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 Troca de câmbio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Alencar Pedroso de Toledo
MensagemEnviada: Sáb Mar 28, 2009 10:13 pm    Assunto: Troca de câmbio Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 28 de Março de 2009
Mensagens: 2
Localização: São Paulo/SP

Boa noite pessoal.

Sou novato neste fórum e também como picapeiro.

Adquiri uma picape C10 ano 1972 com câmbio de 3 marchas (adaptado no assoalho). Porém gostaria de troca-lo por um de 4 marchas.

Essa troca é muito dispendiosa (R$)?

É tecnica e financeiramente viável?

Além da caixa de mudanças, precisarei trocar mais alguma coisa (flange, diferencial, etc.)?

Quais os procedimentos para efetuar a troca? Possuo algum conhecimento em mecânica e pretendo fazer este serviço pessoalmente.

Finalmente, alguém sabe onde conseguir um câmbio usado, em bom estado e de preço "camarada" aqui em São Paulo - Capital?

Obrigado.
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 12:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Alencar, seja bem vindo.

Aproveito e oriento você a pesquisar sobre o assunto antes de postar um novo tópico, já que existe muita informação a respeito de sua dúvida. Isso evita o acúmulo de postagens repetidas que no fim acabam dificultando até mesmo a pesquisa.

Voltando a sua dúvida, qual seria o motivo ou objetivo da troca? Pois colocando um de 4 marchas você estaria trocando 6 por 1/2 dúzia (a relação final é 1:1 em ambos). Para tal adaptação há a necessidade de alteração no comprimento do cardan, mas é simples. Você precisaria de um CLARK 260F com eixo piloto para GM CHEVROLET, que está na base de R$2000. Para achar um com um bom preço vai ter que pesquisar bastante, pois esse câmbio é disputado por jipeiros, opaleiros, hots... pois ele é forte.

_________________
Abraços
Eduardo
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Alencar Pedroso de Toledo
MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 28 de Março de 2009
Mensagens: 2
Localização: São Paulo/SP

Obrigado pela resposta.

A intenção da troca do câmbio será somente por "falta de costume" em dirigir veículos com câmbio de três marchas. Além do que acredito que em viagens ela, a picape, ficará um pouquinho mais econômica.

Em todo caso, volto a agradecer a atenção.
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 11:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

O melhor seria, no caso, optar por um câmbio de 5 marchas, com a 5ª chamada overdrive. Desta forma você conseguiria alcançar a economia na estrada, conciliando com uma maior familiaridade com o câmbio.

É uma troca que vale a pena.

_________________
Abraços
Eduardo
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ARISMAR
MensagemEnviada: Qua Abr 01, 2009 2:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 848
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caro ALENCAR

Acompanho a afirmativa do Amigo SEKIYA, e experiência prória.
Possuo uma Veraneio com motor 261 originalmente com a Caixa de Mudanças com 3 marchas. Há dois anos substituí essa por uma Clark 2215A com 5 marchas, sendo a 5a. overdrive.

Sem dúvida, em rodovia aliviou bem o motor e muito mais confortável a condução do veículo, quanto ao consumo, pouca alteração.

Fiz essa substituição somente por ter encontrado dificuldade na manutenção dessa Caixa de 3 marchas, especificamente nos "cachorretes". É uma Caixa bem resisitente, que ao meu ver supera à de 5 marchas.

A substituição da de 3 para 4 marchas, exatamente estará trocando 6 por meia-dúzia.

Abraços, ARISMAR(914).
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thiago-kdt-rj
MensagemEnviada: Sex Abr 10, 2009 11:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Março de 2009
Mensagens: 29
Localização: Rio de janeiro

Bom dia Arismar, quanto esta custando + ou - uma caixa 5 marchas? E para adaptar sabe quanto fica? Abraços
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thiago-kdt-rj
MensagemEnviada: Sáb Abr 11, 2009 12:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Março de 2009
Mensagens: 29
Localização: Rio de janeiro

A caixa de marchas é mesma usaa pelos opalas? Há a possibilidade de adaptar uma caixa 5 marchas do opala em uma bonanza?
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ARISMAR
MensagemEnviada: Sex Abr 17, 2009 4:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 848
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caro THIAGO

Inicialmente perdoa-me pela demora na resposta, estive viajando e retornei somente hoje.

A Caixa de Mudança das Marchas CLARK C2215A, usada e em excelente estado deve estar na faixa de R$ 2.500,00. A minha, à base de troca com a de 3 Marchas ficou em 1.500,00.

A adaptação eu mesmo a fiz. O trabalho maior foi em projetar e construir a travessa para o apoio da Caixa, pois decidi permanecer com o seu coxim original. Substitui a árvore de transmissão (cardan) por um de seção única (R$ 600,00 com a Luva e Cruzetas).

A partir daí, somente abrir um orifício, sob medida, no assoalho para a passagem da torre do trambulador.

Nada muito dificultoso ou trabalhoso.

Não sei responder se essa Caixa é também utilizada nos Opalas. Mas com certeza nas picapes à gasolina, como a Bonanza.

Faça uma consulta neste Forum que irá encontrar muita informação a esse respeito aqui postadas.

Abraços, ARISMAR(914).
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thiago-kdt-rj
MensagemEnviada: Sex Abr 17, 2009 11:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Março de 2009
Mensagens: 29
Localização: Rio de janeiro

Poxa que isso cara, eu que te agradeço pelas dicas. Estou pensando em comprar uma a alcool, mas costumo viajar por isso quero uma 5 marchas. Valeu pela dica. Abraço
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ZOEGA
MensagemEnviada: Seg Abr 20, 2009 9:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2006
Mensagens: 29
Localização: Londrina

Arismar, e o encaixe na capa seca, é o mesmo do 2215 e do 3m? A capa seca também é a mesma? Abraço.
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ARISMAR
MensagemEnviada: Ter Abr 21, 2009 4:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 848
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caro ZOEGA

Sim meu Amigo. Acoplamento idêntico para ambas as Caixas.

Abraços, ARISMAR(914).
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Roberto.Guarda
MensagemEnviada: Qua Abr 22, 2009 3:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 19 de Mai de 2007
Mensagens: 12
Localização: Americana

Boa tarde pessoal,

Gostaria de aproveitar a dica do amigo e tirar um outra dúvida relacionada à CÂMBIO.

Eu comprei uma mecânica de Silverado completa, numa segunda fase comprei um câmbio EATON (5 marchas), hoje de manhã quando eu entreguei o câmbio ao meu mecânico ele olhou para o bicho e disse, vixe esse câmbio eu acho que é a Diesel.

Ele confirmou na engrecamp que o câmbio é realmente o câmbio que saiu na pickup a diesel 4 marchas, agora a pergunta .

Eu posso continuar a instalação desse mesmo câmbio na pickup, visto que o cara que me vendeu esse câmbio disse que ele é muito mais resistente do que aquele quem tem a ponta em Aluminio (original do motor 6cc à gasolina da silverado)

Agora fiquei no impasse, pois um diz que é mais resitente e o outro diz que o câmbio é mais curto (mesmo tendo a 5a. drive) e porisso vou acabar tendo que mecher com o Diferencial.

Alguém pode me ajudar nessa dúvida cruel ??

Obrigado,
Roberto Guarda

_________________
Roberto
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Sekiya
MensagemEnviada: Qua Abr 22, 2009 10:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Roberto, não sei qual a relação de diferencial instalada, mas independente disso qualquer câmbio overdrive vai servir, já que a maioria das picapes antigas sairam com a última marcha direta (1:1).

Nesse caso em específico o câmbio Eaton FSO 2305 (ou Clark CL2905) vai ter a 5ª marcha 0,81:1 ou 0,725:1, ou seja, pode instalar sem problemas. Qual seria o modelo? Tem a plaqueta de indentificação?

_________________
Abraços
Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 7:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Que relação tem no diferencial?

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

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contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
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Roberto.Guarda
MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 10:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 19 de Mai de 2007
Mensagens: 12
Localização: Americana

Bom dia Senhores,

Infelizmente eu não tenho a relação do diferencial, mas o câmbio realmente é o ( fso 2305 d 8caes00337 )

Isso é que está na plaqueta de identificação.

Desculpe minha ignorância, mas a 5a. do clark 0,725:1 é mais longa é isso ?

Obrigado pela ajuda.

Roberto

_________________
Roberto
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