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 SFI X MPFI « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
marcellomoura
MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2008 1:55 am    Assunto: SFI X MPFI Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 26 de Março de 2008
Mensagens: 5
Localização: rio de janeiro

Galera, como ta na busca da minha Blazer, pintou a duvida:
To vendo muita 4.3 V6 SFI.
O que seria SFI? tenho um corsa 1.6 MPFI e sei q e muito bom.
2 - Todas as 4.3 V6 sao SFI?
Valew
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FredericoFreire
MensagemEnviada: Qui Mar 27, 2008 9:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Dá uma olhada nesse tópico:

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2843

Tem muita coisa falando de injeção da 4.3 V6.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
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Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2008 4:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Fred,

Falando nisso, você sabe de alguém que instalou o kit de conversão CSFI para MPFI na S-10 / Blazer V6?

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
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FredericoFreire
MensagemEnviada: Sex Mar 28, 2008 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Não conheço ninguém. Esse kit é mais conhecido nos EUA.
_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
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Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2008 9:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

SFI = Injeção Eletrônica Seqüencial (injeção de combustível somente na hora certa, seguindo a ordem de ignição)
MPFI = Injeção Eletrônica Multi Ponto

Na prática todo SFI é um MPFI, mas nem todo MPFI é um SFI.

No caso do motor Vortec V6 ele é multiponto seqüencial, porém com uma "arquitetura" diferente da usual, em que existe um duto cilindrico que alimenta os bicos injetores próximo ao coletor de admissão. Neste caso existe uma espécie de "aranha" com pequenos dutos que se dirigem a cada cilindro e com os injetores agregados todos juntos em uma posição elevada - pois o motor é em "V".

Espero ter ajudado.

_________________
Abraços
Eduardo
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umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Sáb Mar 29, 2008 10:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

As blazers V6(e s-10) nacionais são SFI (aranha) até 2001 e MPFI (flauta tradicional) daí para frente.
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VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos.
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Sekiya
MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 2:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Umberto, será que o motor de 192cv também não manteve a injeção sequencial, independente de usar a flauta ou "aranha"?? Eu não encontrei nada a respeito...
_________________
Abraços
Eduardo
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umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 8:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Para ser franco só sei sobre ser o modelo "aranha" e o "normal"(como dos outros carro quero dizer).

Sempre achei que todo MPFI fosse SFI, pois não consigo imaginar o carro ter vários bicos (mpfi/Mi) e a injeção não ser "sequencial" (os bicos então pulsariam em momento único? Ou ainda "fora" da hora?).

A diferenciação SFI x MPFI nunca me pareceu (não sou exepert no assunto) muito clara.

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FredericoFreire
MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Sekiya escreveu:
Umberto, será que o motor de 192cv também não manteve a injeção sequencial, independente de usar a flauta ou "aranha"?? Eu não encontrei nada a respeito...


O motor L35 tem 180cv

Os LG3/LU3 tem 192cv. O acréscimo de potência não se deu exclusivamente por conta da reestruturação dos injetores, mas principalmente pela nova programação da ECU.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
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Sekiya
MensagemEnviada: Dom Mar 30, 2008 6:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Um texto interessante neste link ( http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/carbu.htm - por Angelo Peixoto) explica bem algumas diferenças entre os sistemas.

"Com a injeção multi-point ou multiponto, que adota um injetor para cada cilindro, instalados próximos às válvulas de admissão, é possível um ganho da ordem de 15% em torque e potência. Isto é possível pois a mistura passa a ocorrer praticamente na entrada das válvulas de admissão, não se condensando pelo caminho. Aliado a um coletor de admissão redimensionado, o fluxo de ar -- menos denso por não estar misturado com o combustível -- ganha velocidade e o motor atinge uma eficiência volumétrica maior.

A injeção multiponto ainda pode ou não ser seqüencial, em que cada cilindro recebe a mistura no momento adequado, em função da ordem de ignição. Nos sistemas não-seqüenciais a injeção dá-se simultaneamente em todos os cilindros, o que não é o ideal. Mas há casos, como o Corsa, em que a injeção ocorre ao mesmo tempo em dois cilindros, sendo por isso chamadas de semi-seqüenciais.

A injeção multiponto é normalmente indicada por siglas como Mi, MPI (multi-point injection) e MPFI (multi-point fuel injection), mas há fabricantes -- como a Ford -- que utilizam para esse tipo a sigla EFI (electronic fuel injection), em geral associada a injeção monoponto. A GM escolheu SFI (sequential fuel injection) para seus sistemas sequenciais, já que toda injeção, para ser seqüencial, precisa ser multiponto."


Quanto ao motor de 192cv, segundo o teste realizado pela Revista 4Rodas sobre a Blazer:

" Equipada com um novo motor V6 a gasolina, importado dos Estados Unidos, ela desenvolve 192 cavalos, contra os 180 anteriores. A potência extra veio da Powertrain, associação mundial entre a GM e a Fiat para desenvolver motores e câmbios. Trata-se de um novo sistema de injeção eletrônica, com os bicos injetores mais próximos dos cilindros. Antes, eles ficavam centralizados em cima do motor. Com a alteração, a mistura combustível/oxigênio ficou mais rica. Ao mesmo tempo, os técnicos avançaram o ponto de ignição."

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Abraços
Eduardo
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C.Henrique Jr
MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 2:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2007
Mensagens: 172
Localização: Rio de Janeiro

Dá pra fazer um upgrade nos motores Vortec até 2001, pelo menos com o sistema de injeção da mais moderna 2002 ??

Um abraço,

Henrique
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Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 3:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Henrique,

No tópico que o Fred mencionou, ele mesmo citou um kit americano para a conversão. Mais especificamente na terceira página: http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2843&postdays=0&postorder=asc&start=30

Quanto a adaptar o da 2002, não sei se compensa ($$$$). Se alguém fez isto, favor comentar.

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Igor Mendonça
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umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 3:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Henrique, dá sim, mas o custo é bem proibitivo:

-6 bicos
-Flauta + regulador de pressão
-2 cabeçotes
-Ao menos 1 sensor
-Módulo de injeção
-Chicote (ou ao menos parte dele)

Se os carros possuírem "code" acrescentar troca da chave codificada.

Na minha de ano 2000 foi feito, mas devida a mudança completa do trem de força. Inclusive mudou-se painel completo também , além de coluna de direção (com respectivo transponder), mas não seria obrigatório.

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FredericoFreire
MensagemEnviada: Ter Abr 01, 2008 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
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Só é viável quando todo material vem de uma sucata doadora.

Não há necessidade da troca do cabeçote pelo modelo novo.

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Fred.

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umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 3:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
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Sim sim, aqui foi o caso da sucata doadora.

Mas os cabeçotes tem os furos dos bicos EXTERNOS , os antigos os tem INTERNOS ao coletor de admissão(que não listei).

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