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Autor Mensagem
Petrus Veldt
MensagemEnviada: Sáb Fev 10, 2007 8:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6756
Localização: Interior - SP

ai bota um pneu firestone ATX 23° que voce nem precisa da tração.
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Fev 11, 2007 6:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

A função das capas ali é não deixar as longarinas abrirem. No original, quem faz esta função é a canga. Portanto se for reforçar, faça de fora a fora, como se fosse uma capa interna.

[]'s

Thales

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liinx
MensagemEnviada: Qui Fev 15, 2007 2:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 109
Localização: Rio de Janeiro

Thales, me parece que serve tanto para "evitar trincas" como para "não abrir" as longarinas...


vi uma outra C-10 de furnas, com Kit engesa instalado, que está abrindo um trinca na longarina próximo a cabine, sustamente por só ter estes "pequenos reforços" por dentro... não tem as capas de fora...

Agora um detalhe: Vi uma D-20 com o kit engesa adaptado, no qual foram instaladas capas cobrindo toda a longarina ( por fora), da frente até o início da cabine, sendo que não são inteiriças, são em 2 partes!! acho que isto enfraquece, vou pedir para serem inteiras, o que acha?

Abc

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Josiel

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peembaixo
MensagemEnviada: Qui Fev 15, 2007 5:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

O problema das trincas nas longarinas das picapes não é rigidez mas sim torção. As longarinas foram feitas para torcer mesmo e quando essa torção encontra um lugar rígido é ali que vai trincar. Então a trinca que se abre quando se usa pouco reforço na longarina não é causada pelo pouco reforço mas sim pela torção que encontra um ponto rígido e quanto mais rígido se deixa a longarina mais trincas vão aparecer.
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George Pessoa
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adalberto
MensagemEnviada: Qui Fev 15, 2007 7:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7498
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

George o que voce fala tem sentido pois isso ocorre muito em jeeps. Mas e esse reforço nos casos de tração engesa ? Deveria causar o mesmo problema.
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Adalberto
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peembaixo
MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 8:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Olá Adalberto. Esse reforço da Engesa eu nunca vi de perto mas pelo que eu entendi ele não foi projetado para acabar com a torção transversal da longarina mas para evitar que a longarina se abra no sentido longitudinal. Por exemplo, ao se retirar a suspensão original são colocados os feixes de mola para receber o novo eixo dianteiro. Os feixes de mola empurram a longarina como se quisessem rasgá-la e o reforço se faz nescessário para que não trinque por causa da pressão do feixe de molas.
Então o reforço é colocado por causa do feixe de molas e não para acabar com a torção da longarina.

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George Pessoa
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adalberto
MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 9:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7498
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Entendi.
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Adalberto
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Linx
MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 9:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
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George, vc aconselha então que as capas sejam como as que eu vi na D-20: em duas partes,
com ponto para a torção?

concluo que o que eu identifiquei como sendo "ponto fraco" na adaptação da D-20 é na realidade o correto para não deixar as logarinas tão rígidas, correto?

Abc

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Linx
MensagemEnviada: Sex Fev 16, 2007 9:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 494
Localização: Rio de Janeiro

Rapaz, matei a charada...
a longarina da C-10 que vi estava trincada por que soldaram uma chapa de 5mm na longarina, (do lado da trinca) com um tubo para colocar o batente do fim da suspensão!!!!! deveriam ter parafusado. Fizeram uma chapa com pelo menos 15 cm e tome solda. Bate com o que o George diz: naquele ponto o chassi ficou mais rígido e trincou... é isto? não tem nada a ver com os reforços!!!!!!

Nada de soldas, vou mandar parafusar tudo... adianta?

abc

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peembaixo
MensagemEnviada: Sáb Fev 17, 2007 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Olá Josiel. É difícil para mim precisar o qual é a melhor saída no seu caso pois nunca vi de perto essa adaptação do kit Engesa. Tem casos que a melhor opção é parafusar, desde que se aproveite a furação original e não se precise abrir novos furos na longarina. Ãs vezes a melhor saída é soldar. Por exemplo, na minha C14 que está com motor Perkins 4236 que é muito mais pesado do que o motor Brasil original, tínhamos o problema de trincar a longarina sempre no mesmo lugar, alí bem na fixação da travessa da suspensão dianteira ou agregado. Pois bem, raciocinamos que a trinca era sempre causada pela torção para frente e para trás do agregado na hora em que se freiava. A fixação do agregado é feita por três parafusos para cada longarina. Esses parafusos colocados juntos como são, força demasiadamente um único ponto e com o movimento de vai e vem acaba trincando a longarina. O que fazer para acabar com o movimento de vai-e-vem já que além de todo os parafusos davam folga rapidamente? Vamos soldar o agregado e o suporte da bandeja de cima tudo nas longarinas. Ficou tão bom que já tem 3 anos de serviços pesados e numca mais trincou nada na longarina.
Pode ser que no seu caso parafusado fique melhor, mas só com o tempo e experiência você pode eliminar os problemas dessa adaptação.

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Linx
MensagemEnviada: Sex Fev 23, 2007 1:00 pm    Assunto: kit 4x4 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Agosto de 2006
Mensagens: 494
Localização: Rio de Janeiro

Pois é... só que já sei que nenhum dos furos existentes servirão!!
nenhum...

se aproveitar a furação das longarinas, perco o alinhamento das molas,,,


Abc

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