Autor |
Mensagem
|
Daniel Martinelli |
Enviada: Qua Mai 09, 2007 12:41 am Assunto: |
|
|
|
Olá.
Gostaria de saber em que momento ocorre a pulverização do diesel dentro do cilindro, seria no momento de admissão do ar para dentro do cilindro (com válvula de admissão aberta) ou seria logo após esse procedimento (com a válvula já fechada)?
Outra dúvida é quando aumenta o débito da bomba, o que muda? É o tempo pulverização do diesel que aumenta, ou é a pressão de pulverização que aumenta?
Agrdeço qualquer esclarecimento. |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Qua Mai 09, 2007 3:02 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Daniel,
O processo é semelhante ao motor ciclo Otto (gasolina, etc.). Antes de chegar ao PMS, no final da fase de compressão do ar (válvulas fechadas), o diesel é injetado para misturar-se com o ar quente, e então inflamar-se. Por isso, diz-se que o motor Otto comprime mistura (ar+combustÃvel) e o Diesel comprime o ar, tornando-o quente e então injeta o diesel. O momento inicial da injeção é dado em graus para cada motor, e no ciclo Diesel a queima é mais lenta.
abs _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Mai 09, 2007 12:55 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Pelo que sei, é praticamente na hora da ignição (mesmo q no tempo de ignição no motor a gasolina), se injetar antes ocorreria pre detonação.
Por isso a pressão de injeção é mais de 200 BAR.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Qua Mai 09, 2007 4:02 pm Assunto: |
|
|
|
Havia escrito:
Outra dúvida é quando aumenta o débito da bomba, o que muda? É o tempo pulverização do diesel que aumenta, ou é a pressão de pulverização que aumenta?
Então, se o diesel é injetado no momento da ignição o que muda é a pressõa de injeção, certo? |
|
|
 |
Tahoe |
Enviada: Qua Mai 09, 2007 6:39 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
|
Creio que não seja nem a pressão, nem aumente o tempo de injeção, mas sim aumenta a vazão. Pressão não quer dizer nada... teoricamente pode-se injetar 100ml de diesel com 200 BAR ou então 1L com os mesmos 200 BAR. Se aumentasse o tempo, não haveria aumento de potência e sim desperdÃcio de diesel, pois este óleo injetado depois do tempo de combustão não iria queimar por completo.
[]'s
Thales _________________ ____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Qui Mai 10, 2007 12:57 am Assunto: |
|
|
|
Mas como pode aumentar a vazão sem alterar a pressão de injeção ou o tempo?
Imagino que só com a troca dos bicos isso seria possÃvel, ou os bicos possuem algum tipo de regulagem de vazão? |
|
|
 |
PauloRS |
Enviada: Qui Mai 10, 2007 2:26 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
|
Kiko escreveu: |
Olá
Pelo que sei, é praticamente na hora da ignição (mesmo q no tempo de ignição no motor a gasolina), se injetar antes ocorreria pre detonação.
Por isso a pressão de injeção é mais de 200 BAR.
Abraços |
Kiko,
Dos manuais: InÃcio de Injeção Estática antes do PMS: 4236=18º; S4 e S4T=8º; e S4T Plus=5º.
A pressão é para forçar a mistura com o ar e para vencer a compressão no cilindro. É muito alta nas injeções diretas e menor nas indiretas.
Daniel,
Os bicos injetores como conhecemos têm uma mola e uma agulha. Essa agulha, pressionada, se desloca e dá passagem ao diesel, e volta a se fechar.
Abs _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
|
|
 |
Tahoe |
Enviada: Qui Mai 10, 2007 11:32 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
|
Quem controla a vazão é a bomba não? Os bicos somente controlam a pressão e estanqueidade, ou seja o bico para injeção com X de pressão. Lógico que os bicos tem uma vazão máxima, a partir daà começa-se a gotejar diesel, em vez de pulverizar... Tanto que se o débito estiver muito aberto, corre-se o risco de ter danos no motor devido à má queima.
Lembrando que tudo isso é achometro....
[]'s
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Qui Mai 10, 2007 3:39 pm Assunto: |
|
|
|
Hum interessante...então quando se leva a bomba para aumentar o débito, os técnicos regulam de forma a não chegar no ponto em que o bico para de pulverizar o diesel (muita vazão), certo?
Outra coisa, é que existe um lacre (bucha) no parafuso do débito, não deixando utrapassar aquele ponto máximo, alguém sabe me dizer o por que? |
|
|
 |
Tahoe |
Enviada: Qui Mai 10, 2007 8:28 pm Assunto: |
|
|
|
Para ninguém aumentar o débito e sair poluindo em excesso. Lacre rompido dá multa!!
[]'s
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Mai 10, 2007 8:52 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
O aumento de débito ocasiona aumento de tempo de injeção, pois quem controla a inicio de injeção é a pressão da bomba e a quantidade (vazão) é determinada pelos orifÃcios do bicos.
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Sex Mai 11, 2007 12:45 am Assunto: |
|
|
|
Não Tales, estava-me referindo a outro lacre, além deste, que se encontra no corpo (rosca) do prafuso de débito.
Então Kiko, eu imaginava mesmo que aumentava o tempo de injeção, já que a pressão gerada pela bomba é constante (imagino que seje constante).
Outra dúvida que tenho (desculpa tanta ignorância), é que mal carreta excesso de diesel no sistema? |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Sex Mai 11, 2007 1:37 am Assunto: |
|
|
|
Agora as coisas estão mais claras, quando se aumenta (aperta o parfuso do débito) o que muda é a rotação do rotor de distribuição (que distribiu o diesel para os bicos). Como para aumentar o débito, é aumentado o tempo de injeçà o, então a rotação do rotor diminui para deixar passar mais diesel para um dado bico.
Posso estar falando besteira (espero estar certo desta vez). |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Mai 11, 2007 9:39 pm Assunto: |
|
|

|
Olá Daniel
Lamento, mas está errado, o que o parafuso faz é aumentar a quantidade de diesel a ser bombeado pelo pistão para os bicos.
Pois quem pressiona diesel é um bomba de pistão (unico), e depois o distribuidor faz a distribuição.
O excesso de Diesel, aumenta consumo, faz fumaça preta.
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Sáb Mai 12, 2007 12:33 am Assunto: |
|
|
|
Achei que o sistema de palheta que regulava a quantidade de diesel para o pistão, mas tudo bem já tenho uma idéia do funcionamento da bomba!
Valeu. |
|
|
 |
|