Autor |
Mensagem
|
Alencar Pedroso de Toledo |
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 10:13 pm Assunto: Troca de câmbio |
|
|
Registrado em: Sábado, 28 de Março de 2009 Mensagens: 2 Localização: São Paulo/SP
|
Boa noite pessoal.
Sou novato neste fórum e também como picapeiro.
Adquiri uma picape C10 ano 1972 com câmbio de 3 marchas (adaptado no assoalho). Porém gostaria de troca-lo por um de 4 marchas.
Essa troca é muito dispendiosa (R$)?
É tecnica e financeiramente viável?
Além da caixa de mudanças, precisarei trocar mais alguma coisa (flange, diferencial, etc.)?
Quais os procedimentos para efetuar a troca? Possuo algum conhecimento em mecânica e pretendo fazer este serviço pessoalmente.
Finalmente, alguém sabe onde conseguir um câmbio usado, em bom estado e de preço "camarada" aqui em São Paulo - Capital?
Obrigado. |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Ter Mar 31, 2009 12:36 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Alencar, seja bem vindo.
Aproveito e oriento você a pesquisar sobre o assunto antes de postar um novo tópico, já que existe muita informação a respeito de sua dúvida. Isso evita o acúmulo de postagens repetidas que no fim acabam dificultando até mesmo a pesquisa.
Voltando a sua dúvida, qual seria o motivo ou objetivo da troca? Pois colocando um de 4 marchas você estaria trocando 6 por 1/2 dúzia (a relação final é 1:1 em ambos). Para tal adaptação há a necessidade de alteração no comprimento do cardan, mas é simples. Você precisaria de um CLARK 260F com eixo piloto para GM CHEVROLET, que está na base de R$2000. Para achar um com um bom preço vai ter que pesquisar bastante, pois esse câmbio é disputado por jipeiros, opaleiros, hots... pois ele é forte. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Alencar Pedroso de Toledo |
Enviada: Ter Mar 31, 2009 9:37 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sábado, 28 de Março de 2009 Mensagens: 2 Localização: São Paulo/SP
|
Obrigado pela resposta.
A intenção da troca do câmbio será somente por "falta de costume" em dirigir veÃculos com câmbio de três marchas. Além do que acredito que em viagens ela, a picape, ficará um pouquinho mais econômica.
Em todo caso, volto a agradecer a atenção. |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Ter Mar 31, 2009 11:12 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
O melhor seria, no caso, optar por um câmbio de 5 marchas, com a 5ª chamada overdrive. Desta forma você conseguiria alcançar a economia na estrada, conciliando com uma maior familiaridade com o câmbio.
É uma troca que vale a pena. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
ARISMAR |
Enviada: Qua Abr 01, 2009 2:12 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006 Mensagens: 848 Localização: CAMPO GRANDE, MS
|
Caro ALENCAR
Acompanho a afirmativa do Amigo SEKIYA, e experiência prória.
Possuo uma Veraneio com motor 261 originalmente com a Caixa de Mudanças com 3 marchas. Há dois anos substituà essa por uma Clark 2215A com 5 marchas, sendo a 5a. overdrive.
Sem dúvida, em rodovia aliviou bem o motor e muito mais confortável a condução do veÃculo, quanto ao consumo, pouca alteração.
Fiz essa substituição somente por ter encontrado dificuldade na manutenção dessa Caixa de 3 marchas, especificamente nos "cachorretes". É uma Caixa bem resisitente, que ao meu ver supera à de 5 marchas.
A substituição da de 3 para 4 marchas, exatamente estará trocando 6 por meia-dúzia.
Abraços, ARISMAR(914). |
|
|
 |
thiago-kdt-rj |
Enviada: Sex Abr 10, 2009 11:48 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Março de 2009 Mensagens: 29 Localização: Rio de janeiro
|
Bom dia Arismar, quanto esta custando + ou - uma caixa 5 marchas? E para adaptar sabe quanto fica? Abraços |
|
|
 |
thiago-kdt-rj |
Enviada: Sáb Abr 11, 2009 12:07 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Março de 2009 Mensagens: 29 Localização: Rio de janeiro
|
A caixa de marchas é mesma usaa pelos opalas? Há a possibilidade de adaptar uma caixa 5 marchas do opala em uma bonanza? |
|
|
 |
ARISMAR |
Enviada: Sex Abr 17, 2009 4:01 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006 Mensagens: 848 Localização: CAMPO GRANDE, MS
|
Caro THIAGO
Inicialmente perdoa-me pela demora na resposta, estive viajando e retornei somente hoje.
A Caixa de Mudança das Marchas CLARK C2215A, usada e em excelente estado deve estar na faixa de R$ 2.500,00. A minha, à base de troca com a de 3 Marchas ficou em 1.500,00.
A adaptação eu mesmo a fiz. O trabalho maior foi em projetar e construir a travessa para o apoio da Caixa, pois decidi permanecer com o seu coxim original. Substitui a árvore de transmissão (cardan) por um de seção única (R$ 600,00 com a Luva e Cruzetas).
A partir daÃ, somente abrir um orifÃcio, sob medida, no assoalho para a passagem da torre do trambulador.
Nada muito dificultoso ou trabalhoso.
Não sei responder se essa Caixa é também utilizada nos Opalas. Mas com certeza nas picapes à gasolina, como a Bonanza.
Faça uma consulta neste Forum que irá encontrar muita informação a esse respeito aqui postadas.
Abraços, ARISMAR(914). |
|
|
 |
thiago-kdt-rj |
Enviada: Sex Abr 17, 2009 11:05 am Assunto: |
|
|
|
Poxa que isso cara, eu que te agradeço pelas dicas. Estou pensando em comprar uma a alcool, mas costumo viajar por isso quero uma 5 marchas. Valeu pela dica. Abraço |
|
|
 |
ZOEGA |
Enviada: Seg Abr 20, 2009 9:05 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2006 Mensagens: 29 Localização: Londrina
|
Arismar, e o encaixe na capa seca, é o mesmo do 2215 e do 3m? A capa seca também é a mesma? Abraço. |
|
|
 |
ARISMAR |
Enviada: Ter Abr 21, 2009 4:00 am Assunto: |
|
|
|
Caro ZOEGA
Sim meu Amigo. Acoplamento idêntico para ambas as Caixas.
Abraços, ARISMAR(914). |
|
|
 |
Roberto.Guarda |
Enviada: Qua Abr 22, 2009 3:23 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 19 de Mai de 2007 Mensagens: 12 Localização: Americana
|
Boa tarde pessoal,
Gostaria de aproveitar a dica do amigo e tirar um outra dúvida relacionada à CÂMBIO.
Eu comprei uma mecânica de Silverado completa, numa segunda fase comprei um câmbio EATON (5 marchas), hoje de manhã quando eu entreguei o câmbio ao meu mecânico ele olhou para o bicho e disse, vixe esse câmbio eu acho que é a Diesel.
Ele confirmou na engrecamp que o câmbio é realmente o câmbio que saiu na pickup a diesel 4 marchas, agora a pergunta .
Eu posso continuar a instalação desse mesmo câmbio na pickup, visto que o cara que me vendeu esse câmbio disse que ele é muito mais resistente do que aquele quem tem a ponta em Aluminio (original do motor 6cc à gasolina da silverado)
Agora fiquei no impasse, pois um diz que é mais resitente e o outro diz que o câmbio é mais curto (mesmo tendo a 5a. drive) e porisso vou acabar tendo que mecher com o Diferencial.
Alguém pode me ajudar nessa dúvida cruel ??
Obrigado,
Roberto Guarda _________________ Roberto |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Qua Abr 22, 2009 10:54 pm Assunto: |
|
|

|
Roberto, não sei qual a relação de diferencial instalada, mas independente disso qualquer câmbio overdrive vai servir, já que a maioria das picapes antigas sairam com a última marcha direta (1:1).
Nesse caso em especÃfico o câmbio Eaton FSO 2305 (ou Clark CL2905) vai ter a 5ª marcha 0,81:1 ou 0,725:1, ou seja, pode instalar sem problemas. Qual seria o modelo? Tem a plaqueta de indentificação? _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Abr 23, 2009 7:13 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Que relação tem no diferencial?
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Roberto.Guarda |
Enviada: Qui Abr 23, 2009 10:59 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Sábado, 19 de Mai de 2007 Mensagens: 12 Localização: Americana
|
Bom dia Senhores,
Infelizmente eu não tenho a relação do diferencial, mas o câmbio realmente é o ( fso 2305 d 8caes00337 )
Isso é que está na plaqueta de identificação.
Desculpe minha ignorância, mas a 5a. do clark 0,725:1 é mais longa é isso ?
Obrigado pela ajuda.
Roberto _________________ Roberto |
|
|
 |
|