|
 |
|
Aferição VelocÃmetro/Hodômetro com GPS |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
leofs |
Enviada: Qui Fev 14, 2008 11:09 pm Assunto: Aferição VelocÃmetro/Hodômetro com GPS |
|
|

Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
|
Minha S10 não está com pneus originais, está com pneus maiores. Logo a velocidade e as distâncias mostradas pelo velocÃmetro/hodômetro não correspondem a real (mesmo que tivesse com os pneus originais não mostrariam devido aos erros do sistema).
Antes utilizava uma planilha de conversão pra saber qual percentual deveria ser usado pra corrigir e saber a velocidade/distância real, mas resolvi usar o GPS pra saber essa percentagem correta.
Desconfio que o pneu original da S10 CE DLX 97 seja o 225/75 R15 (ou quem sabe o 235). Pela planilha, se fosse o 225, eu deveria adicionar 6,1% e caso fosse o 235, 3,9%, já que meu pneu é o 30 x 9,5 x R15.
Pra cada 100km percorridos no hodômetro, o GPS marca 102,5km.
Ou seja, devo adicionar sempre 2,5% nas medidas do velocÃmetro/hodômetro.
Agora para cada reabastecida, o cálculo do consumo ficará muito próximo do real. (e menor do que costumava calcular anteriormente ) _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
|
|
 |
Arnaldo Tomazetti |
Enviada: Sáb Fev 16, 2008 7:08 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006 Mensagens: 203 Localização: Atibaia - SP
|
Olá leofs
Acho que o sistema de triangulação utilizado pelo GPS só te daria uma leitura precisa caso você viajasse do ponto A ao ponto B sempre em linha reta.
A não ser que o seu GPS tenha alguma maneira de fazer medições parciais e depois totalizar...
Mas não tenho certeza, é apenas um palpite.
Outro Ãtem que interfere na medição é a pressão dos pneus.
abraços _________________ Arnaldo |
|
|
 |
leofs |
Enviada: Dom Fev 17, 2008 12:43 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
|
Arnaldo,
O GPS nao precisa viajar sempre em linha reta para dar a distância precisa, a triangularização é por satélite (ou seja, pontos fora da Terra). Na verdade os GPS's modernos podem utilizar 12 ou mais satélites para fazer essas medições.
A precisão desses GPS é de + - 10m. Utilizo muito no mar, marcando lajes submersas e voltando nelas para mergulhar. Caso tenha um com DGPS/WAAS a precisão pode reduzir para + - 3m.
Sim, a pressão dos pneus podem variar na medição, mas sempre ando com eles calibrados. _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
|
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 1
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|