba alimentadora.
Pois é, neste fim de semana eu fui até Ribeirão Preto para uma visita à familiares e na viajem de ida, durante a subida da serra de Sta Rita do Passa Quatro, eu fui surpreendido com uma súbita perda de potencia chegando quase a parar, terminei a subida em 1ª marcha com o acelerador no fundo e a rotação não passava de 1500.
De Sta. Rita até Ribeirão foram 3,5 horas de agonia, entre quase paradas e trechos em que o funcionamento era perfeitamente normal.
No sábado, fui uma oficina, que por sinal merece nota 10, se trata da GRANDIESEL, onde perceberam que o parafuso de conexão da entrada da bomba injetora estava levemente obstruÃdo e os filtros estavam muito sujos.
O meu espanto foi que eu troquei os elementos na semana passada quando estava me preparando para nosso passeio, pois até então minha viagem a Ribeirão não estava confirmada porque estávamos aguardando o nascimento de um sobrinho de minha esposa.
Feita a troca dos mesmos, agora por elementos DELPHI CAV, eu estava usando AC DELCO e o proprietário da oficina me disse que são os piores do mercado, fui para a estrada onde novamente ele apresentou acentuada perda de potencia no fim de uma subida longa, a pressão da turbina chegava a cair a zero com o motor a 2000 rpm e acelerador no fundo.
Voltando a oficina, recomendaram que eu verificasse a alimentadora mas que infelizmente, não poderiam fazer na hora pois já havia passado muito da hora de fechar, mas para compensar me deram uma bombinha quase nova caso a que estava no motor estivesse com defeito.
Na retirada, notei que o pré-filtro estava completamente obstruÃdo por um monte de pedaços de ferrugem. Feita a limpeza fui novamente testar e aà tudo ficou bem. Mas na volta, ontem a tarde, depois de uns 150km de viagem novamente a perda se fez presente, mas ai eu percebi que se eu não forçasse minha picape até andava legal. Beleza, levei mais de 4 horas de Americana até SP, nas subidas tinha que sair para o acostamento para dar passagem para os caminhões.
Pelo jeito essa ferrugem está soltando de dentro do tanque eu gostaria de saber de existe alguma forma de eliminá-la ou uma vez começado o processo de oxidação, só trocando o tanque.
Será que este problema pode ter prejudicado a bomba injetora?
O filtro secundário estava visualmente limpo e o primário estava com um pó marrom no fundo do decantador, o que me leva a crer que os filtros tenham evitado a entrada de sujeira no conjunto bomba/bico.
Antecipadamente agradeço sua atenção e qualquer dica que possam me dar.
Só uma curiosidade, um tanque original de aço 88l está R$1.024,00.
Abraços
_________________ CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!! |
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Eduvelo |
Enviada: Seg Jul 28, 2003 2:13 pm Assunto: Agua no Diesel |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Fala Cesar .
Tbm tive esse problema , não resolvi como deveria , mas não me perturba por enqto . Fiz um crivo com uma tela de nylon , dessas pra não entrar mosca em casa , com uns 3 cm de diâmetro , parecendo uma bolsa presa no tubo pescador com uma braçadeira , a tela tem que ser de nylon pq o plástico é atacado pelo CH do diesel .
Já vi com o meca perto de casa pra retirar o tq e fazer uma limpeza como se deve , só preciso de $empo ...
_________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Andreson Melo |
Enviada: Seg Jul 28, 2003 2:28 pm Assunto: Re: Agua no Diesel |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Acho que substituir o tanque de aço pelo de plastico é uma boa pedida aproveitando o momento de substituir, trocar logo por algo melhor!
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Jul 28, 2003 6:17 pm Assunto: Tanque de Diesel |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
Não sei por que vcs acham que tem que por peça original?
Alguns itens sim, pois não há opções mas não é este caso.
No caso de tanque de 88 litros marca Bepo, custa na loja R$ 148,00 AV, na minha cidade (Noguti - 4790-5320) e até mais barato em SP, tais como Koga-Koga(eu não chequei), outra solução e colocar entre o tq e bomba um filtro separador de água, onde as impurezas são retidas por decantação. pode ser CAV ou Racor, estas peças são encontrados em desmanches de caminhões.
Eu tenho um em casa.
Os tqs da Bepo e Mangels são originais.
Existem tanques galvanizadas, apesar que o manual do motor diz: para não usar recipientes galvanizadas para armazenar o diesel.
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
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PauloRS |
Enviada: Qua Mar 16, 2005 3:20 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Kiki,
Voltando ao tema: 1)por que tanques galvanizados são contra-indicados par o diesel (a própria Bepo os produz)? 2) Que processos de revestimento são possÃveis para aqüentar o diesel (fibra, galvanização, etc.)? 3) É seguro desoldar o tanque original e revestÃ-lo ?
Paulo
_________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Mar 16, 2005 5:42 am Assunto: Plastico |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Paulo
O meu nome é KIKO
A informação de não usar os tanque galvanizado é do próprio fabricante dos motores, podem ser por causa de algum reação quÃmica entre o diesel e material de revestimento.
Se pretende melhorar o tanque, vc deve trocar com os atuais de plastico, são tanques eternos.
A Jacto e a propria Bepo fabricam para linha D10/D20.
Obs. Os tanques plasticos minimizam o efeito de condensação de agua do ar na parade interna do tanque.
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
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PauloRS |
Enviada: Qui Mar 17, 2005 2:42 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Kiko,
Não se ofenda, foi erro de digitação e cansaço visual. Desculpe.
As fábricas condenam o uso do galvanizado mas não explicam o porquê e é isso que interessaria saber. O galvanizado custa 60 a 70% do plástico e ainda é possÃvel mandar galvanizar o antigo. Outra solução ainda, é a de revestir internamente com uma resina, fibra ou outro material resistente ao diesel, que impeça a corrosão. Antigamente os tanques de moto furavam pela corosão e era usada uma solução desse tipo.
Paulo
_________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Fernando furini |
Enviada: Qui Mar 17, 2005 4:02 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Citação: |
Às vezes esta água não é do posto, e sim do próprio tanque que na maioria são de aço, e quando o tanque estiver com pouco combustÃvel, a umidade de ar que está dentro do tanque condensa nas paredes internas com a variação de temperatura |
Isso é verdade. Mas vocês lembram que contei que meu pai ficou com duas Silverado MWM até os 14 mil km e vendeu por problemas? Parte dos problemas foram justamente de água no diesel. De uma hora pra outra, acontecia isso, e por alguma estranha razão, o motor não filtrava nada dessa água. Depois delas, meu pai teve duas Ranger, com uma fez 25 mil km e com a atual fez uns 27 mil e nenhuma vez houve o problema da água, ou melhor, uma vez aconteceu, só que ela tem uma luz indicadora no painel. A luz acendeu aqui na entrada de casa, meu pai desligou o motor e ligou pra Ford. Logo eles vieram, trocaram o filtro e tava rodando de novo, numa boa.
Me parece que problemas como esse foram sanados na Silverado de 150 cv, mas as 97 e 98 tinham isso.
Na primeira vez que aconteceu, bomba e bicos tiveram que ser trocados, ao preço de 6 mil reais a bomba e mais 400 cada bico injetor. Se fosse hoje, certamente essa lista teria o preço em torno de 40% mais alto. O pior, foi que a GM não queria pagar! Fomos em um escritório representante da GM em Porto Alegre e fizemos uma guerra, depois disso, a garantia pagou tudinho. Depois de um tempo, aconteceu de novo, mas o conserto não foi tão complicado, mas o stress era grande. Meu pai pegou outra Silverado, uma DLX, que durou mais, mas também apresentou problemas. Um tempo depois, a GM anunciava que a Silverado tinha sido lançada com 275 falhas (algumas é normal em qualquer carro, mas não tantas) e quando a de 150 cv foi lançada, disseram que as falhas ficaram muito abaixo de 100. Acho que é verdade, pois não vi ninguém reclamar deste modelo.
Citação: |
aconselho colocar decantador de vidro |
Isso seria um "copo" transparente por onde você vê o diesel antes de entrar no motor? Se é isso, me parece que a Silverado de 150 cv tem, ao contrário da de 168.
_________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
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adalberto |
Enviada: Qui Mar 17, 2005 7:00 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Olá pessoal !
Isso de água no diesel sempre ouvi falar que é uma caracteristica desse combustivel ainda mais em nossa terra tupiniquim onde o combustivel é "puro".
Vários caminhoneiros mandam fazer um rebaixo no fundo do tanque e colocam uma torneira para que a água que possa criar fique nessa espécie de depósito e ao abrir a torneira ela sai, a alegação deles é que não tem local fixo para abastecer podendo pegar combustivel muito ruim e no caso de veics. menores seria pelo fato de alguns ficarem muito tempo parados e aà essa água começa a ficar mais evidente. Fiz isso tambem no tanque do meu carro.
adalberto
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Cezar Sato |
Enviada: Sáb Mar 26, 2005 3:11 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
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Olá pessoal!
Éh, não tem como fugir do problema de água no tanque, seja por condensação ou combustÃvel adulterado, portanto na minha opinião o melhor seria trocar o tanque metálico por um de polietileno. E já que for substituir, colocar logo o de 120 litros, aumentando assim a autonomia com combustÃvel de um posto de confiança.
A instalação de filtro e decantador na linha de passagem entre tanque e bomba alimentadora é altamente recomendada, preservando ainda mais a integridade do sistema. Lembre-se que a limpeza da peneira da bomba alimentadora é muito dificultada pela localização do sistema de escapamento, especialmente em veÃculos dotados de turbocompressor.
O Sr Paulo comentou em dessoldar um tanque metálico usado, jamais faça ou peça para alguém fazê-lo, o potencial de explosão é altÃssimo. Se for executar em casos extremos, faça-o com água em seu interior.
Eu eventualmente passo por problemas semelhantes aos citados no fórum, porém como abasteço a maioria das vezes em um tanque localizado na fazenda, pois compro Diesel a granel para utilizar em tratores e máquinas, amenizo em muito as chances de pegar óleo ruim.
Abraços
_________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Mar 26, 2005 7:04 am Assunto: Tanques de plastico |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
A maioria da água que tem no tanque é resultado da condensação, pois eu abasteço sempre no mesmo posto, e a agua que acumulava nos filtros diminuiu muito com picapes modelo após 93 (tq. plastico), isto agrava mais qdo o tanque está com menos combustÃvel.
Idem com partÃculas de ferrugem, este é 100% do próprio tq, pois no tq de plástico, não tem ferrugem decantado, verificado na ocasião de troca de boia, quando foi desmontado de drenado.
Nos modelos pós 93, o pescador tem uma tela, portanto a tela da bomba alimentadora quase não precisa ser limpa, pois está sempre limpa.
O tanque de 128 liros dos modelos 93~ tem o formato e a fixação diferente do modelos de 66 ou 88 litros, ela cabe no lugar?
Eis o modelo da Unipac (Grupo Jacto).
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_________________ Kiko (in-memorian)
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Sáb Mar 26, 2005 2:30 pm Assunto: Tanques (reservatório de combustÃvel) |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá pessoal
Achava que os tanques anteriores a linha 93 tinham capacidade de 88l, mas consultando o site da Bepo tem com capacidade de 95 litros.
Ela produz tanto o metalico (galvanizado), como o de polietileno. Sem dúvida a melhor opção é o de plástico (polietileno).
Mas para colocar o de 126 ~ 128l será necessário mudar travessa do chassi, o que se pode tornar inviável.
Tanques da Bepo para linha Chevrolet (galvanizado).
Tanque da Bepo para linha Chevrolet (plástico).
Abraços
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Esse de plástico tem capacidade para 90l. |
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Esses são os tanques galvanizados da Bepo. |
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Esses são os tanques galvanizados da Bepo. |
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_________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Mar 27, 2005 7:59 am Assunto: Tanques |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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olá pessoal
Os tanques de combustÃvel das picapes Chevrolet
66 litros ~79
88 litros 80 ~92
128 litros 93 ~
Os demais volumes são adaptações dos fornecedores.
Abraços
_________________ Kiko (in-memorian)
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