Autor |
Mensagem
|
Tokarski |
Enviada: Qua Fev 13, 2008 2:06 pm Assunto: fumaça preta |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 4 de Janeiro de 2008 Mensagens: 10 Localização: Campinas
|
Moçada, saudações!
Bom, acabo de adquirir uma S10 CD 2.8 TDI! É minha 1a picape e meu 1o carro a diesel, portanto ainda não entendo nada desses motores. Sendo assim, conto com a ajuda dos Srs.
Queria saber como vcs fazem pra prender o estepe. Eu coloquei uma corrente, prendendo a roda à longarina esquerda. Está correto? Há algum risco nisso?
Hoje troquei o óleo. O parafuso do cárter estava suuuper apertado (além disso acho que passaram "trava-rosca") e a cabeça do parafuso estava completamente arredondada. Pra tirar, tive que levar o carro no mecânico, soldaram uma porca no parafuso pra conseguir soltar. Por sorte não explodiu! Agora coloquei parafuso e anel novos. Estranho é que o mecânico colocou só 6 litros, e não 7 (eu não troquei o filtro, só na próxima), mas disse que a vareta está no nÃvel correto. O que vcs acham?
Outra coisa: na partida e nas acelerações está saindo fumaça do escapamento. Quais as causas disso? Será que é só trocar o filtro do diesel, ou será outra coisa? Ou algum problema na bomba injetora? Regulagem? Faz pouco tempo que estou com o carro, mas estou achando o consumo um pouco elevado...
Bom, por enquanto é isso, mas tenham certeza de que ainda incomodarei com muitas outras dúvidas.
Abraços. |
|
|
 |
Marcus |
Enviada: Qua Fev 13, 2008 5:46 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Olha, na partida eh normal dar uma cartuchada de fumaça, eh certo acontecer isso.... agora, nas acelerações, tem q ver o qto de fumaça esta saindo.... pq tem ateh um certo limite tolerado, principalmente qdo se aperta bem fundo o acelerador....
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
|
 |
Bianor |
Enviada: Qua Fev 13, 2008 8:44 pm Assunto: Manutenção nela |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 Mensagens: 310 Localização: Macaé - RJ
|
|
|
 |
José A. Machado |
Enviada: Qua Fev 13, 2008 9:48 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007 Mensagens: 339 Localização: Goianésia-GO
|
Olá Tokarski,
eu pouco entendo de S10, aliás não entendo nada, mas de motor diesel, já venho levando algumas lapadas; como dizem por aqui, desde 1989.
com relação a fumaça preta, juntamente com consumo um pouco elevado, com vc disse, pode ser que abriram o débito da bomba injetora em demasia ou a válvula que regula o débito está pifada.
outro detalhe, essa segunda ipótese só considere se a picape for turbo.
abraços _________________ José A. Machado
D20/1989. |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Qui Fev 14, 2008 2:33 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá,
Antes de tudo, se a fumaça for preta, verifique filtro de ar. Pode estar entupido.
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Fev 14, 2008 8:38 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
A fumaça preta na partida se dá por causa da abertura maxima da bomba (débito maximo), superalimenta para facilitar a partida.
Fumaça nas acelerações podem ter muitas causas, partes delas comentadas anteriormente.
E também a pressão da turbina.
Qual a KM do carro?
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Arnaldo Tomazetti |
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 7:17 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006 Mensagens: 203 Localização: Atibaia - SP
|
Pode também ser algo muito simples: pé pesado rsrsrsrsrs
Motor diesel é diferente, se vc acelerar mais do que ele consegue consumir de diesel, é fumaça preta na certa.
abs _________________ Arnaldo |
|
|
 |
jcarlos |
Enviada: Sex Mar 07, 2008 11:54 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 66 Localização: São Paulo - SP
|
depois de levar 3 multas de fumaça preta totalizando 4800,00 levei minha camionete numa oficina, o cara levou menos de 5 minutos p/ fechar a bomba e parar de fumaçar... falta de conhecimento é uma mer...  _________________ S-10 98 2.2 cabine dupla |
|
|
 |
Marcus |
Enviada: Dom Mar 09, 2008 12:32 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Nossa, multa por causa de fumaça preta ?!?! Então não passa caminhão por aih pelo jeito... ehehehhehhee essa eu nunca tinha ouvido falar.....  _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Mar 09, 2008 7:42 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
E o desempenho caiu?
Tem bombistas q faz ajustes que reduzem fumaça e aumenta desempenho do motor.
É o caso do Cicero Bombista de Itaquá
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Seg Mar 10, 2008 6:28 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá Kiko,
Será que o teu bombista conhece algum equivalente aqui na minha cidade ? Senão vou ter que despachar o meu motor para SP, porque aqui ninguém fala em fazer regulagens desse tipo...
Abs,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Seg Mar 10, 2008 1:23 pm Assunto: |
|
|

|
Olá Paulo
Pois é, mas o q vc tem q fazer é procurar bombistas antigos e não autorizadas Bosch nem Delphi, pois as autorizadas seguem a regra da fábrica.
Tanto como Cicero e Tonhão são oficinas independentes.
Mas como eles participam dos cursos de atualização na Bosch / CAV, ele pode conhecer alguem.
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Mar 11, 2008 1:58 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá pessoal
É o mesmo caso dos alinhadores, os mais antigos conhecem os macetes para corrigir o alinhamento de uma suspensão como o caso de nossas picapes, o pessoal de agora só sabe seguir a tabela da máquina.
Agora o caso dos bombistas, tem aqueles q mal sabem seguir a tabela do fabricante e conseguem deixar o veiculo com desempenho inferior ao original.
Falando nisso, pude andar num caminhão que o Tonhão mexeu na bomba e realmente é fora do sério o resultado obtido. Em comparação com o meu original, da até vergonha.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Ter Mar 11, 2008 11:20 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Rod, quem é Tonhão ??? _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Mar 11, 2008 11:39 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Fala Adalberto, td bom?
O Tonhão é um bombista que fica na Vila Guilherme em SP.
Muito famoso aqui na região, a turma que possui caminhão Mercedes gosta de levar nele.
Diesel Nicoleti LTDA
Avenida Guilherme, 231/239 - Vila Guilherme - SP.
(11)6905-2405
6905-2376
Tonhão bombista.
Eles só mexem com bombas injetoras em linha.
(Não trabalham com as rotativas q equipam o Maxion s4t por exemplo)
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
|
 |
|