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cristianoreis |
Enviada: Dom Jun 08, 2008 9:38 pm Assunto: Desempenho da S10 CE 2.2 EFI |
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Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Junho de 2008 Mensagens: 11 Localização: Niterói - RJ
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Prezados,
Adiquiri a pouco tempo uma S10 estendida 2.2. Como não conheço muito o carro, não sei como avaliar o desempenho, mas um exemplo é que eu estou subindo a serra de teresópolis de 3ª e não consigo passar disso nem no gás nem na gasolina. Gostaria de saber se o desempenho é esse mesmo ou se ela pode estar com algum problema. Grato desde já.
Outra coisa, tinha feito uma outra pergunta em um outro tópico mas já consegui. Era sobre desmontar o painel. |
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leofs |
Enviada: Seg Jun 09, 2008 9:41 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
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Oi Christiano,
Tenho o mesmo modelo que a sua.
Um motor de 106CV num carro de 1.5ton, fica fraco mesmo. Em subidas Ãngremes costumo subir de 3a tb, dependendo... até 2a.
Quando a comprei, já sabia da fama de fraquinha. A outra opção era a 4.3V6 (porém beberrona como ela só!).
Depois que chipei a minha senti diferença nas subidas, trechos q antes subia em terceira, consigo manter uma a aceleração em 4a. O ideal seria fazer um teste em dinamômetro, mas o $$ não compensa. _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
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cristianoreis |
Enviada: Seg Jun 09, 2008 9:47 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Junho de 2008 Mensagens: 11 Localização: Niterói - RJ
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Ok Leo. Obrigado.
Mas o que seria chipar?
Estou tendo problemas com o painel tb. Tem alguma figurinha pra trocar a esse respeito? |
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leofs |
Enviada: Seg Jun 09, 2008 10:43 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
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Chipar é trocar o chip da ECU (central que controla a injeção e outras coisas mais) com outro mapeamento de duração da injeção, avanço, etc.
Inclusive existem chips bi-combustÃvel (gasolina/gnv por exemplo), dispensando o uso do variador de avaço, emulador de bicos e de sonda lambda.
To pensando em instalar GNV na minha e usar esse chip bi combustÃvel.
Quanto ao painel, desmontei o da minha apenas pra testar se o marcador de pressao do óleo estava funcionando. Quais problemas vc está tendo? Algumas pessoas do fórum ja desmontaram, consertaram maus contatos e td mais. _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
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cristianoreis |
Enviada: Seg Jun 09, 2008 10:55 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Junho de 2008 Mensagens: 11 Localização: Niterói - RJ
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Beleza então.
Quanto ao painel, por exemplo, os únicos ponteiros que estão funcionando direito são os do contagiros, gasolina e alternador. O do óleo por exemplo, fica meio intermitente. A temperatura fica sempre embaixo. Desmontei esse fim de semana para ver mal contatos. Mas não funcionou. Verifiquei no manual técnico que eu baixei aqui do site que existem ums reles referentes ao painel. Será que pode ser isso? |
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leofs |
Enviada: Seg Jun 09, 2008 11:09 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
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Não sei se tem relé para os medidores do painel.
Mas não é difÃcil testar o da temperatura por exemplo, basta retirar o conector do sensor que fica perto da entrada de água no cabeçote e aterra-lo diretamente (algum ponto do bloco do motor ou no negativo da bateria) e pedir pra alguem verificar se o ponteiro se mexeu.
Se o mesmo pode ser feito com o da pressão do óleo. O sensor fica perto do filtro de óleo e muitas vezes fica BEM sujo, uma limpeza pode resolver o problema. Pra testar se se o sensor no painel está OK, o mesmo procedimento da temperatura pode ser repetido. _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
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cristianoreis |
Enviada: Seg Jun 09, 2008 11:35 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Junho de 2008 Mensagens: 11 Localização: Niterói - RJ
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Cara,
Valeu mesmo pelas informações. Vou executar lá e qualquer coisa eu te pertubo de novo.
Abraço.
Ps.: Esse fórum é muito manero. |
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leofs |
Enviada: Qua Jun 11, 2008 11:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
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Vou mudar um pouco o rumo do post inicial somente para aproveitar o tÃtulo da thread.
Postei um tempo atrás uns problemas que estava aparecendo na S10 devido a sujeira de borra de óleo na entrada do TBI e tb a ligação errada das mangueiras de vácuo no mesmo (http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=3496). Nessa época a S10 chegou a fazer 6.8km/l, consumo muito alto já que a média era de 8,5km/l (chegou a fazer 8,9km/l qd usava a correção devido aos pneus maiores errada -> 6,1%. Depois de medir com o GPS vi que o real seria 2,5%)
Após a limpeza o consumo melhorou de imediato, chegando a 8,1km/l. E logo depois troquei o chip de mapeamento da central (http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=3443). Qd fiz isso o consumo caiu pra 7,3km/l. Achei q fosse por causa do novo chip, mas a cada tanque o consumo vem melhorando (na maioria das vezes completo qd ele chega a metade). O histórico é de 7,3 -> 7,5 -> 7,8 -> 8,3 -> e agora fez 9,1km/l !!!! Se fizer 9,5km/l daqui uns 2 tanques eu pago UM chopp pra galera do fórum.
O que notei é que cada vez que se faz um reset no modulo, o consumo aumenta e com o tempo ele vai melhorando.
Alguém ja notou esse comportamento na S10/Blazer 2.2 EFI?
E pq isso acontece?
Meu chute é que a central possui diversos algoritmos e com o tempo ela vai se ajustando. Procurando otimizar seus mapeamentos com fatores externos, como combustÃvel por exemplo. _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Qui Jun 12, 2008 6:15 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Acho que é a qualidade do combusÃvel, nÃvel de álcool na gasolina, ao resetar o módulo ele volta as informações de fábrica para a época que foi construÃdo, ai com o tempo ele vai se ajustando ao combustÃvel que o motor está usando, acho que é isto. |
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Bianor |
Enviada: Qui Jun 12, 2008 7:52 pm Assunto: Consumo |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006 Mensagens: 310 Localização: Macaé - RJ
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Tá reclamando de que tá até bom, pergunta ao Martinelli quanto faz a flex dele e voçe vai ficar contente. |
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Igor_VDM |
Enviada: Qui Jun 12, 2008 9:52 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Olá Leo,
A antiga S-10 2.2 EFI CS do meu pai mal fazia 7km/l na cidade. Na estrada a 120km/h não fazia muito mais que 7,5km/l. Ela era 100% original, sem chips nem GNV.
A minha Blazer V6 automática faz pouco mais de 4,5km/l na cidade. Pego engarrafamentos todos os dias. Na estrada, andando até 120km/h ela chega perto de 8km/l, se pisar ela responde, mas bebe! _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
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leofs |
Enviada: Qui Jun 12, 2008 10:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
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Não to reclamando, to é feliz!
Saà de uma parati 1.6 Mi que fazia 11km/l na cidade para a S10 (esperando que ela fizesse pelo menos 8km/l) qq coisa acima disso é lucro.
Olha que os cabos, velas e filtro de ar já estão com 13mil km.
Óleo de motor estou usando o TECNO da BR. _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
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peembaixo |
Enviada: Seg Jun 16, 2008 5:28 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
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Conheço uma estória que foi publicada num jornalzinho que é distribuido em oficinas mecânicas sobre consumo de combustÃvel.
Uma certa famÃlia comprou um Doginho Polara 1800 que foi o primeiro carro da famÃlia. Na primeira semana do carrinho com a famÃlia, ele não gastava nada de gasolina. Rodava, rodava e o ponteiro do tanque nem se mexia. Até que um dia o carrinho morreu e não pegou mais. Guinchado até o mecânico, testaram tudo, parte elétrica, carburador, bomba de combustÃvel e nada encontravam de errado. Uma hora desconfiaram da gasolina. Conferiram o tanque e estava cheio. Porém havia algo estranho na própria gasolina. Por fim descobriram que o tanque estava cheio é com água! Então foram investigar como aquela água foi parar dentro do tanque de combustÃvel e encontraram no local da casa aonde o carro dormia a saÃda da calha do telhado que jogava água sobre a boca do tanque do carro, que por sua vez Ãa enchendo o tanque com água. Então, quanto mais tempo passava, mais cheinho o tanque ficava. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
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cristianoreis |
Enviada: Qua Jul 16, 2008 3:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Junho de 2008 Mensagens: 11 Localização: Niterói - RJ
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Mais uma questão,
Alguém sabe me dizer se o processo de linpeza de bico etc afeta o desempenho quando está funcionando no gás também?
É porque na minha S10 está ocorrendo a seguinte situação, quando eu estou andando por exemplo de 3ª marcha com uma aceleração x, ela fica como se estivesse anadando de quinta a quarenta por hora, ou seja, faz como se estivesse pedindo pra eu reduzir a marcha. Daà eu apenas tiro o pé do acelerador ou acelero e ela fica normal. Parece que em um ponto x da aceleração ela sai do "ponto". Isso ocorre em todas as marchas.
A pergunta acima é porque eu estava pensando que uma limpeza dos bicos me resolveriam este problema. Mas em uma conversa prévia com o mecanico, ele me sinalizou que o gás e a gasolina são sistemas diferentes.
Será que ela está com algum problema de motor?
Cristiano.
S10 2.2 CE |
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Igor_VDM |
Enviada: Qua Jul 16, 2008 3:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Olá Cristiano,
Se o problema aparece tanto no GNV quanto na gasolina, é provável que seja no sistema de ignição. Pois os sistemas de alimentação são independentes.
O Gol da minha esposa (Somente gasolina) teve este problema. Eram os cabos de vela. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
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