Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem
 Válvula EGR - Blazer 4.3 l « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Karl
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 12:18 pm    Assunto: Válvula EGR - Blazer 4.3 l Responder com Citação

Bom dia pessoal,
sou novo aqui no Forum mas gostaria de contar com a experiencia dos colegas. Tenho uma Blazer em cujo painel a lampada de anomalia da injeção fica permanentemente ligada. Pelas minhas pesquisas e idas a oficinas o motivo é o mau funcionamento da válvual EGR. Porém a válvula funciona bem: ela naturalmente fica fechada quando nao está energizada. Pelo que andei pesquisando, a abertura dela é comandada pelo módulo, com informações dos sensores, que dependendo da situação de carga abre ou mantém fechada. O problema está justamente aí. O módulo aterra permanentemente a válvula fazendo com que ela fique sempe aberta, é só ligar a chave de ignição, que a válvula abre e fica assim durante todo o regime de rotação, causando um funcionamento "quadrado" do motor. Se o motor estiver em marcha lenta, dentro de pouco tempo "morre". Já foi passado scanner e nao foi acusado nenhum problema nos sensores, apenas um código referente ao mau funcionamento da EGR, o que me leva a pensar em problema interno ao módulo. Algum dos colegas já teve esse problema ? Como resolveu?

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Qui Jun 14, 2007 10:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Karl,
nunca tive um problema como este, mas apenas a sugestão de um ignorante, já foi em alguma oficina que tenha a válvula para troca-la temporariamente e ver se a luz apaga? Se isto já foi feito, já verificou os conectores que chegam ao módulo de controle do carro? Neste módulo chegam 4 tomadas e, apesar delas terem os terminais banhados a ouro, pode ser que estejam sujos, pois há algum tempo atrás eu tive que trocar o reservatório de expansão de minha Blazer, e como tinha que retirar o módulo para troca-lo, aproveitei e fiz a limpeza dos conectores, que por sinal estavam um pouco sujos.
Abraços,
Sergio

peembaixo
MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 1:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Pode ser um outro sensor que está mandando informação errada para o módulo que por sua vez para corrigir esse parâmetro informado errôneamente, manda a válvula EGR ficar aberta. Ãs vezes o aparelho de injeção não detecta um mau funcionamento de um sensor porque este retorna o pulso do comando mas pode ser que ele esteja funcionando errado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Karl
MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 2:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu já substitui, temporariamente a válvula e o problema permaneceu, portanto, nao deve ser a dita cuja, mesmo porque trata-se de um dispositivo passivo, só abre se houver passagem de corrente elétrica pela bobina dela.
Quanto a ser problema de sensor, até pensei nisso também, mas será que o funcionamento do motor nao seria afetado se houvesse algum problema em algum deles? Os sensores que "informam" ao módulo o momento de abrir a válvula seria o de rotação, de vácuo no coletor e de posição da abertura da borboleta ?
Poderia ser a sonda lâmbda ?

peembaixo
MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 2:16 pm    Assunto: Responder com Citação

É difícil diagnosticar alguma coisa a distãncia. Quanto aos sensores, pode ser algum deles, pois o motor de fato não está funcionando mal? Por exemplo, um sensor de temperatura indicando errôneamente que o motor está frio, não vai mandar bem mais combustível do que o necessário? No painel pode estar indicando certo pois em alguns carros os sensores de temperatura do painel e da injeção são independentes em seu funcionamento. Então o mecânico que passa o aparelho tem que notar essa diferença de leitura de dados e chegar a um diagnóstico preciso.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Sex Jun 15, 2007 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Karl, se você estivesse no Rio eu te emprestava o meu módulo reserva de injeção, pois teve uma época que eu pensei que era ele que estava com problema, na verdade era a sonda lambda, só que o scanner não conseguia detectar o defeito, pois era intermiente, só funcionava quando chegava na oficina e enguiçava quando estava longe dela.
Abraços,
Sergio

Karl
MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 2:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Machado, obrigado,
mas eu estou pensando em levar o carro a algum lugar que mexa com o módulo, par que verifiquem se há algum problema nele.
É que aqui na região onde moro só conheço um que fica na Rua Clélia, porém nao tenho referência nenhuma.

Algum dos colegas conhece alguma oficina especializada que mexa módulo, nao muito distante ?
Já ouvi falar de uma cujo nome é JP injection, mas fica em Campinas.
.

MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Jun 20, 2007 5:16 pm    Assunto: Responder com Citação

De nada Karl, mas se precisar está a disposição,
Abraços,
Sergio

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu