|
Teste dos liquidos de arrefecimento |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
MachadoSL |
Enviada: Dom Out 19, 2014 7:56 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
|
Vou manter tudo lá, afinal os tubos não poderão ser mais aproveitados, mas assim que voltar ao Rio eu faço uma tabela com os pontos de ebulição e a foto de como estão hoje. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
Nathan Algren |
Enviada: Dom Out 19, 2014 5:41 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013 Mensagens: 3228 Localização: Estado de São Paulo
|
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Dom Out 19, 2014 7:39 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Excelente!! _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
|
 |
MolaDura |
Enviada: Seg Nov 03, 2014 12:23 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014 Mensagens: 507 Localização: BH
|
Uai, eu jurava que estava participando. O.o
Fantástico! Ainda estou vendo os videos pra chegar numa conclusão quanto ao arrefecimento.
Edit:
Classificação quanto a abolição:
1o lugar_ Delphi - 112
2o lugar_ ACDelco - 108
3o lugar_ Draft - 103
Os outros dois, RV e Notus não coloquei pois não são marcas conhecidas.
Tem algum retorno quanto a oxidação? |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Seg Nov 03, 2014 6:09 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
|
Ainda falta eu fazer a tabela, mas ando ocupado com o trabalho e finalizando um artigo. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
MolaDura |
Enviada: Ter Nov 04, 2014 10:00 am Assunto: |
|
|

|
Fala Machado! Sei como é. A da oxidação deu alguma alteração?
Dentro deste assunto, o ADG (Não sei se conhecem, é um "famoso" mecânico daqui de BH) tá visitando a fábrica da RADIEX e lá estão fazendo mesmo teste com os dois produtos deles.
Se alguém tiver interesse posso colocar aqui. É bom pra saber como é o procedimento de teste deles (RADIEX).
Este mesmo Radiex acho que levou bomba no teste a INMETRO. _________________ S10 2.5 TD 1996 |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Ter Nov 04, 2014 12:33 pm Assunto: |
|
|

|
Exatamente MolaDura, o radiex é considerado um lixo, eu nem testei ele. Conheço o video do ADG e depois que ele se retratou com a Radiex me pareceu que fez um acordo com eles, além do mais no vídeo que ele visitou as instalações muita coisa era para inglês ver, inclusive a balança mequetrefe que eles tem sendo chamada de balança de precisão.
Quanto ao teste de corrosão, só o Notus e a água é que estão enferrujados, os outros produtos estão muito bem protegidos ainda. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Ter Nov 04, 2014 2:01 pm Assunto: |
|
|

|
Bem gente atualizando os testes:
Óleo mineral: no teste com vários tipos de borracha mergulhada na proporção de 40% e 50% de água ele fazia com que as borrachas deformassem, apesar de ter o ponto de ebulição em 114 e 116 graus Celsius respectivamente, devido a este fato nem segui com o teste de corrosão pois o mesmo ataca as borrachas.
AcDelco pronto para uso: ponto de ebulição 108-109 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
Delphi concentrado diluído com água 50%: ponto de ebulição 112-119 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
Draft concentrado diluído com água 90%: ponto de ebulição 104-105 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias e deixou a palha de aço mais brilhante!
Notus pronto para uso: ponto de ebulição 103-104 Graus Celsius - Em 15 dias a palha já estava completamente enferrujada
Petronas/Paraflu diluído em 50% de água: ponto de ebulição 109-110 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
RV Extra pronto para uso: ponto de ebulição 104- 105 Graus Celsius - proteção a ferrugem total em 5 meses e 5 dias
Hoje repeti todos os testes de fervura, pois havia perdido os papéis com as anotações, a menor temperatura de fervura foi a partir do ponto que os líquidos começaram a ferver e a maior quando estavam fervendo mais que leite.
Mais uma vez agradeço as opiniões do pessoal do fórum e aos amigos Eduardo Calderazzo e Bonesix do Clube do Vortec por ceder amostras de alguns líquidos para testes. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Ter Nov 04, 2014 3:34 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10301 Localização: Rio de Janeiro
|
Machado, segue com os testes, pois os resultados que você obtiver, na minha opinião serão os reais, pois você não sofre interferência de lado nenhum, não tem canal na net e não fabrica estes produtos, somente tem interesse em descobrir qual o melhor(s), pura e simplesmente.
Siga o caminho da descoberta e da elucidação deste mistério, que nesta cumbuca, nem IMETRO, quer meter a mão, pois pode sair suja de M........
Sucesso na conclusão deste projeto. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Ter Nov 04, 2014 3:46 pm Assunto: |
|
|

|
Eles vão seguir, até o momento que todos estiverem enferrujados hehehehehehehe
Estou para receber um novo líquido para testes, da marca Koube, pelo menos promete ser bom.
Os liquídos de flush deles de tratamento e preventivos parecem ser bons, olha só o vídeo dele:
https://www.youtube.com/watch?v=JQ8QKgvg8Gc
Fiquei interessado em testar
A mesma coisa vale para o Perfect Clean que ele testou, este já comprei e em alguns dias ele chega, vou usar como modo preventivo para limpeza das câmaras admissão, bicos injetores e câmaras de combustão. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
fhsantos |
Enviada: Ter Nov 04, 2014 5:29 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 8 de Mai de 2007 Mensagens: 153 Localização: Brasilia
|
Machado
Muito bom seus testes, pena que eu uso o ELF que não foi testado.
Bom, ficou a dúvida da temperatura de ebulição da água pura para usarmos de controle.
Como tem gente que usa somente um litro para todo o sistema, então sugeriria uma série de diferentes diluições para ver se há a mesma proteção usando menor quantidade de aditivo.
abs FH |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Ter Nov 04, 2014 5:33 pm Assunto: |
|
|

|
FHSantos,
A temperatura de ebulição da água nas condições que fiz os testes é de 99-100 graus Celsius, a partir daí já dá para ter um parâmetro.
E, para os que tem curiosidade sobre qual a temperatura que os líquidos podem alcançar no radiador, esta depende da pressão que o sistema tem, mas aí vai uma conta básica segundo a lei de Boyle:
pressão/temperatura = pressão/temperatura
A pressão aqui no laboratório ao nível do mar é de 1 ATM = 1.01 Bar
A pressão de alguns sistemas de arrefecimento é de 1.2 Bar
Então, considerando a temperatura do liquido que deu 103 graus fazemos as seguintes contas:
1.01/103 graus = 1.2/T
1.01T= 103 x 1.2 -->
1.01T = 123.6 -->
T= 123.6 x 1.01 = 122.37 graus
No caso do Delphi:
1.01T = 114 x 1.2
T= 136.8 x 1.01 = 138.16 graus
Acho que agora ficou mais palpável hehehehehehehehe e isso que não gosto de matemática hahahahahahahahahaha _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
Fernando furini |
Enviada: Ter Nov 04, 2014 6:13 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
|
Machado, o óleo mineral não seria pela proporção exagerada? Acho que seria válido tentar de novo, usando coisa de 2-3%.
Posta lá no https://www.facebook.com/groups/caraudiobrasil/ se puder.
E no geral, se precisar de alguma ajuda de custo ou coisa assim, pode contar comigo, eu tenho total interesse no assunto! _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
|
|
 |
MachadoSL |
Enviada: Ter Nov 04, 2014 6:42 pm Assunto: |
|
|

|
Então Fernando, quanto eu testei ele em proporções inferiores a 40% o ponto de ebulição não passava de 105 graus.
Fiz o teste com ele diluído com 90%, 80%, 70%, 60%, 50%, 40%, 30% de água.
Só para ter uma ideia 90% de água ficava em 102 graus, 80% 102-103, 70% 104-106, 60% 104-109, 50% 113-114, 40% 112-116, 30% 116-128.
Este ataque a borracha me preocupou, pois a longo prazo provavelmente, independente da proporção vai acontecer, mas, como ainda telho o óleo aqui posso fazer o teste com estas proporções mais diluídas e ver em quanto tempo a borracha é atacada. Para isso estou pensando em usar pedaços menores, cortador com um furador circular e medir os mesmos com um paquímetro. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
|
|
 |
MolaDura |
Enviada: Sex Nov 07, 2014 11:26 am Assunto: |
|
|

|
O ADG também estranhando a atitude dele relativa a RADIEX, antes era tudo muito ruim. Agora tá tudo de bom. Quando as condições de teste sou leigo então o que falam eu acho fantástico.
TODO produto que o ADG anunciava eu ia correndo comprar. Agora estou com o pé totalmente atrás. Mas vamos deixar isto de lado que não é o assunto do topico. kekeke!!
Cara, os testes estão foda!
O Delphi já é quase consagrado pelo custo/beneficio, nunca vi falarem mal!
Me surpreendeu o PARAFLU, já vi muita gente detonar falando que é um produto antigo porém parado no tempo sem qualidade, etc, etc.
Eu uso o da IPIRANGA, é bem barato e se saiu bem no teste do inmetro a uns meses, voces já ouviram falar? Engraçado que eu jurava que tinha postado este teste aqui, se tiver interesse eu posto.
 |
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|