|
| Borra do óleo lubrificante |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
| Autor |
Mensagem
|
| Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Abr 03, 2005 11:16 pm Assunto: Borra do óleo lubrificante |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Tenho visto muitos carros com borras nas oficinas ultimamente, usando produtos quÃÂmicos para desencrustrar as borras e retirando carter para retirar solidos.
Tem uma revenda de carro usados de médio porte que manda quase um carro por dia para oficina para fazer a limpeza do motor.
Estas borras são como se fosse colesterol, vai juntando e entupindo as veias de lubrificação.
E tem um "consultor" na rádio Alpha FM, que diz que a causa não é do combustÃÂvel adulterado, pois o mesmo ocorre tbm nos EUA, onde não há estes fraudes.
Que isto não ocorria há umas 2 décadas atrás.
Então a causa não é este, mas ele não diz o que é.
E recomenda trocar o óleo em perÃÂodos nunca maiores que 7.500 km, ou melhor é trocar a cada 5.000 km.
Isto está na contra mão dos avanços tecnológico dos fabricantes de óleos, e até mesmo do que está escrito no manual dos carros, exceto aqueles que esperam alguns anos para o carro atingir a kilometragem para troca de óleo.
Então qual é ou são as causas deste problema?
Eu particularmente acho que é o uso de librificante não recomendada, pois se mandar trocar óleo no posto de gasolina, isto pode ocorrer com grande frequencia, o combustÃÂvel tbm pode ajudar neste processo.
Lubrificantes de hoje são 5W35 ou algo assim.
Os motores de hoje trabalham em uma rotação bem mais alta e com temperatura bem mais altas, portanto, se o lubrificante não estiver àaltura.....
_________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
| Thales Pimenta |
Enviada: Seg Abr 04, 2005 12:13 am Assunto: Borra |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Kiko,
pois é alguns motores estão formando a maldita borra e fundindo com 20mil Km. Os causadores dos problemas são vários: uso de óleo incorreto, combustÃÂvel adulterado, redução do volume do cárter, mistura de óleos diferentes, não observação da condição severa, entre outros. Meu Palio teve esse problema.
Mesmo trocando o óleo a cada 10mil Km com filtro junto, a borra apareceu(troquei na concessionária e foi óleo recomendado pelo fabricante: Selénia. Depois disso eu não recomendo esta marca). Para mim o principal problema é a redução da litragem do cárter que faz o óleo oxidar mais em menos Km. Por exemplo: lembro que o Gol 1.0 CHT tinha capacidade em torno de 4 L, Já no Palio é de 3L, sendo a temperatura de trabalho do motor mais alta. No Gol trocava o lubrificante mineral a cada 5mil e filtro lubrificante uma sim e a outra não. O carro foi vendido com 87mil km e motor ok. No Palio mesmo usando óleo semi-sintético e trocando o filtro a cada troca a borra veio aos 30mil km. Usei para descontaminação um flush e depois passei a trocar óleo e filtro a cada 5mil Km e até agora não tive problemas.
Recomendo usar óleo 10W40 semi-sintético e sempre que possÃÂvel manter o nÃÂvel no máximo, além de trocar filtro e óleo a cada 5mil Km e usar o flush somente se o problema estiver no começo, pois o mesmo pode fazer entupir as galerias do motor se deixar sólidos.
O mais interessante dessa história é que ninguém assume a culpa. Montadoras dizem que são os combustÃÂveis e lubrificantes, postos e bandeiras dizem que é problema do carro. E nós ficamos no meio da guerra sem respostas ou soluções!
Fato curioso: no manual do Palio daqui de casa recomenda troca de óleo e filtro a cada 20mil Km e condições severa a cada 10mil. Especificações. óleo 15W40, semi-sintético, API SJ. No meio de 2003 sem nenhuma alteração no motor o perÃÂodo foi reduzido para 15mil Km e condições severas 7,5mil, sendo as especificações as mesmas.
Abraços
Thales
|
|
|
 |
| Fernando furini |
Enviada: Seg Abr 04, 2005 12:25 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4516 Localização: Tenente Portela - RS
|
Pequeno detalhe, na hora da troca do óleo deve ser observado não só a km, mas o tempo de uso.
No meu carro o óleo nunca fica mais de 6 meses, troco óleo e filtro sempre. Tem gente que demora 2 anos pra rodar os 5000 km da troca de óleo. Aàdá problema no motor e reclama.
_________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Corsa 1.6+...
GM 292 - Em andamento...
https://instagram.com/furini_classic_auto
http://www.omegaclube.com |
|
|
 |
| Thales Pimenta |
Enviada: Seg Abr 04, 2005 12:41 am Assunto: Artigo |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
EDITADO
Uma boa redação sobre o assunto, já que a maioria da imprensa nacional, especializada ou não, não trata do problema.
Abraços,
Thales
Editado pela última vez por Thales Pimenta em Ter Dez 27, 2005 3:02 pm, num total de 2 vezes |
|
|
 |
| Thales Pimenta |
Enviada: Ter Abr 05, 2005 12:08 am Assunto: Reportagem sobre borra de óleo |
|
|

|
EDITADO
Thales
Editado pela última vez por Thales Pimenta em Ter Dez 27, 2005 3:04 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
| Sekiya |
Enviada: Ter Abr 05, 2005 8:57 pm Assunto: Borra |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Infelizmente este problema de borra vem se disseminando muito, coisa que a dez anos atrás nem se ouvia falar. Acredito que o fator combustÃÂvel "gasolina" tem dado sua contribuição mas não em primeiro lugar. Será que as mudanças nas especificações da gasolina com o aumento da % de álcool muda alguma coisa??? E tem muita gasolina adulterada por aÃÂ. Muitos postos com bandeira vendem combustÃÂvel adulterado (acho que eles perdem o credenciamento, mas continuam usando a bandeira). Até aÃÂ, culpar um fator externo é fácil para as montadoras.
Na minha opinião o fator borra está muito ligado a temperatura de trabalho do óleo. Não que os problemas estejam nos lubrificantes, mas no projeto do motor. Isso em conjunto ao que o Thales falou já dá para justificar. Hoje os motores giram mais e aquecem mais. Os câmbios e diferenciais encurtaram e o motor é obrigado a rodar em regimes elevados de rotação. Lembro do Tempra 16V que possuia um trocador de calor no filtro de óleo, que ajudava a diminuir a temperatura. Outra: os motores mais modernos multiválvulas, com certeza não foram projetados para a realidade brasileira - clima tropical + gasolina das boas + motoristas pão-duros (que gastam $$$ em som, mas se recusam a gastar $ em manutenção) + montadoras e fabricantes "sem noção" = Borra
Quanto a óleo, pelo menos aqui em casa, trocamos a cada 5mil km usando óleo semi-sintético e pelo visto nunca deu problema em nenhum dos carros. Lembro-me também dos tempos em que trocávamos óleo a cada 3mil km! Acho que deve ser por isso também que nossos ex-carros desconheciam a borra.
_________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
| tecnica |
Enviada: Qua Abr 06, 2005 12:18 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1017 Localização: São Paulo
|
Senhores,
Acho que o problema da borra ocorre principalmente por manutenção incorreta. Começa com o proprietário, que não lê o manual e confia no frentista, passa pelo proprio frentista, que ganha a comissão por empurrar o produto ao cliente e por aàvai.
Pessoalmente, nunca tive problema com borra. Troco óleo com 5mil, e filtro em toda troca de óleo. Mas por diversas vezes, vào seguinte:
- Erro por excesso de zelo: usar óleo sintetico em carros cuja recomendação é oleo mineral. É jogar duplamente dinheiro fora, pois o óleo é caro, o motor não é preparado para usar esse tipo de óleo (leia-se folgas internas maiores), deteriorando o óleo rapidamente, transformando-o em pasta.
- Uso de oleo barato.... por incrivel que pareça, mas tem muito cara de Audi que apenas completa o óleo com, por exemplo, Shell Motor Oleo (monoviscoso), porque custa R$2,00 o litro e "vou trocar no final de semana".... absurdo.
- Esticar o prazo. O fulano compra o carro 0km, e está lá: primeira revisão gratuita aos 15000km. O vendedor entrega o carro dizendo que o comprador não precisa esquentar a cabeça até a 1a revisão. Então o carro vai parar na mão da mulher, que não trabalha e usa o carro para ir ao mercado (a 5 quadras de casa), e buscar o filho na escola. Leva 1 ano e meio para rodar os tais 15000km... o que vai ser encontrado no lugar do óleo ??
- Não trocar o filtro. Muita gente acha besteira trocar o filtro de óleo. Recentemente, fui com meu cunhado e o Jacques procurar algumas Dodge RAM para um amigo do meu cunhado que mora no Nordeste. Vimos 3 carros, TODOS com filtro de óleo original e kilometragem acima dos 90mil.
Algumas revistas "especializadas" desaconselham encurtar o perÃÂodo de troca, dizendo que os lubrificantes são mais modernos, melhores aditivados, e portanto, de vida útil mais longa. Entretanto, o trânsito tem piorado, os motores trabalham rotações mais altas, e está mais facil trocar de carro hoje em dia. A manutenção tem ficado completamente de lado.
Um cidadao que tem um Corsinha 1.0 98 por exemplo, se tiver problema com seu carro, vende por 9 mil, inteira mais uns 2 mil, financia 3mil para pagar em um ano, e pega um Celta 2002.... então ninguem mais troca pneus, amortecedores, pastilhas e discos, etc....
_________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
| Andreson Melo |
Enviada: Qua Abr 06, 2005 1:10 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
| tecnica escreveu: |
Um cidadao que tem um Corsinha 1.0 98 por exemplo, se tiver problema com seu carro, vende por 9 mil, inteira mais uns 2 mil, financia 3mil para pagar em um ano, e pega um Celta 2002.... então ninguem mais troca pneus, amortecedores, pastilhas e discos, etc.... |
Pior que é por aàmesmo Alex, hoje em dia o pessoal não tem zelo, compra o carro e só sabe usar, quase nada de manutenção, tem gente que conheco que tem carro novinho por fora, mas internamente é um lixo, além da sujeira tudo deteriorado. Lembro da mp trocada com o adalberto sobre o manual que ele me mandou da Besta, onde eu reclamava bastante dela (meu pai ainda com insonia as vezes, por conta dela, nem ele suporta mais) e o adalberto me falou que aàem SP muita gente compra o carro usa até ficar ferrado e depois revende e compra outro novo. Vai saber, por isso as montadoras aumentaram $$ tanto os preços, pois enquanto a cultura do motorista brasileiro for assim fica dificil, eles preferem jogar $$ fora, fazer o que né.
Como li em algum lugar, para os preconceituosos contra carro usado. Existem carros antigos, e carros velhos, carro antigo não necessariamente igual a carro velho
Que venha a D20 CD pra nossa garagem , pelo menos não tem perigo de borra, a Besta tem esse risco.
Abraços e desculpem se fugi ao titulo do topico
_________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
| PauloRS |
Enviada: Qua Abr 06, 2005 2:48 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Meus caros,
Concordo com muito do que foi dito acima mas volta a discussão do mito da confiabilidade das tecnologias modernas. Os mecanismos mais sofisticados são "caixas-pretas" e trabalham melhor enquanto são novos mas não têm a robustez dos mais antigos. Antes chegava-se a só completar o óleo; eu mesmo só passei a trocar o filtro a cada troca de óleo recentemente, com as D20. A borra nunca foi motivo de acabar com o motor. Disto só conheci duas excessões, em motores modernos: do Uno e do Monza.
Hoje, mesmo cuidando da manutenção, da qualidade do óleo e do combustÃÂvel, surpreende a quantidade de sujeira nos depósitos, filtros e motores.
Essas dicas são importantes para interessados como nós, mas discordo que proprietário/usuário de qualquer bem de consumo (como automóveis e geladeiras) sejam responsabilizados pelo "mau jeito" com as máquinas. Eles se socorrem de profissionais e das propagandas disponÃÂveis (enganosas, muitas vezes).
Os fabricantes, os verdadeiros responsáveis, enquanto não houver cobrança, fiscalização e um código de defesa do consumidor decente, sairão de "lombo liso".
Att,
Paulo
_________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
| PauloRS |
Enviada: Qua Abr 06, 2005 2:55 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
À propósito,
Vi outro dia num mercado um produto que prometia limpeza do óleo do motor e é aplicado antes da troca de óleo.
Perguntas: Seria esse o "flush" mencionado acima ? Qual é a marca que vocês usam ? Qual a maneira correta de aplicar ? Serve para todos os motores ?
Att,
Paulo
_________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
| Thales Pimenta |
Enviada: Qua Abr 06, 2005 8:27 pm Assunto: Flush |
|
|

|
Olá pessoal,
Paulo, sim este é o flush: um produto colocado no óleo velhor antes da troca que "limpa" o motor. Em teoria e propaganda pode ser usado em qualquer veÃÂculo, mas eu discordo. Como disse o Alê em carros mais antigos é jogar dinheiro fora, pois não forma concebidos para isso. Já nos mais modernos eu aconselho seu uso somente quando necessário porque ele "derrete"(em teoria) toda sujeira dentro do motor. O pessoal não gosta muito pois ele pode retirar sólido proveniente da carbonização ou qualquer outro processo e este pode vir a cair dentro dos cilindros causando o maior estrago; ou então entupir alguma galeria de óleo ou coisas do tipo. Li relatos de camisas muito danificadas por causa disso. Além disso, dizem que ele retira a carbonição boa(eu não sei bem o que quer dizer, só estou repassando, se alguém puder esclarecer melhor...). Se o motor estiver rajando jamais use-o.
Resumindo, tem que ter extremo cuidado para usá-lo ou então o preju pode ser grande, muito grande. A marca que o pessoal mais comenta é a da STP, o nome eu não sei.
Quanto àmanutenção, muita gente compra um carro conservado ou meia boca e usa até chegar no "osso", fazendo o mÃÂnimo necessário, o que inclui óleo ruim, gambiarras, peças de 2ª,3ª...; e depois vende e compra outro mais novo e conservado e faz a mesma coisa. Segue sempre dessa maneira. Quem frequenta as oficinas mecânicas vê cada coisa...
Abraços,
Thales
|
|
|
 |
| adalberto |
Enviada: Qua Abr 06, 2005 9:44 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7559 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Olá pessoal
vejam uma matéria que li outro dia em um jornal destinado a oficinas mecanicas.
adalberto
| Descrição: |
|
| Tamanho: |
38.96 KB |
| Visto: |
55593 |

|
|
38.96 KB |
55593 |

|
|
38.96 KB |
55593 |

|
|
|
|
 |
| cepalopoli |
Enviada: Qua Abr 06, 2005 11:41 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
|
Olá pessoal ,
Agora imaginem como estava o meu motor(4236) antes de ser feito com 80.000 KM teve desgaste prematuro de aneis,camisa e ... por simples falta de lubrificação coreta pois o antigo e unico dono só completava o nivel do oleo desde 0 km , só vim a saber disto depois da compra (mas não me arrependo), isto é um absurdo , tenho carro desde 1974 e até hoje este foi o primeiro que tive que fazer o motor , nunca tive estes problemas de borra , na minha opnião isto costuma acontecer com quem é RELAXADO e não entende nada de carros só usa o carro por conforto e pelo estatus que ele pode proprocionar, não tem tesão em dirigir,e nem se importam em saber ou pelo menos entender como suas maquinas funcionam é MUDERNIDADE senhores!
... sempre cuidando da barca como se fosse o KM ...
Abraços a todos
Carlos Eduardo
|
|
|
 |
| Andreson Melo |
Enviada: Qui Abr 07, 2005 3:11 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
| cepalopoli escreveu: |
na minha opnião isto costuma acontecer com quem é RELAXADO e não entende nada de carros só usa o carro por conforto e pelo estatus que ele pode proprocionar, não tem tesão em dirigir,e nem se importam em saber ou pelo menos entender como suas maquinas funcionam é MUDERNIDADE senhores!
... sempre cuidando da barca como se fosse o KM ...
Abraços a todos
Carlos Eduardo |
Ou seja: motorista de sófa, como o Sr. Kiko falou em outro tópico
_________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
| Thales Pimenta |
Enviada: Qui Abr 07, 2005 8:53 pm Assunto: Desleixo na manutenção |
|
|

|
Olá pessoal,
carlos, concordo com você que a maioria dos problemas nos automóveis ocorre por desleixo tanto dos proprietários como dos mecânicos, mas em relação àborra nos veÃÂculos mais modernos (como os da lista da reportagem acima) tenho que discordar. Fiz a manutenção correta do meu carro e mesmo assim a maldita borra estava lá(ainda no começo) tudo por causa de óleo incorreto(a Fiat recomenda 15W40), quilometragem longa demais para troca(20mil km e condições severas 10mil, que posteriormente foi reduzida para 15 mil e 7,5mil km respectivamente, o que comprova o erro da fábrica) e redução do volume do cárter. Vale dizer ainda que nos EUA(sempre essa comparação...) elas assumem o problema publicamente.
Abraços,
Thales
|
|
|
 |
|
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 2 Ir à página 1, 2 Próximo |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|