Autor |
Mensagem
|
Fernando furini |
Enviada: Sáb Abr 24, 2004 3:11 pm Assunto: Motor 4.8 |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Recentemente, vendo o cd catálogo de peças Chevrolet, pude perceber que existem duas versões de motores 4.8, e pelo que me pareceu, um é derivado do 261 da C-10 e o outro, derivado do 250 do Opala. Tanto um quanto o outro, existiram a gasolina e álcool.
Acho que os dois só saÃram em caminhões.
Alguém pode confirmar se isso que eu disse é verdade?
Abraços _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Ter Jul 19, 2005 11:35 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Sempre tive esta dúvida.
Todas as vezes que vejo caminhões GM A/G me perguntava se eles utilizavam o motor do opala também. Eu ficava imaginando como é que andava aquilo carregado.
Pelo visto tem o motor 4.8 sim. Alguém saberia as especificações (potência e torque) deste motor? _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Ter Jul 19, 2005 11:48 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Tenho as especificações do 4.8 derivado do Opala. É este que você quer saber?
Este existiu em caminhões semi-pesados e nos mais leves, os A/C-40.
O outro 4.8 eu ainda não tenho certeza se existe. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Ter Jul 19, 2005 11:53 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Fernando, manda ae!
Então, tinha aqueles caminhões 11000 (sei lá como eram chamados exatamente) que possuiam estes motores, mas qual a derivação eu não sei.
Eu queria ver um desses, mas hoje só se for em museu.
Os A/C 40 também usaram o 4.8? _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 12:30 am Assunto: |
|
|

|
Citação: |
Então, tinha aqueles caminhões 11000 (sei lá como eram chamados exatamente) que possuiam estes motores, mas qual a derivação eu não sei. |
Exatamente esses caminhões, o motor é derivado do motor do Opala. São muito parecidos, tendo como diferença básica a altura do bloco, que é maior no 4.8. Pra diferenciá-los, basta olhar a tampa dos tuchos.
Eu queria ver um desses, mas hoje só se for em museu. |
AÃ que se engana... Tem uma boa variedade de Opala rodando assim...
Os A/C 40 também usaram o 4.8? |
Exato.
CaracterÃsticas: (pra 1985)
Diâmetro: 98,4 mm
Curso: 104,6 mm
Cilindrada: 4.777 cm3
Taxa: 7,5:1 (gasolina); 10,8:1 (álcool)
Potência: 130 cv a 3800 rpm (gasolina) e 148 cv a 3800 rpm (álcool)
Torque: 32 kgfm a 1600 rpm (gasolina) 34,7 kgfm a 2000 rpm (álcool)
Alimentação: carburador de corpo simples. Mais tarde vieram os de corpo duplo, mas não sei precisar quando. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 12:45 am Assunto: |
|
|

|
Fernando, quando eu disse "...Eu queria ver um desses, mas hoje só se for em museu...", estava me referindo ao motor montado no caminhão
A maioria hoje já roda com diesel. Somente uma que vi recentemente estava rodando no GNV.
Realmente, estes 292 com corpo simples eles andam o mesmo que um 250 com corpo duplo. Com um corpo duplo deve andar mais ainda e gastar na mesma proporção.
Você que sabe mais sobre Opalas e etc.: Como andam estes com este motor??? _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 12:52 am Assunto: |
|
|

|
Realmente, estes 292 com corpo simples eles andam o mesmo que um 250 com corpo duplo |
Ou menos... Este motor não é bom em alta, ainda mais com um carburadorzinho minúsculo.
Com um corpo duplo deve andar mais ainda e gastar na mesma proporção. |
É muito provável. Ainda não seria uma maravilha, mas funcionaria bem melhor.
Você que sabe mais sobre Opalas e etc.: Como andam estes com este motor??? |
Olha, precisam de um bom trabalho para serem giradores... E muitos truques sujos para não vibrarem demais devido ao longo curso. Mas no fim, vem muita potência e um baita torque. Alguns apenas usam este virabrequim no bloco do Opala mesmo. Precisa um trabalho caprichoso e cuidadoso pra dar certo, sendo que é um virabrequim bem maior. Mas também dá. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 1:06 am Assunto: |
|
|

|
Hummmm, tem o problema da vibração...
Está parecendo nos dias de hoje em que motor 1.8 vira 2.0, que se transforma em 2.2 e finalmente 2.4, só aumentando o curso dos pistões.
Pensando bem, são motores antigos e que não foram feitos para desempenho, mas tem torque né?. Em custo-benefÃcio acredito que melhor mesmo é o 250 - não vibra, é silencioso, alta durabilidade e confiabilidade. Pena não ser tão econômico!
Legal mesmo é a gente conversar mais sobre motores a gasolina. Tem muita gente aqui que a possui, apesar da maioria ter diesel _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 1:51 am Assunto: |
|
|

|
Está parecendo nos dias de hoje em que motor 1.8 vira 2.0, que se transforma em 2.2 e finalmente 2.4, só aumentando o curso dos pistões. |
Muitas vezes muda o diâmetro também. Nos GM, muda diâmetro de 1.8 pra 2.0, 2.0 e 2.2 só muda o curso e de 2.2 pra 2.4 muda curso e diâmetro.
Pensando bem, são motores antigos e que não foram feitos para desempenho, mas tem torque né?. |
Isso. Provavelmente nunca imaginaram que homens insanos usariam um 4.8 num Opala. Ou se imaginaram, não deram importância, o objetivo era fazer um caminhão.
Em custo-benefÃcio acredito que melhor mesmo é o 250 - não vibra, é silencioso, alta durabilidade e confiabilidade. |
E usando pistões do 2.5 o torque melhora muito... E continua durável e confiável.
Pena não ser tão econômico! |
Pois é. O interessante é que dá pra elevar bastante a potência sem alterar o consumo em uso normal. Mas pra economia mesmo, tá aà o motor da Silverado... Mais forte que o antigo 250 e mais econômico. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 11:48 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá pessoall,
vcs qual veÃculo o motor 4.8 antigo equipava?
[]'s
Thales |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 4:14 pm Assunto: |
|
|

|
Thales, se existiu um 4.8 derivado do motor da C-10, ele então equipava os caminhões C-60 e C-70. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 4:18 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Furini,
os motores do C-60 não eram o chevry brasil 262?
[]'s
Thales |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 4:24 pm Assunto: |
|
|

|
Essa é uma das dúvidas que eu tenho... E que gostaria de saber.
Como eu disse, pelo que entendi do Cep Chevrolet, há o 4.8 (292) derivado do Opala e o 292 derivado do Chevrolet Brasil, da C-10... Se este último existiu, então ele equipou os C-60. Não todos, mas os primeiros.
Se alguém souber de algo pra contar, seria ótimo... _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
|
|
 |
Garon |
Enviada: Qua Jul 27, 2005 10:08 am Assunto: |
|
|

|
EDITADO! _________________ "Nada substitui as polegadas cúbicas" (Caroll Shelby)...
Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 3:17 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Qua Jul 27, 2005 5:16 pm Assunto: |
|
|

|
Tenente Portela é "um rancho fundo, bem pra lá do fim do mundo..." TerrÃvel essa, né?
A região de Bento Gonçalves e Gramado é na serra, cerca de 400 km daqui. Eu moro no noroeste do estado, ficando a apenas 30 km da divisa com SC e com a Argentina. Provavelmente você passou em algum lugar bem perto daqui quando entrou no estado.
Passo Fundo é bem mais perto daqui, são cerca de 200 km apenas. Tanto é que fiz vestibular lá.
Aqui pelo sul há bastante D20 e Silverado. Em alguns lugares F-250 predominam, mas a GM ainda ganha entre as picapes.
Segunda passada, levei meu pai numa consulta em Três de Maio (120 km daqui) e lá deve ser a capital nacinal da Silverado. Cidade pequena e lotada desta picape. Inclusive, na volta, numa estranha coincidência, me ultrapassou a última Silverado que tivemos, que foi vendida em 99 para a região de Porto Alegre! Sou apaixonado por esta picape até hoje e foi muito bom ver que ela ainda continua todinha original e parece muito bem cuidada. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
|
|
 |
|