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Motores Eletronicos |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Abr 20, 2005 5:52 am Assunto: Motores Eletronicos |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
Eis o futuro dos Motores Diesel
"Eletrônica no motor Diesel
Em função da exigência na redução da emissão de poluentes, a
maioria dos veÃculos comerciais Diesel, leves e pesados, estão entrando na
fase "eletrônica". Os motores Diesel trocam sua tão conhecida injeção
mecânica de combustÃvel por um sistema de injeção com gerenciamento
eletrônico. Esta transição que está sendo vivida pelos veÃculos comerciais é
similar à enfrentada pelos automóveis no inÃcio da década de 90. Hoje, esta
tecnologia está tão difundida nos carros, que a palavra carburador
praticamente deixou o vocabulário.
A eletrônica traz como vantagens a maior confiabilidade do sistema e o fato
de tornar o diagnóstico mais preciso, o que vem a beneficiar todo o trabalho
de manutenção. Assim, como aconteceu no passado, esta tecnologia será
rapidamente absorvida no dia-a-dia e, em pouco tempo, ninguém se lembrará do
que é uma bomba injetora."
fonte: MWM notÃcias _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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LeonanFL |
Enviada: Qua Abr 20, 2005 8:07 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
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Boa noite amigos..........
Olá Kiko, gostaria de saber como seria essa "injeçao eletronica" de diesel, pois existe uma serie de caminhoes da Volvo que ao que me parece ja tem um sistema parecido, a série eh a EDC(eletronic diesel control = controle eletronico de diesel)
Será que eh a mesma tecnologia?? e qual seria essa tecnologia??
Bom, no aguardo....
Abraços......
ps.: bom feriado a todos...... _________________ Potência não é nada sem controle |
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Abr 20, 2005 8:16 pm Assunto: diesel eletrônico |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
como toda nova tecnologia, o diesel eletrônico ainda está no começo. Certamente daqui alguns anos virão melhorias e o sistema se tornará popular(mesmo porque vai ser obrigatório seu uso). Por enquanto ainda prefiro a boa e velha bomba injetora, que já mostrou ser eficaz. Depois que o diesel eletrônico se estabelecer e provar sua eficácia o negócio será diferente.
Se é para o bem dos pulmões do planeta, que venha o diesel eletrônico.
Abraços,
Thales |
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Abr 20, 2005 8:59 pm Assunto: Leiam se tiverem paciencia |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Pessoal não gosto de brincar com as coisas divinas, mas vi isso em outro forum e resolvi postar justamente aqui, pois faz alusao a batalha carburador x injeção eletronica:
Gênesis Cap.1:1-10
1. No princÃpio, Deus criou o aço e a forja .O aço estava disforme e frio. E o abismo cobria o espaço do cofre. Então deus disse: Faça-se o bloco. Deus viu que o bloco era bom, então tratou de vazá-lo orifÃcios circulares. E Deus chamou os orifÃcios de cilindros: foi o primeiro dia.
2. Deus Disse: faça-se o cabeçote e suas válvulas grandes, com molas duplas e balancins roletados. E Deus juntou o cabeçote com o bloco; e viu que era bom. Foi o segundo dia.
3. Deus disse: que a partir do eixo bruto se faça o comando 305, e juntou-o ao bloco e cabeçote. Deus viu que isto era bom. Sobreveio a tarde, e após a manhã, foi o terceiro dia.
4. Deus Disse: que estes canos retos se retorçam de forma a otimizar todo o fluxo que cruzará por eles, e os canos se curvaram e formaram o que Deus chamou de coletor dimensionado. Deus viu que isto era bom, e suprimiu os abafadores. E assim findou o quarto dia.
5. Deus disse: que todo o fluxo seja controlado por um sistema de borboletas que dará total controle sobre o funcionamento do equipamento. E se fizeram os carburadores Weber de 50mm e Holley 850 cfm. Pensou também que poderia criar algo que auxiliasse e otimizasse o trabalho do motor. E assim criou o BLOWER E o Turbo. E Deus viu que isso era muito bom. E Deus percebeu que precisava algo para que o sistema funcionasse. E criou a gasolina, o alcool, o metanol e o nitrometado. E os chamou de combustÃveis.
E então Deus disse: "Que se façam máquinas que dêem lugar para os motores, e para os bancos em couro e para o kit de NITRO". Então Deus chamou as máquinas de "carros". E não havia ainda pistas nem regulamentos. Mas Deus criou os proibido e os autódromos; e disse- lhes: "Vão, multipliquem-se e que vença o mais forte". Foi o quinto dia.
6. E Deus disse: "Vou criar o preparador, e ele irá preparar os carros e a quantidade de combustÃvel nas câmaras de combustão". E Deus criou o Preparador, e colocou-o numa oficina; e Deus mostrou a estrutura do motor e disse: "Podes usar todos os segredos da carburação e as ferramentas possÃveis". E Deus disse: "Não é bom para o Preparador estar só". Ele fez a criatura que iria olhar para o preparador e encher o saco dele, e socar no chão o carro, furar pistão, e entortar as bielas que ele faz. E Deus chamou-o "Piloto". Foi o sexto dia.
7. Assim foram acabados os motores, carburadores, coletores dimensionados e todos os agregados. Tendo Deus Terminado a obra que tinha feito, ao sétimo dia descansou do seu trabalho, e ordenou que roncassem os motores.
ELE abençoou o sétimo dia como o domingo da arrancada e o consagrou, por que neste dia sentara na arquibancada do autódromo e repousara vendo sua obra criada. Tal é a história da criação. EXPULSÃO DO PARAÃSO.
8. Mas o Técnico em eletrônica era mais esperto que as outras criaturas de Deus. E o Técnico em Eletrônica disse para o Piloto: "Foi mesmo assim que Deus disse, que não podias colocar injeção eletrônica em nenhum carro? Como podes falar de algo que nunca experimentaste? No preciso momento em que ligares o carro e a central eletrônica gerenciar todo o motor, tornar-te-ás igual a Deus. E poderás ganhar de todos e em todas as categorias que quiseres, com um simples toque no botão do NITRO e do BOOSTER, ambos gerenciáveis". Então o Piloto colocou a Central de Injeção Eletrônica, e disse ao Preparador que era bom. O Preparador começou a procurar novos "chip's". E Deus perguntou- lhe: "Que procuras?" E o Preparador respondeu: "Estou a procura de novos chip's, que não encontro no mercado nem nas autorizadas". E Deus disse: "Quem disse que precisavas de novos chip's? Colocaste uma Central de Injeção?".
9. E Deus disse ao técnico em eletrônica: "Serás odiado por todas as criaturas. E o Piloto estará sempre zangado contigo. E venderás a Central de Injeção para todo o sempre, e sempre com faltas de combustÃvel em alta rotação".
10. E disse ao Piloto: "A Central de Injeção irá desapontar-te e
furar todos os pistões do teu motor; tua sonda sempre estará travada quando precisares de leitura correta e tua turbina gerenciável sempre dará menos pressão que o que queres, terás sempre que usar programas portáteis com emulador pra acertar os chips, e irás perder bastante tempo para acertar o ponto e o tempo de injeção, irá adormecer em cima do volante, sonhando com 11.000 rpm!!!". E disse ao Preparador: "Todos os teus motores terão falhas e irás corrigi-los até ao fim da gasolina e dos teus dias".
E Deus expulsou-os da Oficina e das pistas, fechou a porta do autódromo e criou as blitzes da PM. Criou também os quebra-molas e radares eletrônicos, e a multa de trânsito por adulteração de caracterÃstica..
Por isso é que devemos orar conforme nos foi ensinado:
Mentes do mal que estão preparadas...reconhecidas sejam as nossas maquinas.... assim no Turbo como no Nitro, o pega de cada dia nos dai hoje... abençoai as retas longas e planas... perdoai nossas vitórias assim como nós perdoamos nossos adversários.... e não nos deixe cair a pressão e livrai-nos da Policia
AMÉM _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
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Fernando furini |
Enviada: Qui Abr 21, 2005 7:38 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Citação: |
como toda nova tecnologia, o diesel eletrônico ainda está no começo |
Nova tecnologia? A Volvo tem injeção nos modelos nacionais desde 96. A Scania começou em 98 e hoje, a maioria de seus modelos têm injeção eletrônica. Ela conta com 8 motores de potências diferentes, e apenas UM não usa injeção eletrônica ainda.
A Mercedes também já usa em vários de seus modelos.
Carros a diesel com injeção e um desempenho maravilhoso já existem há muito tempo. Potência similar ao de um modelo a gasolina, consumo muito melhor, nÃvel de ruÃdo até mais baixo e desempenho equivalente. Existe até a produção destes carros no Brasil mesmo há muitos anos!
Só estão faltando mesmo as picapes.
E sobre essa tecnologia de inejeção ser nova, eu posso afirmar que se a Scania usa, coisa ruim não é. _________________ Fernando Furini
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Thales Pimenta |
Enviada: Qui Abr 21, 2005 9:50 pm Assunto: Nova tecnologia |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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olá pesoall,
é Fernando me desculpe pelo erro, mas mesmo assim não podemos deixar de afirmar que é uma nova tecnologia para nós brasileiros. É como se dissessemos em 1989, quando foi lançado o primeiro carro nacional com injeção eletrônica, que esta já algo comum porque nos EUA desde 80 todos os carros saÃam de fábrica com ela!. E mesmo porque depois evolui para injeção multiponto, mais memória etc. A I.E. só foi se tornar popular lá pelos idos de 94 com algum carro mil.
Para mim, o diesel eletrônico é uma nova tecnologia e tem muito espaço para ser aprimorada.
Thales |
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Fernando furini |
Enviada: Qui Abr 21, 2005 10:05 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Não penso assim.
Em 90, 2 ou 3 pessoas no Brasil todo sabiam fazer uma injeção (os números são só exemplos, nada de real). Em 2005, em cada esquina tem alguém que certo ou errado, já se mete a mexer com isso. Se for pensar nos engenheiros então, há um número enorme de gente que sabe fazer.
Naquela época, com certeza foi o inÃcio de tudo por aqui, foi difÃcil e muita gente achava que não ia dar certo. Eu lembro disso. Só que hoje tudo é muito diferente, hoje evolui-se mais em uma semana do que em um ano inteiro há 15 anos atrás. As fábricas hoje já estão prontas pra lançar algo decente, já faz um bom tempo que não há o lançamento de uma nova tecnologia que seja ruim ou que venha a apresentar problemas. O máximo que acontece é algum recall, mas o conhecimento dos projetistas já os leva a um ponto de poderem desenvolver algo com bastante sucesso.
Então, não há porque temer essa nova tecnologia das picapes, pode ter espaço pra ser aprimorada, mas com certeza já está num ponto muito bom e perfeitamente aceitável. Não é uma coisa duvidosa, funciona mesmo. Só está sendo lançada agora porque só agora o mercado está favorável a isso. É o mesmo que os motores bi-combustÃvel. Alguém sabe de que ano é essa tecnologia? Erra feio quem diz que é de 2002-2003. É de 93. A Bosch fez o primeiro carro bi-combustÃvel do mundo em 93, um Omega 2.0. Funcionava perfeitamente como os de hoje em dia. Não foi lançado por não ser necessário na época, pois o álcool custava quase o mesmo que a gasolina e o pessoal ainda achava que carro a álcool, mesmo com injeção, não prestava. Resumindo, o mercado não estava favorável e certamente ninguém ia lucrar. Acabaram apenas guardando a idéia na estante.
Esse tipo de coisa também acontece com computadores. Na fábrica, há modelos infinitamente superiores aos que usamos, mas que serão lançados aos poucos, justamente pra eles ganharem bastante com isso.
Dando um exemplo com carros, é o mesmo que só haver modelos 1.0, mas a fábrica já ter prontinho o 8.0. Só que pra eles lucrarem mais, vão lançando 1.1... 1.2... _________________ Fernando Furini
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Thales Pimenta |
Enviada: Qui Abr 21, 2005 10:23 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Sem dúvida é uma tecnologia que funciona, mas vai ter algo a ser melhorado, por isso penso que está no começo. Toda tecnologia nova sempre passa por modificações porque mesmo testando ao extremo antes de lançar algo tem que ser melhorado. Na prática a teoria é outra...
Quanto a evoluirmos em uma semana hoje mais do que um ano antigamente concordo, mas mesmo isso tudo no seu começo ter muito a melhorar. E isso não quer dizer que não existe produtos ruins... basta ver as reclamações que estão aumentando a cada dia, não por causa da qualidade da nova tecnologia e sim por causa queda da qualidade dos produtos, o que não quer dizer a confiabilidade dos produtos atuais.
A estratégia de mercado quando do lançamento de novos produtos também concordo.
Agora note uma coisa: quem mexe em diesel eletrônico? Tem peças de reposição com facilidade? Tem concorrência? Já é algo comum? todas as respostas são não, portanto estamos igual a 1989 com a IE.
Abraços
Thales |
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tecnica |
Enviada: Qui Abr 21, 2005 11:05 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Senhores,
Gostemos ou não da tecnologia, o fato é que não tem mais volta. E discordo do Thales, porque a tecnologia e seus problemas já são bem conhecidos. Do IE de qualquer carro de passeio ao Commom Rail do diesel, mudam apenas peculiaridades... não é nada inteiramente novo.
Os sensores são os mesmos, existem menos atuadores, somente a alimentação muda um pouco...
Qto a confiabilidade, é claro que entra um elemento novo que pode vir a ser um ponto de falha, mas existe a contra-partida... um motor desses vai durar muuito mais, assim como aconteceu com a injeção eletronica nos motores a gasolina. _________________ Alexandre Piza
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Fernando furini |
Enviada: Qui Abr 21, 2005 11:06 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Com certeza, os testes feitos nunca são como o uso prático.
Mas não vejo exatamente como tecnologia que pode ser melhorada, mas como tecnologia que será melhorada visando mais lucros. Volto a dar o exemplo do computador. Eles devem ter tudo pronto para o que será lançado em 2008, mais ou menos, mas só lançarão no futuro.
Sobre os produtos ruins, claro que tem, mas eu me referia a parte de eletrônica, mas especificamente a injeção. Não vejo reclamação disso.
Oficinas especializadas já mexem em diesel eletrônico. E é até bom que seja lançado bastante motor assim logo, pra obrigar os profissionais a se atualizarem. É bom aprender mais, não dá pra parar no tempo. Tem muitos que se acomodam e acabam não sabendo nada, só ficam reclamando da tecnologia.
Peças de reposição já estão tendo, sim.
Não estamos nem em sonho igual a 89. Em 97, até poderia ser, mas agora estamos muito mais avançados do que naquela época.
Estou torcendo pra que tudo mude logo. Achar ruim a tecnologia que está chegando porque ninguém sabe mexer, porque é complicado, porque é muita evolução, é uma idéia antiquada. É o mesmo que aconteceu em 90. Havia tanta gente assustada achando que aquilo tudo ia ser uma desgraça, ia faltar peça, dificuldade em trabalhar e tal... E olha só a maravilha que é. _________________ Fernando Furini
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Thales Pimenta |
Enviada: Qui Abr 21, 2005 11:18 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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pessoall,
eu não disse que sou contra o diesel e nem acho ruim. Mas como tudo no seu inÃcio tem seus problemas... eu também torço para que tudo mude logo, pois assim esses problemas serão resolvidos e ela será mais acessÃvel.
Thales |
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Fernando furini |
Enviada: Qui Abr 21, 2005 11:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Mas que problemas? Cite-os.
O que será mais acessÃvel? _________________ Fernando Furini
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Andreson Melo |
Enviada: Qui Abr 21, 2005 11:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Leiam o texto que colei acima  _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Abr 22, 2005 5:37 am Assunto: Manutenção |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
Com a eletronica, a única coisa é que o motorista não vai conseguir diagnosticar e reparar alguns defeitos sozinho.
Como nos carros de passeio, o motor deixa de funcionar, e não dá para saber a causa.
Antigamente se motor não pegava, ou era carburador/bomba de gasolina ou ignição velas/cabos/distribuidor/platinado.
E no diesel falta de combustÃvel/entrada de ar.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Thales Pimenta |
Enviada: Sex Abr 22, 2005 8:58 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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problemas: não existem mecãnicos que mexam em diesel eletrônico, pouca disponibilidade de peças, além de serem caras e difÃceis de encontrar.
Quanto a ser acessÃvel é a tecnologia do diesel eletrônico.
Thales |
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