Autor |
Mensagem
|
Petrus Veldt |
Enviada: Sáb Fev 10, 2007 8:44 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP
|
ai bota um pneu firestone ATX 23° que voce nem precisa da tração. _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Fev 11, 2007 6:44 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
A função das capas ali é não deixar as longarinas abrirem. No original, quem faz esta função é a canga. Portanto se for reforçar, faça de fora a fora, como se fosse uma capa interna.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
liinx |
Enviada: Qui Fev 15, 2007 2:13 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006 Mensagens: 109 Localização: Rio de Janeiro
|
Thales, me parece que serve tanto para "evitar trincas" como para "não abrir" as longarinas...
vi uma outra C-10 de furnas, com Kit engesa instalado, que está abrindo um trinca na longarina próximo a cabine, sustamente por só ter estes "pequenos reforços" por dentro... não tem as capas de fora...
Agora um detalhe: Vi uma D-20 com o kit engesa adaptado, no qual foram instaladas capas cobrindo toda a longarina ( por fora), da frente até o inÃcio da cabine, sendo que não são inteiriças, são em 2 partes!! acho que isto enfraquece, vou pedir para serem inteiras, o que acha?
Abc _________________ Josiel
Veraneiro M 95 S4T Plus
Ford Royalle 2.0i 94 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
peembaixo |
Enviada: Qui Fev 15, 2007 5:54 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
|
O problema das trincas nas longarinas das picapes não é rigidez mas sim torção. As longarinas foram feitas para torcer mesmo e quando essa torção encontra um lugar rÃgido é ali que vai trincar. Então a trinca que se abre quando se usa pouco reforço na longarina não é causada pelo pouco reforço mas sim pela torção que encontra um ponto rÃgido e quanto mais rÃgido se deixa a longarina mais trincas vão aparecer. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
adalberto |
Enviada: Qui Fev 15, 2007 7:24 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
George o que voce fala tem sentido pois isso ocorre muito em jeeps. Mas e esse reforço nos casos de tração engesa ? Deveria causar o mesmo problema. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
peembaixo |
Enviada: Sex Fev 16, 2007 8:56 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
|
Olá Adalberto. Esse reforço da Engesa eu nunca vi de perto mas pelo que eu entendi ele não foi projetado para acabar com a torção transversal da longarina mas para evitar que a longarina se abra no sentido longitudinal. Por exemplo, ao se retirar a suspensão original são colocados os feixes de mola para receber o novo eixo dianteiro. Os feixes de mola empurram a longarina como se quisessem rasgá-la e o reforço se faz nescessário para que não trinque por causa da pressão do feixe de molas.
Então o reforço é colocado por causa do feixe de molas e não para acabar com a torção da longarina. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
adalberto |
Enviada: Sex Fev 16, 2007 9:16 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Entendi. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Linx |
Enviada: Sex Fev 16, 2007 9:26 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006 Mensagens: 494 Localização: Rio de Janeiro
|
George, vc aconselha então que as capas sejam como as que eu vi na D-20: em duas partes,
com ponto para a torção?
concluo que o que eu identifiquei como sendo "ponto fraco" na adaptação da D-20 é na realidade o correto para não deixar as logarinas tão rÃgidas, correto?
Abc _________________ Frontier 2005 turbo diesel a venda |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Linx |
Enviada: Sex Fev 16, 2007 9:39 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006 Mensagens: 494 Localização: Rio de Janeiro
|
Rapaz, matei a charada...
a longarina da C-10 que vi estava trincada por que soldaram uma chapa de 5mm na longarina, (do lado da trinca) com um tubo para colocar o batente do fim da suspensão!!!!! deveriam ter parafusado. Fizeram uma chapa com pelo menos 15 cm e tome solda. Bate com o que o George diz: naquele ponto o chassi ficou mais rÃgido e trincou... é isto? não tem nada a ver com os reforços!!!!!!
Nada de soldas, vou mandar parafusar tudo... adianta?
abc _________________ Frontier 2005 turbo diesel a venda |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
peembaixo |
Enviada: Sáb Fev 17, 2007 1:37 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
|
Olá Josiel. É difÃcil para mim precisar o qual é a melhor saÃda no seu caso pois nunca vi de perto essa adaptação do kit Engesa. Tem casos que a melhor opção é parafusar, desde que se aproveite a furação original e não se precise abrir novos furos na longarina. Ãs vezes a melhor saÃda é soldar. Por exemplo, na minha C14 que está com motor Perkins 4236 que é muito mais pesado do que o motor Brasil original, tÃnhamos o problema de trincar a longarina sempre no mesmo lugar, alà bem na fixação da travessa da suspensão dianteira ou agregado. Pois bem, raciocinamos que a trinca era sempre causada pela torção para frente e para trás do agregado na hora em que se freiava. A fixação do agregado é feita por três parafusos para cada longarina. Esses parafusos colocados juntos como são, força demasiadamente um único ponto e com o movimento de vai e vem acaba trincando a longarina. O que fazer para acabar com o movimento de vai-e-vem já que além de todo os parafusos davam folga rapidamente? Vamos soldar o agregado e o suporte da bandeja de cima tudo nas longarinas. Ficou tão bom que já tem 3 anos de serviços pesados e numca mais trincou nada na longarina.
Pode ser que no seu caso parafusado fique melhor, mas só com o tempo e experiência você pode eliminar os problemas dessa adaptação. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Linx |
Enviada: Sex Fev 23, 2007 1:00 pm Assunto: kit 4x4 |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006 Mensagens: 494 Localização: Rio de Janeiro
|
Pois é... só que já sei que nenhum dos furos existentes servirão!!
nenhum...
se aproveitar a furação das longarinas, perco o alinhamento das molas,,,
Abc _________________ Frontier 2005 turbo diesel a venda |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|