Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Ã³leo mineral ou sintéticos? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daniel
MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2005 5:15 pm    Assunto: óleo mineral ou sintéticos? Responder com Citação

Gostaria da opnião dos colegas.

Qual seria a melhor opção. Usar óleo mineral mais barato com trocas menores até 5000 km ou sintéticos mais caros com trocas maiores.
Será que os sintéticos tem mais vantagens do que os outros.

Desde já agradeço a atenção de todos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Mar 21, 2005 7:46 pm    Assunto: Qual óleo usar Responder com Citação

Olá Daniel

se for para motor a gasolina mais moderno eu usaria o mineral pois estes motores são desenvolvidos para esta tecnologia(sintética, que não contém detergente se não me engano). Se for para motores mais antigos o mineral de boa qualidade dá conta do recado tranquilamente, sendo que o sintético apenas vai ser desperdício de dinheiro pois tem que trocar o óleo na Km recomendada pelo fabricante independente se vai ser sintético ou não(isto vale apenas para usar óleo sintético num motor que foi desenvolvido com óleo mineral, no caso dos motores que requerem sintético o mineral vale por menos tempo). Você pode conferir no manual qual o óleo recomendado, a viscosidade e a classificação também. Lembrando que o ideal é um óleo multiviscoso(utilizar de acordo com a Km e estado do motor) e classificação API SJ ou SL.

Para diesel segue a mesma regra masi a classificação API é diferente, sendo que a melhor é CI e depois vem a CG, CF-4. Dê preferencia para as duas primeiras.

Espero ter ajudado e não complicado mais,

Abraços,

Thales
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Daniel
MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 2:02 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela dica Tales. Vc me ajudou muito sem complicar.

Comprei uma VAN. O motor é MWM 2.8 aspirado. A maioria dos proprietarios usam óleos com base mineral(acredito por ser mais barato) O manual recomenda semi-sintético com 10000 km e 7500 em condições severas( em caso de um veiculo que roda o dia todo em transito urbano, pode ser considerado severo).
Minha duvida é se usar óleo mineral com troca a cada 5000 km não é quase a mesma coisa de trocar a cada 10000 com base sintética.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 6:45 am    Assunto: Van? Responder com Citação

Olá Daniel

Que van é este?

MWM 2.8 Aspirado?

Abraços

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel
MensagemEnviada: Ter Mar 22, 2005 9:50 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Kiko.

Não tenho ainda certeza do motor, pois não vem nada no manual é uma Citroen jumper 2.8D Minibus.

[]
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mar 23, 2005 5:50 am    Assunto: Citroen Jumper 2.8D Responder com Citação

Olá Daniel

Pela minhas pesquisas, verifiquei que o carro é italiano (importado), e o motor é 2.8 Turbo, provavelmente o motor seja o mesmo da Fiat Daily.
Normalmente usaria um óleo minaral aditivado da categoria multiviscoso para motores diesel turbo 15W40, mas se o carro é novo, as vezes o uso de lubrificante não especificado pela fabrica, faz perder a garantia.

Abraços

Daniel
MensagemEnviada: Qua Mar 23, 2005 11:12 am    Assunto: Responder com Citação

kiko. Obrigado pelas informações.

Não sei muito sobre esses motores, mas sei que é o mesmo que equipa a Ducato da Fiat e a Boxer da Peugeot. Minha VAN é 2.8 D sem turbo.
Lembra que ia trocar meu motor da C20 para diesel. Desisti e fiz o investimento neste veiculo para trabalho.
O manual recomenda óleos semi-sintéticos. Não pretendo trocá-los em autorizadas, pois não confio nelas. Cada litro sai R$ 40,27 e o filtro a miseros R$137,00. Fiz só a 1a revisão na autorizada para não compremeter a garantia.

Ainda fico com uma questão na cabeça. Pesquisei na site da castrol e descobri que óleos sintéticos são feitos em reações quimicas em laboratórios, e o mineral do refino do petroléo.
Penso em optar por mineral multiviscoso, mais fácil de encontrar e bem mais barato, mais não sei se tem mesma qualidades dos sintéticos.
O motor é de alta rotação com 103 cv sem trurbo. o conta giro chega a 6000 rpm/m. E para piorar o carro roda na mão de motorista contratado.
Tenho aprendido neste fórum que o óleo é o sangue do motor e não posso bobear nesse aspécto.

Desde já agradeço a atenção e a ajuda de todos.
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 1:27 am    Assunto: Responder com Citação

Daniel escreveu:
kiko. Obrigado pelas informações.

Não sei muito sobre esses motores, mas sei que é o mesmo que equipa a Ducato da Fiat e a Boxer da Peugeot. Minha VAN é 2.8 D sem turbo.
Lembra que ia trocar meu motor da C20 para diesel. Desisti e fiz o investimento neste veiculo para trabalho.

O motor é de alta rotação com 103 cv sem trurbo. o conta giro chega a 6000 rpm/m. E para piorar o carro roda na mão de motorista contratado.
Tenho aprendido neste fórum que o óleo é o sangue do motor e não posso bobear nesse aspécto.

Desde já agradeço a atenção e a ajuda de todos.

Olá amigo esses motores são italianos como o Kiko falou é da linha IVECO que produz o Daily, motor de alta rotação, bem esperto, como vc disse ele equipa boxer (peugeot), jumper (citroen) e ducato (fiat), basicamente são "clones", apenas algumas diferenças como a nao utilização de turbo (na ducato possui ainda a opção de intercooler), a unica coisa que achei estranha é que na Boxer (peugeot) a versão aspirada possui apenas 89.7 cv a 3800 rpm a mesma Boxer versão turbo possui 103cv a 3600 rpm, já no site da citroen a Jumper nas 2 versoes disponiveis uma turbo e outra aspirada, possui os mesmo valores tanto de torque como potencia.

Meu pai faz lotação e atualmente estamos com uma KIA BOSTA GS 99/00 desde maio 2004 motor de alta rotação detesto, o unico que já andei (de carona Sad ) e gostei foi o da Ducato TDI, é um avião na pista pra quem tem o pé pesado e não tem paciencia de sobra para as subidas (aff nem pense em subida de Besta) a Ducato nao faz feio, pego lotação todo dia pra ir estudar e trabalhar na capital 80km,elas lotadas 16 pessoas + cobrador em pé, e os cara metem o pé 120km/h direto subindo e descendo ela não cai sequer um milimetro de velocidade, como muitos já perceberam odeio motor diesel HS (alta rotação) e a ducato foi a unica que nao fez feio. Bem voltando ao assunto do tópico, a nossa van não veio com manual já pedi varias vezes por fone e nada da fabrica mandar, segundo os "experts" daqui tem que usar oleo mineral para motor diesel turbinado, estamos usando atualmete URSA LA pois sobrou uma bombona da epoca da veraneio, até agora não baixou nada de oleo (está com + de 5mil km rodados já passou o prazo
Shocked ) amanha estaremos comprando oleo Texaco URSA TD, visualmente o oleo para diesel aspirado não fez feio. Mas vamos seguir o que os mechanicos daqui dizem.

P.S: faz o que com a Van??? Motorista hein, nunca botei fé aqui em casa só quem dirige é meu pai, ou eu nas horas vagas (se bem que minha CNH ainda é B Crying or Very sad nao tenho 21 ainda pra classificar) só te digo uma coisa essas van só é boa enquanto é nova depois é só dor de cabeça, e $$ indo embora, com 2 a 3 anos de uso no pau elas abrem o bico e costumam visitar as oficinas frequentemente pelo menos as KIA e as mercedes 310 e 312, a ducato ainda não vi acontecer. Abraços e boa sorte na nova empreitada

MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 10:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Anderson obrigado pelas dicas.

É isso ai mesmo. A minha aspirada não anda como as Ducatos. Ela tá fazendo lotação intermunicipal. Sei que esses carros rodam muito e não quero bobear na manutenção basica (óleo e filtros) por isso minhas duvidas. Esses carros rodam muito e a maioria não faz uma manutenção decente. Não sei quanto estes motores aguentam. (200 mil km e já tem de mexer?) O manual recomenda óleos semi sintéticos, penso em usar o novo Ursa premium multiviscoso 15W40.

Obrigado e um forte abraço a todos.
Daniel
MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 10:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Já ia me esquecendo minha é 2004 e peguei 0 km.

Valeu a ajuda. O fórum nos ajuda muito, pois balconista de loja e frentista só sabem vender e nada mais.
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 1:30 am    Assunto: Responder com Citação

Daniel escreveu:
Já ia me esquecendo minha é 2004 e peguei 0 km.

Valeu a ajuda. O fórum nos ajuda muito, pois balconista de loja e frentista só sabem vender e nada mais.

Realmente, hoje estive em uma concessionária KIA para colocar o vidro traseiro direito corrediço, que foi quebrado por passageiros (como meu pai diz "passageiro é passageiro" palavras de quem faz transporte intermunicipal a 25 anos) conversamos bastante com o chefe de oficina, aproveitei e confirmei sobre o oléo lubrificante, ele me falou que tem que usar o 15w 40, e trocar sempre aos 5 mil, mesmo que o fabricante do oleo indique troca com maior quilometragem, como vc mesmo já deve está atento veiculos qu fazem esse tipo de serviço geralmente não é feito manutenção preventiva. Tiro por aqui na epoca que Veraneio e D20 estava no auge nas lotações daqui, a maioria que vc entrava dava pra tirar mais de uma pá de poeira e areia de dentro, enquanto a nossa sempre bem cuidada, limpeza sempre apos chegada etc.

Voltando ao assunto: aqui na minha regiao a unica Ducato que deu problema foi uma que passou com agua na altura do filtro de ar em um dia que deu temporal. De resto ainda não as vi visitar a oficina para reparos no motor, um colega meu de colegio a 2 anos atras estagiava em uma concessionaria FIAT e elogiava bastante a mesma. Bom já ouvi comentários que o motor é descartavel, não sei se procede, mas é um a se pensar né Shocked

Nossa besta foi adquirida com 120 mil km rodados ela é ano 99/00, adquirimos em maio de 2004 e até agora só problemas como já era esperado, pois desde 98 que meu pai escutava piadinha dos colegas de trabalho, compra Besta, ele respondia são 2 bestas o dono e o carro Laughing Laughing e comprou sabendo do que podia acontecer, motor frágil como já se sabe, e outra no caso da besta se andar com o motor abaixo de 2mil giros a caixa de cambio vai pro beleléu, começa a roncar rapidinho.

Só te digo uma coisa a GM devia entrar nesse nicho de Vans com uma Van baseada em mecanica/chassi da D20/Silverado, e com espaço para 16 pessoas confortavel, aí não ia dá pra nenhum importado. Pra vc ter ideia um par de palhetas limpador dianteira da Besta tá custando R$ 50 cibie valeo Shocked , enquanto de D20 sai por R$ 18 e "cabe" no lugar ficando um pouco menor. Um pivô inferior custa R$ 85 paralelo, enquanto de D20 aqui sai por R$ 40. Enfim não é carro de ninguem possuir hoje apos orçamento meu pai se rendeu, disse está arrependido de ter vendido a Veraneio, pois a Besta além de manutenção cara é muito frágil, e já avisou primeiro comprador que aparecer leva pra minha felicidade Laughing Laughing Laughing .

Qualquer dica sobre Van só falar ae que tento te ajudar Wink

MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 6:22 am    Assunto: Óleo do Motor Responder com Citação

Olá pessoal

Não sei qual a recomendação que está no manual, mas trocar óleo a cada 5000 km, é muito baixo para qualidades de óleo atuais, exceto em condições severas tais como estradas de terra, motor liga desliga toda hora ou ficar em marcha lenta em demasia (Transito urbano), pouco uso (neste caso, se não completar a quilometragem antes de 6 meses, trocar neste limite).

Mas o uso rodoviário, é a melhor condição de uso do motor, sei que as empresas de onibus, trocam a cada 50.000 km, com Rímula X.

Eu uso ELF Perfomance Trophi 15W40, compradas direto da fábrica em Pindamonhangaba-SP, troco a cada 10.000 km.

Esta estoria de trocar óleo em periodos menores que o do manual, é papo de vendedor, sendo que o próprio manual de alguns carros, trazem valores bem abaixo da realidade, citando exemplo das picapes diesel: Está lá: a cada 7500 km, desde a época do D10 com motor 4236, e óleo da época era somente monoviscosos do tipo Texaco Ursa LA, e nos manuais dos Silverado está os mesmos 7500 km com evolução dos óleo, e o fabricantes garantindo maiores quilometragens. (o óleo melhorou 2 categorias: linha MV (multiviscoso) e MV Premium.)

Abraços

Daniel
MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 8:52 am    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal. É isso que importa num forum de qualidade. A troca de informações e ao mesmo tempo a formação de opnião. Sinto que as vezes o que vale é a experiencia de quem tem carro a diesel a anos, mais do que o manual do fabricante. No meu caso o manual recomenda troca com 15000 (óleo semi sintético). Em condições severas 7500 km.

Meu carro roda 80% em estrada e 20% cidade (entra em transito urbano) média por dia de 450 Km. Troquei o óleo com 9000 junto com os filtros. Nossa cidade tem muita poeiras, devidos obras e ruas próximas de terra.
Fiquei assustado com o óleo. Muito preto, apesar de notar ainda viscosidade. Sei que ficar preto em motor diesel é normal. Mas como disse o carro anda muito o dia inteiro e tenho um financiamento para pagar de 3 anos e não posso cochilar em relação a manutenção.

Os motores GM são muito mais resistentes, mas infelizmente como tudo hoje em dia é descartavel, temos que ficar com que os opressores oferecem para gente trabalhar.

Pretendo usar o Ursa premium TD multiviscoso 15W40 e trocar a cada 8000 km sempre com o filtro. O galão de 20l na minha cidade sai por R$ 135,00. Espero assim eu possa ficar ela até pelo menos 2 anos para tentar trocar por outra nova.

Anderson espero que em breve mesmo financiada vc consiga um carro melhor ou mais nova. Pois a manutenção desses carros é muito salgada mesmo. Achar um carro desses com 3 anos de uso em bom estado é como procurar agulha no palheiro. Na minha cidade s´tem sucata sobre rodas. Sei que com trabalho e esforço, vc e seu pai vão conseguir.
Obrigqado pela força qualquer duvida posto logo aqui no forum.
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 7:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Kiko escreveu:
Olá pessoal

Não sei qual a recomendação que está no manual, mas trocar óleo a cada 5000 km, é muito baixo para qualidades de óleo atuais, exceto em condições severas tais como estradas de terra, motor liga desliga toda hora ou ficar em marcha lenta em demasia (Transito urbano), pouco uso (neste caso, se não completar a quilometragem antes de 6 meses, trocar neste limite).

Mas o uso rodoviário, é a melhor condição de uso do motor, sei que as empresas de onibus, trocam a cada 50.000 km, com Rímula X.

Eu uso ELF Perfomance Trophi 15W40, compradas direto da fábrica em Pindamonhangaba-SP, troco a cada 10.000 km.

Esta estoria de trocar óleo em periodos menores que o do manual, é papo de vendedor, sendo que o próprio manual de alguns carros, trazem valores bem abaixo da realidade, citando exemplo das picapes diesel: Está lá: a cada 7500 km, desde a época do D10 com motor 4236, e óleo da época era somente monoviscosos do tipo Texaco Ursa LA, e nos manuais dos Silverado está os mesmos 7500 km com evolução dos óleo, e o fabricantes garantindo maiores quilometragens. (o óleo melhorou 2 categorias: linha MV (multiviscoso) e MV Premium.)

Olá pessoal, realmente Sr. Kiko também achei papo de vendedor a história da km recomendada a troca do oleo, ainda não estou com o manual por coincidencia o amigo forista adalberto tem um em sua casa e vai me disponibilizar, obrigado Adalberto. Mas como ele é um projeto de outro país Coreia no caso, e não foi "tropicalizado" ele aqui trabalha em condições severas devido a condições climáticas adversas, aqui no nordeste o pessoal que tem a KIA BESTA, costuma substituir a colmeia do radiador por uma mais larga e com melhor dissipação, pois basta 1km apos acionar o motor e ele está lá no meio da escala do marcador no painel, e pela experiencia de quem tem já ficamos avisados que se ultrapassar esta temperatura, podemos dar tchau ao cabeçote entre outras peças e uma bagatela de R$ 4k pra arrumar tudo.

Detalhe pra onibus urbano Shocked ele possuem o velho e guerreiro motor de baixa rotação Laughing creio eu este ser um dos motivos que possa ser trocado com maior km.

E como meu pai não tem $$ é melhor trocar antes e evitar despesas futuras.

Daniel escreveu:
Olá pessoal. É isso que importa num forum de qualidade. A troca de informações e ao mesmo tempo a formação de opnião. Sinto que as vezes o que vale é a experiencia de quem tem carro a diesel a anos, mais do que o manual do fabricante. No meu caso o manual recomenda troca com 15000 (óleo semi sintético). Em condições severas 7500 km.

Meu carro roda 80% em estrada e 20% cidade (entra em transito urbano) média por dia de 450 Km. Troquei o óleo com 9000 junto com os filtros. Nossa cidade tem muita poeiras, devidos obras e ruas próximas de terra.
Fiquei assustado com o óleo. Muito preto, apesar de notar ainda viscosidade. Sei que ficar preto em motor diesel é normal. Mas como disse o carro anda muito o dia inteiro e tenho um financiamento para pagar de 3 anos e não posso cochilar em relação a manutenção.

Os motores GM são muito mais resistentes, mas infelizmente como tudo hoje em dia é descartavel, temos que ficar com que os opressores oferecem para gente trabalhar.

Pretendo usar o Ursa premium TD multiviscoso 15W40 e trocar a cada 8000 km sempre com o filtro. O galão de 20l na minha cidade sai por R$ 135,00. Espero assim eu possa ficar ela até pelo menos 2 anos para tentar trocar por outra nova.

Anderson espero que em breve mesmo financiada vc consiga um carro melhor ou mais nova. Pois a manutenção desses carros é muito salgada mesmo. Achar um carro desses com 3 anos de uso em bom estado é como procurar agulha no palheiro. Na minha cidade s´tem sucata sobre rodas. Sei que com trabalho e esforço, vc e seu pai vão conseguir.
Obrigqado pela força qualquer duvida posto logo aqui no forum.

Voce está no caminho certo Daniel faça a troca antes do periodo estipulado. A nossa roda em trecho semi urbano, fazemos lotação para um povoado a 5km daqui e tambem transportamos estudantes por conta do estado de um povoado a 5 km, logo estradinhas de terra e poeira enfim tambem acreditamos está nos prevenindo de despesas desnecessárias $$.

Só pra saber geralmente essas van de lotação só anda "pé embaixo" e com excesso de passageiros, logo quebra tudo não só mecanica como acabamentos e outras coisas, sem falar na figura que é o passageiro, como o proprio nome sugere, eles costumam destruir tudo em sua volta até chegar ao seu destino Evil or Very Mad principalmente algumas crianças com pais descuidados. Ontem voltando da concessionaria, colocamos 13 passageiros + eu e meu pai, dai ele socou o pé só pra ver como se comportaria ela deu 120km/h mas parecia que o motor ia estourar aquele urro parecia anunciar a morte dele Laughing , rotação na casa dos 3 mil rpm esguelando mesmo. Uma dica pra transito urbano é beberrona, a nossa não faz mais de 6 a 7 km/l aqui no serviço que ela faz, já a veraneio nesse mesmo serviço fazia 10km/l, as vans com motor de alta rotação somente sao economicas em uso rodoviario.

O galao de 20l do Ursa TD 15w 40 tá custando R$ 105.75 aqui cotado ontem, nao compramos pois faltou $$ na hora.

Daniel, já recebi a boa noticia, primeiro comprador que aparecer e pagar o que ela vale leva, meu pai vai fugir delas, já esta a procura de uma D20 CD em bom estado de preferencia aspirada. Aqui em casa nunca tivemos e nem pretendemos ter veiculos financiados é de nosso estilo de vida, a unica coisa financiada que tenho é o PC mas já estou acabando de pagar e nunca mais compro nada para pagar em mais de 5x. Aqui o que não falta é carro novo de ano e velho de estado, carros ano 2001 caindo aos pedaços. Agradeço a força, e qualquer coisa posta aí, desculpe a biblia e as partes off Wink mas faz parte do contexto e da troca de experiencias.

Abraços a todos

MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Sáb Mar 26, 2005 3:35 am    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal.

Na minha opinião usaria um óleo de base mineral, particularmente gosto da linha Texaco Ursa Super TD 15W40, e troca entre 7000 a 8000 Km. Muitos acham dispensável, mas gosto de trocar filtro a cada troca de óleo, de preferência Mann e como segunda opção Frahm.
Nunca havia utilizado Bardhal, vou começar a utilizar pois meus veículos tem ido para retífica antes do esperado, tanto carro como camioneta.

No caso do óleo sintético, além de caro, vc terá gastos adicionais com complemento de nível, pois as quilometragens recomendadas são excessivamente altas. Penso não ser o caminho certo ficar completando óleo caro quando já próximo da troca.

Abraços.

Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu