Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Veraneio com motor 4.1 da Silverado Injeção « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Luiz A Alves
MensagemEnviada: Sex Jul 14, 2006 12:11 am    Assunto: Veraneio com motor 4.1 da Silverado Injeção Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Julho de 2006
Mensagens: 26
Localização: Londrina

Olá pessoal, sou novo no grupo e gostaria de tirar umas dúvidas... comprei uma veraneio ambulancia ano 88 e estou reformando ela, veio sem motor aí coloquei um 4.1 da silverado 98 com injeção, só que não andei com ela ainda, pois falta terminar de montar e fazer a documentação, as únicas voltas é tirar da garagem e colocar novamente.. rs.. Então gostaria de saber se alguns dos colegas tem alguma com esse motor, e quanto faz por litro de gasolina ou alcool... Tenho intenção de usar uma mistura de gas/alcool o que me dizem? Será que fiz a escolha certa de motor para essa camionete? Será que compensa gastar um pouco mais e passar pra dieses (c/motor Q20B)?

Se puderem me ajudar fico grato..

Abraços,

Luiz
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcus
MensagemEnviada: Sex Jul 14, 2006 9:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Olha, pelo q eu sei, esse motor eh o mesmo do Omega 4.1, e eu tive um Omega ja e minha preocupação tb foi essa...
Kra, eu passei o meu pro alcool, troquei o chip dele..... ficou perfeito, mas como eu não tinha colocado partida a frio, colocava uns 5 litros de gasolina no tanque.... andava normal..... até mais forte um pouco....
Bom, vamos pro consumo... Very Happy
Então, na cidade(pqna, tendo q parar em qse tds as esqnas), no alcool, ele fazia 3,5 Km/L... e na estrada, eu fiz média de 8,5 Km/L...
Depois voltei pra gasolina, pq o alcool tinha subido muito aki na região..... na cidade melhorou, foi pra 4,5 - 5 Km/L e na rodovia num deu pra fazer, pq vendi.... mas acredito q ia pra uns 10-11 Km/L.....

Se ele não gastasse tanto na cidade, ou melhor, se eu morasse num cidade maior, onde desse pra aproveitar mais os embalos..... teria ficado com ele, mas minha cidade eh pqna e quadrada, portanto, anda e para td hora, dae ja viu né..... 80 Litros de alcool iam q nem um copo de água num dia quente.... Very Happy Very Happy

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Jul 14, 2006 10:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Luiz, o consumo vai depender também do trajeto (cidade/estrada/misto), câmbio que você irá utilizar, relação do diferencial, rodas/pneus e outros.

Tem no site principal algumas reportagens sobre a Silverado e Grand Blazer com esse motor. Dá para ter uma idéia.
http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_grandblazer_dlx41.htm
http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_briga_grandes.htm

Como Londrina é meio plano, eu acho que vai fazer cerca de 6km/l na cidade e na estrada uns 8km/l andando na boa (com gasolina).

Essa de ficar andando com motor a gasolina com álcool não acho uma boa. Já teve um teste com um Palio da revista 4rodas e depois que desmontaram o motor houve formação de depósitos e indícios de aumento de temperatura na câmara de combustão. É aquela coisa: o barato pode sair caro.

Mas fale mais sobre a adaptação. (Quem sabe eu faça quando o motor abrir o bico...)
- A documentação é fácil no PR?
- A instalação foi tranquila?
- Uma dúvida que sempre tive: como fazer a linha de combustível (bomba, filtro, retorno com o mesmo tanque)?

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Jul 14, 2006 1:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

vale lembrar que o motor esta em um carro que pesa + ou - o dobro do omega
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcus
MensagemEnviada: Sex Jul 14, 2006 2:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Será q da td isso de diferença César ?! Very Happy Ele tb eh bem pesado.... hehehheh

Viu Sekiya, eu num tinha reparado q ele eh de Londrina, seja bem vindo ao Forum Luis Very Happy

Eu acho que ele deve de fazer um consumo próximo doq vc disse, uns 5,5-6 Km/L.... fazendo 5 ja ta bom, dentro da potência q o motor oferece.... hehehhe Very Happy
E tb vai depender de cambio e etc.... tinha me esqcido disso....
Eu comentei mais oq eu sabia.... tpw, a experiencia q eu tive com um veículo de mesmo motor... Very Happy e q motor... Very Happy Very Happy

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Luiz A Alves
MensagemEnviada: Sex Jul 14, 2006 5:13 pm    Assunto: Adaptação Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Julho de 2006
Mensagens: 26
Localização: Londrina

Sekiya escreveu:
Luiz, o consumo vai depender também do trajeto (cidade/estrada/misto), câmbio que você irá utilizar, relação do diferencial, rodas/pneus e outros.

Tem no site principal algumas reportagens sobre a Silverado e Grand Blazer com esse motor. Dá para ter uma idéia.
http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_grandblazer_dlx41.htm
http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_briga_grandes.htm

Como Londrina é meio plano, eu acho que vai fazer cerca de 6km/l na cidade e na estrada uns 8km/l andando na boa (com gasolina).

Essa de ficar andando com motor a gasolina com álcool não acho uma boa. Já teve um teste com um Palio da revista 4rodas e depois que desmontaram o motor houve formação de depósitos e indícios de aumento de temperatura na câmara de combustão. É aquela coisa: o barato pode sair caro.

Mas fale mais sobre a adaptação. (Quem sabe eu faça quando o motor abrir o bico...)
- A documentação é fácil no PR?
- A instalação foi tranquila?
- Uma dúvida que sempre tive: como fazer a linha de combustível (bomba, filtro, retorno com o mesmo tanque)?


Olá Eduardo, olha a adaptação eu não documentei ainda, mas segundo informações não mudança de característica, pois ela já era 6cc carburado a alcool então não vou mexer nisso não... A questão da bomba filtro e retorno foi fácil, quer dizer tive que soldar um pescador mais grosso para a entrada da bomba, e o retorno usei a bóia do ômega/opala com injeção...

A questão do câmbio e diferencial é o original da veraneio a alcool 88 6cc.. me disseram que o cambio é igual da F1000. Os peneus eu coloquei o 255/70/15 fa Firestone bom no 70 não me lembro se é isso, mas é 255/15 rs...
Eu tinha vontade de por gás mas aqui em Londrina não tem posto... Quanto será que faria por m3 de gás cidade/estrada? E quanto custa o m3 de gás?

Toda dica é bem vinda, gosto muito desse carro, já tive uma 72 à diesel e era uma delícia viajar nela...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcus
MensagemEnviada: Sex Jul 14, 2006 10:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Ueh, eu ouvi uns boatos q tava tendo gnv em londrina já.... Sad
_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Luiz A Alves
MensagemEnviada: Sáb Jul 15, 2006 1:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Julho de 2006
Mensagens: 26
Localização: Londrina

Pois é, eu procurei o mês passado e não encontrei nenhum posto... Putz.. se tivesse eu ia ficar feliz... ao menos acho, pois dizem que é bem econômico, mas ainda não sei quanto faria um motor desses na veraneio por m3 rodado e o preço também... se alguém souber me avise...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Sáb Jul 15, 2006 9:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Luiz em seu primeiro post você levanta a hipotese de colocar um motor diesel e com certesa essa seria a melhor opção pois alem de achar o combustivel em qualquer esquina, o motor é muito mais indicado para o carro face ao seu porte.
Melhor ainda seria um motor mais moderno que o Q20b talvez um maxion plus ou até mesmo o motor da silverado diesel. Eu tenho uma veraneio 72 e consegui colocar um maxion nela e acho que foi a melhor coisa que fiz.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Luiz A Alves
MensagemEnviada: Sáb Jul 15, 2006 9:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Julho de 2006
Mensagens: 26
Localização: Londrina

Valeu Adalberto, vou ver se troco minha caravan 84 por um motor diesel, melhor ainda se conseguir o Maxion... A propósito quanto faz a tua veraneio com o motor maxion? Ela é 4x4?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Sáb Jul 15, 2006 9:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Luiz a Vera é 4X2 mesmo e como é turbo bebe um pouco a mais mas consigo fazer em torno de 10 km/l o que considero ótimo para um carro com quase duas tons. O cambio tambem ajuda pois é um ZF com 5° drive.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Jul 16, 2006 10:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Luiz,

se o câmbio for o original de 4 marchas, é o mesmo da F-1000, Clarck 260F.

O consumo de uma Veraneio com motor 250, com GNV seria em torno de 7km/M³, variando conforme o jeito de dirigir.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jul 17, 2006 1:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Luiz,
Interessante, pois eu já ouvi sobre colocar uma bomba externa (tipo Bosch do Gol GTI) e continuar utilizando o mesmo tanque, etc. É que eu penso que a pressão de uma bomba elétrica é maior do que a mecânica original, daí a minha dúvida sobre a linha de combustível (se trocava ou se a mangueira original aguenta).

Como disse o Thales, se for 4 marchas vai ficar amarrado. Das duas uma: Coloca um câmbio 5m ou troca o diferencial por um + longo. Quanto ao diesel também é uma opção, mas tem a documentação...

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Luiz A Alves
MensagemEnviada: Seg Jul 17, 2006 8:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 13 de Julho de 2006
Mensagens: 26
Localização: Londrina

Eduardo,
Eu troquei a mangueira original por mangueira de motores a injeção devido à pressão da bomba... Eu havia comprado essa bomba do GTI, mas a pressão estava fraca, aí comprei outra que dá uma pressão de 7 bar, aí ficou legal... a do GTI dá 4 bar...


Thales,
E quanto custa o m3 do gnv? O Câmbio é original de 4 marchas mesmo..

Adalberto,
10 km/l tá ótimo pra esse motor diesel... parabéns... se eu puder vou ver se coloco diesel... só não sei pq o paraná é o único ou um dos estados brasileiros que não permite fazer a transferência para diesel... Se eu quizer teria que passar para uma cidade de São Paulo...


Abraços,

Luiz A Alves
laa@uel.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Jul 17, 2006 10:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Luiz,

não faço a mínima idéia do custo do m³ do GNV. Esta base de consumo, tirei do relato de alguns colegas do fórum.

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB