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marcellomoura |
Enviada: Qui Mar 27, 2008 1:55 am Assunto: SFI X MPFI |
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Registrado em: Quarta-Feira, 26 de Março de 2008 Mensagens: 5 Localização: rio de janeiro
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Galera, como ta na busca da minha Blazer, pintou a duvida:
To vendo muita 4.3 V6 SFI.
O que seria SFI? tenho um corsa 1.6 MPFI e sei q e muito bom.
2 - Todas as 4.3 V6 sao SFI?
Valew |
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FredericoFreire |
Enviada: Qui Mar 27, 2008 9:27 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
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Igor_VDM |
Enviada: Sex Mar 28, 2008 4:48 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Fred,
Falando nisso, você sabe de alguém que instalou o kit de conversão CSFI para MPFI na S-10 / Blazer V6? _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
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FredericoFreire |
Enviada: Sex Mar 28, 2008 6:10 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
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Não conheço ninguém. Esse kit é mais conhecido nos EUA. _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
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Sekiya |
Enviada: Sáb Mar 29, 2008 9:38 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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SFI = Injeção Eletrônica Seqüencial (injeção de combustÃvel somente na hora certa, seguindo a ordem de ignição)
MPFI = Injeção Eletrônica Multi Ponto
Na prática todo SFI é um MPFI, mas nem todo MPFI é um SFI.
No caso do motor Vortec V6 ele é multiponto seqüencial, porém com uma "arquitetura" diferente da usual, em que existe um duto cilindrico que alimenta os bicos injetores próximo ao coletor de admissão. Neste caso existe uma espécie de "aranha" com pequenos dutos que se dirigem a cada cilindro e com os injetores agregados todos juntos em uma posição elevada - pois o motor é em "V".
Espero ter ajudado. _________________ Abraços
Eduardo |
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umberto xxxrrr |
Enviada: Sáb Mar 29, 2008 10:24 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 351 Localização: Paracambi-RJ
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As blazers V6(e s-10) nacionais são SFI (aranha) até 2001 e MPFI (flauta tradicional) daà para frente. _________________ VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos. |
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Sekiya |
Enviada: Dom Mar 30, 2008 2:04 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Umberto, será que o motor de 192cv também não manteve a injeção sequencial, independente de usar a flauta ou "aranha"?? Eu não encontrei nada a respeito... _________________ Abraços
Eduardo |
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umberto xxxrrr |
Enviada: Dom Mar 30, 2008 8:27 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 351 Localização: Paracambi-RJ
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Para ser franco só sei sobre ser o modelo "aranha" e o "normal"(como dos outros carro quero dizer).
Sempre achei que todo MPFI fosse SFI, pois não consigo imaginar o carro ter vários bicos (mpfi/Mi) e a injeção não ser "sequencial" (os bicos então pulsariam em momento único? Ou ainda "fora" da hora?).
A diferenciação SFI x MPFI nunca me pareceu (não sou exepert no assunto) muito clara. _________________ VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos. |
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FredericoFreire |
Enviada: Dom Mar 30, 2008 12:05 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
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Sekiya escreveu: |
Umberto, será que o motor de 192cv também não manteve a injeção sequencial, independente de usar a flauta ou "aranha"?? Eu não encontrei nada a respeito... |
O motor L35 tem 180cv
Os LG3/LU3 tem 192cv. O acréscimo de potência não se deu exclusivamente por conta da reestruturação dos injetores, mas principalmente pela nova programação da ECU. _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
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Sekiya |
Enviada: Dom Mar 30, 2008 6:34 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Um texto interessante neste link ( http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/carbu.htm - por Angelo Peixoto) explica bem algumas diferenças entre os sistemas.
"Com a injeção multi-point ou multiponto, que adota um injetor para cada cilindro, instalados próximos à s válvulas de admissão, é possÃvel um ganho da ordem de 15% em torque e potência. Isto é possÃvel pois a mistura passa a ocorrer praticamente na entrada das válvulas de admissão, não se condensando pelo caminho. Aliado a um coletor de admissão redimensionado, o fluxo de ar -- menos denso por não estar misturado com o combustÃvel -- ganha velocidade e o motor atinge uma eficiência volumétrica maior.
A injeção multiponto ainda pode ou não ser seqüencial, em que cada cilindro recebe a mistura no momento adequado, em função da ordem de ignição. Nos sistemas não-seqüenciais a injeção dá-se simultaneamente em todos os cilindros, o que não é o ideal. Mas há casos, como o Corsa, em que a injeção ocorre ao mesmo tempo em dois cilindros, sendo por isso chamadas de semi-seqüenciais.
A injeção multiponto é normalmente indicada por siglas como Mi, MPI (multi-point injection) e MPFI (multi-point fuel injection), mas há fabricantes -- como a Ford -- que utilizam para esse tipo a sigla EFI (electronic fuel injection), em geral associada a injeção monoponto. A GM escolheu SFI (sequential fuel injection) para seus sistemas sequenciais, já que toda injeção, para ser seqüencial, precisa ser multiponto."
Quanto ao motor de 192cv, segundo o teste realizado pela Revista 4Rodas sobre a Blazer:
" Equipada com um novo motor V6 a gasolina, importado dos Estados Unidos, ela desenvolve 192 cavalos, contra os 180 anteriores. A potência extra veio da Powertrain, associação mundial entre a GM e a Fiat para desenvolver motores e câmbios. Trata-se de um novo sistema de injeção eletrônica, com os bicos injetores mais próximos dos cilindros. Antes, eles ficavam centralizados em cima do motor. Com a alteração, a mistura combustÃvel/oxigênio ficou mais rica. Ao mesmo tempo, os técnicos avançaram o ponto de ignição." _________________ Abraços
Eduardo |
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C.Henrique Jr |
Enviada: Ter Abr 01, 2008 2:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2007 Mensagens: 172 Localização: Rio de Janeiro
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Dá pra fazer um upgrade nos motores Vortec até 2001, pelo menos com o sistema de injeção da mais moderna 2002 ??
Um abraço,
Henrique |
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Igor_VDM |
Enviada: Ter Abr 01, 2008 3:48 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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umberto xxxrrr |
Enviada: Ter Abr 01, 2008 3:58 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 351 Localização: Paracambi-RJ
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Henrique, dá sim, mas o custo é bem proibitivo:
-6 bicos
-Flauta + regulador de pressão
-2 cabeçotes
-Ao menos 1 sensor
-Módulo de injeção
-Chicote (ou ao menos parte dele)
Se os carros possuÃrem "code" acrescentar troca da chave codificada.
Na minha de ano 2000 foi feito, mas devida a mudança completa do trem de força. Inclusive mudou-se painel completo também , além de coluna de direção (com respectivo transponder), mas não seria obrigatório. _________________ VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos. |
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FredericoFreire |
Enviada: Ter Abr 01, 2008 4:57 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 499 Localização: Recife
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Só é viável quando todo material vem de uma sucata doadora.
Não há necessidade da troca do cabeçote pelo modelo novo. _________________ Fred.
S10 Champ '98 4.3 V6 |
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umberto xxxrrr |
Enviada: Qua Abr 02, 2008 3:55 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 351 Localização: Paracambi-RJ
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Sim sim, aqui foi o caso da sucata doadora.
Mas os cabeçotes tem os furos dos bicos EXTERNOS , os antigos os tem INTERNOS ao coletor de admissão(que não listei). _________________ VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos. |
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