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 Como funciona uma bomba injetora « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Mai 09, 2007 12:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Gostaria de saber em que momento ocorre a pulverização do diesel dentro do cilindro, seria no momento de admissão do ar para dentro do cilindro (com válvula de admissão aberta) ou seria logo após esse procedimento (com a válvula já fechada)?

Outra dúvida é quando aumenta o débito da bomba, o que muda? É o tempo pulverização do diesel que aumenta, ou é a pressão de pulverização que aumenta?

Agrdeço qualquer esclarecimento.
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PauloRS
MensagemEnviada: Qua Mai 09, 2007 3:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Daniel,

O processo é semelhante ao motor ciclo Otto (gasolina, etc.). Antes de chegar ao PMS, no final da fase de compressão do ar (válvulas fechadas), o diesel é injetado para misturar-se com o ar quente, e então inflamar-se. Por isso, diz-se que o motor Otto comprime mistura (ar+combustível) e o Diesel comprime o ar, tornando-o quente e então injeta o diesel. O momento inicial da injeção é dado em graus para cada motor, e no ciclo Diesel a queima é mais lenta.

abs

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 09, 2007 12:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Pelo que sei, é praticamente na hora da ignição (mesmo q no tempo de ignição no motor a gasolina), se injetar antes ocorreria pre detonação.

Por isso a pressão de injeção é mais de 200 BAR.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Mai 09, 2007 4:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Havia escrito:

Outra dúvida é quando aumenta o débito da bomba, o que muda? É o tempo pulverização do diesel que aumenta, ou é a pressão de pulverização que aumenta?

Então, se o diesel é injetado no momento da ignição o que muda é a pressõa de injeção, certo?
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Tahoe
MensagemEnviada: Qua Mai 09, 2007 6:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Creio que não seja nem a pressão, nem aumente o tempo de injeção, mas sim aumenta a vazão. Pressão não quer dizer nada... teoricamente pode-se injetar 100ml de diesel com 200 BAR ou então 1L com os mesmos 200 BAR. Se aumentasse o tempo, não haveria aumento de potência e sim desperdício de diesel, pois este óleo injetado depois do tempo de combustão não iria queimar por completo.

[]'s

Thales

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Mai 10, 2007 12:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mas como pode aumentar a vazão sem alterar a pressão de injeção ou o tempo?

Imagino que só com a troca dos bicos isso seria possível, ou os bicos possuem algum tipo de regulagem de vazão?
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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Mai 10, 2007 2:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Kiko escreveu:
Olá
Pelo que sei, é praticamente na hora da ignição (mesmo q no tempo de ignição no motor a gasolina), se injetar antes ocorreria pre detonação.
Por isso a pressão de injeção é mais de 200 BAR.
Abraços


Kiko,
Dos manuais: Início de Injeção Estática antes do PMS: 4236=18º; S4 e S4T=8º; e S4T Plus=5º.
A pressão é para forçar a mistura com o ar e para vencer a compressão no cilindro. É muito alta nas injeções diretas e menor nas indiretas.

Daniel,
Os bicos injetores como conhecemos têm uma mola e uma agulha. Essa agulha, pressionada, se desloca e dá passagem ao diesel, e volta a se fechar.

Abs

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Paulo
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Tahoe
MensagemEnviada: Qui Mai 10, 2007 11:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Quem controla a vazão é a bomba não? Os bicos somente controlam a pressão e estanqueidade, ou seja o bico para injeção com X de pressão. Lógico que os bicos tem uma vazão máxima, a partir daí começa-se a gotejar diesel, em vez de pulverizar... Tanto que se o débito estiver muito aberto, corre-se o risco de ter danos no motor devido à má queima.

Lembrando que tudo isso é achometro....

[]'s

Thales

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Mai 10, 2007 3:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Hum interessante...então quando se leva a bomba para aumentar o débito, os técnicos regulam de forma a não chegar no ponto em que o bico para de pulverizar o diesel (muita vazão), certo?

Outra coisa, é que existe um lacre (bucha) no parafuso do débito, não deixando utrapassar aquele ponto máximo, alguém sabe me dizer o por que?
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Tahoe
MensagemEnviada: Qui Mai 10, 2007 8:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Para ninguém aumentar o débito e sair poluindo em excesso. Lacre rompido dá multa!!

[]'s

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Mai 10, 2007 8:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O aumento de débito ocasiona aumento de tempo de injeção, pois quem controla a inicio de injeção é a pressão da bomba e a quantidade (vazão) é determinada pelos orifícios do bicos.

Abraços

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Mai 11, 2007 12:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Não Tales, estava-me referindo a outro lacre, além deste, que se encontra no corpo (rosca) do prafuso de débito.

Então Kiko, eu imaginava mesmo que aumentava o tempo de injeção, já que a pressão gerada pela bomba é constante (imagino que seje constante).

Outra dúvida que tenho (desculpa tanta ignorância), é que mal carreta excesso de diesel no sistema?
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Mai 11, 2007 1:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Agora as coisas estão mais claras, quando se aumenta (aperta o parfuso do débito) o que muda é a rotação do rotor de distribuição (que distribiu o diesel para os bicos). Como para aumentar o débito, é aumentado o tempo de injeçào, então a rotação do rotor diminui para deixar passar mais diesel para um dado bico.

Posso estar falando besteira (espero estar certo desta vez).
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Mai 11, 2007 9:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Daniel

Lamento, mas está errado, o que o parafuso faz é aumentar a quantidade de diesel a ser bombeado pelo pistão para os bicos.
Pois quem pressiona diesel é um bomba de pistão (unico), e depois o distribuidor faz a distribuição.

O excesso de Diesel, aumenta consumo, faz fumaça preta.

Abraços

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Mai 12, 2007 12:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Achei que o sistema de palheta que regulava a quantidade de diesel para o pistão, mas tudo bem já tenho uma idéia do funcionamento da bomba!

Valeu.
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