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Motores a diesel com oleo de fritura a r$ 1,00 |
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Mensagem
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ANTONINI |
Enviada: Sáb Jul 14, 2007 7:24 pm Assunto: Motores a diesel com oleo de fritura a r$ 1,00 |
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Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 93 Localização: VITORIA
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ANTONINI |
Enviada: Dom Jul 15, 2007 9:27 pm Assunto: correçao |
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Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 93 Localização: VITORIA
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CORRIGINDO. SEUGUNDO O CARA , O OLEO USADO SAI POR r$0,10. _________________ Amassando o tapete!!! |
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Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jul 15, 2007 9:46 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Fabio R |
Enviada: Seg Jul 16, 2007 10:32 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Mai de 2007 Mensagens: 200 Localização: Dourados_MS
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O motor pode aguentar,mais a bomba injetora vai sofre um pouco.........vlw |
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Marcus |
Enviada: Ter Jul 17, 2007 11:50 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Olha, o mais recomendado seria tratar esse óleo de fritura, e transforma-lo em biodiesel fazendo pelo menos o craqueamento.... dae sim utiliza-lo como combustÃvel.... _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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peembaixo |
Enviada: Ter Jul 17, 2007 2:05 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
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Poxa, que nome bonito sr. Marcus. Craqueamento! Quando a mulher aqui de casa emprenhar vô botar esse nome no menino. Craqueamento Pessoa! Vai ficar legal! _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
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Marcus |
Enviada: Ter Jul 17, 2007 4:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Pois é, ou pode ser chamado de transesterificação, qdo o processo eh mais "completo"....
"O craqueamento térmico ou pirólise é processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas, isto é, pelo aquecimento da substância na ausência de ar ou oxigênio a temperaturas superiores a 450°C, formando uma mistura de compostos quÃmicos com propriedades muito semelhantes à s do diesel de petróleo. Em algumas situações esse processo é auxiliado por um catalisador para a quebra das ligações quÃmicas, de modo a gerar moléculas menores."
Link _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
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matraka |
Enviada: Ter Jul 17, 2007 5:42 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 24 de Abril de 2007 Mensagens: 55 Localização: São Paulo
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Será mesmo que é possÃvel se fazer isto sem danificar o motor do carro, pq. se for vou começar a pensar seriamente em adquirir uma pick-up diesel, tendo em visto que o preço do GNV já não é tão atrativo assim.
E a respeito da transformação do óleo de fritura em Diesel, isto é possÃvel se fazer, digamos, de maneira artesanal?
Um abraço |
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Marcus |
Enviada: Ter Jul 17, 2007 5:46 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
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Então, eu até comprei um curso da CPT sobre "Biodiesel na Fazenda", mas fiquei decepcionado... pq no video mostra td e tals... mas não fala exatamente de como tem q ser a torre de destilação.... Se tivesse o projeto seria possÃvel sim.... fabricar o biodiesel para uso próprio....
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
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compressao |
Enviada: Qua Jul 25, 2007 11:53 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007 Mensagens: 48 Localização: PR
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Galera
Tudo que vou escrever agora não é ainda experiência pessoal, é resumo de minhas pesquisas.
Li muito sobre o assunto e estou prestes a tornar meu mwm vegetariano.
Não li sobre esse seu kit.
Mas
A glicerina, que é retirada no processo de fabrico de bio-diesel, é uma das fontes calórificas principais. Para quê tirar então? Porque se ele entrar frio no motor, não queima direito, sobra um resÃduo, que se polariza com o óleo lubrificante no cárter e tah feita a m..da. Já và fotos de motor de trator com uma verdadeira massa de "sabão" no cárter, obstruindo a lubrificação no interior dos cilindros.
Qual o segredo então?
Tem que pré-aquecer o óleo vegetal ou o óleo de fritura, pelo menos a 80 graus C (temp. bloco do motor), antes de entrar no filtro e bomba injetora, para afinar. Sem esse aquecimento, o óleo vegetal e o de fritura são muito mais viscosos que o diesel normal e é por isso que estraga filto e bomba.
Para pré-aquecer, basta pegar a saÃda de água do bloco do motor que "ia" para o radiador, e colocar num trocador de calor (que nada mais é que uma caixa, cheia de água do bloco que circula por ela, e uma serpentina de cobre por onde passa o seu combustÃvel para ser aquecido). Na saÃda desta caixa, aeh sim, manda seguir o curso normal para o radiador.
Aqui tem kit pronto no Brasil, se não quiser encomendar um na Alemanha
www. fendel.com.br
tem os kits, logo irei comprá-los, pois tem uns esqueminhas a mais, e ilustra muito bem sobre o assunto.
Vantagens: Não precisa adaptar o combustÃvel ao seu motor e sim, adaptar o motor ao seu combustÃvel. Não é assim que fizeram o "flex"?
No processo de bio-diesel , vc ainda gasta energia (aquecimento global), para tirar a glicerina, que justamente ajuda a lubrificar e ainda dá mais energia para queimar melhor no motor.
E depois que tiram a glicerina, tem que adicionar 2% de diesel, outros 2% de álcool e algum aditivo, porque o bio-diesel final perdeu o poder de lubricidade.
Para ter idéia do poder energético... pegando uma D-20 normal, carregada, andando a 110, ...1 litro de biodiesel poderá fazer 8 km/l, enquanto que o diesel normal poderá fazer 9 km/L e o óleo vegetal de soja poderá fazer 10 km/l.
Dá para ver a diferença que faz a falta de glicerina no caso do biodÃesel.
Na europa estão usando óleo de canola direto para o motor. Única diferença que ele pré-aquecem TAMBÉM o tanque de combustÃvel , porque a glicerina decanta no frio da neve deles lá.
Eles estão muito adiantado lá
Li depoimentos de gente rodando mais de 90.000 kms com esse sistema, sem problemas.
Vi foto de Golf a diesel, Mercedes Bens a diesel alemã, Pegeot rodando puramente com óleo vegetal. Nada de Bio-diesel.
Em Portugal também.
Até no jornal nacional và os alemão esmagando canola, colocaram no galà o e foi direto para o tanque, sem tratamento nenhum. Devem ter pelo menos um filtro especial dentro do cofre do motor para fazer isso.
Bio-diesel? tô fora. O lance é óleo vegetal
Só detalhes: O custo de óleo vegetal varia de região para região, as vezes compensa, as vezes não.
No meu caso, ainda não encontrei óleo de sója que esteja abaixo de R$ 1,50. Em compensação, encontrei óleo de caroço de algodão mais em conta.
Percebi que na Europa, o combustÃvel deles lá é muito mais caro que o nosso, se comparar com o óleo vegetal. 1 litro de óleo de soja nosso está a mais de R$ 2,50[/url] _________________ Evolução e Sucesso /|\
Editado pela última vez por compressao em Qua Jul 25, 2007 12:03 pm, num total de 1 vez |
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compressao |
Enviada: Qua Jul 25, 2007 12:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007 Mensagens: 48 Localização: PR
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Porque tem alguns caminhões que estragam o motor com óleo vegetal e outros não?
Pesquisando, a maioria ainda não descobriu que tem que aquecer o óleo vegetal.
Então, acredito que caminhões que possuem turbina, mas são intercoolados, devem dar problema.
Caminhões turbinados e não intercoolados, fazem com que o ar na admissão entre bem mais quente no motor, facilitando a queima do óleo vegetal.
Melhor mesmo, é aquecer o máximo possÃvel o óleo vegetal antes de entrar no sistema de alimentação de seu diesel.
Quanto ao óleo de fritura, penso que antes de colocar no tanque, vc tenha que de alguma forma eliminar a água, fervendo ou algum outro processo. Imagine aquele frango ou pastel soltando água no óleo de fritura... tem que dar um jeito de eliminar essa umidade desse óleo antes de colocar no tanque.
abraço _________________ Evolução e Sucesso /|\ |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Qua Jul 25, 2007 2:59 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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O intercooler em média resfria o ar vindo da turbina para uns 80°C, isso é bem quente ainda, por isso acho que não tem nada a ver dar problemas em veÃculos intercolados. |
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compressao |
Enviada: Qui Jul 26, 2007 12:56 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007 Mensagens: 48 Localização: PR
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Sim , vc está certo Daniel,
Eu penso no seguinte: que esse ar a 80graus,(cuja temperatura varia para veÃculo) caso dos intercoolados, não é suficiente e nem dá tempo de aquecer o óleo-vegetal pulverizado dentro da câmara de combustão, para fazer ele queimar totalmente. Por isso sobra resÃduos.
Fora o detalhe que se estou colocando óleo frio, ele rouba um pouco de energia e esfria mais câmara, antes da detonação.
Agora, no caso dos turbos não-intercooler, li que essa temperatura chega a mais de 100 graus, o que já o torna mais interessante para a queima de um material mais viscoso .. _________________ Evolução e Sucesso /|\ |
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