|
Óleo para Cambio |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
WILTON |
Enviada: Seg Jun 29, 2009 4:35 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009 Mensagens: 250 Localização: AMERICANA-SP
|
Quando estava pensando em compras uma S10/Blazer 4.3, me diziam: Cuidado! Esse carro dá muito problema de câmbio. Fiquei muito preocupado. Uma das justificativas para o problema estava no tipo de óleo utilizado como padrão. Fui em uma loja especializada em câmbio em Campinas-SP e conversei com os mecânicos e me foi passado que o óleo padrão utilizado não lubrificava o sufuciente o câmbio, causando, com o tempo, um desgaste acentuado. O mecânico me informou que esses motores e câmbio tem padrão USA/Canadense. Lá a temperatura ambiente é muito mais baixa (frio) que a nossa, por isso é utilizado um tipo de óleo mais fino. Aqui onde na maior parte do ano é um "puta dum calor" (temperaturas girando entre 27º a 30º )é recomendável um óleo mais "grosso".
Como já narrei. coloquei no meu motor o óleo Castrol 25w60 e mais aditivo "prolonga". No manual recomenda no máximo o óleo 20w50.
Senhores se as "coisas" não quebrarem/estragarem....não se vende peças..... _________________ Wilton
Blazer Executive 4.3 V6 manual - 2000 |
|
|
 |
LeoF100 |
Enviada: Seg Jun 29, 2009 4:42 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Abril de 2008 Mensagens: 34 Localização: Brasilia - DF
|
Wilton vc me convenceu... rsrs
Irei de TGF 80w90 da Texaco
Até pq meu cambio ja esta com um ronco classico de cansado _________________ Leonardo - Brasília - DF
F-100 1974, motor perkins 4236, cabine dupla |
|
|
 |
WILTON |
Enviada: Seg Jun 29, 2009 5:06 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 4 de Junho de 2009 Mensagens: 250 Localização: AMERICANA-SP
|
Coloca também o aditivo da Bardhal para câmbio. Depois de andar uns dias me fala se ficou bom ou não.
um abraço, _________________ Wilton
|
|
 |
LeoF100 |
Enviada: Seg Jun 29, 2009 5:12 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Abril de 2008 Mensagens: 34 Localização: Brasilia - DF
|
pode deixar... valeu pela ajuda
Abraço _________________ Leonardo - Brasília - DF
F-100 1974, motor perkins 4236, cabine dupla |
|
|
 |
ANGELO LIMA |
Enviada: Sex Ago 21, 2009 4:17 pm Assunto: |
|
|

|
A pergunta e´sobre a caixa de transferencia da s10-99-maxion/o oleo que o manual manda e´aquele fino avermelhado dexron3.,e dificil imaginar que aquilo pode lubrificar alguma coisa.,ainda mais andando na reduzida-low.
Sera que usando um 80w90 fica melhor .pois tenho um vazamento no retentor do semi-eixo que acho iria parar.??
A caixa de transferencia so pede 1.2 litros.,se bota demais vaza.
e ai galera?
obrigado e um abraço. |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Qua Ago 26, 2009 2:44 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Olá Angelo,
A sua dúvida é a mesma que tenho. Minha D20 veio com um óleo SAE 90 na Cx. de Transferência, e quando o troquei para o correto, Dexron III, passou a vazar no retentor, e está assim até hoje. Ninguém se arriscou a sugerir outro óleo...
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Ago 26, 2009 6:13 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
O oleo 80W90 também é fina, e como se fosse oleo de cozinha.
Vale consultar tabela de aplicações mais recentes, pois mesmo as caixas de cambio, que antigamente usavam SAE 90, hj é recomendado 80W90 (Clark / Eaton(
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Qui Ago 27, 2009 12:18 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Angelo e Kiko,
Já houve essa discussão antes, e acho que sem conclusão.
Kiko, você já tinha mencionado o óleo 80W90 para caixas de transferência, mas ainda havia dúvidas.
Vejam à página 11 desse tópico:
PauloRS escreveu: |
Kiko,
Consta na carcaça da caixa de transferência ZF tipo QT-LS, a specificação de óleo ZF TE-ML03, e no manual da D20, óleo Dextron II. No site da Petrobras, constam 3 óleos tipo ATF: Lubrax ATF, OH-49-TDX e OH-50-TA, sendo que o ATF já atende a classificaçãs ZF acima mencionada.
Eu soube que a caixa de marchas da Ranger também usa o ATF, no caso classificação Ford Mercon/GM Dextron III/Allison C-4, contemplada pelo Lubrax OH-49-TDX.
Consta, ainda, que o óleo de motor mono Lubrax MD400 (SAE 10W, 30, 40 e 50) é recomendado também para caixas de mudanças; que SAE 10W e 30 atendem Allison C-4; que o SAE 40 é recomendada para caixas Eaton, ZF, etc.; e que o SAE 50 é recomendado para caixa de caminhões VW. Resumindo, se assim for, pode-se usar o SAE 10W, o 30 e o 40 para picapes, em caixas de câmbio (apesar da baixa viscosidade) e talvez em caixas de transferência.
Comparei as especificações de todos os óleos citados, mas as diferenças me impossibilitam de concluir se o ATF pode ser substituido pelo o MD400, e em que grau SAE. Somente pude concluir que a viscosidade do ATF corresponde ao 10W, e que os ATF's tem "Modificador de Atrito".
Parece extenso e inútil o que relato, mas ninguém ainda me afirmou categóricamente ser possÃvel substituir óleo ATF por óleo de motor, mas se for, poderemos ficar "livres" do ATF, que é difÃcel de encontrar, e escolher um com maior viscosidade. Além do preço menor, é claro.
Sobre o 80W90 ser tão fino, acho estranho, e creio não se aplicar para caixas de transferência.
Veja as informações acima em;
http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/170214185E11A9920325703400692E36?OpenDocument
O que você acha ?
Abs, |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Qui Ago 27, 2009 1:18 am Assunto: |
|
|
|
Angelo,
O cardan dianteiro, por falta de uso, faz "casa vertical" nos retentores e rolamentos. Essa, creio, é uma das razões para a recomendação de fazer o sistema funcionar de vez em quando.
Assim, dependendo da folga, um óleo mais grosso poderá parar, ou ao menos diminuir o vazamento. Mas qual é esse óleo ?...
Em tempo: Já vi, por exemplo, Toyotas Bandeirantes sem o cardan dianteiro, provavelmente para aliviar o peso e preservar o sistema de desgastes desnecessários.
|
|
 |
ANGELO LIMA |
Enviada: Qui Set 03, 2009 8:09 pm Assunto: |
|
|

|
FICA A PERGUNTA SEM RESPOSTA.,---E´VANTAGEM USAR O OLEO 90 NA CAIXA DE TRANSFERENCIA?
1-PODE PREJUDICAR AS ENGRENAGENS.,CAUSA RUIDO EXCESSIVO,MELHORA VAZAMENTO RETENTORES SEMI-EIXO?????
vamo la galera me ajuda? |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Set 03, 2009 8:56 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
O q pode acontecer é deixar o engate mais duro, e aumentar atrito e deixar transmissão mais pesada.
O ruido vai reduzir
Vazamento vai reduzir
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
WILTON |
Enviada: Ter Out 20, 2009 9:35 pm Assunto: |
|
|

|
Pessoal,
qual câmbio é melhor: NVG ou Eaton/Clark ? De forma geral. _________________ Wilton
|
|
 |
Jean Feybesse |
Enviada: Sex Out 23, 2009 4:51 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 3 de Setembro de 2009 Mensagens: 122 Localização: João Pessoa - PB
|
Ola pessoal,
Alguém pode me indicar qual e o tipo de cambio automático têm um blazer 4.3 executivo de 99, só de comprar a quantidade de óleo necessário. Para mudar, continue leigo nesta mecânica.
Automático com conversor de torque 10,9 litros?
Automático sem conversor de torque 5,9 litros?
Grato, Jean _________________ Blazer Executive 4.3 V6 Aut. 99
GNV, Auto.
Grato. Jean |
|
|
 |
idd2.8 |
Enviada: Qua Jul 08, 2015 11:26 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Mai de 2014 Mensagens: 17 Localização: Serra-ES
|
Revivendo o tópico.
Alguém poderia me dar uma opinião atual sobre o assunto?
Possuo uma s10, MWM 2.8, 4X2, 2004/2005, Cambio Eaton FSO 2405.
Atualmente utilizo óleo Lubrax SAE 90, mas tenho achado o cambio ruidoso, de algo raspando em baixas rotações.
Sondando os manuais segue o seguinte:
*Manual cambio: óleo Dexron III
*Manual s10 2004: óleo Dexron III
*Manual s10 2005, 2006: óleo STF SAE 90 (conforme manual do meu carro)
*Manual s10 2007 a 2011: óleo Dexron III
Afinal, estou utilizando o lubrificante correto?
Qual a melhor opção de lubrificante?
Abrç _________________ S10 MWM 2.8 Tornado |
|
|
 |
ARISMAR |
Enviada: Qui Jul 09, 2015 2:44 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006 Mensagens: 848 Localização: CAMPO GRANDE, MS
|
idd2.8 escreveu: |
Revivendo o tópico.
Alguém poderia me dar uma opinião atual sobre o assunto?
Possuo uma s10, MWM 2.8, 4X2, 2004/2005, Cambio Eaton FSO 2405.
Atualmente utilizo óleo Lubrax SAE 90, mas tenho achado o cambio ruidoso, de algo raspando em baixas rotações.
Sondando os manuais segue o seguinte:
*Manual cambio: óleo Dexron III
*Manual s10 2004: óleo Dexron III
*Manual s10 2005, 2006: óleo STF SAE 90 (conforme manual do meu carro)
*Manual s10 2007 a 2011: óleo Dexron III
Afinal, estou utilizando o lubrificante correto?
Qual a melhor opção de lubrificante? Abrç |
Meu Caro
Pelo que citou, você está utilizando o Lubrificante impróprio:
a. você diz que aplica o SAE 90, mas deve ser o tipo EP - Hipóide;
b. o recomendado, como citado acima, é o SAE 90 mas STF e não EP (extrema pressão).
Examine isso com atenção e sendo o caso aplique o Lubrificante correto. Cuidado com a troca de óleo em Postos de Combustível ! Procure uma Oficina Mecânica, mas uma boa Oficina.
Abraços, ARISMAR(914). |
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|