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GNV Estraga o Câmbio automático? |
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YAJNA |
Enviada: Qui Dez 06, 2007 12:21 pm Assunto: GNV Estraga o Câmbio automático? |
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Registrado em: Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2007 Mensagens: 16 Localização: Caçapava - São Paulo
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Olá pessoal,
No começo do ano gastei mais de 3 mil reais para fazer o câmbio de uma Blazer 98 4.3 V6 Executive Automática e o mecânico me disse que o GNV estraga o cãmbio automático... é verdade isso? Eu continuo rodando no GNV e o mesmo me disse até que não daria garantia se eu rodasse no GNV.
É sério isso? |
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Law Huei |
Enviada: Qui Dez 06, 2007 4:56 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006 Mensagens: 46
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Saudações,
Em partes não é mentira, tive 2 carros automáticos com GNV ( omega e opala), e em ambos a durabilidade do câmbio foi menor, o que me explicaram é o seguinte : O que acontece é que em qualquer veÃculo o câmbio é dimensionado para a potência do motor, e como todos nós sabemos o GNV deixa o carro com alguns "cavalos" a menos. O câmbio passa a trabalhar forçado, o que ocasiona um desgaste mais prematuro, uma vez que força o câmbio a efetuar mais trocas com menos potência do motor, somando a tudo isso existe a "excelente condição" de nossas estradas e o próprio relevo urbano que em são paulo é um verdadeiro sobe e desce...soma se o trânsito tbm..tudo isso faz o câmbio trabalhar toda hora e aà depois de 1 ano ou 2 é sentar e chorar de novo.. dói muito a grana gasta para arrumar 1 câmbio automático. Ahhh detalhe..me disseram que em veÃculos normais com GNV a durabilidade da embreagem é um pouco menor tbm...
abraços
Law |
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Sekiya |
Enviada: Qui Dez 06, 2007 5:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Fernando Alvaro |
Enviada: Dom Dez 09, 2007 10:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Meus Caros,
Minha Blazer está com GNV há mais de 30.000 km., e até agora o câmbio está OK.
Todavia, tomo alguns cuidados:
a) Evito mudar de combustÃvel com carro em movimento: pode ocorrer uma pequena falha no motor e o carro "pegar no tranco". Estes pequenos trancos certamente custarão caro caro no futuro;
b) Quando ando em bairros montanhosos (região da Paulista, Perdizes, Pacaembu etc.), coloco o carro em 3ª, ou uso gasolina;
c) Evito forçar o motor, não acelerando demasiadamente o veÃculo;
Acho que atá agora tive sorte,
Abraços,
Fernando |
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MachadoSL |
Enviada: Seg Dez 10, 2007 10:31 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá pessoal,
Na minha o GNV está a cerca de 70.000Km, pois ela tinha 53.000Km quando instalei e hoje ela está com pouco mais de 120.000Km. Até o momento está tudo bem, já troquei o óleo do câmbio aos 70.000Km (sem trocar o filtro, o que será feito aos 140.000Km), e sempre ando na gasolina cerca de 6Km por dia, 3Km ao sair de casa e aproximadamente 3Km antes de chegar ao meu destino.
Agora tem uma coisa que eu faço com frequência, que é a de trocar os combustÃveis com o carro em movimento e, por isso, quando ele morre, coloco o câmbio no N e ligo o carro na chave para que ele não pegue no tranco.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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YAJNA |
Enviada: Seg Dez 10, 2007 2:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2007 Mensagens: 16 Localização: Caçapava - São Paulo
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Pôxa, bacana as dicas... MUITO Obrigado a todos! Eu tb evito trocar de combustivel com o carro em movimento e reduzo quando coloco ela para "subir paredes" (e ela sobe )
Uma coisa que estou achando estranho é que de vez enquando o carro parece que fica "embreado"... faz um barulhão, o giro sobe quando acelero mas nao anda... o que poderia ser isso?
Alguém já passou por isso?
Valeu!! _________________ Blazer 98 4.3 V6 Executive Automática com GNV de 21M3 |
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umberto xxxrrr |
Enviada: Seg Dez 10, 2007 2:44 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 351 Localização: Paracambi-RJ
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Tá igual meu landau então.
Sendo que depois que "esquenta" melhora... _________________ VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos. |
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Fernando Alvaro |
Enviada: Seg Dez 10, 2007 9:16 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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YAJNA
Tudo bem?
Como está o óleo do câmbio? O ideal é a troca aos 60.000km.
Abraços,
Fernando |
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MachadoSL |
Enviada: Ter Dez 11, 2007 10:29 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Yajna,
isso ocorre quando o ventilador de acoplamento viscoso entra, como ele rouba um pouco (um bocado) de força do motor, fica parecendo que o carro não anda, principalmente se você está em uma ladeira, isto independente de estar com a gasolina ou o GNV. É mais uma das preciosidades da GM.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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YAJNA |
Enviada: Qua Dez 12, 2007 12:57 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2007 Mensagens: 16 Localização: Caçapava - São Paulo
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Olá Fernando, olá pessoal!
Citação: |
Como está o óleo do câmbio? O ideal é a troca aos 60.000km. |
Pois então, cheguei a ver o óleo tb mas ele está ma medida correta tanto "cold" quanto "hot" da vareta e está cor de rosa, quase transparente sem cheiro de queimado nem nada, tranquilinho.... porém posso trocar, farei a troca do óleo em breve e aproveito e troco o do cãmbio tb...
Pergunta: Por acaso é o mesmo da direção? Esta vareta que eu vejo indica o da direção tb? Falo de uma que ficando de frente para o carro fica do meio para esquerda e tem uma trava para tirar.
Com relação ao barulho é estranho mesmo, por exemplo, se na gasolina eu dou uma pisada até o chão (quando está com esse barulho) a rotação sobe mas o carro nem anda... no GNV é mais dificil acontecer.... isso pode ter com o Kit GNV está "zoando" as informações que são trocadas no carro? (injeção, sonda lambda e etc?)
Me perdôem se falei alguma besteira ok? rs Não manjo muito ainda.. acreditem ou não mas só depois de um ano soube que meu carro tem tração nas rodas traseiras pois derrapou só a parte de tras em um piso molhado de garagem rs
Citação: |
ventilador de acoplamento viscoso |
Machado, me desculpe mas o que é esse ventilador de acoplamento viscoso? (O barulho parece de um ventiladorzão mesmo... )
Achei isso aqui no fórum: http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1087
Porém ainda não entendi se isso tem a ver com a embreagem (a minha é automática nem sei onde fica) e não sei onde fica esse mecanismo.
PS: Meu consumo aumentou também... cheguei a fazer 180Km com 21M3 e hoje faço 140Km ou 160Km, depende da estrada e etcs.... antes sempre batia perto de 180Km.
Bem, deixe-me organizar as perguntas:
1 - Onde fica a Embreagem Viscosa?
2 - Como faço para saber se houve vazamento?
3 - Seria a Embreagem Viscosa e Conversor de Torque a mesma coisa?
Abração e valeu a contribuição!! _________________ Blazer 98 4.3 V6 Executive Automática com GNV de 21M3 |
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FredericoFreire |
Enviada: Qua Dez 12, 2007 3:05 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
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YAJNA,
A embreagem da transmissão do veÃculo, presente em carros equipados com câmbio manual, é uma coisa, e nada tem relação com a embreagem viscosa do ventilador do sistema de arrefecimento. Carros equipados com câmbio automático, não possuem embreagem convencional, mas possuem um conversor de torque e uma embreagem de vários discos que funcionam em meio úmido, ou seja, submersos no óleo da caixa.
Você deve verificar o nÃvel do óleo da sua caixa de marcha para saber se houve ou não vazamento.
Já a embreagem viscosa, é um acoplamento deslizante existente no ventilador do motor, aquele em frente ao radiador. Esse ventilador é acionado pela correia do motor, e para não ficar todo o tempo em velocidade máxima, possui um acoplamento que está localizado no centro, e conecta as pás ao eixo que vai para a polia. Essa peça possui um fluido que varia a viscosidade proporcionalmente à variação da temperatura. Ou seja, quando o carro vai esquentando (temp. sobe), ele vai ficando mais viscoso, garantindo a transmissão do movimento da carcaça com o eixo, fazendo com que a hélice gire na velocidade da polia. Quando o motor está frio, a polia gira em falso e a hélice gira mais devagar. _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
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MachadoSL |
Enviada: Qua Dez 12, 2007 8:47 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Yajna,
Bem, o Frederico já respondeu um bocado, mas quanto ao consumo no GNV é um problema, pois este varia muito, depende da pressão do posto onde você colocou (mais pressão mais GNV), se não há mistura do GNV com Ar, por incrivel que pareça, alguns postos aqui do Rio já descobriram como fazer esta mutretagem, você coloca 18m cubicos e só anda 90Km, quando o normal seria andar cerca de 120 Km, aà você coloca em outro posto e seu carro volta ao normal. Além disso, tem postos que liberam óleo do compressor junto com o GNV, com o tempo o seu cilindro recebe menos GNV e logo anda menos, portanto, não estranhe estas oscilações.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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YAJNA |
Enviada: Qui Dez 13, 2007 8:34 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2007 Mensagens: 16 Localização: Caçapava - São Paulo
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Salve FredericoFreire, Machado e todos!
MUITO Obrigado por estas informações, pois, sair da ignorância é realmente uma benção
Citação: |
Você deve verificar o nÃvel do óleo da sua caixa de marcha para saber se houve ou não vazamento.
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Como eu verifico isso? Na vareta que tem uma trava que fica acima da vareta do óleo do motor?
Em tempo: Já que eu paro de encher o saco ok? rs
Valeu!  _________________ Blazer 98 4.3 V6 Executive Automática com GNV de 21M3 |
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FredericoFreire |
Enviada: Qui Dez 13, 2007 12:48 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
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É, nessa vareta mesmo. É a vareta do nÃvel de óleo da caixa de marcha. _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
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MachadoSL |
Enviada: Qui Dez 13, 2007 2:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Yanja,
Sem essa de encher o saco, afinal estamos aqui para discutir, por isso, não se preocupe.
Só mais uma coisa, para medir o óleo do câmbio, o carro deve estar ligado e com a alavanca na posição P, você pode verificar o nÃvel com o carro frio (ao ligar pela primeira vez no dia) ou com o motor quente (o problema é segurar a vareta e não queimar a mão).
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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