Autor |
Mensagem
|
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Mai 15, 2005 7:35 pm Assunto: Lubrificação do cubo de Roda |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
alguém pode me informar como se lubrifica os cubos de rodas dianteros das C-10 antigas? Pelo manual que o Adalberto me passou, o serviço deve ser feito a cada 15mil km.
Grato,
Thales |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Seg Mai 16, 2005 10:24 pm Assunto: graxa no rolamento |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá Thales
Se entendi bem vc perguntou sobre como engraxar o rolamento do cubo, a única forma é desmontando.
Na nossa é feito isso qdo vamos trocar as pastilhas, ocasião em que é feita uma limpeza em todos os componentes, verificação do estado dos rolamentos e colocação de graxa nova.
Eu tenho utilizado graxa Marfak MP2 da Texaco.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Seg Mai 16, 2005 11:42 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Thales,
Só desmontando o cubo mesmo. Detalhe, tem que soltar a pinça tb. Acho que é uma boa mão de obra para apenas 15mil km, eu faço qdo vou trocar pastilhas tb... o ideal é tb trocar o retentor do cubo.
No caso, eu uso a GraxAzul da FAG, própria para rolamentos. Mas a Marfax tb é boa. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qua Mai 18, 2005 3:28 pm Assunto: Lubrificação cubos de roda |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Ale e Rodrigo,
pois a picape aqui é com freio dianteiro a tambor e lona, portanto a maneira de desmontar é diferente. Temos que levar em conta também que é 1971, contei no manual 23 pontos a serem lubrificados com graxa(buchas, pivôs, cruzetas, terminais de direção, etc.). Pelo ano acho que deve ser 15 mil km mesmo, mas já nas D-10 a km deve ter aumentado.
Queria saber se no meu caso(freio a tambor) dá para fazer o serviço em casa, e se possÃvel como se fazer(how to). Estou sem mexer nos cubos a 25 mil km...
Só por curosidade, todos os veÃculos tem que lubrificar os cubos de rodas periodicamente?
Grato,
Thales |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Mai 18, 2005 10:17 pm Assunto: Manual de reparação |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Thales
Nas picapes novas o periodo de lubrificação é de cada 20.000 km (troca de graxa) nas D-20, e na Silverado/GB a cada troca de pastilhas, ou em cada revisão (1 ano ou 15.000 km) o que ocorrer primeiro.
Tenho manual de reparação da C-14 (1978), quando tiver tempo vou scanear a parte de desmontagem dos cubos e colocar no Fórum.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Mai 19, 2005 6:04 am Assunto: Manutenção dos rolamentos dianteiros C-14 |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Anexo manual de reparação do rolamento das rodas dianteiras C-14 _________________ Kiko (in-memorian)
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Mai 19, 2005 6:07 am Assunto: Continuação |
|
|

|
Faltou a primeira página _________________ Kiko (in-memorian)
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sáb Mai 21, 2005 3:29 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Kiko,
Em que parte do fórum ele está ??
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Mai 22, 2005 11:04 am Assunto: |
|
|

|
Olá pessoall,
carros pequenos tipo Palio, gol etc também tem que lubrificar o cubo periodocamente?
Grato,
Thales |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qui Jul 07, 2005 11:32 pm Assunto: |
|
|

|
Olá pessoall,
consegui finalmente mandar engraxar os cubos. Foi usada graxa Marfak da Texaco e trocado os retentores.
Fazia algum tempo que a picape já estava sem a calota de graxa do lado direito, mas eu nem me lembrava disso. Como a roda tem calota o meca falou que não era tão necessário, mas mesmo assim decidi procurar. A da D-10 não é a mesma e não existia mais a da C-10 em casas de peça, o jeito então foi apelar para ferro-velho, mas novamente não encontrei. fui então numa casa de peças e pedi para o atendente me passar algumas calotas parecidas. Não é que a da F-1000 serviu certinho! Fica aà a dica para os demais.
Abraços,
Thales |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Seg Fev 26, 2007 9:53 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Thales Pimenta escreveu: |
Olá pessoall,
carros pequenos tipo Palio, gol etc também tem que lubrificar o cubo periodocamente?
Grato,
Thales |
Só reavivando o tópico. Nos cubos traseiros, sim, é importante a lubrificação qdo verificar o estado das lonas de freio. Na dianteira, a maioria dos carros usa rolamentos blindados.
[]s _________________ Alexandre Piza
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Ter Fev 27, 2007 8:14 pm Assunto: |
|
|

|
Poxa... o meca disse que o cubo do traseiro do Palio é blindado... já do Gol tem que engraxar... e agora???
Aproveitando a deixa, porque picape não usa cubo blindado?
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
tecnica |
Enviada: Qui Mar 01, 2007 11:16 pm Assunto: |
|
|

|
Thales,
Do Pálio é blindado, mas Gol, Corsa antigo, Celta, Monza não são. Blindado pede menos manutenção mas para fazer em casa é mais complicado, exige prensa. _________________ Alexandre Piza
|
|
 |
acmad |
Enviada: Sáb Mar 31, 2007 6:34 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006 Mensagens: 38 Localização: rio de janeiro
|
Que eu saiba, basta soltar a tampinha do cubo da roda batendo com um martelo e encher de graxa tanto a tampa quanto a porca que segura o rolamento; depois, é só bater a tampa no lugar que a graxa vai lá para dentro. Não precisa nem tirar o pneu. É assim que faço aqui. Só uma vez tirei o cubo para trocar os rolamentos. Mas dá um certo trabalho além de precisar de uma chave de boca bem grande para soltar a porca. Só para lubrificar, não vale a pena. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Abr 05, 2007 11:08 pm Assunto: |
|
|

|
Olá
Para perfeita lubrificação, tem que substituir a graxa deteriorada por nova.
Lavar bem os rolamentos.
É mesmo q trocar óleo do motor, se fosse assim, era só completar o oleo.
E também tem a quantidade exata de graxa, para perfeita lubrificação e evitar o aquecimento por excesso de graxa.
Até mesmo em disco de arado, vc tem q por a graxa suficiente para expulsar graxa velha. _________________ Kiko (in-memorian)
|
|
 |
|