Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Como funciona uma bomba injetora « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2007 7:27 pm    Assunto: Como funciona uma bomba injetora Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Os entendidos podem ajudar a explicar como funciona uma bomba injetora desde a entrada do diesel até a sua saída para os bicos. Espero aprender seu funcionamento!

Abraços.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2007 12:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Tenho uma idéia de como funciona, pelo nome "bomba" imagino que ela sugue o diesel após passar pelos filtros, e o pressuriza mandando para os bicos de injeção (dai o nome bomba, por sugar o diesel dos filtros, e injetora, por injetar o diesel para os bicos). Agora como é feito esse processo internamente não tenho idéia!

Outra dúvida é como está ligada, acoplada ao motor, é por corrente? engrenagens? Ela gira (não sei se pode dizer que ela gire) na mesma rotação do motor? Enfim, as dúvidas são muitas!

Muitos dizem que se trata de um motor a parte, por isso bombista é tão requisitado para sua regulgem.

Qualquer esclarecimento fico muito grato!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Tahoe
MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2007 10:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Olha eu acho que ela não suga o diesel da bomba alimentadora não... e sim a bomba alimentadora que pressuriza o diesel, fazendo ele chegar até ela. Assim ela bombeia com pressão até os bicos. Bomba injetora deve ser para diferenciar de bomba alimentadora, bomba de combustível...

As que vi desmontadas eram giradas por engrenagens...

[]'s

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2007 12:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

A bomba possui duas bombas internamente, uma de palheta que faz a sucção e pre pressurização para uma outra bomba, este de pistão, que faz pressão de uns 200 ~ 250 BAR, e um rotor de distribuição para direcionar o diesel para cada bico.

Este é no caso das bombas rotativas, mas existem internamente muitos mecanismos como controladores de rotação, avanços, limitadores de rotação, limitadores de fumaça, controlador de débitos etc.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Garon
MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2007 12:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Seg Abr 11, 2016 10:37 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Abr 18, 2007 4:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Interessante esse mecanismo de pistão, então é ai que ocorrem os problemas de alimentação da bomba (problemas de desgaste)? Tendo em vista que o sistema de palheta somente pre pressuriza o diesel para o pistão (um problema no sistema de palheta seria mais fácil e barato de ser reparado).
Este rotor de distribuição também deve ser de fácil reparo, certo?

Pelo que entendi a bomba trabalha em armonia com a rotação do motor, nos casos das bombas rotativas, elas giram na mesma rpm do motor?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
peembaixo
MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2007 6:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Na verdade a bomba injetora pode ser comparada ao carburador e ao distribuidor unidos em uma única peça. Ela tanto alimenta o motor com a quantidade exata de combustível quanto determina a ordem e o tempo das explosões.
_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2007 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Giram na mesma rotação do distribuidor e comando ou seja a metade, tendo em vista q motor é 4 tempos ou seja um ciclo a cada 2 voltas.

As manuteções das bombas de qq forma custam caras, pois a MO para ajuste é mais ou menos R$ 300,00.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Abr 27, 2007 5:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

A todos,

Quanto ao bombista, convém pedir 3 ou 4 orçamentos. Aqui, se não estou muito desatualizado, a mão-de-obra não deve chegar aos R$ 200,00. Convém também pedir orçamento do kit de reparos, que pelo menos nas autorizada Bosh dizem que tem que trocar, e de cada bico (4 ao todo), para evitar surpresas. Mas a regularem de bomba deve ser feita somente a cada 100.000 km, ou estou enganado ?

Abs

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 3:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Então, sim ou não ??

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 7:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Paulo

O periodo de manuteção da bomba e bicos deve variar de acordo com qualidade de combustível.

Os bicos é recomendado verificação e ajustes a cada 50.000 mais ou menos.

A bomba normalmente mexemos qd começar a ter problemas.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 9:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Acho que o Paulo se refere a manutenção preventiva Sr. Kiko!
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 9:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Kiko e Anderson,

Exatamente. A Bosh dá garantia de serviço de 10.000 Km ou 6 meses, mas li em algum lugar que a bomba deve ser revisada a cada 100.000 km. Quanto a orçamentos, o último serviço que fiz na Bosh, custou R$ 120,00 de m.o. de um total de R$ 460,00, incluindo 4 bicos novos, um jogo de reparo e uma bomba alimentadora (uma que vai dentro da bomba, não aquela comum). Por isso, é importante pedir orçamentos para não ter surpresas.

Abs

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Tahoe
MensagemEnviada: Ter Mai 01, 2007 9:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Aqui na minha cidade, só de M.O para tirar e por a bomba injetora é 150... Mas no mínimo acrescenta o reparo da bomba pois ele sempre trocam.

[]'s

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Mai 02, 2007 1:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Pessoal,

Então o custo é mais ou menos o que o Thales afirmou: m.o + reparo.

Bom, quanto à pergunta original do Daniel, para completar, o melhor é pegar algum livro de mecânica com desenhos e explicações sobre bombas. Particularmente, acho difícil entender um assunto desses sem "enchergar". É bom, também, procurar na Internete por catálogos da Bosh em PDF, por "Bombas VE", onde têm parâmetros e desenhos "explodidos" delas, com as partes constituintes.

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB