| Autor | 
		  Mensagem
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sex Dez 16, 2005 6:19 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá Sekiya
 
 
É inverso, no motor maritimo a carga é constante, não tem reta, subidas e descidas, enquanto a hélice estiver girando, tem carga (= liquidificador), e ainda tem a reversão.
 
 
Abraços
 _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
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		  | Sekiya | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sáb Dez 17, 2005 2:16 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP 
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				Obrigado Kiko!
 
Mas o que explica a maior potência? Seria devido ao resfriador a água?
 _________________ Abraços
 
Eduardo | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Dez 18, 2005 5:37 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá Sekiya
 
 
O intercooler ar/agua tem melhor desempenho que ar/ar.
 
 
Mas normalmente são trocados turbina, bicos e novo ajuste na bomba.
 
 
Abraços
 _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
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		  | JOEL ALVES | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Dez 27, 2005 3:04 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2005 Mensagens: 29 Localização: RIO DE JANEIRO 
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				Sekiya.
 
 
Depende da aplicação do barco, do tamanho e forma das hélices.
 
 
[ ]~s  
 _________________ []´s
 
JOEL ALVES - RIO - RJ 
 
S10 2007 CS 4X4 2.8 ELETRONIC &
 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Qui Dez 29, 2005 5:56 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá Joel
 
 
Vc diz "10 voltas na mola do Waste gate", mas qual o pressão final??
 
 
O débito não foi aumentada??
 
 
Que tipo de intercooler vc usou??
 
 
Valvula LDA não foi reajustada??
 
 
Abraços
 _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
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		  | JOEL ALVES | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sex Dez 30, 2005 8:06 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2005 Mensagens: 29 Localização: RIO DE JANEIRO 
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				Olá Kiko.
 
Esta é a minha segunda S10 1999, 2.5 Maxion. 
 
Nas duas picapes instalei manômetro de turbo. Nas duas instalei o intercooler original da Maxion:
 
 
http://www1.uol.com.br/bestcars/un/131-02.htm
 
 
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-s10td.htm  -  Observe estes dois links Kiko   
 
 
Percebi que há grande diferenças entre a regulagem original das WG das duas.
 
Na primeira picape, dei 7 voltas na WG e obtive máxima de 0,9kg   .
 
Esperava essa pressão sem mexer na WG, pois assim dizem os manuais   
 
Percebi grande melhoria no torque em baixa e nas viagens de cruzeiro o motor não se esguelava. Também diminuÃram a fumaça e a sensação de carro amarrado. A vávula LDA segurou na boa.
 
Estava muito feliz... Porém, em viagem de estudo a SAMPA, furtaram minha picape.    
 
 
Um mês depois comprei outra S10, 1999, 2.5 em muitÃssimo melhor estado   .  Errar é humano...
 
Verifiquei que ela andava quase tanto quanto á primeira sem instalar o cooler e nem mexer na WG   
 
Instalei o cooler da Maxion porém, resolvi arriscar um pouco mais e dei 10 voltas na WG   
 
Tomei um baita susto...
 
 
Observações positivas:
 
 
*A bicha deu um pulo prá frente: o 0-100km/h diminuiu muito...
 
* o torque aumentou um absurdo em baixas rotações - dá prá sair em terceira  marcha!
 
* as retomadas estão muitÃssimo mais seguras
 
*O CONSUMO NÃO SE ALTEROU MUITO 9,5-10km/l
 
* consegui 1,6kg de pressão - o que acho um absurdo!
 
* Basta um kik-off no acelerador para 1,6 kilos aparecerem independente da rotação do motor - fiquei abismado com isso!
 
 
Aà vieram as observações negativas:
 
 
*Sinto que em quarta ou quinta marchas quando estou por exemplo a 50km/h e dou o kik-off no acelerador, a turbina vai embora sem o acompanhamento do motor em rotações - talvez a LDA nesta pressão  e giro do motor não esteja dando vazão ao diesel   
 
*Em subidas de serra, observo a subida da pressão do turbo sem o acompanhamento do giro do motor - a mistura fica pobre, preciso de mais diesel         
 
*Note, isso não ocorre quando estou em marcha de força como primeira ou terceira  
 
 
Soluções:
 
 
*Aumentar a vazão do diesel dando um quarto de volta no parafuso da bomba! - No Rio de janeiro ainda não encontrei um mecânico que fizesse isso: só bombistas que querem colocar a bomba na bancada e cobrar os tubos!
 
 
*Usar o manômetro de turbo como se fosse um contagiros. Explico:pensar que a faixa vermelha começa em 1,2kg e não ultrapassar esta pressão. É o que eu tenho feito no momento.
 
 
É isso Kiko! Espero ter sido claro e preciso.  
 
Vc pode me ajudar     
 
Meu raciocÃnio está correto  
 _________________ []´s
 
JOEL ALVES - RIO - RJ 
 
S10 2007 CS 4X4 2.8 ELETRONIC &
 
ASTRA 2003 CD HATCH | 
			   
			 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sáb Dez 31, 2005 6:36 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				Olá Joel
 
 
Se não me engano, a pressão da turbina da S-10 é em torno de 1 a 1,2 kg de fábrica, se estava abaixo disto, estava desregulado.
 
 
Se realmente a pressão agora chega aos 1,6, eu acho que o débito está bom, pois o que faz aumentar a pressão é gases de queima do diesel + ar, se a alimentação do diesel estiver pouca, a pressão do turbo não sobe.
 
 
Quanto mais o carro tiver potencia em rotações maiores, vc sente a falta dela em baixas rotações (tÃpico em motores turbos), neste caso se vc quer respostas rápidas é dar a marcha.
 
 
Nunca vi alguem dar 4 voltas em parafuso de débito, normalmente é 1/2 volta a 1 volta.
 
 
Ajuste na valvula LDA, ajuda melhorar o débito.
 
 
Abraços
 _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
KIT SUPER LDA  Menos Fumaça Mais Força
 
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		  | JOEL ALVES | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sáb Dez 31, 2005 11:13 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2005 Mensagens: 29 Localização: RIO DE JANEIRO 
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	| Kiko escreveu: | 
   
  
	Olá Joel
 
 
Se não me engano, a pressão da turbina da S-10 é em torno de 1 a 1,2 kg de fábrica, se estava abaixo disto, estava desregulado.
 
 
Se realmente a pressão agora chega aos 1,6, eu acho que o débito está bom, pois o que faz aumentar a pressão é gases de queima do diesel + ar, se a alimentação do diesel estiver pouca, a pressão do turbo não sobe.
 
 
Quanto mais o carro tiver potencia em rotações maiores, vc sente a falta dela em baixas rotações (tÃpico em motores turbos), neste caso se vc quer respostas rápidas é dar a marcha.
 
 
Nunca vi alguem dar 4 voltas em parafuso de débito, normalmente é 1/2 volta a 1 volta.
 
 
Ajuste na valvula LDA, ajuda melhorar o débito.
 
 
Abraços | 
   
 
 
 
Olá Kiko.
 
 
Obrigado pelos seus esclarecimentos sempre oportunos.
 
Eu não disse quatro voltas, mas um quarto de volta.
 
 
O grande problema é que eu não tenho a menor idéia de onde se localiza o parafuso de débito da bomba de diesel.
 
 
Nenhum dos mecânicos que fui se habilitou em mecher.
 
 
Vc tem uma foto ou esquema que possa me ajudar   
 
 
E sobre a válvula LDA   
 
 
Grato.
 _________________ []´s
 
JOEL ALVES - RIO - RJ 
 
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		  | Kiko (in memorian) | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Jan 01, 2006 7:10 am    Assunto: Bomba Injetora | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP 
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				OLá Joel
 
 
Foi mal, é que vc gosta de dar tantas voltas nos parafusos....
 
 
Mas vale lembrar que antes de ajustar o débito pelo parafuso, pode se ajustar a Valvula LDA.
 
 
Abraços
	
  
	 
	
	
		
	 
	
		|  Descrição: | 
		
			
			
				| Bomba Bosch, parafuso de débito em negrito | 
			 
			 
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		|  Descrição: | 
		
			
			
				| Bomba Bosch, parafuso de débito em negrito | 
			 
			 
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		|  Descrição: | 
		
			
			
				| Bomba Bosch, parafuso de débito em negrito | 
			 
			 
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 _________________ Kiko (in-memorian)
 
 
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		  | JOEL ALVES | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Jan 01, 2006 11:32 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2005 Mensagens: 29 Localização: RIO DE JANEIRO 
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				valeu muito Kiko...
 
 
Feliz ano novo...
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JOEL ALVES - RIO - RJ 
 
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		  | Petrus Veldt | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Dez 19, 2006 9:31 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP 
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				Ola pessoal meu pai tem uma d-20 94 com 400.000km e motor s4, para aumentar a potencia desse motor sera que da pra colocar peças e turbo do s4t?
 
 
abraços Petrus
 _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
 
Suburban 2004 5.3 V8 | 
			   
			 
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		  | Bianor | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Dez 19, 2006 7:06 pm    Assunto: Afinação do motor | 
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 Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 Mensagens: 310 Localização: Macaé - RJ 
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				Prezados para ajustar motores diesel é preciso compatibilizar a vazão de injeção de diesel que a bomba proporciona, com a pressão que a turbina gera as diferentes rotações do motor. Para isto existe um protocolo de ajustes com estes dados. Recentemente fui num bosch service aqui de Macaé e foi feito este serviço. Acredito que da mais resultado do que sair apertando parafuso e fazendo fumaça atoa.
 
Sds
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