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Novato da C-10 - Ajuda para identificar motor |
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Gustavo_C10 |
Enviada: Seg Abr 20, 2009 10:01 pm Assunto: Novato da C-10 - Ajuda para identificar motor |
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Registrado em: Domingo, 19 de Abril de 2009 Mensagens: 6 Localização: Brasília
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Olá amigos, sou Gustavo, tenho 26 anos e sou de BrasÃlia.
Sou novo na comunidade, mas ja vi que encontrei o melhor lugar para os amantes de Pick-ups Chevy. - cansei desse pessoal que so quer saber de Ford... hahaha
Mas então. Temos uma C-10 que está em minha famÃlia há mais de 25 anos. Ela é vermelha (vinho), modelo 74 com câmbio em cima. Cheia de boas rocordações, foi nela que aprendi a dirigir e onde passei muito tempo com a familia reunida. Mas está precisando de um bom trato, que já estou providenciando.
Bom, preciso da ajuda de vocês. Sempre me disseram - mecanicos e entendidos - que é um 6 cilindros 4.1 igual o do Opala. Bom que é 6 cil está na cara, e é uma beleza. Mas como ela NUNCA deu problemas sérios no motor, fora problemas simples de alimentação, não encontramos problemas na ordem de identificar se é um 4.3 ou 4.1. Alias, fui saber que existiam motores 4.3 após ter começado a pesquisar sobre preparações leves nos motores maiores da GM.
Và no site a história da Série 10, e và que muitos motores foram pintados. Mas esse motor já perdeu a cor há muito tempo ou então nunca foi pintado. Mas também há referências à potência, e em seu documento é indicado 150 cv. Então imagino que seja um 4.3.
Isso bastaria para eu ter certeza?
Mais uma dúvida: Quando meu carro de uso diário estava na oficina, um dia fui ver como andava o serviço na C-10, e os mecanicos ficaram loucos, aliás, quase todo mundo que vê e entende um pouco de carro pergunta se eu quero vendê-la, eu só faço rir. Mas o que acontece é que o dono da oficina se ofereceu para instalar injeção eletrônica em minha "jovem senhora".
Gostaria de saber se alguém já fez, conhece alguém que fez, e se sabe se fica bom.
Ele me garantiu que melhora em 60% o consumo, e acaba com os problemas de marcha-lenta.
É isso pessoal. Desde já agradeço a atenção. Grande abraço. |
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Sekiya |
Enviada: Qua Abr 22, 2009 10:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Gustavo,
Não leve em consideração a cor do motor não. Como muitos já passaram por retÃfica, provavelmente já passaram também por um banho de tinta.
O motor original da C10 74 é o Chevrolet Brasil 4.3. Para você diferenciá-lo com o GM 250 (4.1) é só ver a localização do distribuidor entre outras diferenças. No 4.3 o distribuidor está localizado aproximadamente no meio do motor. Já no 4.1 o distribuidor está na frente do 2º cilindro, mais a frente. Outra diferença é a tampa de abastecimento do óleo do motor, que no 4.3 é no meio e no 4.1 é mais a frente.
Esse é um motor de Opala:
E esse é o motor Chevrolet Brasil 4300
Quanto a instalação de I.E em motores antigos, o amigo TECNICA (Alexandre) é o mais indicado a te falar como funciona e como se comporta. Dizem que funciona bem o sistema adaptado.
Espero ter ajudado. _________________ Abraços
Eduardo |
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Gustavo_C10 |
Enviada: Qui Abr 23, 2009 9:11 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 19 de Abril de 2009 Mensagens: 6 Localização: Brasília
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Ajudou muito sim Sekiya. Obrigado.
Realmente é o Chevrolet Brasil 4.3.
Em relação à instalação da I.E. ele disse que demora mais ou menos 1 mes para ficar pronto, por que tem que fabricar várias peças e regular muito bem. Fora o custo, mais caro que um carburador Quadrijet instalado.
Se alguém puder me dar essa resposta e também me dizer se é mais vantajoso, em questões de desempenho e consumo o carburador Quadrijet ou uma I.E.
Obrigado.  |
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Gustavo_C10 |
Enviada: Dom Abr 26, 2009 6:51 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 19 de Abril de 2009 Mensagens: 6 Localização: Brasília
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Pessoal, será que alguém já instalou um sistema de IE num motor 4.3 desses? Tem alguma dica ou observação com relação à preparação?
Ele ficaria mais forte? Diminuiria o consumo?
Vale mais a pena um sistema IE ou uma carburação melhor?
Obrigado. _________________ Gustavo C10 1974 Chevrolet Brasil Cambio em cima, stock até o momento. |
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Fernando furini |
Enviada: Dom Abr 26, 2009 9:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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A injeção no seu caso só perde pro carburador em relação ao custo. Desempenho, potência, consumo, funcionamento... Nem se compara. Injeção dá de 10 nisso tudo. Só que por se tratar de um motor que nunca teve injeção de fábrica, pode demorar um tempinho a mais pra ter tudo acertado como precisa, mas depois, será só alegria. Nem manutenção vai precisar. Enquanto que um carburador será sempre um carburador... Antes de colocar um quadrijet, vale muito mais a pena colocar 3 carburadores simples, vai alimentar os cilindros de forma mais adequada. Se for optar pela injeção, precisa ser de 6 bicos injetores, pois de um só não vai render mais do que o carburador, mas ainda assim ficará mais econômica e de melhor funcionamento.
Pra você ter uma idéia do quanto a injeção é melhor, meu Chevette tem motor injetado a álcool, que não precisa nem de partida a frio (funciona com 100% álcool) aqui no sul, é bater a chave, deu arranque e sai andando. Não precisa nem esquentar. Isso e funcionamento suave em qualquer rpm e carga, só se consegue com injeção eletrônica, pois pode regular detalhadamente os parâmetros que se quer. _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
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Gustavo_C10 |
Enviada: Seg Abr 27, 2009 10:13 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 19 de Abril de 2009 Mensagens: 6 Localização: Brasília
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Valeu mesmo Fernando. Vou me programar pra fazer essa instalação de IE, acho que vale a pena mesmo.
Será que aumenta alguma coisa a vida util do motor? _________________ Gustavo C10 1974 Chevrolet Brasil Cambio em cima, stock até o momento. |
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PauloRS |
Enviada: Ter Abr 28, 2009 2:27 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá Fernando,
Já que vocâ acha que a injeção é tão melhor do que o carburador, me explica, então, porque o Monza EFI 1994 gasta tanto ou mais do que o carburado 1990.
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Andreson Melo |
Enviada: Dom Mai 03, 2009 2:02 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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EFI é monoponto Paulo ou seja um único bico para todo motor, alguns até chamam carburador eletrônico _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
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PauloRS |
Enviada: Seg Mai 04, 2009 1:44 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá Anderson,
Sim é verdade, só que o EFI era melhor do que o MPFI na época, pois esse era analógico e o anterior, digital. De qualquer modo, era controlado por computador, mais preciso que o carburarador, em tese. Na prática...
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Sekiya |
Enviada: Sáb Mai 09, 2009 9:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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PauloRS escreveu: |
Já que vocâ acha que a injeção é tão melhor do que o carburador, me explica, então, porque o Monza EFI 1994 gasta tanto ou mais do que o carburado 1990. |
Paulo,
Não só o Fernando, mas eu também acho que a I.E é extremamente superior a carburação.
É um equÃvoco seu comparar o consumo dos motores carburados com os injetados, pois a I.E não veio ao mundo apenas para melhora de consumo. Além da potência extra, nem se compara o fato do motor ter um funcionamento mais linear e de poluir menos.
O seu relato provavelmente tem muito a ver com o estilo de direção, pois é claro a diferença de consumo de um carburado vs. injetado, com vitória certa para o injetado, caso as condições sejam as mesmas para ambos.
O fato de ser mais potente também poderia explicar o consumo semelhante. Se a injeção tivesse sido mapeada para gerar a mesma potência e torque, a versão injetada seria bem mais econômica. _________________ Abraços
Eduardo |
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PauloRS |
Enviada: Sáb Mai 09, 2009 11:03 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Sekiya,
O carburador, óbviamente, já havia chegado ao seu limite há muito tempo. A eletrônica foi que permitiu à injeção tornar-se bem mais eficiente e viável economicamente. Pela sua precisão, infinitamente maior é que ela deveria ter tornado os motores bem mais econômicos e menos poluentes. Lembre-se que a crise do petróleo de 1973 foi que desencadeou a busca por motores mais econômicos, a ponto de os carburadores serem enormemente "estrangulados" para esse fim.
A grande frustração gerada, foi de que os injetados não tornaram-se proporcionalmente menos gastadores. Cito outros exemplo que conheci: o Fiat 147 1050 79 e o Uno Mille 91 faziam 18 e 21 km/l, respectivamente, bem próximos dos Fiat injetados mais atuais.
A superioridade da injeção, então, reforça minha pergunta: porque ela não torna os motores mais econômicos ? Será que materiais mais modernos e leves e conhecimentos mais profundos sobre combustão não seriam, por si só, suficientes para contrabalançar gastos a mais com potência ?
Outra coisa: consumo e poluição estão diretamente interligados, e mesmo considerando ser a injeção mais perfeita, parte da contenção da poluição está no catalizador.
Por último, se o mapeamento possibilita, como você diz, um menor consumo, porque tanta potência é permitida em veÃculos que serão usados por pessoas comuns, para simples locomoção ?
Abs, _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Mai 10, 2009 12:56 am Assunto: Mensagem editada. |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Mensagem editada.
Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:06 pm, num total de 1 vez |
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adalberto |
Enviada: Dom Mai 10, 2009 6:37 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7497 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Paulo, com certeza a tecnologia atual e até mesmo a mais antiga já possibilita veiculos com grande autonomia, acredito que até mais de 25 km por litro.
Mas se os carros forem fabricados economicos de mais como ficam os fornecedores de petroleo ?
Imagine o poder que tem um Sheik árabe que pode simplesmente dizer:"se a compra diminuir eu paro de fornecer".
Imagine uma Petrobras da vida tendo seus ENORMES lucros diminuidos.
Infelizmente o capitalismo domina o mundo e se mortes forem necessárias para ser ter lucro, pode acreditar que essas mortes ocorrerão. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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Sekiya |
Enviada: Dom Mai 10, 2009 6:57 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Paulo,
A resposta de suas perguntas está na sua última citação e na explicação do Daniel e do Adalberto.
A tão sonhada melhora no consumo só seria possÃvel se todos estivessem dispostos a dar passos para trás. Seria complicado aplicar uma nova tecnologia mantendo os valores de potência pelo simples fato do risco de rejeição do modelo. Fora que isso é uma forma de concorrência do mercado: quem vai querer comprar o modelo menos potente porque ele faz 1km/l a mais? (valor que pode representar uma economia de 10% ou +).
Mas ainda dentro de suas dúvidas, a melhora no consumo já vem ocorrendo no mundo afora: é o chamado DOWNSIZING. O Punto/Linea T-Jet é um exemplo. Motor 1.4 com potência de 2.0 e consumo intermediário. Lá fora tem outros exemplos que também. _________________ Abraços
Eduardo |
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