Autor |
Mensagem
|
acmad |
Enviada: Sáb Mar 10, 2007 7:02 pm Assunto: Câmbio de 3 marchas problemático |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006 Mensagens: 38 Localização: rio de janeiro
|
De uns tempos para cá minha c 10 78 vem apresentando um problema no câmbio de três marchas: às vezes, quando se passa da primeira para a segunda, o garfo da primeira cai e sou obrigado a parar e ir lá na frente soltá-lo. Começou acontecendo raramente e agora vem se tornando mais frequente. Já ouvi falar que o problema seria o trambulador e que bastaria trocá-lo; outros dizem que o problema é dentro da caixa. E, sendo assim, melhor seria colocar logo uma caixa de 4 marchas. Que me dizem? Será que vale a pena tentar trocar o trambulador para ver no que dá, o que sairia muito mais barato, ou é melhor partir logo para a caixa? |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Mar 10, 2007 9:42 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Os cambios na coluna tem muito disto, ou seja o trambulador encavalar.
Preisa de ajustes ou troca de algumas buchas e peças.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
ARISMAR |
Enviada: Dom Mar 11, 2007 4:20 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006 Mensagens: 848 Localização: CAMPO GRANDE, MS
|
Caro ACMAD
Quanto ao problema na mudanças de marcha, a princÃpio poderá ser no trambulador.
Verifique primeiramente se a mola não está quebrada, isso é fato comum nesse sistema.
Após, faça um exame no trambulador sobre desgastes excessivos e sua ajustagem.
Verifique ainda, se o trambulador não está solto, movimentando todo o seu corpo durante a troca das marchas.
A partir daÃ, o problema estará na Caixa de Mudança das marchas, mas pelo seu relato deverá ser exatamente o tambulador.
Sucesso. Abraços, ARISMAR(914). |
|
|
 |
acmad |
Enviada: Ter Mar 13, 2007 2:17 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006 Mensagens: 38 Localização: rio de janeiro
|
Muito obrigado pela atenção. Vou abrir o trambulador para ver como ele está por dentro. Conforme for, vou ver se arranjo um trambulador novo. |
|
|
 |
peembaixo |
Enviada: Sáb Mar 17, 2007 10:24 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
|
Eu tenho um amigo, que infelizmente foi embora para o Chile, que inventou uma alternativa de trambulador para se utilizar nesse cambio de 3 marchas.
O sistema que ele inventou consistia em eliminar o trambulador da alavanca na direção e colocar três alavancas perfurando o assoalho do carro como se faria na adaptação de um câmbio 4 marchas. Aà no sistema inventado por ele aquelas tres alavancas eram presas diretamente no câmbio e através de um sistema bem engenhoso, cada alavanca que era puxada engatava uma marcha e a alavanca anterior voltava sozinha a posição de origem. Para engatar a ré era só empurrar a primeira alavanca para frente.
Na época ele comentou que havia se baseado nos carros de arrancada americanos que utilizavam várias alavancas para acionarem os sensores de engate das marchas. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
|
|
 |
acmad |
Enviada: Sáb Mar 17, 2007 7:18 pm Assunto: |
|
|
|
Gostaria de ver esse sistema de uma alvanca para cada marcha. Agora, dirigir tendo que passar três alavancas deve ser meio complicado, não? |
|
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Mar 18, 2007 10:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Tem empresas também que tirar a alavanca da coluna de direção e jogam para o assoalho. É feito quando vai usar o câmbio em Jeep.
[]'
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
|
 |
|