Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Sincronizado « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Siewerdt
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 9:51 am    Assunto: Sincronizado Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005
Mensagens: 81
Localização: Blumenau - SC

Olá pessoal...

Qdo comprei a S-10, ela tinha um problema no câmbio, onde arranhava para passar a terceira marcha, que foi diagnosticado pelo meu mecânico de confiança como o sincronizado... Na concessionária, ficou acordado que eles fariam o serviço de retífica e troca das peças, que foi feito esta semana.

Porém, gostaria de saber se existe algo q eu deva tomar cuidado... Se existe alguma maneira de saber se o serviço foi bem executado, ou apenas utilizando o câmbio normalmente e não identificando o problema de "arranhar" a marcha, isso já me garante que está tudo ok........

O q vcs me dizem?

Abração!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 8:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Rodrigo S.,

bom não sei se o seu câmbio necessita desse tipo de manutenção, mas um dos cuidados que geralmente os câmbios de picape tem, e o de trocar o óleo com certa km.

Uma Vez experimentei uma S-10 e achei o câmbio dela bem duro, porém com engates precisos e sem mais detalhes.

Para mim, a principal maneira de ver se o câmbio ficou bom é se ele funciona normamente, está bem justo(se for retificado/recondicionado) e se não há trancos ou estalos durante aceleração/desaceleração e troca de marchas. Caso tenha alguma coisa anormal, verificar cardã e diferencial também para ver se o problema não está num desse componentes.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Cezar Sato
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 10:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá.

Certifique-se de que coloquem o óleo certo na caixa, se não me engano é ACDelco 80W90, e não o 90 como muitos pensam. O uso de óleo de especificação incorreta fará com que os engates tornem-se "pesados".

Abraços.

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Siewerdt
MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 8:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005
Mensagens: 81
Localização: Blumenau - SC

Obrigado pelas dicas, pessoal...

Os engates ficaram bem precisos, e o câmbio parece aquela primeira virgem q vc pegou... Bem justinha! Heheheheh
Em relação à diferencial e cardã, os testes já haviam sido feitos e o problema era somente o câmbio mesmo........ Foi preciso retificar a engrenagem da terceira marcha, pois era essa que mais estava sofrendo, porém, andando com ela, parece que está tudo legal...
A preocupação mesmo era em saber se existe alguma forma de "burlar" a troca do sincronizado e a retífica das engrenagens (como qdo coloca-se óleo bem grosso num motor q esteja com vazamentos, por exemplo), pois vindo de uma concessionária onde nunca havia comprado, tenho q tomar certas precauções, né? Não conheço o pessoal de lá...

Valeu!

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Siewerdt
MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 9:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005
Mensagens: 81
Localização: Blumenau - SC

Galera...

Desenterrando este tópico, gostaria de mais algumas informações...
1o. - É normal que qdo o motor está frio, o cãmbio fique bem duro, sendo difícil de engatar as marchas?
2o. - Após uma retífica de câmbio, é normal que ele demora um certo tempo para "amaciar"???
3o. - É normal, quando vc anda, escutar um tec, tec, tec, tec, bem baixinho, vindo da alavanca de câmbio???
4o. - O mecânico que efetuou a retífica da caixa (desmontou ela na verdade), disse que existem três tipos de óleo para o câmbio da S-10... Ele usou o óleo "intermediário", nem o mais grosso, nem o mais fino... E disse q ele poderia estar trocando pelo mais fino, porém isso poderia dar problema de maior desgaste, principalmente no calor... Procede?

Obrigado mais uma vez!!!

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 11:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Rodrigo S.,

nunca ouvi sobre o câmbio ter três tipos de óleo, e sim apenas um: o recomendado pelo manual. Se já estiver com este em mãos fica fácil ver.

Pelo seu relato, o cara deve ter posto óleo 90 em vez de 80W90, daí fica mais duro quando tá frio e depois que esquenta fica normal. Quanto ao câmbio amaciar, quando retiquei o meu, ele ficou bem justo e meio durinho durantes os primeiros km, mas depois ficou mais macio.

Quanto ao resto não se te dizer.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 5:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Rodrigo S

O que ocorre é isto que Thales disse, eu até coloquei um tópico fixo sobre os óleos para cambio e diferencial.
O proprio Eaton/Clark, recomenda este óleo SAE 80W90, até para oc cambios antigos que usavam SAE-90.

Os cambios recentes só trabalham normal com este óleo.

Só que no mercado só temos Texaco TGF-80W90, Ac Delco e Eaton, e particularmente nunca vi em nenhum posto de gasolina, somente em lojas ou em posto especializado em troca de óleo.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Siewerdt
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 9:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005
Mensagens: 81
Localização: Blumenau - SC

Bom dia...

Pois é... Entendi o esquema do óleo... Hj a noite vou levar ela no meu mecânico de confiança e ver o q ele diz! O q me deixa mais fulo é a questão de estar tão terrível de engatar as marchas no frio... Mas vamos ver no q dá...

Obrigado a todos mais uma vez!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 11:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Siewerdt,

Quando troquei o câmbio da Veraneio, o mesmo ficou assim como você disse: duro de engatar as marchas. No frio então, era o martírio. Não dava para trocar as marchas normalmente - ou ela arranhava ou ela nem desengatava. Só depois de esquentar é que melhorarava um pouco.

Mas com o tempo e uso, a coisa foi melhorando. Hoje, o câmbio está bem mais macio, mas mesmo assim meio duro ainda.

Esse "tec-tec" havia antes de você mexer no câmbio?

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Siewerdt
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 11:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005
Mensagens: 81
Localização: Blumenau - SC

Tem um barulhinho, mas é bem baixinho... Parece ser na própria alavanca, como se fosse uma vibração mesmo...

Mas vc está me deixando mais calmo, pois estava apreensivo em relação à isso...... Os caras disseram q foi feita retífica completa e eu estava desconfiando... Será q está tudo certo mesmo, então???

Valeu!

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 12:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Eu espero que sim! Quanto ao ruído pode ser coxim do câmbio solto ou mal apertado, daí pode vir o ruído. O da Veraneio veio solto e se não fosse eu meio "xereta", estaria assim até hoje.

Mas ultimamente sempre tenho ficado com um pé atrás com os mecânicos. Para garantir mesmo, só eu fazendo o serviço. Sei lá, mas ando muito desconfiado. Pior é achar algum lugar que você lave as mãos pelo mecânico!

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

aí vai o link do tópico que o Kiko falou.

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=543

Só por curiosidade, esse tópico acima não era fixo? Hoje quando acessei o fórum de motor,cambio e dif.; parecia que tinha ítens fixos faltando. Será que voltou a sumir tópicos?

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Siewerdt
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 9:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005
Mensagens: 81
Localização: Blumenau - SC

Fala galera...

Ontem foi umas das maiores surpresas da minha vida!!!
Levei a filhota no meu mecânico de confiança, como costumo fazer, para ele dar uma olhada no serviço efetuado pela concessionária...
Para minha alegria, o mecânico disse q a retífica da caixa foi efetuada e q estava bom...
Fomos então verificar o carro por baixo e o pq de ficar ruim qdo frio. E pasmem, os caras retificaram a caixa e não trocaram as juntas... Utilizaram as mesmas... Além disso, um retentor q estava com problemas não foi trocado e deixaram um parafuso do suporte da caixa faltando! Achei RIDÃCULO!!!
Mas o pior, é q não parou por aí...
Pedi pra ele tirar um pouco do óleo da caixa, para ver se o problema de engate no frio, era o óleo muito grosso... E imaginem vcs, qual não foi minha infeliz surpresa, ao ver q colocaram o mesmo óleo velho q estava antes na caixa e completaram apenas com um óleo mais grosso!!! Dá pra crer???

Resultado: Hj pela manhã, levei a camionete na concessionária de novo, desci o cacete nos caras (a ponto de responderem apenas: Sim senhor! Sim senhor! O senhor tem toda razão...) e mais uma vez deixei a camionete para consertarem a cagada... Última chance e com certeza, tirando ela da concessionária, vai direto pro meu mecânico conferir tudo!

Agora resta esperar! (Espumando e com uma dor imensa no coração...)

Valeu galera!!!

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
adalberto
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

E ai RodrigoS blz.
Eu nunca tive carro zero mas nunca, jamais levaria qualquer carro em concessionária.
Trabalho com seguros no ramo de auto e nos deparamos com cada coisa que da até calafrio.
Tem ofcs dessas que recebem seu carro e quando voce vira as costas eles levam em uma boca de porco para fazer o serviço, ou seja, terceirizam o serviço e em locais totalmente duvidosos.
Sem falar nas peças que dizem trocar, não trocam e ficam com ela para vender por fora por um preço mais camarada.
Se voce gosta realmente da sua "filhota" prefira o pediatra da sua confiança.

adalberto
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 6:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Não é só concessionária não ...
As concessionárias fazem o que o adalberto falou , de deixar em outro local , ha muito tempo ...
Tem muitas oficinas bonitas , com piso branco , e tudo organizado , mas não fazem o serviço correto .
É sempre bom fazer como o amigo catarina fez , averiguar o trampo ... , até parafusos de rodas soltos ja peguei , entre outros absurdos ...

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB