Autor |
Mensagem
|
Daniel Martinelli |
Enviada: Ter Abr 17, 2007 7:27 pm Assunto: Como funciona uma bomba injetora |
|
|
|
Olá.
Os entendidos podem ajudar a explicar como funciona uma bomba injetora desde a entrada do diesel até a sua saÃda para os bicos. Espero aprender seu funcionamento!
Abraços. |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Qua Abr 18, 2007 12:38 am Assunto: |
|
|
|
Tenho uma idéia de como funciona, pelo nome "bomba" imagino que ela sugue o diesel após passar pelos filtros, e o pressuriza mandando para os bicos de injeção (dai o nome bomba, por sugar o diesel dos filtros, e injetora, por injetar o diesel para os bicos). Agora como é feito esse processo internamente não tenho idéia!
Outra dúvida é como está ligada, acoplada ao motor, é por corrente? engrenagens? Ela gira (não sei se pode dizer que ela gire) na mesma rotação do motor? Enfim, as dúvidas são muitas!
Muitos dizem que se trata de um motor a parte, por isso bombista é tão requisitado para sua regulgem.
Qualquer esclarecimento fico muito grato! |
|
|
 |
Tahoe |
Enviada: Qua Abr 18, 2007 10:16 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
|
Olha eu acho que ela não suga o diesel da bomba alimentadora não... e sim a bomba alimentadora que pressuriza o diesel, fazendo ele chegar até ela. Assim ela bombeia com pressão até os bicos. Bomba injetora deve ser para diferenciar de bomba alimentadora, bomba de combustÃvel...
As que vi desmontadas eram giradas por engrenagens...
[]'s
Thales _________________ ____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Abr 18, 2007 12:36 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
A bomba possui duas bombas internamente, uma de palheta que faz a sucção e pre pressurização para uma outra bomba, este de pistão, que faz pressão de uns 200 ~ 250 BAR, e um rotor de distribuição para direcionar o diesel para cada bico.
Este é no caso das bombas rotativas, mas existem internamente muitos mecanismos como controladores de rotação, avanços, limitadores de rotação, limitadores de fumaça, controlador de débitos etc.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Garon |
Enviada: Qua Abr 18, 2007 12:54 pm Assunto: |
|
|

|
EDITADO!
Editado pela última vez por Garon em Seg Abr 11, 2016 10:37 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Qua Abr 18, 2007 4:34 pm Assunto: |
|
|
|
Interessante esse mecanismo de pistão, então é ai que ocorrem os problemas de alimentação da bomba (problemas de desgaste)? Tendo em vista que o sistema de palheta somente pre pressuriza o diesel para o pistão (um problema no sistema de palheta seria mais fácil e barato de ser reparado).
Este rotor de distribuição também deve ser de fácil reparo, certo?
Pelo que entendi a bomba trabalha em armonia com a rotação do motor, nos casos das bombas rotativas, elas giram na mesma rpm do motor? |
|
|
 |
peembaixo |
Enviada: Qui Abr 19, 2007 6:31 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
|
Na verdade a bomba injetora pode ser comparada ao carburador e ao distribuidor unidos em uma única peça. Ela tanto alimenta o motor com a quantidade exata de combustÃvel quanto determina a ordem e o tempo das explosões. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Abr 26, 2007 12:59 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Giram na mesma rotação do distribuidor e comando ou seja a metade, tendo em vista q motor é 4 tempos ou seja um ciclo a cada 2 voltas.
As manuteções das bombas de qq forma custam caras, pois a MO para ajuste é mais ou menos R$ 300,00.
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Sex Abr 27, 2007 5:04 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
A todos,
Quanto ao bombista, convém pedir 3 ou 4 orçamentos. Aqui, se não estou muito desatualizado, a mão-de-obra não deve chegar aos R$ 200,00. Convém também pedir orçamento do kit de reparos, que pelo menos nas autorizada Bosh dizem que tem que trocar, e de cada bico (4 ao todo), para evitar surpresas. Mas a regularem de bomba deve ser feita somente a cada 100.000 km, ou estou enganado ?
Abs _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 3:01 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Então, sim ou não ??
Abs, _________________ Paulo
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 7:39 am Assunto: |
|
|

|
Olá Paulo
O periodo de manuteção da bomba e bicos deve variar de acordo com qualidade de combustÃvel.
Os bicos é recomendado verificação e ajustes a cada 50.000 mais ou menos.
A bomba normalmente mexemos qd começar a ter problemas.
|
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 9:33 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Acho que o Paulo se refere a manutenção preventiva Sr. Kiko! _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 9:53 pm Assunto: |
|
|
|
Kiko e Anderson,
Exatamente. A Bosh dá garantia de serviço de 10.000 Km ou 6 meses, mas li em algum lugar que a bomba deve ser revisada a cada 100.000 km. Quanto a orçamentos, o último serviço que fiz na Bosh, custou R$ 120,00 de m.o. de um total de R$ 460,00, incluindo 4 bicos novos, um jogo de reparo e uma bomba alimentadora (uma que vai dentro da bomba, não aquela comum). Por isso, é importante pedir orçamentos para não ter surpresas.
Abs _________________ Paulo
|
|
 |
Tahoe |
Enviada: Ter Mai 01, 2007 9:56 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
|
Aqui na minha cidade, só de M.O para tirar e por a bomba injetora é 150... Mas no mÃnimo acrescenta o reparo da bomba pois ele sempre trocam.
[]'s
Thales _________________ ____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Qua Mai 02, 2007 1:27 am Assunto: |
|
|
|
Pessoal,
Então o custo é mais ou menos o que o Thales afirmou: m.o + reparo.
Bom, quanto à pergunta original do Daniel, para completar, o melhor é pegar algum livro de mecânica com desenhos e explicações sobre bombas. Particularmente, acho difÃcil entender um assunto desses sem "enchergar". É bom, também, procurar na Internete por catálogos da Bosh em PDF, por "Bombas VE", onde têm parâmetros e desenhos "explodidos" delas, com as partes constituintes.
Abs, _________________ Paulo
|
|
 |
|