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	|  Teste dos liquidos de arrefecimento | 
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		  | Autor | 
		  Mensagem
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		  | MachadoSL | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Out 19, 2014 7:56 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro 
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				Vou manter tudo lá, afinal os tubos não poderão ser mais aproveitados, mas assim que voltar ao Rio eu faço uma tabela com os pontos de ebulição e a foto de como estão hoje. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 | 
			   
			 
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		  | Nathan Algren | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Out 19, 2014 5:41 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013 Mensagens: 3228 Localização: Estado de São Paulo 
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		  | Fernando furini | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Dom Out 19, 2014 7:39 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4516 Localização: Tenente Portela - RS 
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		  | MolaDura | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Nov 03, 2014 12:23 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014 Mensagens: 507 Localização: BH 
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				Uai, eu jurava que estava participando. O.o
 
 
Fantástico! Ainda estou vendo os videos pra chegar numa conclusão quanto ao arrefecimento.
 
 
Edit: 
 
 
Classificação quanto a abolição:
 
1o lugar_ Delphi - 112
 
2o lugar_ ACDelco - 108
 
3o lugar_ Draft - 103
 
 
Os outros dois, RV e Notus não coloquei pois não são marcas conhecidas.
 
 
Tem algum retorno quanto a oxidação? | 
			   
			 
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		  | MachadoSL | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Seg Nov 03, 2014 6:09 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro 
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				Ainda falta eu fazer a tabela, mas ando ocupado com o trabalho e finalizando um artigo. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 | 
			   
			 
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		  | MolaDura | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Nov 04, 2014 10:00 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014 Mensagens: 507 Localização: BH 
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				Fala Machado! Sei como é. A da oxidação deu alguma alteração?
 
 
Dentro deste assunto, o ADG (Não sei se conhecem, é um "famoso" mecânico daqui de BH) tá visitando a fábrica da RADIEX e lá estão fazendo mesmo teste com os dois produtos deles.
 
 
Se alguém tiver interesse posso colocar aqui. É bom pra saber como é o procedimento de teste deles (RADIEX).
 
 
Este mesmo Radiex acho que levou bomba no teste a INMETRO. _________________ S10 2.5 TD 1996 | 
			   
			 
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		  | MachadoSL | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Nov 04, 2014 12:33 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro 
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				Exatamente MolaDura, o radiex é considerado um lixo, eu nem testei ele. Conheço o video do ADG e depois que ele se retratou com a Radiex me pareceu que fez um acordo com eles, além do mais no vídeo que ele visitou as instalações muita coisa era para inglês ver, inclusive a balança mequetrefe que eles tem sendo chamada de balança de precisão.
 
Quanto ao teste de corrosão, só o Notus e a água é que estão enferrujados, os outros produtos estão muito bem protegidos ainda. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 | 
			   
			 
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		  | MachadoSL | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Nov 04, 2014 2:01 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro 
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				Bem gente atualizando os testes:
 
Óleo mineral: no teste com vários tipos de borracha mergulhada na proporção de 40% e 50% de água ele fazia com que as borrachas deformassem, apesar de ter o ponto de ebulição em 114 e 116 graus Celsius respectivamente, devido a este fato nem segui com o teste de corrosão pois o mesmo ataca as borrachas.
 
AcDelco pronto para uso: ponto de ebulição 108-109 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
 
Delphi concentrado diluído com água 50%: ponto de ebulição 112-119 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
 
Draft concentrado diluído com água 90%: ponto de ebulição 104-105 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias e deixou a palha de aço mais brilhante!
 
Notus pronto para uso: ponto de ebulição 103-104 Graus Celsius  - Em 15 dias a palha já estava completamente enferrujada
 
Petronas/Paraflu diluído em 50% de água: ponto de ebulição 109-110 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
 
RV Extra pronto para uso: ponto de ebulição 104- 105 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
 
Hoje repeti todos os testes de fervura, pois havia perdido os papéis com as anotações, a menor temperatura de fervura foi a partir do ponto que os líquidos começaram a ferver e a maior quando estavam fervendo mais que leite.
 
Mais uma vez agradeço as opiniões do pessoal do fórum e aos amigos Eduardo Calderazzo e Bonesix do Clube do Vortec por ceder amostras de alguns líquidos para testes. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 | 
			   
			 
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		  | César Oliveira | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Nov 04, 2014 3:34 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10382 Localização: Rio de Janeiro 
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				Machado, segue com os testes, pois os resultados que você obtiver, na minha opinião serão os reais, pois você não sofre interferência de lado nenhum, não tem canal na net e não fabrica estes produtos, somente tem interesse em descobrir qual o melhor(s), pura e simplesmente.
 
 
Siga o caminho da descoberta e da elucidação deste mistério, que nesta cumbuca, nem  IMETRO, quer meter a mão, pois pode sair suja de M........
 
 
Sucesso na conclusão deste projeto. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
 
César Oliveira | 
			   
			 
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		  | MachadoSL | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Nov 04, 2014 3:46 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro 
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				Eles vão seguir, até o momento que todos estiverem enferrujados hehehehehehehe
 
Estou para receber um novo líquido para testes, da marca Koube, pelo menos promete ser bom.
 
Os liquídos de flush deles de tratamento e preventivos parecem ser bons, olha só o vídeo dele:
 
https://www.youtube.com/watch?v=JQ8QKgvg8Gc
 
Fiquei interessado em testar
 
A mesma coisa vale para o Perfect Clean que ele testou, este já comprei e em alguns dias ele chega, vou usar como modo preventivo para limpeza das câmaras admissão, bicos injetores e câmaras de combustão. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 | 
			   
			 
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		  | fhsantos | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Nov 04, 2014 5:29 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 153 Localização: Brasilia 
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				Machado
 
 
Muito bom seus testes, pena que eu uso o ELF que não foi testado.
 
 
Bom, ficou a dúvida da temperatura de ebulição da água pura para usarmos de controle.
 
 
Como tem gente que usa somente um litro para todo o sistema, então sugeriria uma série de diferentes diluições para ver se há a mesma proteção usando menor quantidade de aditivo.
 
 
abs FH | 
			   
			 
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		  | MachadoSL | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Nov 04, 2014 5:33 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro 
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				FHSantos,
 
A temperatura de ebulição da água nas condições que fiz os testes é de 99-100 graus Celsius, a partir daí já dá para ter um parâmetro.
 
E, para os que tem curiosidade sobre qual a temperatura que os líquidos podem alcançar no radiador, esta depende da pressão que o sistema tem, mas aí vai uma conta básica segundo a lei de Boyle:
 
pressão/temperatura = pressão/temperatura
 
A pressão aqui no laboratório ao nível do mar é de 1 ATM = 1.01 Bar
 
A pressão de alguns sistemas de arrefecimento é de 1.2 Bar
 
Então, considerando a temperatura do liquido que deu 103 graus fazemos as seguintes contas: 
 
1.01/103 graus = 1.2/T
 
1.01T= 103 x 1.2 --> 
 
1.01T = 123.6 --> 
 
T= 123.6 x 1.01 = 122.37 graus
 
No caso do Delphi:
 
1.01T = 114 x 1.2
 
T= 136.8 x 1.01 = 138.16 graus
 
Acho que agora ficou mais palpável hehehehehehehehe e isso que não gosto de matemática hahahahahahahahahaha _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 | 
			   
			 
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		  | Fernando furini | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Nov 04, 2014 6:13 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4516 Localização: Tenente Portela - RS 
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		  | MachadoSL | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Ter Nov 04, 2014 6:42 pm    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro 
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				Então Fernando, quanto eu testei ele em proporções inferiores a 40% o ponto de ebulição não passava de 105 graus. 
 
Fiz o teste com ele diluído com 90%, 80%, 70%, 60%, 50%, 40%, 30% de água.
 
Só para ter uma ideia 90% de água ficava em 102 graus, 80% 102-103, 70% 104-106, 60% 104-109, 50% 113-114, 40% 112-116, 30% 116-128.
 
Este ataque a borracha me preocupou, pois a longo prazo provavelmente, independente da proporção vai acontecer, mas, como ainda telho o óleo aqui posso fazer o teste com estas proporções mais diluídas e ver em quanto tempo a borracha é atacada. Para isso estou pensando em usar pedaços menores, cortador com um furador circular e medir os mesmos com um paquímetro. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 | 
			   
			 
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		  | MolaDura | 
		  
		    
			  
				 Enviada: Sex Nov 07, 2014 11:26 am    Assunto:  | 
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 Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014 Mensagens: 507 Localização: BH 
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				O ADG também estranhando a atitude dele relativa a RADIEX, antes era tudo muito ruim. Agora tá tudo de bom. Quando as condições de teste sou leigo então o que falam eu acho fantástico. 
 
 
TODO produto que o ADG anunciava eu ia correndo comprar. Agora estou com o pé totalmente atrás. Mas vamos deixar isto de lado que não é o assunto do topico. kekeke!!
 
 
 
 
Cara, os testes estão foda!
 
 
O Delphi já é quase consagrado pelo custo/beneficio, nunca vi falarem mal!
 
 
Me surpreendeu o PARAFLU, já vi muita gente detonar falando que é um produto antigo porém parado no tempo sem qualidade, etc, etc.
 
 
Eu uso o da IPIRANGA, é bem barato e se saiu bem no teste do inmetro a uns meses, voces já ouviram falar? Engraçado que eu jurava que tinha postado este teste aqui, se tiver interesse eu posto.
 
 
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