Autor |
Mensagem
|
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Ago 23, 2005 5:51 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Vcs lembram daqueles relógio de pulso antigos, onde o vidro sobre o a data transpormava em um lente de aumento.
Eu estava vendo a Bonanza, a passagem direta do luz de fundo é muito grande, talvez vedando esta passagem, poderia melhorar a leirtura.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
ULYSSES |
Enviada: Ter Ago 23, 2005 4:49 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 148 Localização: Lorena SP
|
Kiko,
Uma coisa que tb dificulta a visibilidade é o fato do carretel com os números ser fixado muito para trás em relaçà o ao espelho do velocÃmetro. Com isso, a iluminação do painel faz com que o prórpio espelho faça sombra nos números, piorando o que já era ruim.
Abraço! |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sex Ago 26, 2005 3:29 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Meus caros,
Pelos mesmos motivos também já desmontei o painel da minha camionete/88. Mesmo tendo melhorado com a limpeza, vi que as inúmeras lâmpadas não iluminam, talvez devido à combinação de posição, falta de material refletivo, cor preta dos mostradores e luz branca "mortiça". Não percebi "ofuscamento" pelas frestas. Penso que o uso de papel alumÃnio, o reposicionamento de alguma lâmpada, a ligação direta sem o reostato e o polimento do "vidro" dos instrumentos, podem resolver o problema. Aliás, também vou mexer na luz da cabine, que é péssima.
ATT _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Ago 26, 2005 6:13 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
O hodometro bom para se ver são os de LCD, que hoje em dia até os populares usam.
Teria como adaptar??
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Sex Ago 26, 2005 8:23 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Boa ideia Sr. Kiko, mas creio que seja meio inviavel talvez devido aos custos $$. Vou tentar pesquisar sobre o assunto. Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Sex Ago 26, 2005 8:40 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Procurando encontrei algo que pode ser util ai vai o link: http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/speed.htm _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
ULYSSES |
Enviada: Sex Ago 26, 2005 9:56 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 148 Localização: Lorena SP
|
Kiko,
a adaptação é até possÃvel, mas bem trabalhosa pq nesse caso o velocÃmetro tb é eletrônico, ou seja, sem cabo. Seria necessário tb um sensor que se adaptasse ao câmbio da viatura. A maior dificuldade seria a calibração, pois normalmente o conjunto velocÃmetro + odômetro já vem calibrado da fábrica para o veÃculo em que vai ser utilizado. Eu não sei se o chip dessa unidade é acessÃvel para calibração... talvez seja, pq o pessoal costuma acessar para adulterar a km na hora de vender o carro. Eu tb não sei se seria possÃvel "transplantar" apenas a telinha do odômetro para a viatura. Seria preciso mexer no circuito do conjunto de instrumentos doador e esses circuitos têm uma certa "alergia" a ferros de solda.... Ou então trocar o conjunto de instrumentos completo por um que possua o odômetro digital.... aÃ, vai ter o problema de adequar os demais instrumentos (contagiros, temp, comb, etc etc etc). Eu acho que não compensa....
A solução que o Andreson mostrou é legal pelo baixo custo, 10x menor que um Compass ou Totem. O problema da iluminação pode ser resolvido se houver um espacinho atrás do mostrador LCD, com a utilização de uma microlâmpada igual à utilizada em calculadoras, relógios, etc. Nesse caso, será preciso tb puxar uma ligação direto da bateria do carro, senão a pilha que alimenta o velocÃmetro de bike vai pro espaço rapidinho. E tb nesse caso cuidado para não "fritar" o chip com o ferro de solda, hehehe...
Abraço! |
|
|
 |
jarrao |
Enviada: Seg Ago 29, 2005 10:09 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 5 de Mai de 2005 Mensagens: 40 Localização: Itajai-SC
|
Olhem só pessoal!!
Qtas idéias criativas que aparecem!
Vou aguardar mais algumas.
Saudações
jarrao |
|
|
 |
LeonanFL |
Enviada: Seg Ago 29, 2005 11:25 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
|
Bom dia amigos........
Achei interessante a ideia do Andreson tb, mas acho um pouco inviavel, pois a visualização eh complicada
Uma maneira facil tb, eh montar um hodometro digital, comprando os CIs e etc.
Num projeto um pouco maior, poderia-se mostrar a rotaçao do motor, a velocidade, o combustivel, a temperatura de alguns pontos, etc........
Mas precisa ter um pouco de conhecimento de eletronica........
Abraços.............. _________________ Potência não é nada sem controle |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Ago 30, 2005 6:15 am Assunto: |
|
|

|
Olá pessoal
Agora uma pergunta, para que vcs tem que ver o hodometro com frequencia?
Eu vejo para fazer anotação de consumo só quando abasteço é quando uso a lanterna (dependendo da iluminação do posto), e de vez em quando para conferir o consumo x kilometragem, já que zero o hodometro parcial a cada abastecimento.
Por que se for para trilhas, o hodometro originais do carro são pouco precisos, e podemos cometer erros.
|
|
 |
Cezar Sato |
Enviada: Ter Ago 30, 2005 10:10 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004 Mensagens: 358 Localização: Toledo - Paraná
|
Olá pessoal.
Quando eu possuia um Monza 93, que aliás tem o mesmo problema de iluminação, desmontei todo o quadro de instrumentos e retirei a máscara que envolve os relógios para fazer limpeza e troca de lâmpadas. Constatei que não resolveu nada, então pintei de branco toda a superfÃcie traseira da máscara, montei e melhorou algo em torno de 70%. Como era um domingo de tarde e não tinha loja de tinta aberta, pintei com corretivo ortográfico tipo Errorex.
Não fiz na D-20 porque a preguiça ainda não me permitiu, mas breve estarei desmontando.
Cezar Sato _________________ Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974 |
|
|
 |
jarrao |
Enviada: Sáb Nov 12, 2005 2:30 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 5 de Mai de 2005 Mensagens: 40 Localização: Itajai-SC
|
Parece que o jeito eh por um led.
sds |
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Dom Nov 13, 2005 4:27 am Assunto: |
|
|

|
E a alternativa do Cezar tentou? _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Nov 13, 2005 7:13 am Assunto: |
|
|

|
Olá pessoal
Lembrando que a maioria dos LEDs de alto desempenho tem a luz direcionada para frente, não abrindo para as laterais como as lampadas incandecentes.
E também os LEDs não mudam de intensidade como as lâmpadas no reostato.
|
|
 |
Leo Barbosa |
Enviada: Dom Nov 13, 2005 2:31 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 9 de Agosto de 2005 Mensagens: 110 Localização: Niterói - RJ
|
Boa tarde Kiko !
Lixando bem as laterais do LED consegue-se uma difusão um pouco melhor da luz... Amigos de Astra, Vectra e Omega fizeram com sucesso e mostram em seus "HOW-TO" de seus respectivos fóruns... É uma opção (de baixo custo) a se pensar... na minha opinião, é claro !
Abraços. _________________ Blazer Advantage 2005 GNV 21 m3 + DVD + Couro + XENON !!!
O sonho virou realidade -> AROS 19 !!! |
|
|
 |
|