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 Motores a diesel com oleo de fritura a r$ 1,00 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ANTONINI
MensagemEnviada: Sáb Jul 14, 2007 7:24 pm    Assunto: Motores a diesel com oleo de fritura a r$ 1,00 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 93
Localização: VITORIA

PESSOAL,

TEM UM CARA AQUI DO ES NO MERCADO LIVRE, VENDENDO UM MANUAL PARA CONVERSAO DE MOTORES A DIESEL PARA USO TAMBEM DE OLEO DE FRITURA USADO PURO OU EM QUALQUER PROPORÇAO COM DIESEL.
OQUE VCS TEM A ME DISER??

O LINK E ESSE AI.
ABRAÇOS



http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59705374-oleo-vegetal-fritura-vc-viu-na-tv-globo-rode-motor-diesel-_JM

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ANTONINI
MensagemEnviada: Dom Jul 15, 2007 9:27 pm    Assunto: correçao Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 8 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 93
Localização: VITORIA

CORRIGINDO. SEUGUNDO O CARA , O OLEO USADO SAI POR r$0,10.
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Jul 15, 2007 9:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

É possível sim, inclusive tem uma empresa que adapta motores diesel para uso de qualquer tipo de combutível. SNME o nome é Elsbett(de Elko Elsbett, invetora do motor elko que roda com qualquer combustível líquido, em qualquer proporção. Esse motor é baseado no ciclo diesel.)

Eu mandei um e-mail para essa empresa pedindo informações, mas até agora não obtive resposta alguma.

Para maiores informaçoes:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=32885359

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26865&highlight=elko

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=37750

[]'s

Thales

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Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Fabio R
MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2007 10:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Mai de 2007
Mensagens: 200
Localização: Dourados_MS

O motor pode aguentar,mais a bomba injetora vai sofre um pouco.........vlw
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Marcus
MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 11:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Olha, o mais recomendado seria tratar esse óleo de fritura, e transforma-lo em biodiesel fazendo pelo menos o craqueamento.... dae sim utiliza-lo como combustível....
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Marcus V. Laurani
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peembaixo
MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 2:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Poxa, que nome bonito sr. Marcus. Craqueamento! Quando a mulher aqui de casa emprenhar vô botar esse nome no menino. Craqueamento Pessoa! Vai ficar legal!
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George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
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Marcus
MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 4:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Pois é, ou pode ser chamado de transesterificação, qdo o processo eh mais "completo".... Very Happy

"O craqueamento térmico ou pirólise é processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas, isto é, pelo aquecimento da substância na ausência de ar ou oxigênio a temperaturas superiores a 450°C, formando uma mistura de compostos químicos com propriedades muito semelhantes às do diesel de petróleo. Em algumas situações esse processo é auxiliado por um catalisador para a quebra das ligações químicas, de modo a gerar moléculas menores."

Link

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Marcus V. Laurani
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matraka
MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 5:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 24 de Abril de 2007
Mensagens: 55
Localização: São Paulo

Será mesmo que é possível se fazer isto sem danificar o motor do carro, pq. se for vou começar a pensar seriamente em adquirir uma pick-up diesel, tendo em visto que o preço do GNV já não é tão atrativo assim.
E a respeito da transformação do óleo de fritura em Diesel, isto é possível se fazer, digamos, de maneira artesanal?

Um abraço
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Marcus
MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 5:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Então, eu até comprei um curso da CPT sobre "Biodiesel na Fazenda", mas fiquei decepcionado... pq no video mostra td e tals... mas não fala exatamente de como tem q ser a torre de destilação.... Sad Se tivesse o projeto seria possível sim.... fabricar o biodiesel para uso próprio.... Very Happy

Abraços,

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Marcus V. Laurani
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compressao
MensagemEnviada: Qua Jul 25, 2007 11:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 48
Localização: PR

Galera

Tudo que vou escrever agora não é ainda experiência pessoal, é resumo de minhas pesquisas.

Li muito sobre o assunto e estou prestes a tornar meu mwm vegetariano.
Não li sobre esse seu kit.
Mas

A glicerina, que é retirada no processo de fabrico de bio-diesel, é uma das fontes calórificas principais. Para quê tirar então? Porque se ele entrar frio no motor, não queima direito, sobra um resíduo, que se polariza com o óleo lubrificante no cárter e tah feita a m..da. Já ví fotos de motor de trator com uma verdadeira massa de "sabão" no cárter, obstruindo a lubrificação no interior dos cilindros.

Qual o segredo então?

Tem que pré-aquecer o óleo vegetal ou o óleo de fritura, pelo menos a 80 graus C (temp. bloco do motor), antes de entrar no filtro e bomba injetora, para afinar. Sem esse aquecimento, o óleo vegetal e o de fritura são muito mais viscosos que o diesel normal e é por isso que estraga filto e bomba.

Para pré-aquecer, basta pegar a saída de água do bloco do motor que "ia" para o radiador, e colocar num trocador de calor (que nada mais é que uma caixa, cheia de água do bloco que circula por ela, e uma serpentina de cobre por onde passa o seu combustível para ser aquecido). Na saída desta caixa, aeh sim, manda seguir o curso normal para o radiador.

Aqui tem kit pronto no Brasil, se não quiser encomendar um na Alemanha
www. fendel.com.br

tem os kits, logo irei comprá-los, pois tem uns esqueminhas a mais, e ilustra muito bem sobre o assunto.

Vantagens: Não precisa adaptar o combustível ao seu motor e sim, adaptar o motor ao seu combustível. Não é assim que fizeram o "flex"?

No processo de bio-diesel , vc ainda gasta energia (aquecimento global), para tirar a glicerina, que justamente ajuda a lubrificar e ainda dá mais energia para queimar melhor no motor.
E depois que tiram a glicerina, tem que adicionar 2% de diesel, outros 2% de álcool e algum aditivo, porque o bio-diesel final perdeu o poder de lubricidade.

Para ter idéia do poder energético... pegando uma D-20 normal, carregada, andando a 110, ...1 litro de biodiesel poderá fazer 8 km/l, enquanto que o diesel normal poderá fazer 9 km/L e o óleo vegetal de soja poderá fazer 10 km/l.

Dá para ver a diferença que faz a falta de glicerina no caso do biodíesel.

Na europa estão usando óleo de canola direto para o motor. Única diferença que ele pré-aquecem TAMBÉM o tanque de combustível , porque a glicerina decanta no frio da neve deles lá.
Eles estão muito adiantado lá

Li depoimentos de gente rodando mais de 90.000 kms com esse sistema, sem problemas.
Vi foto de Golf a diesel, Mercedes Bens a diesel alemã, Pegeot rodando puramente com óleo vegetal. Nada de Bio-diesel.
Em Portugal também.

Até no jornal nacional ví os alemão esmagando canola, colocaram no galào e foi direto para o tanque, sem tratamento nenhum. Devem ter pelo menos um filtro especial dentro do cofre do motor para fazer isso.

Bio-diesel? tô fora. O lance é óleo vegetal

Só detalhes: O custo de óleo vegetal varia de região para região, as vezes compensa, as vezes não.
No meu caso, ainda não encontrei óleo de sója que esteja abaixo de R$ 1,50. Em compensação, encontrei óleo de caroço de algodão mais em conta.
Percebi que na Europa, o combustível deles lá é muito mais caro que o nosso, se comparar com o óleo vegetal. 1 litro de óleo de soja nosso está a mais de R$ 2,50[/url]

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Editado pela última vez por compressao em Qua Jul 25, 2007 12:03 pm, num total de 1 vez
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compressao
MensagemEnviada: Qua Jul 25, 2007 12:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 48
Localização: PR

Porque tem alguns caminhões que estragam o motor com óleo vegetal e outros não?

Pesquisando, a maioria ainda não descobriu que tem que aquecer o óleo vegetal.
Então, acredito que caminhões que possuem turbina, mas são intercoolados, devem dar problema.
Caminhões turbinados e não intercoolados, fazem com que o ar na admissão entre bem mais quente no motor, facilitando a queima do óleo vegetal.

Melhor mesmo, é aquecer o máximo possível o óleo vegetal antes de entrar no sistema de alimentação de seu diesel.

Quanto ao óleo de fritura, penso que antes de colocar no tanque, vc tenha que de alguma forma eliminar a água, fervendo ou algum outro processo. Imagine aquele frango ou pastel soltando água no óleo de fritura... tem que dar um jeito de eliminar essa umidade desse óleo antes de colocar no tanque.

abraço

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qua Jul 25, 2007 2:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

O intercooler em média resfria o ar vindo da turbina para uns 80°C, isso é bem quente ainda, por isso acho que não tem nada a ver dar problemas em veículos intercolados.
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compressao
MensagemEnviada: Qui Jul 26, 2007 12:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Abril de 2007
Mensagens: 48
Localização: PR

Sim , vc está certo Daniel,

Eu penso no seguinte: que esse ar a 80graus,(cuja temperatura varia para veículo) caso dos intercoolados, não é suficiente e nem dá tempo de aquecer o óleo-vegetal pulverizado dentro da câmara de combustão, para fazer ele queimar totalmente. Por isso sobra resíduos.
Fora o detalhe que se estou colocando óleo frio, ele rouba um pouco de energia e esfria mais câmara, antes da detonação.

Agora, no caso dos turbos não-intercooler, li que essa temperatura chega a mais de 100 graus, o que já o torna mais interessante para a queima de um material mais viscoso ..

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