Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3
 Motor de D-10 disposto e esperto/amaciamento « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Jul 03, 2006 1:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10065
Localização: Rio de Janeiro

Cada um com suas preferências, o que seria do azul se todos gostassem do verde? opção de economia ou desempenho depende de cada um e para qual finalidade se utiliza o equipamento. Sejamos todos felizes com as GM........
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Wander
MensagemEnviada: Seg Jul 03, 2006 3:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

adalberto escreveu:
O Wander estava acostumado a carros pequenos

Tempra e Golf.

adalberto escreveu:
motor no minimo 3 vezes mais forte que os que ele dirigia

D10 = 3x Tempra ? ou 3x Golf ?

adalberto escreveu:
Tem tambem o fato de um carro com todo esse peso pegar mais embalo e mais velocidade que carros menores que tem mais dificuldade para vencer a resistencia do ar.

Não acredito que a aerodinâmica da D10 seja superior ao de um tempra ou golf. Últimos modelos.

adalberto escreveu:
O ideal seria ele pegar uma caminhonete de algum amigo e dirigi-la para ter uma ideia de comparação.

Isto é verdade.

Thales Pimenta escreveu:
O perkinho com câmbio de quarta de 1.00, e relação do dif. de 3.90, não passa de 100km/h. A não ser que se use pneus imensos, maior que os do Wander ou então altere a rotação de corte do motor. Pode conferir no cálculo de velocidade...

Como podem dizer o que faz e o que não faz sem ve-lo?
Pode, no máximo, falar em teoria. Em tese.

PauloRS escreveu:
Wander e pessoal,
Com tanta gozação e graus de inclinação não posso acreditar em nada do que o Wander diz. . . . .Redução, motor em bom estado, regulagem de bomba "mais generosa", alta velocidade média e inícios de subidas que permitem alta velocidade, devem ser as explicações para o desempenho da D10 do Wander.

Isto é uma visão científica.
Não vê como poderia ser, mas procura encontrar uma explicação pelo fato.

PauloRS escreveu:
Mas, Wander, é um risco alto demais andar nessa velocidade com um veículo de 2 toneladas e 38 anos de idade. Pense nas conseqüências em um imprevisto e/ou se atravessar qualquer coisa na sua frente...

110km/h ????
Quem disse que ela tem 38 anos de idade ?
Um carro é feito de milhares de peças.
Será que alguma delas, que interfira na segurança, ainda é original?
Será que algum pneu tem 38 anos?
Será que algum disco de freio de 38 anos ?
Será que o fluído de freio tem 38 anos ?
Enfim, não há carros de 38 anos de idade.
Apenas chassi, carcaças e docs.
Ah, e motorista !

Garon escreveu:
Poisé pessoal... não adianta...

Beleza.

Olha, amigos, não estou vendendo minha picape.
Apenas relatei o que ela faz, porque, como cientista que sou, achei que despertaria a curiosidade da comunidade para tentarmos descobrir o que há de especial neste conjunto da minha picape.

Tudo bem.
Quem não tem curiosidade não evolui.

O fato de acreditarem ou não, não a deixa menos eficiente ou mais eficiente. Não muda nada.

Por que eu inventaria ?
Por que aumentaria ?

Fico pensando como pode haver quem viva em nosso planeta tão rico e cheio de experiências novas a todos os momentos, possa dar determinado assunto, ainda mais como este, onde muitos fatores e variáveis influenciam, como algo certo, sacramentado, fixo e decidido ?

Bom. Então fiquemos assim.
Não digo mais 1 "a" seguer sobre este assunto.

As chaves da picape serão oferecidas a quem curiosidade tiver.

Abração.


Só 1 coisinha. O fato de alguém afirmar algo já não o privilegia com o benefício da dúvida?

Não sejamos deselegantes. Abração final.

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Marcus
MensagemEnviada: Seg Jul 03, 2006 8:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Sabia..... eu realmente fiquei curioso.... a D-10 q tivemos andava muito bem..... e a atual D-20 S4 tb...
infelismente é o tal, ver pra crer.... eu não sei q tao duvidando, sendo q ninguem sabe a relação e regulagem completa da picape dele.... um motor, um cambio, diferencial.... é o conjunto como foi falado anteriormente por alguem aki.... de acordo com a relação existente entre eles, pode-se adquirir "x" torque, "y" velocidade final entre outras variáveis.....

Obs.: sei q entendo muito menos de mecanica q a maioria aqui, não me levem a mal, Wink mas a conversa foi para outro lado, q imagino que não era o ideal deste tópico... Rolling Eyes
Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
adalberto
MensagemEnviada: Seg Jul 03, 2006 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7427
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Wander não duvido de modo algum do desempenho do seu carro, apenas expus minha opinião como outros fizeram. Quanto a deixar as chaves à disposição é só me mandar o seu endereço, só não sei se depois devolvo o carro rsrs.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Jul 04, 2006 2:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Wander, Pessoal,

Você é brincalhão e, pelo jeito, têm um gosto especial pela polêmica mas não percebeu a sutileza da brincadeira "do gato na caçamba". Como Descartes, temos que duvidar sempre, é científico e saudável. Quem conhece a camionete é você e se não der elementos para que teoricamente possamos achar uma resposta, ficaremos numa discussão insana. Estamos todos curiosos para saber o porquê desse resultado, inclusive aventamos possibilidades, como relações de transmissão, regulagem de bomba e modo de dirigir. Quanto aos 38 anos de idade, significa primeiro que o projeto é antigo e muitas peças também. Muitas mortes ocorrem com carros modernos e novos por falhas humanas e mecânicas, a menos de 110 km/h. 2000 kg a 110 km/h e aerodinâmica ruim são bem mais difíceis de controlar do que 1000 kg à mesma velocidade e boa aerodinâmica, não acha ?

O Q20B4 é mais rústico, mais barulhento e mais durável do que o filho, o S4. Muitas peças são as mesmas. Funcionalmente os pistões têm diâmentro ligeiramente maior e taxa de compressão aumentada de 16:1 para 18,5:1, o que é muito.

Talvez no seu motor tenha sido feito isso, Wander: retifica, aumento da taxa de compressão, e troca de bicos.

Abraços,

Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Marcus
MensagemEnviada: Ter Jul 04, 2006 10:20 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Verdade, uma coisa que é dificil de ser percebida se bem feita, e pode dar bons resultados.... Very Happy Very Happy
_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Jul 09, 2006 9:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Wander escreveu:

Thales Pimenta escreveu:
O perkinho com câmbio de quarta de 1.00, e relação do dif. de 3.90, não passa de 100km/h. A não ser que se use pneus imensos, maior que os do Wander ou então altere a rotação de corte do motor. Pode conferir no cálculo de velocidade...

Como podem dizer o que faz e o que não faz sem ve-lo?
Pode, no máximo, falar em teoria. Em tese.


Isso é teoria e prática. Um perkinho, com relação de diferencial de 3,90, câmbio com a relação da quarta de 1.00, motor com corte de rotação em 2.800rpm e pneus 265/70-R16 não passa do 105km/h. A conta é simples, pois determina o máximo que o pneu vai girar... então chegando na rotação de corte, o pneu não gira mais... claro que podemos ter uma pequena margem de erro devido as perdas no conjunto mecânico, mas nada de valores que iriam alterar muito o resultado. Não precisa nem ver. O que poderia ser discutido é se o motor aguentaria empurrar o carro até essa velocidade.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fábio Lima
MensagemEnviada: Seg Jul 10, 2006 10:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 9 de Julho de 2006
Mensagens: 24
Localização: Niterói-RJ

Olha gente,
Minha D10 não é turbo, roda de Perkinho e anda a 120Kmh na estrada, chega a dar 130 com muito esforço. Não sei se é questão de velocimetro mas ele sempre fez isso tranquilamente, nunca foi tao lerda e sempre teve bastante força. Agora qquando chega a subida tem q reduzir mesmo...
abs

_________________
Mandando a Bota
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jul 10, 2006 10:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Um lembrete, um motor ao nível do mar, anda muito mais que no planalto.

Quanto menor altitude maior é a pressão atmosférica e vice versa.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
NILO WITT
MensagemEnviada: Ter Jul 11, 2006 11:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 8 de Mai de 2006
Mensagens: 31
Localização: Alegrete/RS

Pessoal a C-10 nossa está com um Q20B, caixa de 5° leve( da F-1000 ) e diferencial original ( a caixa antiga era de 3 marchas ) o motor tem 8.000 Km recém, mas a bicha anda bem, D-20 turbo rebola pra andar junto com ela e meu pai gosta de acelerar, aí tu já viu o motor é solto solto... Twisted Evil
Abrços!!!!!!!



Vermelha.jpg
 Descrição:
Eis a bruta!!!!!
 Tamanho:  49.47 KB
 Visto:  33710

Vermelha.jpg



Vermelha.jpg
 Descrição:
Eis a bruta!!!!!
 Tamanho:  49.47 KB
 Visto:  33710

Vermelha.jpg



Vermelha.jpg
 Descrição:
Eis a bruta!!!!!
 Tamanho:  49.47 KB
 Visto:  33710

Vermelha.jpg


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Jul 12, 2006 10:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Hum então minha D-10 tá andando bem pra caramba, já que estou a quase mil metros acima do mar!

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Qui Jul 13, 2006 10:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7427
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Nilo, parabens pela bela viatura. Está muito bonita.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
peembaixo
MensagemEnviada: Sáb Nov 25, 2006 8:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Olá rapaziada.

A minha picape é uma C 14 ano 1971, com motor Perkins 4236 e possui um desempenho paracido com o descrito pelo sr. Wander. Porém a minha está com a bomba injetora Boch rotativa idêntica a da s4.
Alguém aí já viu um motor desses original com essa bomba ou será que é adaptada?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
cepalopoli
MensagemEnviada: Sáb Nov 25, 2006 9:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal
O que os amigos falam tambem acho que procede tenho um Kadet GLS 98 que era de garagem e não andava nada, depois de algumas viagens SP / Iacanga ida e volta da uns 800 KM ... , hoje depois de quase 4 anos ele e´uma bala se eu quiser andar mesmo é muito dificil algum carro andar na frente , ate hoje só um Mareia e uma BMW das boas o resto comeu poeira ate um tal de Audi 1.8 T tomou pau feio, Frontie e Hilux das novas da ate dó não andam nada .
Abraço a todos
Carlos Eduardo

_________________
D10 Perkins 4.236 a mais inteira da região !
De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco .
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Nov 27, 2006 10:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

o perkins daqui também usa bomba bosch, só não sei se é igual aos Maxions...

E uma perguntinha, bomba injetora é meio que universal, mudando apenas alguns componentes e regulagens?

Grato,

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 3 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB