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A/C/D 10/20 4x4 suspensão |
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Mensagem
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Fernando Figueiredo |
Enviada: Dom Jun 20, 2004 1:13 am Assunto: A/C/D 10/20 4x4 suspensão |
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Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003 Mensagens: 158 Localização: São Paulo
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Essa mensagem é destinada aos proprietários das A/C/D 10/20 4x4 com sistema engesa (feixe de molas e eixo rÃgido na dianteria).
Depois de muito apanhar com a suspensão dianteira da D20 4x4 (O Alexandre e o Eduvelo acompanharam) "achei" o problema e gostaria de alertar os companheiros 4x4 do fórum.
A d20 estava com a mola mestra da F350, enquanto que o "original" o certo é do F600. Uma diferença de 2 polegadas, fora o jumelo que deve ser pequeno, menor que jeep e toyota. O antigo proprietário, para deixá-la mais alta (não sei porque?) trocou, arqueou e levantou a suspensão.
Resultado. Péssima dirigibilidade e solavancos. Agora, depois de algun$$ reparo$$ e detalhe$$ está dez.
Vale a dica.
Até mais
Fernando Figueiredo
D20 4x4 dupla |
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Eduvelo |
Enviada: Seg Jun 21, 2004 11:01 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Cheguei a ver a folga que tinha na bucha do jumelo no feixe de molas , acho que qdo estava novo funcionou bem , mas com o tempo houve desgaste e criou essa folga que ocasionava o Shimmi ...
Nada como o original né Fernando ??? ainda bem que vc levou em quem conhece do assunto , se possÃvel passa o end. e fone dessa oficina pra nós ...
[]s... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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tecnica |
Enviada: Qua Jun 23, 2004 2:06 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Fernando,
Eu e o Jacques discutimos sobre esse problema várias vezes. Ele achava que a mola havia arriado, e eu que a mola estava muito comprida... e pelo visto era os dois.
Onde vc levou a barca ? _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Fernando Figueiredo |
Enviada: Qua Jun 23, 2004 4:49 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003 Mensagens: 158 Localização: São Paulo
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Fala pessoal
Isso é verdade, nada como o original. Vale até uma rima.
Em suspensão e direção não existe adaptação!
Agora falta só acertar o shimmy a alinhar.
O serviço foi feito no Posto de Molas Jaçatuba. Av. dos Estados, 6039 Santo André 4472-8030 Contato Barba.
Mas o grande lance da história foi o Osmar. ele é quem detectou que minha D20 estava com várias coisas erradas na suspensão.
Detalhe: o cara é muito gente boa, solÃcito e orientou todo o serviço no moleiro. Ele tem nada menos que duas Veraneios 4x4 impecáveis (78 e 86) e trabalha com expedições e excursões levando turistas à Patogônia, Atacama, Brasil etc.
A quem se interessar em fazer uma expedição...
Osmar Bargas 4421-4859 terraexpedicoes@aol.com
até mais
Fernando Figueiredo
D20 4x4 dupla |
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Hélio Spadari |
Enviada: Sáb Jun 26, 2004 5:59 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003 Mensagens: 67 Localização: São Paulo
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Fernando, o Sr. Osmar prepara 4X4? Pois quero transformar minha 78 em 4X4!
Abs! _________________ .*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*. |
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Fernando Figueiredo |
Enviada: Sáb Jun 26, 2004 6:35 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003 Mensagens: 158 Localização: São Paulo
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Hélio,
arrumando as peças e conversando com ele, dá jogo.
Mas, preste atenção, as vezes é melhor pegar uma pronta.
Dá meno$$ trabalho e é bem mais barato. Conheci um mecãnico amigo dele que comprou uma Veraneio antiga já 4x4 por R$ 10mil.
Até mais
Fernando Figueiredo |
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Bruno |
Enviada: Sáb Out 02, 2004 2:44 pm Assunto: uma curiosidade |
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Registrado em: Quinta-Feira, 30 de Setembro de 2004 Mensagens: 3 Localização: Ribeirão Pires
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O sistema de tração/suspensão utilizado nas D-20 é o mesmo que o da Engesa 4?
E observei que você tem uma picape caine dupla e caçamba longa, certo? que é o modelo que eu quero, com relação aos cardãs, não dá problema por ela ser longa? _________________ To começando no mundo das pick-up´s |
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Fernando Figueiredo |
Enviada: Sáb Out 02, 2004 3:53 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003 Mensagens: 158 Localização: São Paulo
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Olá Bruno.
sistema de tração/suspensão utilizado nas D-20 é o mesmo que o da Engesa 4?
Sim para a tração que é a mesma, porém o Engesa e a Camper utilizam molas helicoidais, enquanto que as A/C/D 20 feixe de molas.
E observei que você tem uma picape caine dupla e caçamba longa, certo? que é o modelo que eu quero, com relação aos cardãs, não dá problema por ela ser longa?
Não tem nada a ver ser longa e problema em cardã. Imagine os caminhões...
Não existe cabine dupla com caçamba longa. Minha caçamba é menor que a D20 normal. Existem 3 tipos de caçamab: 1 simples, 2 longa e 3 curta (cabine dupla). O comprimento das cabines duplas e caçambas longas é o mesmo, utilizam o mesmo chassi.
Até mais
Fernando Figueiredo |
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Brucutu |
Enviada: Sáb Out 02, 2004 4:35 pm Assunto: Re: uma curiosidade |
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Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
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Bruno escreveu: |
O sistema de tração/suspensão utilizado nas D-20 é o mesmo que o da Engesa 4?
E observei que você tem uma picape caine dupla e caçamba longa, certo? que é o modelo que eu quero, com relação aos cardãs, não dá problema por ela ser longa? |
Oi Bruno!
Como o Fernando falou Cabine dupla, só com caçamba curta, mas eu já và (eu adorei) uma D-40 com a cabine dupla (deve ser fácil adaptar já que as duas , a 20 e a 40 usam a mesma cabine simples) e caçamba longa além de paralamas rebatidos parecendo aqueles "step side" e rodagem dupla!
Abraços;
Walter
P.S.: desculpem-me pelo assunto off-topic _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
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ULYSSES |
Enviada: Sex Out 08, 2004 5:26 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 148 Localização: Lorena SP
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Prezado Bruno,
apesar de ambos serem fabricados pela Engesa, o do jipe (Engesa 4) e o kit são sistemas um pouco diferentes. O eixo dianteiro, por exemplo, não pode ser utilizado nas pick-ups devido à largura (bitola) e tb por utilizar molas espirais. A caixa de transferência tb é diferente, pois a dos jipes (Fase I, Fase II e Jordânia) não possui reduzida. Mas como a própria Engesa tinha vários tipos de caixa, alguns kits podiam vir com ou sem reduzida, dependendo da opção do cliente. O mais comum era utilizar uma caixa semelhante à do jipe Fase I. Na propaganda antiga, é possÃvel ver claramente os componentes. Eu tenho uma em casa, vou ver se consigo scanear e postar aqui no Fórum, com a licença do nosso Master.
Como curiosidade, a Engesa fazia o mesmo kit tb para as F-100, eu tenho uma revista com um teste realizado com uma adaptada. Mas hoje em dia é muuuuito difÃcil encontrar uma dessas, pois na época a preferência era adaptar as GM.
Os kits mais antigos (como o meu) eram feitos para as C-10/C-14/C-15, os eixos possuiam munhão fechado com rolamentos, idênticos aos dos Jeep Willys/Ford. Os mais modernos, possuiam munhão aberto como o dos jipes Engesa e com buchas no lugar de rolamentos. Isso foi um retrocesso, pois tornou o eixo mais frágil, contudo não era mais necessário depender de peças da Ford que haviam sido descontinuadas anos antes. Para o Exército o sistema anterior era perfeito, pois permitia intercâmbio de peças das viaturas.
Se vc olhar outros tópicos do Fórum, especialmente na seção de Técnica, vai encontrar um monte de posts a respeito de 4x4.
Os kits da série 10 servem para a série 20, pois a largura e o perfil do chassi é igual. Já nas Silverado e Grand Blazer eu não tenho certeza, principalmente em relação ao perfil do chassi, pois se for diferente inviabiliza a colocação dos reforços e por consequência o posicionamento dos feixes de molas e do próprio eixo dianteiro.
Já em relação ao comentário dos amigos a respeito da mola mestra do kit, eu fico em dúvida: ao que me consta, os feixes (e não somente a mola mestra) eram realmente dos F-350 antigos, assim como eram os amortecedores dos Engesa 4 tb das F-350. Os jumelos realmente são pequenos, menores até que os do Jeep Willys. Mesmo sendo menores, a frente ainda ficava mais alta que atraseira, motivo pelo qual o kit original possuÃa um calço para ser colocado no eixo traseiro e compensar a altura.
Abraço a todos! |
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ULYSSES |
Enviada: Sáb Out 09, 2004 10:50 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 148 Localização: Lorena SP
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Olha o kit aÃ, gente!
Dá para ver quase tudo, com exceção dos reforços do chassi em detalhes. Esse anúncio é de AGO/1984, originalmente publicado na extinta revista "4x4 e Pick-ups". Esse era o kit civil padrão, com caixa de transferência sem reduzida.
Eu encontrei mais algumas "pérolas" nas minhas revistas antigas, vou ver com o nosso Webmaster a viabilidade de publicação no site.
Divirtam-se, hehehe.... |
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Fernando Figueiredo |
Enviada: Sáb Out 09, 2004 10:14 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003 Mensagens: 158 Localização: São Paulo
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Boa noite Ulisses e demais.
O lance dá mola mestra dianteria é o seguinte:
A minha D20 estava com a mola do F350 que o antigo donmo tinha colocado por ser 5 cm maior. A idéia dele era colocar a mola maior, arqueá-las e colocar um jumelo maior. Qual foi o resultado?
O Alexandre, o Edu e o Jacques viram... Com o peso do motor, a suspensão arria e a mola mestre maior acabava empurrando o jumelo para trás que também era maior do que o "original". Resultado? Eu não tinha suspensão dianteira... todo o tranco era absorvido pelo amortecedor e pela carroceria que pulava a cada solavanco.
Fiz toda a suspensão dianteria e a mola mestra utilizada foi a da F600. Toquei os jumelos, buchas e pinos, ficou 10...
Até mais Fernando Figueiredo |
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ULYSSES |
Enviada: Seg Out 11, 2004 8:57 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 148 Localização: Lorena SP
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Prezados,
eu acho que suspensão é o ponto mais mexido e onde os caras mais cometem erros nesse tipo de veÃculo (pick-ups, 4x4s, etc.).
A tchurma sempre quer mais alto, mais "robusto", mais "agressivo", e daà saem barbaridades do tipo que o Fernando viveu. O pior é que a bomba sempre acaba estourando na mão do próximo proprietário, hehehe....
Muito comum em jeeps tb é o jumelo "desarmar", ou seja, virar ao contrário devido à mola mestra muito arqueada. Enfim, consequências para o bolso e tb para a segurança.
Abraço a todos! |
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Renatoeco |
Enviada: Ter Mai 31, 2005 7:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2004 Mensagens: 10
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E ai Pessoal tenho uma A-20 4x4 Engesa, que era da eletropaulo, até ja cheguei a falr com o Fernado uma vez na feira, naquele tempo estava querendo vender mais desde janeiro desisti desta péssima idéia. Pois bem falando em feixe de molas dianteiro estou para arrumar o da minha, pois esta dura dura dura, falei com o pessoal que mexe na Veraneio do Osmar, inclusive eles também possuem uma, e me indicarão um moleiro de São Caetano mesmo (Molas Reunidas) só que os caras nem manjam muito de 4x4 ai a idéia que ele deu seria de desarquear as molas menores, porém isso, acho eu que não ira resolver o problema. Gostaria de saber do fernando se mudou muito esta outra mola, pois acho que todas sairão com estas molas duras.
Ah e uma dica para que tem uma destas o único lugar que achei as peças da parte da frente foi na Rota4x4, la o João tem um catalogo desta picape. www.rota4x4.com.br _________________ Renato
A-20 4x4 Engesa |
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Fernando Figueiredo |
Enviada: Ter Mai 31, 2005 7:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003 Mensagens: 158 Localização: São Paulo
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Renato,
o endereço do moleiro que arrumou a minha é:
Posto de Molas Jaçatuba. Av. dos Estados, 6039 Santo André 4472-8030 Contato Barba.
O Osmar me levou até eles.
Muitas peças da tração e suspensão são de CJ, como rolamentos do munhão e terminais de direção.
Gastei 800,00 e troquei as molas dianteiras, buchas, pinos, grampos, jumelos e revisão a acerto da parte traseira. foi o dinheiro mais bem gasto na D20. Não ficará nunca como a D20 4x2, mas param os socos na direção e o pula-pula.
Dá uma olhada na minha mensagem anterior. _________________ Até mais
Fernando Figueiredo / SP
Hilux SW4 93 (breve TDI) |
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