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Sincronizado |
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Siewerdt |
Enviada: Qua Jul 13, 2005 9:51 am Assunto: Sincronizado |
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Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005 Mensagens: 81 Localização: Blumenau - SC
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Olá pessoal...
Qdo comprei a S-10, ela tinha um problema no câmbio, onde arranhava para passar a terceira marcha, que foi diagnosticado pelo meu mecânico de confiança como o sincronizado... Na concessionária, ficou acordado que eles fariam o serviço de retÃfica e troca das peças, que foi feito esta semana.
Porém, gostaria de saber se existe algo q eu deva tomar cuidado... Se existe alguma maneira de saber se o serviço foi bem executado, ou apenas utilizando o câmbio normalmente e não identificando o problema de "arranhar" a marcha, isso já me garante que está tudo ok........
O q vcs me dizem?
Abração!!! |
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Jul 13, 2005 8:53 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Rodrigo S.,
bom não sei se o seu câmbio necessita desse tipo de manutenção, mas um dos cuidados que geralmente os câmbios de picape tem, e o de trocar o óleo com certa km.
Uma Vez experimentei uma S-10 e achei o câmbio dela bem duro, porém com engates precisos e sem mais detalhes.
Para mim, a principal maneira de ver se o câmbio ficou bom é se ele funciona normamente, está bem justo(se for retificado/recondicionado) e se não há trancos ou estalos durante aceleração/desaceleração e troca de marchas. Caso tenha alguma coisa anormal, verificar cardã e diferencial também para ver se o problema não está num desse componentes.
Abraços,
Thales |
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Cezar Sato |
Enviada: Qua Jul 13, 2005 10:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
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Olá.
Certifique-se de que coloquem o óleo certo na caixa, se não me engano é ACDelco 80W90, e não o 90 como muitos pensam. O uso de óleo de especificação incorreta fará com que os engates tornem-se "pesados".
Abraços. _________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
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Siewerdt |
Enviada: Qui Jul 14, 2005 8:40 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005 Mensagens: 81 Localização: Blumenau - SC
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Obrigado pelas dicas, pessoal...
Os engates ficaram bem precisos, e o câmbio parece aquela primeira virgem q vc pegou... Bem justinha! Heheheheh
Em relação à diferencial e cardã, os testes já haviam sido feitos e o problema era somente o câmbio mesmo........ Foi preciso retificar a engrenagem da terceira marcha, pois era essa que mais estava sofrendo, porém, andando com ela, parece que está tudo legal...
A preocupação mesmo era em saber se existe alguma forma de "burlar" a troca do sincronizado e a retÃfica das engrenagens (como qdo coloca-se óleo bem grosso num motor q esteja com vazamentos, por exemplo), pois vindo de uma concessionária onde nunca havia comprado, tenho q tomar certas precauções, né? Não conheço o pessoal de lá...
Valeu! _________________
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Siewerdt |
Enviada: Ter Jul 19, 2005 9:45 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005 Mensagens: 81 Localização: Blumenau - SC
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Galera...
Desenterrando este tópico, gostaria de mais algumas informações...
1o. - É normal que qdo o motor está frio, o cãmbio fique bem duro, sendo difÃcil de engatar as marchas?
2o. - Após uma retÃfica de câmbio, é normal que ele demora um certo tempo para "amaciar"???
3o. - É normal, quando vc anda, escutar um tec, tec, tec, tec, bem baixinho, vindo da alavanca de câmbio???
4o. - O mecânico que efetuou a retÃfica da caixa (desmontou ela na verdade), disse que existem três tipos de óleo para o câmbio da S-10... Ele usou o óleo "intermediário", nem o mais grosso, nem o mais fino... E disse q ele poderia estar trocando pelo mais fino, porém isso poderia dar problema de maior desgaste, principalmente no calor... Procede?
Obrigado mais uma vez!!! _________________
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Thales Pimenta |
Enviada: Ter Jul 19, 2005 11:52 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Rodrigo S.,
nunca ouvi sobre o câmbio ter três tipos de óleo, e sim apenas um: o recomendado pelo manual. Se já estiver com este em mãos fica fácil ver.
Pelo seu relato, o cara deve ter posto óleo 90 em vez de 80W90, daà fica mais duro quando tá frio e depois que esquenta fica normal. Quanto ao câmbio amaciar, quando retiquei o meu, ele ficou bem justo e meio durinho durantes os primeiros km, mas depois ficou mais macio.
Quanto ao resto não se te dizer.
Abraços,
Thales |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 5:57 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Rodrigo S
O que ocorre é isto que Thales disse, eu até coloquei um tópico fixo sobre os óleos para cambio e diferencial.
O proprio Eaton/Clark, recomenda este óleo SAE 80W90, até para oc cambios antigos que usavam SAE-90.
Os cambios recentes só trabalham normal com este óleo.
Só que no mercado só temos Texaco TGF-80W90, Ac Delco e Eaton, e particularmente nunca vi em nenhum posto de gasolina, somente em lojas ou em posto especializado em troca de óleo.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Siewerdt |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 9:50 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005 Mensagens: 81 Localização: Blumenau - SC
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Bom dia...
Pois é... Entendi o esquema do óleo... Hj a noite vou levar ela no meu mecânico de confiança e ver o q ele diz! O q me deixa mais fulo é a questão de estar tão terrÃvel de engatar as marchas no frio... Mas vamos ver no q dá...
Obrigado a todos mais uma vez! |
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Sekiya |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 11:44 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Siewerdt,
Quando troquei o câmbio da Veraneio, o mesmo ficou assim como você disse: duro de engatar as marchas. No frio então, era o martÃrio. Não dava para trocar as marchas normalmente - ou ela arranhava ou ela nem desengatava. Só depois de esquentar é que melhorarava um pouco.
Mas com o tempo e uso, a coisa foi melhorando. Hoje, o câmbio está bem mais macio, mas mesmo assim meio duro ainda.
Esse "tec-tec" havia antes de você mexer no câmbio? _________________ Abraços
Eduardo |
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Siewerdt |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 11:59 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005 Mensagens: 81 Localização: Blumenau - SC
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Tem um barulhinho, mas é bem baixinho... Parece ser na própria alavanca, como se fosse uma vibração mesmo...
Mas vc está me deixando mais calmo, pois estava apreensivo em relação à isso...... Os caras disseram q foi feita retÃfica completa e eu estava desconfiando... Será q está tudo certo mesmo, então???
Valeu! _________________
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Sekiya |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 12:09 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Eu espero que sim! Quanto ao ruÃdo pode ser coxim do câmbio solto ou mal apertado, daà pode vir o ruÃdo. O da Veraneio veio solto e se não fosse eu meio "xereta", estaria assim até hoje.
Mas ultimamente sempre tenho ficado com um pé atrás com os mecânicos. Para garantir mesmo, só eu fazendo o serviço. Sei lá, mas ando muito desconfiado. Pior é achar algum lugar que você lave as mãos pelo mecânico! _________________ Abraços
Eduardo |
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Thales Pimenta |
Enviada: Qua Jul 20, 2005 12:24 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
aà vai o link do tópico que o Kiko falou.
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=543
Só por curiosidade, esse tópico acima não era fixo? Hoje quando acessei o fórum de motor,cambio e dif.; parecia que tinha Ãtens fixos faltando. Será que voltou a sumir tópicos?
Abraços,
Thales |
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Siewerdt |
Enviada: Qui Jul 21, 2005 9:12 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005 Mensagens: 81 Localização: Blumenau - SC
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Fala galera...
Ontem foi umas das maiores surpresas da minha vida!!!
Levei a filhota no meu mecânico de confiança, como costumo fazer, para ele dar uma olhada no serviço efetuado pela concessionária...
Para minha alegria, o mecânico disse q a retÃfica da caixa foi efetuada e q estava bom...
Fomos então verificar o carro por baixo e o pq de ficar ruim qdo frio. E pasmem, os caras retificaram a caixa e não trocaram as juntas... Utilizaram as mesmas... Além disso, um retentor q estava com problemas não foi trocado e deixaram um parafuso do suporte da caixa faltando! Achei RIDÃCULO!!!
Mas o pior, é q não parou por aÃ...
Pedi pra ele tirar um pouco do óleo da caixa, para ver se o problema de engate no frio, era o óleo muito grosso... E imaginem vcs, qual não foi minha infeliz surpresa, ao ver q colocaram o mesmo óleo velho q estava antes na caixa e completaram apenas com um óleo mais grosso!!! Dá pra crer???
Resultado: Hj pela manhã, levei a camionete na concessionária de novo, desci o cacete nos caras (a ponto de responderem apenas: Sim senhor! Sim senhor! O senhor tem toda razão...) e mais uma vez deixei a camionete para consertarem a cagada... Última chance e com certeza, tirando ela da concessionária, vai direto pro meu mecânico conferir tudo!
Agora resta esperar! (Espumando e com uma dor imensa no coração...)
Valeu galera!!! _________________
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adalberto |
Enviada: Qui Jul 21, 2005 2:35 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7497 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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E ai RodrigoS blz.
Eu nunca tive carro zero mas nunca, jamais levaria qualquer carro em concessionária.
Trabalho com seguros no ramo de auto e nos deparamos com cada coisa que da até calafrio.
Tem ofcs dessas que recebem seu carro e quando voce vira as costas eles levam em uma boca de porco para fazer o serviço, ou seja, terceirizam o serviço e em locais totalmente duvidosos.
Sem falar nas peças que dizem trocar, não trocam e ficam com ela para vender por fora por um preço mais camarada.
Se voce gosta realmente da sua "filhota" prefira o pediatra da sua confiança.
adalberto |
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Eduvelo |
Enviada: Qui Jul 21, 2005 6:52 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Não é só concessionária não ...
As concessionárias fazem o que o adalberto falou , de deixar em outro local , ha muito tempo ...
Tem muitas oficinas bonitas , com piso branco , e tudo organizado , mas não fazem o serviço correto .
É sempre bom fazer como o amigo catarina fez , averiguar o trampo ... , até parafusos de rodas soltos ja peguei , entre outros absurdos ...
[]s... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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