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 Diesel, como melhorar o desempenho « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Dez 16, 2005 6:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

É inverso, no motor maritimo a carga é constante, não tem reta, subidas e descidas, enquanto a hélice estiver girando, tem carga (= liquidificador), e ainda tem a reversão.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Dez 17, 2005 2:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Obrigado Kiko!
Mas o que explica a maior potência? Seria devido ao resfriador a água?

_________________
Abraços
Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Dez 18, 2005 5:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

O intercooler ar/agua tem melhor desempenho que ar/ar.

Mas normalmente são trocados turbina, bicos e novo ajuste na bomba.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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JOEL ALVES
MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2005 3:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2005
Mensagens: 29
Localização: RIO DE JANEIRO

Sekiya.

Depende da aplicação do barco, do tamanho e forma das hélices.

[ ]~s Arrow

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2005 5:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Joel

Vc diz "10 voltas na mola do Waste gate", mas qual o pressão final??

O débito não foi aumentada??

Que tipo de intercooler vc usou??

Valvula LDA não foi reajustada??

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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JOEL ALVES
MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2005 8:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2005
Mensagens: 29
Localização: RIO DE JANEIRO

Olá Kiko.
Esta é a minha segunda S10 1999, 2.5 Maxion.
Nas duas picapes instalei manômetro de turbo. Nas duas instalei o intercooler original da Maxion:

http://www1.uol.com.br/bestcars/un/131-02.htm

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-s10td.htm - Observe estes dois links Kiko Exclamation

Percebi que há grande diferenças entre a regulagem original das WG das duas.
Na primeira picape, dei 7 voltas na WG e obtive máxima de 0,9kg Shocked .
Esperava essa pressão sem mexer na WG, pois assim dizem os manuais Exclamation
Percebi grande melhoria no torque em baixa e nas viagens de cruzeiro o motor não se esguelava. Também diminuíram a fumaça e a sensação de carro amarrado. A vávula LDA segurou na boa.
Estava muito feliz... Porém, em viagem de estudo a SAMPA, furtaram minha picape. Sad

Um mês depois comprei outra S10, 1999, 2.5 em muitíssimo melhor estado Very Happy . Errar é humano...
Verifiquei que ela andava quase tanto quanto á primeira sem instalar o cooler e nem mexer na WG Shocked
Instalei o cooler da Maxion porém, resolvi arriscar um pouco mais e dei 10 voltas na WG Twisted Evil
Tomei um baita susto...

Observações positivas:

*A bicha deu um pulo prá frente: o 0-100km/h diminuiu muito...
* o torque aumentou um absurdo em baixas rotações - dá prá sair em terceira marcha!
* as retomadas estão muitíssimo mais seguras
*O CONSUMO NÃO SE ALTEROU MUITO 9,5-10km/l
* consegui 1,6kg de pressão - o que acho um absurdo!
* Basta um kik-off no acelerador para 1,6 kilos aparecerem independente da rotação do motor - fiquei abismado com isso!

Aí vieram as observações negativas:

*Sinto que em quarta ou quinta marchas quando estou por exemplo a 50km/h e dou o kik-off no acelerador, a turbina vai embora sem o acompanhamento do motor em rotações - talvez a LDA nesta pressão e giro do motor não esteja dando vazão ao diesel Exclamation
*Em subidas de serra, observo a subida da pressão do turbo sem o acompanhamento do giro do motor - a mistura fica pobre, preciso de mais diesel Exclamation Exclamation Exclamation
*Note, isso não ocorre quando estou em marcha de força como primeira ou terceira Shocked

Soluções:

*Aumentar a vazão do diesel dando um quarto de volta no parafuso da bomba! - No Rio de janeiro ainda não encontrei um mecânico que fizesse isso: só bombistas que querem colocar a bomba na bancada e cobrar os tubos!

*Usar o manômetro de turbo como se fosse um contagiros. Explico:pensar que a faixa vermelha começa em 1,2kg e não ultrapassar esta pressão. É o que eu tenho feito no momento.

É isso Kiko! Espero ter sido claro e preciso.
Vc pode me ajudar Question Idea
Meu raciocínio está correto Question

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2005 6:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Joel

Se não me engano, a pressão da turbina da S-10 é em torno de 1 a 1,2 kg de fábrica, se estava abaixo disto, estava desregulado.

Se realmente a pressão agora chega aos 1,6, eu acho que o débito está bom, pois o que faz aumentar a pressão é gases de queima do diesel + ar, se a alimentação do diesel estiver pouca, a pressão do turbo não sobe.

Quanto mais o carro tiver potencia em rotações maiores, vc sente a falta dela em baixas rotações (típico em motores turbos), neste caso se vc quer respostas rápidas é dar a marcha.

Nunca vi alguem dar 4 voltas em parafuso de débito, normalmente é 1/2 volta a 1 volta.

Ajuste na valvula LDA, ajuda melhorar o débito.

Abraços

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JOEL ALVES
MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2005 11:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2005
Mensagens: 29
Localização: RIO DE JANEIRO

Kiko escreveu:
Olá Joel

Se não me engano, a pressão da turbina da S-10 é em torno de 1 a 1,2 kg de fábrica, se estava abaixo disto, estava desregulado.

Se realmente a pressão agora chega aos 1,6, eu acho que o débito está bom, pois o que faz aumentar a pressão é gases de queima do diesel + ar, se a alimentação do diesel estiver pouca, a pressão do turbo não sobe.

Quanto mais o carro tiver potencia em rotações maiores, vc sente a falta dela em baixas rotações (típico em motores turbos), neste caso se vc quer respostas rápidas é dar a marcha.

Nunca vi alguem dar 4 voltas em parafuso de débito, normalmente é 1/2 volta a 1 volta.

Ajuste na valvula LDA, ajuda melhorar o débito.

Abraços


Olá Kiko.

Obrigado pelos seus esclarecimentos sempre oportunos.
Eu não disse quatro voltas, mas um quarto de volta.

O grande problema é que eu não tenho a menor idéia de onde se localiza o parafuso de débito da bomba de diesel.

Nenhum dos mecânicos que fui se habilitou em mecher.

Vc tem uma foto ou esquema que possa me ajudar Question

E sobre a válvula LDA Question

Grato.

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2006 7:10 am    Assunto: Bomba Injetora Responder com Citação



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OLá Joel

Foi mal, é que vc gosta de dar tantas voltas nos parafusos....

Mas vale lembrar que antes de ajustar o débito pelo parafuso, pode se ajustar a Valvula LDA.

Abraços



Bomba Bosch.jpg
 Descrição:
Bomba Bosch, parafuso de débito em negrito
 Tamanho:  65.29 KB
 Visto:  48732

Bomba Bosch.jpg



Bomba Bosch.jpg
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Bomba Bosch, parafuso de débito em negrito
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Bomba Bosch.jpg



Bomba Bosch.jpg
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Bomba Bosch, parafuso de débito em negrito
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JOEL ALVES
MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2006 11:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 4 de Janeiro de 2005
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Localização: RIO DE JANEIRO

valeu muito Kiko...

Feliz ano novo...

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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Ter Dez 19, 2006 9:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6756
Localização: Interior - SP

Ola pessoal meu pai tem uma d-20 94 com 400.000km e motor s4, para aumentar a potencia desse motor sera que da pra colocar peças e turbo do s4t?

abraços Petrus

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Bianor
MensagemEnviada: Ter Dez 19, 2006 7:06 pm    Assunto: Afinação do motor Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Prezados para ajustar motores diesel é preciso compatibilizar a vazão de injeção de diesel que a bomba proporciona, com a pressão que a turbina gera as diferentes rotações do motor. Para isto existe um protocolo de ajustes com estes dados. Recentemente fui num bosch service aqui de Macaé e foi feito este serviço. Acredito que da mais resultado do que sair apertando parafuso e fazendo fumaça atoa.
Sds
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