|
 |
|
Dúvidas sobre turbinas |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
PauloRS |
Enviada: Sex Jul 07, 2006 2:13 am Assunto: Dúvidas sobre turbinas |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Estou aguardando um tópico que explique melhor esse assunto... Os fabricantes dizem que é feito um cálculo complexo para indicar qual a mais adequada para determinado motor, mas não explicam nada. Somente indicam os modelos, APL 240, T33, etc, e a discussão fica nisso. Enquanto essa discussão não desenvolve, gostaria de saber, objetivamente, se a APL240 42/63, indicada para o Perkins Q20B, é a mesma usada nos motores 2.0 à gasolina ou se há diferenças.
Obrigado,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Jul 07, 2006 6:15 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Paulo
As grandes fábricas são assim.
Mas lembre se: se usar a turbina recomendada pela fábrica, o desenpenho será no maximo igual a um motor turbinado de fábrica.
Se optar pelos modelos especiais pode ir além deste limite.
O modelo de turbina é apenas o modelo, existem N montagens diferentes dentro do modelo.
Quem pode explicar melhor é o Mauricio da Rasch Motoren
http://raschmotoren.com.br/index.htm
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Marcus |
Enviada: Sex Jul 07, 2006 9:52 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Sim, tem gente que configura da maneira que quer.... a parte fria x e a quente y..... tem muitos modelos..... o limite chega a ser o $$ pelo menos em carros preparados, sei disso pq meu primo tem um voyage turbo.... e vira e mexe troca alguma coisa....  _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
PauloRS |
Enviada: Ter Jul 11, 2006 2:35 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Kiko e Marcus,
Obrigado pela atenção. A Rashmotoren, então, através do seu representante neste fórum, poderia nos dar uma inestimável ajuda para entender essa "complexidade". Por exemplo, temos 3 turbinas Garret (não sei das outras marcas) indicadas para a Perkins/Maxion (3,8 a 4,0 l): o APL240 (Q20B), o T31 (S4T) e o APL666 (S4T Plus). Os motores citados tem cilindradas semelhantes e injetores diferentes. O que muda então na turbina ? O que significa A/R .42, .50, .63 ? Melhor ainda, se em tese, o que se busca é volume de ar injetado (pressão)para maior ou menor potência, o que se tem que considerar: A/R, tamanho dos rotores, relação entre rotor e carcaça, diâmetro do tubo ?.
Kiko, você que fêz um roteito para a instalação de Intercooler, já deve ter pesquisado isso também...
Para comprar um computador, mesmo que não o montemos, convém que saibamos especificá-lo para termos o resultado pretendido. Nessa matéria complexa, Informática, temos todo o tipo de informação que nos permite montar o "quebra-cabeça". Em mecânica, e nesse particular, Turbinas, curiosamente toda a informação é sonegada...
Bem, estendi-me demais,
No aguardo de manifestações,
Abraços,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Rasch Motoren |
Enviada: Qua Jul 12, 2006 8:15 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
|
Paulo
- Os modelos S4T em que já trabalhamos utilizavam APL240 .
- APL666 utilizada no Plus se difereciam não só pelos rotores como também pelo caracol quente que é equipado com WG.
- A/R ( área sobre raio ) é uma formula utlizada para medição volumétrica do caracol, quanto maior o número, maior área de vazão |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sáb Jul 15, 2006 1:43 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
A todos e a Rash Motoren,
Obrigado pela atenção.
Do Manual de Manutenção da Maxion foi que tirei as informações do S4T (T31) e do S4T Plus (APL666). Quanto à do Q20B, como citei acima, gostaria de saber se é suficiente que seja APL240 .42/.63, ou devem ser considerados outros parâmetros. E nas D20 com filtro de óleo no lado direito do motor logo atrás do alternador, onde o espaço é reduzido, há algum kit de instalação especial ?
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Rasch Motoren |
Enviada: Sáb Jul 15, 2006 8:42 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
|
Paulo
- Como a cilindrada e a potência a ser alcançada são similares ao S4T, não há problema.
- Sugestão ( substituir o comando de válvula, adicionar radiador de óleo e Lda ).
- Esta " D-20 com filtro de óleo no lado direito do motor " ; Desconheço um kit especial para D-20 com essa configuração , aliás embora a usinagem do bloco de forma a torna-lo eclético era comum ,mas a montagem com o filtro nessa disposição se dava para outras aplicações. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Jul 15, 2006 8:54 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá pessoal
Eu acho que para turbinar, o filtro deve ser transferido para outro lado (local original), pois a alimentação de óleo para turbina é feito por onde está o filtro agura (local não original)
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Garon |
Enviada: Sáb Jul 15, 2006 4:25 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004 Mensagens: 829
|
EDITADO! _________________ "Nada substitui as polegadas cúbicas" (Caroll Shelby)...
Editado pela última vez por Garon em Ter Abr 12, 2016 12:35 am, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
PauloRS |
Enviada: Ter Jul 18, 2006 3:31 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Rash M., Kiko e demais,
Como informação, o filtro de óleo do lado direito, na vertical, é original nas D20 com tração original GM (88 a 90), instalado numa caixa suporte com circulação de água do motor. Se observarem o manual do motor Perkins verão que existe esta opção. No Manual do Proprietário, acho que até 1992, nota-se em alguns desenhos de motor, a posiçaõ incomum da vareta do óleo no lado esquerdo. A razão, pelo menos para as tracionadas, é a falta de espaço no lado comumente utilizado para o posicionamento do filtro.
A minha pergunta sobre o kit especial para turbina resume-se, justamente, porque me parece difÃcil acomodá-lo junto ao filtro e atrás do alternador.
Além de que, como o Kiko comentou, a tomada de óleo do turbo deve ser feita ou pelo direito com um flange adaptador ou pelo lado esquerdo por encanamento prolongado.
Quanto à troca de comando, seria trocar pelo do S4T ? E a válvula LDA, não serve somente para conter o excesso de fumaça nas rotações inferiores ?
Atenciosamente,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Rasch Motoren |
Enviada: Ter Jul 18, 2006 8:35 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 7 de Janeiro de 2006 Mensagens: 333 Localização: São Paulo - SP
|
Paulo RS
- A referência sobre a posição do filtro lubrificante se dá pelo fato pelo qual não tivemos a oportunidade de promover a manutenção em nenhum modelo 4X4 da mesma. E somente em motores avulsos para aplicações especÃficas.
- Sobre o comando o procedimento seria este , tanto quanto LDA e radiador de óleo , como sujestão para que fique um trabalho mais completo. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 1
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|